terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Bootecon 2018

O tradicional evento que abre o calendário da FIFUBO, o Bootecon, foi realizado no Imperatriz Arena nesta terça-feira, 2 de janeiro. Membros da FIFUBO, treinadores, auxiliares, dirigentes, atletas... todos compareceram ao evento para representar suas agremiações, conhecer o calendário e debater as principais tendências para o ano que se inicia. Vamos ver os principais pontos deste evento!

Abertura – Gabriel Batistuta – Presidente da FIFUBO

Discurso de abertura com Gabriel Batistuta
 O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, abriu o fórum, apresentando a mesa e fez o discurso de abertura. Ressaltou o ano que passou, destacando 2017 como um dos melhores anos da História da FIFUBO, com a conclusão do calendário sem necessidade de se apelar ao Ato Normativo 4 e, ainda, com a aquisição de 5 seleções e a criação da Copa do Mundo de Futibou de Butaum, cuja primeira edição será em 2018. A respeito deste tema, Batistuta ressaltou 2017 como um dos melhores anos da FIFUBO ao lembrar o primeiro jogo de seleções já disputado na Federação (Brasil 4x0 França) e o primeiro torneio entre seleções (Jarra Tropon, vencida pela França). Aquele que seria mais um ano difícil para a FIFUBO, acabou sendo um ano de virada, de crescimento, que dá a 2018 o sentimento de que a expansão continuará.

Após o discurso de abertura, Batistuta ressaltou outro fato histórico, que foi a primeira vez que uma equipe conquistou a Tríplice Coroa. Assim, chamou os atletas e a comissão técnica do River Plate, para uma homenagem especial. Batistuta também leu um documento, assinado por todos os treinadores e membros da FIFUBO, agradecendo os 16 anos de serviços prestados pelo Dallas Stars, a primeira equipe argolada da História da Federação, que disputou sua última partida no final de 2017.
Jogadores e comissão técnica do River Plate, com os troféus conquistados no ano de 2018
Após as homenagens, Batistuta procedeu ao recolhimento dos troféus (que são de posse transitória), para voltarem à sede da FIFUBO e, assim, poderem ser distribuídos ao longo do ano. As exceções são a Copa Olé (que será devolvida no final do primeiro turno do Apertura), o troféu do Clausura (que será devolvido no Torneio Início que precede o mesmo) e a Supercopa (que será devolvida no mesmo momento do Clausura). A Tríplice Coroa permanece de posse do River Plate.

Calendário e regulamento de competições – Ruben Paz – Vice presidente da FIFUBO
Ruben Paz discursa sobre a estrutura de competições para 2018
Batistuta chamou, então, o vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, que apresentou o calendário e o regulamento das competições de 2018. A FIFUBO inicia seu calendário oficial com o Bootecon, logo nos primeiros dias de janeiro. A seguir, teremos a primeira competição entre clubes, a Copa 3 Corações. Este ano, a competição contará apenas com Vasco e Imperatriz, que disputarão uma única partida para decidir o campeão. O mando de campo será dividido, com troca de lado no intervalo. Se houver empate, o campeão será decidido nos pênaltis. A partir de 2018, a Copa 3 Corações não classificará para a Supercopa. Será uma espécie de Charity Shield da FIFUBO.

No final de semana seguinte, será disputada a Copa Rio. Um sorteio definirá os confrontos, que continuarão sendo em ida e volta, inclusive nas finais. Permanece o critério de saldo de gols, sem que o gol fora de casa seja utilizado como critério de desempate. O campeão da Copa Rio entrará direto nas semifinais da Supercopa.

Na primeira semana de fevereiro, será disputado o Torneio Início do Apertura, cujos duelos são definidos de acordo com a posição de cada equipe ao final do Clausura 2017. Na semana seguinte, será disputado o Torneio Apertura, que deverá ir até o final de maio ou meados de junho. O regulamento é o mesmo, com critérios de desempate em pontos, gols pró, gols contra, vitórias, empates, derrotas. O regulamento dos playoffs é o mesmo, inclusive nas finais, com a equipe de melhor campanha jogando por resultados iguais em saldo.

Terminado o Apertura, será disputada a Copa Olé, cujo prosseguimento deverá avançar por todo o mês de junho. Sorteio definirá os duelos, que continuam sendo em jogo único durante toda a competição. Em caso de empate, o vencedor será definido nos pênaltis.

Na semana seguinte ao término da Copa Olé, será disputada a Copa do Mundo de Futibou de Butaum, com início provável no mês de julho. A princípio, serão seis equipes, divididas em dois grupos com três equipes cada. Os jogos, dentro dos próprios grupos, apontarão os dois melhores times para avançarem às semifinais, em que cruzarão no formato primeiro contra segundo com os melhores do outro grupo. Definidos os finalistas, haverá disputa de quinto e sexto lugares, decisão da medalha de bronze e a final. O critério na fase de grupos é o seguinte: pontos, gols pró, gols contra, vitórias, empates, derrotas, sorteio. Nos jogos eliminatórios, em caso de empate haverá disputa de pênaltis. Além dos prêmios para o campeão e o artilheiro, há o Troféu Lothaire Bluteau, dado ao melhor jogador da competição. Ao final de cada jogo, será escolhido o melhor jogador da partida, que pode inclusive ser da equipe derrotada. No fim do campeonato, o jogador eleito mais vezes o melhor em campo será o MVP da Copa do Mundo. Se houver empate, a escolha será por votação. Votam nesta eleição o presidente da FIFUBO, o vice presidente, o diretor técnico, o diretor de seleções e os treinadores de todas as seleções participantes. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo será feito no mesmo dia do sorteio dos confrontos da Copa Olé.

Ao término da Copa do Mundo, provavelmente em agosto, será disputado o Torneio Início do Clausura, com o mesmo formato do Torneio Início do Apertura. No final de semana seguinte, se iniciará o Torneio Clausura, que terá uma diferença na classificação. Ao contrário do Apertura, se houver empate em pontos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols e, daí, os critérios serão iguais aos do Apertura.

Em dezembro, terminada a temporada de Ligas e Copas, os campeões da Copa Rio, Apertura, Copa Olé e Clausura se enfrentarão na Supercopa FIFUBO, cujo formato é o mesmo dos anos anteriores.
A qualquer momento, em datas que não as de jogos, podem ser disputados amistosos entre seleções e até torneios. Provavelmente, ainda em janeiro, teremos um torneio entre seleções, a Copa Stanley Rous.

Aspectos técnicos de 2017 – Sr Alemanha – Diretor técnico da FIFUBO
Sr Alemanha apresenta os aspectos técnicos de 2017
O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, leu o relatório sobre as inovações táticas, técnicas, físicas e outros aspectos que surgiram nos jogos da FIFUBO em 2017, apresentando novas tendências e explicando os pontos elencados. Destacou o novo processo de enceramento de botões, que faz com que voltem a deslizar como novos, uma tendência para o futuro.

Aspectos disciplinares – José Roberto Wright – Diretor de arbitragem e árbitro da FIFUBO
José Roberto Wright fala sobre a atuação da arbitragem em 2017
O diretor de arbitragem da FIFUBO, o árbitro José Roberto Wright, leu o relatório sobre o papel da arbitragem nos jogos da FIFUBO em 2017, tanto os oficiais quanto as partidas amistosas e destacou a diminuição nos casos de cartões amarelos e vermelhos.

Aspectos disciplinares – Paraguaio – Diretor do TJB da FIFUBO
Paraguaio discursa sobre as causas que chegaram ao TJB em 2017
O diretor e auditor do Tribunal de Justiça Botonesca da FIFUBO, Paraguaio, leu o relatório dos casos julgados pelo Tribunal em 2017, tanto os de atletas e treinadores, quanto os de árbitros e seus auxiliares. Tal qual José Roberto Wright, Paraguaio destacou a diminuição de causas que chegaram ao Tribunal, salientando que tal fato mostra que os erros cometidos foram poucos e, por este motivo, o TJB não precisou ser acionado tantas vezes.

O papel da imprensa – Jorge Mario Trasmonte – Diretor de imprensada FIFUBO e do Grupo Olé
Jorge Mario Trasmonte fala sobre a atuação da imprensa em 2017
O diretor de imprensa da FIFUBO, o narrador Jorge Mario Trasmonte, falou acerca do papel da imprensa e elogiou a Federação e os clubes, que permitiram o acesso dos jornalistas que fazem a cobertura dos jogos a todos, levando a informação aos leitores e ouvintes de seus veículos.

A Copa do Mundo de Futibou de Butaum – Sr Concha Marítima – Diretor de seleções da FIFUBO
Sr Concha Marítima apresenta as seleções e competições, novidade da FIFUBO para 2018
O recém empossado diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, explicou o novo cargo. Caberá a ele a aquisição e recepção de novas seleções e organizar as partidas entre estas equipes, tanto no futebol quanto no futsal. O grande objetivo é a Copa do Mundo de Futibou de Butaum (Mundial de Futibou de Butaum nos anos em que não houver Copa), mas as seleções são livres para disputar partidas amistosas e torneios quando bem entenderem, desde que não seja em dia de jogos do calendário oficial. Mesmo assim, há torneios que estarão no calendário, mas sem o status de oficiais (as competições extra oficiais). A princípio, somente duas têm este status, a Jarra Tropon e a Copa Stanley Rous, que não têm uma data certa para acontecer, mas serão disputadas sempre que possível. De resto, o regulamento e a estrutura serão os mesmos das competições de clubes.

Mesas redondas
As diversas mesas redondas que debateram os mais variados assuntos da FIFUBO
O Bootecon encerra o seu ciclo de palestras e parte para a sua reta final, com as mesas redondas onde são debatidos os mais diversos assuntos. Batistuta reuniu os treinadores de times em uma mesa, enquanto Ruben Paz e o Sr Concha Marítima reuniram os treinadores de seleções em outra. Os auxiliares, tanto de times quanto de seleções, se reuniram em uma mesa com o Sr Alemanha, para a discussão dos aspectos físicos, táticos e técnicos. Em outra parte do Imperatriz Arena, os membros do TJB e da arbitragem se reuniram, em discussão sobre os aspectos disciplinares. A imprensa se reuniu em uma mesa, enquanto a tradicional mesa dos irmãos Buchanan's foi formada entre as duas.
E assim se encerra o Bootecon 2018. Depois de muita discussão teórica, é hora de entrar em campo e começar a jogar! Assim, ainda durante a semana, teremos o primeiro campeonato da FIFUBO no ano, a Copa 3 Corações 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!