quarta-feira, 10 de julho de 2019

Mundial de Futibou de Butaum 2019 - Semifinais - 10/07/2019

Quarta-feira, 10 de julho de 2019. Um lindo dia de sol, céu azul e temperaturas baixas. As férias estão a mil e o Imperatriz Arena é o lugar ideal para curtir o belíssimo dia. As semifinais do Mundial de Futibou de Butaum ocorreram na tarde/noite de hoje, com dois jogos que levantaram o público, que lotou o estádio em busca de espetáculo e recebeu exatamente isso. Vamos conhecer os finalistas do Mundial deste ano!

COREIA DO SUL 2x2 BRASIL

Estreantes em 2019, os sul coreanos surpreenderam o mundo com uma campanha incrível. Logo de cara, bateram a favoritíssima Inglaterra (2x0) e, no segundo jogo, empataram com a Alemanha (2x2), conseguindo a vaga sem precisar entrar em campo na terceira rodada. Para este jogo, a ausência de Kazuo Tachibana (expulso contra a Alemanha) é muito sentida, pois é o jogador responsável pela armação de jogadas. Em seu lugar, joga Kishida, que é muito mais defensivo.

O Brasil, vice campeão em 2018, é a melhor equipe da competição até aqui. Com duas vitórias (3x1 Holanda e 2x1 Argentina), se classificou com sobras e tem a certeza de estar com o time arrumado. Dorival Junior sanou sua única dúvida na equipe titular e, a partir de agora, Alex é titular absoluto, com Ronaldinho no banco de reservas.

Mas quando a bola rolou, qualquer diferença entre os estreantes e os experientes ficou para trás. Desde o início, a Coreia do Sul partiu para o ataque. Jayeon corria o campo todo e pedia a bola, levando-a ao ataque e arriscando chutes. Com apenas um minuto de jogo, o camisa 10 sul coreano chutou para Carlos Germano fazer difícil defesa. No rebote, Lucio tentou sair jogando e entregou a bola nos pés de Jayeon, que chutou para uma defesa espetacular de Carlos Germano. Lucio tentou proteger a bola na linha lateral e Jayeon chutou em suas pernas, ganhando o lateral. Na cobrança, o camisa 10 tocou a Kishida, recebeu de volta na entrada da área, driblou Edmilson e, desta vez, acertou um chute perfeito: Coreia do Sul 1x0.

O gol mostrou o que foi o primeiro tempo. A Coreia do Sul tinha a bola e Jayeon deitava e rolava em cima da defesa brasileira. Os brasileiros tentavam criar, mas a defesa sul coreana estava bem postada e afastou as principais tentativas dos adversários.

No intervalo, Kozo Kira resolveu apostar nos contra ataques. Tirou Lee Young-Un e colocou Taki, seu único reserva disponível. Já Dorival Junior trocou Lucio (que estava tonto com as investidas de Jayeon) e Denilson (nulo em campo) para colocar Roque Junior e Ronaldinho. Roque e Edmilson trocariam de lado na defesa; Ronaldinho e Alex armariam o jogo e Rivaldo jogaria em dupla com Ronaldo na frente.

As mexidas de Dorival Junior surtiram efeito. Não tanto pela entrada de Ronaldinho, que continua muito aquém do que pode produzir. Mas com Alex na meia esquerda, por vezes partindo do centro e Rivaldo na frente com Ronaldo, o Brasil ganhou maior movimentação e conseguiu ir ao ataque. Os sul coreanos também continuaram muito bem, com Jayeon armando o jogo e Joo Sung aparecendo na área com perigo, principalmente quando Roberto Carlos ia ao ataque e deixava um buraco na defesa.

Curiosamente, foi no momento em que a Coreia do Sul pressionava de tudo quanto era jeito que o Brasil arrumou o empate. Em mais um buraco deixado no lado esquerdo da defesa por Roberto Carlos, Jayeon lançou Joo Sung. Mas Roque Junior apareceu antes e afastou a bola. Zé Roberto ligou o contra ataque para Alex na meia esquerda e o camisa 7 avançou. Com um passe para o campo de ataque, encontrou Rivaldo próximo á entrada da área. O camisa 10 dominou com a bola em seu pé esquerdo e acertou um lindo chute rasteiro, que venceu a marcação de Wakashimazu: Brasil 1x1, aos 4 minutos.

A partir dali, o jogo ficou eletrizante. As equipes sabiam que um erro custaria a vaga na final, mas isso não os afastou do campo de ataque um minuto sequer. Chances eram desperdiçadas de lado a lado e o tempo ia se aproximando do fim. E era ali que a emoção maior estava reservada.

Aos 9 minutos, Roberto Carlos se lançou ao ataque, mas Okawa interceptou a bola e avançou no contra ataque. Zé Roberto correu na cobertura, mas o camisa 2 sul coreano deu um passe por cima e encontrou Joo Sung entrando livre pelo lado direito. O camisa 9 invadiu a área e acertou ótimo chute cruzado para vencer Carlos Germano e fazer Coreia do Sul 2x1.

Os sul coreanos já comemoravam a classificação, mas o Brasil ainda tinha a saída de bola. Rivaldo foi para o meio de campo e falou para Ronaldo para eles tabelarem com muita calma e precisão, porque era a última bola do jogo. E a dupla brasileira funcionou novamente! Já corriam os acréscimos quando Rivaldo deu a saída e foi tabelando com Ronaldo, trocando de posição e confundindo a marcação. Do centro, o camisa 10 foi para a meia esquerda e puxou a marcação de Kishida e Sano. Ronaldo fez o caminho inverso e foi para o centro. O passe lhe encontrou livre, de frente pro gol, na meia lua. Ronaldo ajeitou a bola, olhou o posicionamento do goleiro e desferiu um chute incrível no ângulo, fazendo Brasil 2x2. Assim, o primeiro finalista seria conhecido após disputa de pênaltis!

Joo Sung, Rivaldo e Masao Tachibana converteram suas cobranças. Quando Ronaldo bateu a sua no canto esquerdo, Wakashimazu voou e fez a defesa. Okawa e Roberto Carlos converteram suas cobranças. Taki bateu embaixo, no canto direito, mas Carlos Germano esticou a mão e fez uma linda defesa. Na sequência, Alex converteu a sua cobrança e, com 3x3 no placar, nos vimos diante da última sessão de penalidades.

O escolhido da Coreia do Sul era o craque Jayeon. Ele ajeitou a bola com confiança, cobrou o pênalti á meia altura no canto esquerdo e viu Carlos Germano acertar o lado e espalmar para longe. Se Ronaldinho Gaúcho convertesse, o Brasil estaria na final. O camisa 11 ajeitou a bola, correu e virou o pé na última hora. A cobrança foi tão perfeita, no ângulo esquerdo, que Wakashimazu não teve reação. O Brasil vence por 4x3 e está na final do Mundial de Futibou de Butaum!

Destaque do jogo: Jayeon. Apesar do pênalti perdido, foi o grande nome do jogo. Desde o início, chamou a responsabilidade. Não se apequenou por enfrentar o Brasil, correu o campo todo, procurou o jogo e foi premiado com o primeiro gol, mostrando que veio para firmar seu nome no panteão dos maiores jogadores do mundo.

JAPÃO 3x1 ARGENTINA

Com o Brasil já na final, restava apenas uma vaga. Após um começo claudicante no campeonato (1x1 Camarões), o Japão finalmente engrenou e derrotou a França com autoridade (2x0), mostrando que o futebol que o levou a ser campeão mundial em 2018 estava finalmente aparecendo no Imperatriz Arena. A Argentina sofreu até o final para garantir sua vaga nas semifinais. Após estrear vencendo a Holanda (2x1), perdeu pro Brasil (1x2) e teve que esperar até o apito final do último jogo para se classificar como melhor segunda colocada. Apesar dos apelos da torcida e da imprensa, Carlos Bianchi manteve Tevez no banco e optou por Scocco.

Brasil e Coreia do Sul fizeram um jogo equilibrado e eletrizante por conta de seus camisas 9 e 10, que marcaram os quatro gols do jogo. O Japão avançou no Mundial graças a seus camisas 9 e 10. A Argentina, no entanto, só tinha o camisa 10. Enquanto Messi joga o fino da bola nesta competição, o camisa 9 (Scocco) não ajuda. Di Maria aparece no campo de ataque para servir Messi, mas isso deixa buracos atrás. E o treinador do Japão, Sr. Mikami, estudou o adversário para saber como marcá-lo. Enquanto a marcação a Messi era feita por Sawada, os avanços de Di Maria eram acompanhados pelos laterais e, mais importante, Tsubasa jogava nas costas do camisa 7. Desta forma, o Japão dominou o jogo desde o pontapé inicial e só não goleou porque se poupou para a final.

O primeiro gol veio aos 2 minutos, justamente em uma dessas jogadas de Tsubasa nas costas de Di Maria. O camisa 7 argentino foi ao ataque e não recompôs. Assim, Jun Misugi inverteu uma bola da direita para esquerda e encontrou Tsubasa livre. O camisa 10 avançou com a bola até a entrada da área e viu Mercado chegar para fazer a proteção. Inteligente, Tsubasa aproveitou que o marcador adversário obstruía a visão do goleiro e deu um tapa rápido na bola. O chute, rasteiro e cruzado, surpreendeu Abbondanzieri, que só viu quando a bola já ultrapassava a última linha: Japão 1x0.

Esperava-se que, atrás do marcador, a Argentina fosse sair pro jogo. Mas a equipe não conseguia criar e, quando Messi partia com a bola, a marcação era eficiente para lhe roubar. Do outro lado, Misugi, Hyuga e Tsubasa trocavam de posição constantemente e, de pé em pé, se fartavam de perder oportunidades.

O segundo gol veio aos 6 minutos. Após passe de Misugi na direita para Tsubasa, Demichelis veio na marcação. O camisa 10 só precisou rolar para Hyuga ao seu lado. O camisa 9 invadiu a área em diagonal, com liberdade e, com um chute cruzado, acertou o ângulo de Abbondanzieri: Japão 2x0.

A partir daquele momento, os torcedores já nem esperavam competição. Apenas aplaudiam o show japonês e aguardavam os próximos momentos de magia. Aos 9 minutos, Sawada desarmou Alario e tocou a Tsubasa no meio. O camisa 10 abriu para Hyuga na esquerda e viu o camisa 9 avançar com a bola dominada. Mercado chegou para a marcação e foi driblado com extrema facilidade. Hyuga invadiu a área, trouxe para o pé direito e deu seu chute assinatura, o Tiger Shot, para fazer Japão 3x0.

No intervalo, Sr. Mikami não parecia satisfeito com o posicionamento defensivo, apesar da vantagem no placar. Tirou Shingo Aoi e Taro Misaki para colocar Matsuyama e Shun Nitta. Matsuyama foi destacado para marcar Messi individualmente. Carlos Bianchi resolveu partir para o tudo ou nada. Fez uma jogada para a saída de bola e trocou Demichelis e Conca por Kranevitter e Tevez. O camisa 11 iria jogar como volante bem avançado. Enquanto Mascherano ficaria sozinho na marcação, Tevez, Di Maria e Messi formariam um trio ofensivo de meiocampistas para servir Scocco e Alario.

A jogada de saída de bola foi incrível. Messi, Di Maria e Tevez fizeram a jogada conhecida como "Figura Oito" e foi Tevez quem recebeu na direita, próximo à entrada da área. Com um belo chute de curva, enfim venceu Wakabayashi e fez Argentina 1x3.

Mas ficou nisso. Tevez entrou bem, mas Messi sumiu do jogo. Enquanto isso, Hyuga e Tsubasa continuavam comandando o baile japonês e, com Shun Nitta em velocidade pela ponta direita, os asiáticos ainda perderam boas oportunidades antes de Anderson Daronco decretar o fim do jogo e a classificação japonesa à final.

Destaque do jogo: Oliver Tsubasa. Embora Hyuga tenha marcado duas vezes e tenha atuado tão bem quanto seu companheiro, foi Tsubasa o grande nome do jogo. Jogador inteligente, atua por todo o campo. Arma o jogo e aparece para concluir. Cresce de produção na reta final da competição e começa a dar pinta de que pode ser escolhido MVP do Mundial.

NOTAS RÁPIDAS

  • Conhecidos os finalistas, a atenção agora se volta para as decisões. No sábado, Argentina e Coreia do Sul jogam pela medalha de bronze. No domingo, o Imperatriz Arena vai ferver com a grande final do Mundial de Futibou de Butaum 2019! Japão e Brasil repetem a final de 2018.
  • O pódio, com o campeão, o vice e o terceiro colocado, será montado no domingo, após a final, quando também serão conhecidos os destaques individuais.
  • Para MVP, Oliver Tsubasa desponta como favorito. Com duas indicações como melhor em campo, ele está à frente dos outros jogadores. Mas se houver algum empate em indicações, a junta técnica da FIFUBO elegerá o MVP. Cinco jogadores podem se juntar a Tsubasa nesta disputa: Alex, Masao Tachibana, Messi, Ronaldo e Jayeon.
  • Para artilheiro, a disputa está dura. No momento, lideram a artilharia Ronaldo (Brasil), Hyuga (Japão) e Tsubasa (Japão), todos com três gols. Tevez (Argentina) e Joo Sung (Coreia do Sul) têm dois gols cada e ainda entrarão em campo.
  • Mundial à parte, a quarta-feira também foi agitada fora do campo. Duas notícias espetaculares sacudiram a FIFUBO e a LMC.
  • A FIFUBO anunciou que a sua Liga de 2020 não será disputada por clubes, mas por seleções. Aos clubes restará jogar as Copas, que classificarão para a Supercopa no final do ano. As nove seleções disputarão a Liga FIFUBO, com toda a regra de turno e returno e playoffs. Mas o campeão não irá para a Supercopa.
  • A LMC anunciou a profissionalização de seus ciclistas. A mudança não virá para a Copa do Mundo, que será disputada nesta sexta-feira. Mas, provavelmente, já estará disponível no Tour de France. Deve acontecer daqui a 15 ou 20 dias e, tão logo aconteça, será anunciada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!