quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Copa 3 Corações 2018 - 03/01/2018

Após os debates no Bootecon, é hora de deixar as palavras de lado e jogar a bola para dentro do campo! A primeira competição do ano chega com força e mudanças no regulamento. A Copa 3 Corações foi criada como um torneio para reunir minhas 3 paixões: Vasco (futebol), Imperatriz (escola de samba) e Dallas Stars (time de hóquei). Chegou a ter 4 equipes, com a chegada da Juventus de Turim. O time italiano deixou a FIFUBO e a Copa voltou a ter 3 equipes. Porém, com a aposentadoria do Dallas Stars no fim de 2017 fez com que o torneio tivesse apenas Vasco e Imperatriz a partir de 2018. Assim, a Copa 3 Corações deixou de ser um torneio triangular por pontos e passou a ser jogo único, sem classificar para a Supercopa, servindo como torneio de abertura do calendário (espécie de Charity Shield da FIFUBO). Desta forma, as duas equipes disputaram o campeonato em partida única, com mando dividido e troca de lado no intervalo. Em caso de empate, o campeão seria decidido nos pênaltis.

O Vasco, atual campeão, venceu a competição 4 vezes (2004, 2005, 2014 e 2017). Após a recuperação física, os jogadores estão voando como se fossem novos e isso traz esperança ao torcedor cruzmaltino, de que possam derrotar seus eternos rivais e levantarem a taça mais uma vez.

O Imperatriz também venceu a competição 4 vezes (2003, 2012, 2015 e 2016) e, após o vexame na temporada passada, reformulou totalmente a equipe, saindo do sistema argolado e "arrendando" a seleção brasileira. Por este motivo, o torcedor da verde e branco de Niterói está esperançoso de que os "craques do penta" possam fazer a equipe voltar a ter a hegemonia deste tradicional torneio.

VASCO 3x3 IMPERATRIZ

E foi com este clima especial que o Itaquá Dome lotou para ver quem ficaria com a hegemonia do cobiçado troféu de cristal. A saída pertenceu ao Vasco, que logo armou a sua tradicional jogada 'toca y me voy', que repete há 16 anos. Léo Lima recebeu de Marcelinho na entrada da área e chutou com força, mas a bola tocou no travessão, quicou e saiu.

Após o susto, o Imperatriz começou a se soltar, mas Ronaldo estava visivelmente fora de forma e perdia na corrida para os marcadores vascaínos. Logo aos dois minutos, perdeu a bola e o Vasco se lançou ao ataque. Marcelinho fez o passe para Edmundo, mas Kleberson se antecipou e roubou a bola, tocando a Rivaldo no meio. O camisa 10 abriu na esquerda para Denilson, que fez a figura oito com Rivaldo e Ronaldo, passando por trás do camisa 9 para sair da ponta para o meio e receber de volta. De frente pro gol, na entrada da área, Denilson chutou rasteiro no canto esquerdo de Carlos Germano, que se esticou mas não achou: Imperatriz 1x0.

O Vasco tentou dar uma resposta imediata, mas o 'toca y me voy' de Léo Lima e Marcelinho bateu no travessão novamente. O Imperatriz, mais calmo com a vantagem, buscou se organizar para ampliar o marcador, mas o Vasco estava voando em campo e pressionou o adversário. Aos 5 minutos, Petkovic tocou a Donizete na esquerda, mas Lucio desarmou o camisa 13 e tocou a Cafu na direita. O camisa 2 procurou Ronaldinho no meio de campo e o camisa 7 inverteu o jogo para Denilson, mas a bola foi forte demais. Rivaldo correu a ficou com a bola, avançando pela esquerda e chutando cruzado da entrada da área para vencer Carlos Germano e ampliar: Imperatriz 2x0.

Neste momento, os torcedores do Imperatriz festejavam a constelação de craques que brilhava em campo e levava sua equipe a uma fácil vitória. Mas, como dito anteriormente, os jogadores do Vasco estavam voando e se negaram a entregar a partida. Aos 8 minutos, Marcelinho fez boa jogada pelo lado esquerdo, mas foi desarmado por Lúcio, que saiu jogando. Petkovic correu, se atirou na bola e conseguiu desarmar o camisa 3, invadindo a área pela lateral esquerda, trazendo a bola pro pé direito e mandando um chute incrível, em arco, no ângulo oposto de Charlie Brown: Vasco 1x2.

O gol serviu para mostrar que o Imperatriz não jogava contra uma equipe pequena. O Vasco cresceu no jogo e foi em busca do empate. Já nos acréscimos, Denilson avançou e tentou o passe para Ronaldo, mas Tinho conseguiu se antecipar, tocando a Maricá na direita. O camisa 2 tocou a Edmundo na ponta, que recuou a Marcelinho. O camisa 8 percebeu Kleberson vindo na marcação e jogou por cima para o meio. Petkovic recebeu na meia lua e chutou com categoria para vencer Charlie Brown e empatar, em linda jogada de contra ataque: Vasco 2x2.

No intervalo, Antonio Lopes resolveu reforçar a defesa. Tirou Tinho e Bruno Lazaroni e colocou Rogério Pinheiro e Nasa. Já Dircys não teve escolha senão tirar duas de suas apagadas estrelas. Saíram Roberto Carlos e Ronaldinho e entraram Roque Junior e Juninho. Roque iria para a zaga, com Edmilson indo para a cabeça de área e Kleberson fazendo a lateral esquerda, visando deixar o time menos exposto na defesa.

O jogo ficou melhor ainda no segundo tempo, num eletrizante toma lá dá cá. O Imperatriz conseguiu voltar a ficar em vantagem aos 6 minutos, em uma jogada que ficou eternizada pelo River Plate, mas poucos sabem que começou no Imperatriz. Charlie Brown cobrou tiro de meta para Juninho no meio de campo e o camisa 19 abriu na direita para Romário. O camisa 11 recebeu na ponta e rolou no meio para Ronaldo, por entre a zaga. De frente pro gol, o camisa 9 não perdoou e fuzilou a baliza de Carlos Germano para fazer Imperatriz 3x2.

Nem deu para comemorar, já que o Vasco empatou logo na saída. Após nova tentativa de 'toca y me voy', Léo Lima foi bloqueado por Roque Junior e preferiu recuar para Petkovic, que foi derrubado por Ronaldo próximo à entrada da área. O próprio camisa 20 se apresentou para a cobrança e, percebendo que Charlie Brown foi para trás da barreira, jogou do outro lado. O goleiro do Imperatriz só percebeu quando Petkovic já comemorava seu hat trick: Vasco 3x3. Com isso, o campeão seria decidido nos pênaltis!

Na primeira série de cobranças, Rivaldo acertou o ângulo direito de Carlos Germano, que errou o lado, enquanto Petkovic cobrou rasteiro, para tirar Charlie Brown da jogada. Na segunda série, Denilson e Gilberto cobraram da mesma forma, à meia altura e no cantinho dos goleiros. Na terceira série, tanto Kleberson quanto Mauro Galvão cobraram para defesa dos goleiros. Na quarta série, Ronaldo cobrou muito bem á meia altura, enquanto Edmundo surpreendeu com um chute por baixo de Charlie Brown. Com 3x3 no placar, a última série seria decisiva! Romário cobrou na trave esquerda de Carlos Germano e colocou nos pés de Marcelinho Carioca a responsabilidade pelo título cruzmaltino. Com uma cobrança perfeita, o camisa 8 acertou o ângulo de Charlie Brown, que se esticou todo, mas não alcançou, finalizando a disputa de pênaltis em Vasco 4x3 Imperatriz.

VASCO CAMPEÃO DA COPA 3 CORAÇÕES 2018

O Vasco renova o título e conquista a hegemonia, com 5 conquistas, contra 4 do rival. Os jogadores celebraram muito a conquista, que ainda teve Petkovic como artilheiro, com 3 gols. O Imperatriz, por outro lado, amarga nova derrota na final, depois de estar à frente do marcador por 3 vezes.

Jogadores do Imperatriz posam, após receberem a medalha de prata
"É doloroso perder nos pênaltis, após estar á frente do marcador por 3 vezes. Mas, além de exaltar a ótima forma física dos jogadores do Vasco, devo lembrar que nossa equipe não treinou, pois os jogadores estavam servindo à seleção brasileira até o final do ano. Mesmo assim, o investimento foi alto para não conquistarmos este título. Vamos treinar duro nos próximos dias, para vencer a Copa Rio e voltar no final do ano, na Supercopa FIFUBO". Dircys, treinador do Imperatriz, após receber a medalha de prata.
O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu da Copa 3 Corações ao capitão do Vasco, Mauro Galvão
 "Muito se falava sobre o estado físico dos nossos jogadores, que já estavam ultrapassados e que o Vasco devia seguir o exemplo do Imperatriz, de renovar o time e passar para os botões fechados. Mas nós acreditamos neste elenco, que tantas alegrias trouxe ao torcedor. William fez um trabalho de recuperação física fantástico e o talento... nós sabemos como é o talento desses atletas. Agora, é só comemorar e nos preparar para voos mais altos!" - Um eufórico Antonio Lopes, treinador do Vasco, falando sobre a conquista da Copa 3 Corações.
Jogadores e comissão técnica do Vasco posam com o troféu da Copa 3 Corações, no gramado do Itaquá Dome
O Vasco inicia o ano dando mais uma alegria ao seu torcedor. A conquista da Copa 3 Corações é o décimo primeiro troféu do time que, além de conquistar esta Copa por 5 vezes, tem dois Torneios Apertura (2004 e 2005) e dois Clausura (2003 e 2004), além de duas Supercopas FIFUBO (2004, 2005). Mas este é só o primeiro de muitos capítulos de emoção que teremos em 2018! Neste final de semana, a Copa Rio terá as suas semifinais e as finais, no próximo final de semana. Dali, partiremos para mais e mais competições, para fazer de 2018 um ano inesquecível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!