sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Quinta Rodada - 08/09/2017

Um lindo dia abriu esta sexta-feira, com céu azul e temperatura em elevação. O feriado enforcado estava perfeito para o público lotar o Itaquá Dome, na abertura da quinta rodada do Clausura. Os dois jogos eram muito interessantes, o que contribuiu bastante para o estádio ficar cheio.

BOCA JUNIORS 0x1 INDEPENDIENTE

Embalados pela vitória no Superclássico (4x2 River), por engrenar a terceira vitória seguida e pela liderança no campeonato, os jogadores do Boca entraram com favoritismo para este jogo. Apesar do clamor popular, Sr Rússia manteve Riquelme no banco. Mas o Independiente também vinha embalado. Após conseguir a primeira vitória no campeonato (2x1 San Lorenzo), o time de Avellaneda quer continuar a boa carreira e seguir adiante. A grande surpresa foi a escalação de Gandin no lugar de Facundo Parra, barrado por deficiência técnica.

O único erro do Boca no Superclássico foi Serna. O capitão da equipe abandonava o posto na entrada da área para se arriscar na armação e foi por ali que o River abriu o marcador. Por este motivo, Serna foi sacado no intervalo da partida. Aqui, o problema voltou a ocorrer. O jogo nem começou e Serna já se apresentava para armar o jogo, abandonando sua posição. Com isso, aos 50 segundos, foi fazer um passe para Ibarra, chutou forte demais e a bola saiu para lateral. Mareque cobrou exatamente onde o camisa 5 devia estar. Gracián se apresentou ali, recebeu a bola, invadiu a área e chutou na saída do goleiro, fazendo Independiente 1x0.

A partir daí, o que se viu foi um Independiente muito aplicado. Marcando bem, forçavam o Boca ao erro e ainda saíam em boas jogadas. Gracián se movia com liberdade pelo campo, armando o jogo. Gandin entrou muito bem e se fartou de desperdiçar boas chances. Silvera também levava perigo. Abbondanzieri acabou como a grande figura do Boca, fazendo defesas milagrosas. O Boca, por sua vez, tentava sair jogando, mas a marcação forte do Independiente levava a equipe de Buenos Aires sempre a situações onde o chute saía torto e para longe.

No intervalo, Sr Rússia tentou mudar as coisas. Tirou Palermo e Serna, colocando Viatri e Battaglia (Schiavi seria o capitão). Já Bayer, contente com a boa forma da equipe, trocou somente Matheu por Acevedo.

O panorama da partida não mudou e, quando ficou claro que o Boca não ameaçaria, o Independiente tocou e garantiu a magra, porém importante, vitória.

Destaque do jogo: Leandro Gracián. Além de ter marcado o gol da vitória, foi peça fundamental para sua equipe. Movimentou-se o campo todo, buscou o jogo, distribuiu e apareceu na frente para concluir. Começa a entrar em forma e os resultados vão aparecendo.

ESTUDIANTES 4x4 RIVER PLATE

Sensação do Clausura, o Estudiantes vem embalado. Ao vencer o Racing na última rodada (2x1), provaram que não vieram só fazer figuração. Mas a equipe tem pela frente aquele que é, talvez, o seu pior adversário. O River vem desanimado pela derrota no Superclássico, mas quer se recuperar. Ainda mais que o Boca perdeu, a chance de assumir a liderança é o combustível que os jogadores precisam para vencer.

Pode-se dizer, tranquilamente, que foi o melhor jogo deste Clausura. As duas equipes jogaram para a frente, com técnica e qualidade. O Estudiantes começou melhor e acertou a trave com Enzo Perez, logo aos dois minutos. A bola saiu para lateral e Ferrari cobrou para Almeyda, que passou no meio para Gallardo. O camisa 11 inverteu rápido e encontrou Buonanotte na esquerda. O camisa 30 avançou sem oposição e chutou bem da entrada da área para vencer Andujar: River 1x0.

O Estudiantes não se encolheu e foi em busca do empate. Leandro Benítez acertou a trave aos 3, mesma situação de Trezeguet, aos 4. Aos 5, Ortega esticou novamente a Trezeguet, mas Andujar saiu e abafou a bola, que sobrou para Federico Fernandez. O camisa 4 mandou para a frente e o time de La Plata fez uma linda jogada coletiva. A bola foi de pé em pé, com Rodrigo Braña procurando Verón no meio. O camisa 11 abriu na direita para Angeleri, que deu a quebra de asa e passou pelo meio, encontrando Leandro Benítez na esquerda. O camisa 8 tocou a Enzo Perez, que se livrou da marcação de Gallardo e Almeyda, chutando bonito da entrada da área e empatando: Estudiantes 1x1.

O jogo ganhou emoção e as duas equipes se abriam para buscar a virada. Melhor para o River, que encontrou o campo aberto aos 9 minutos. Ferrari roubou a bola de Boselli e tocou a Gallardo, que passou no meio para Trezeguet. O camisa 7 fez o papel de pivô e tocou a Ortega, que passou por trás dele, invadiu a área e chutou no ângulo de Andujar, fazendo River 2x1.

O Estudiantes empatou na saída de bola. Verón fez o 'toca y me voy' com Enzo Perez, recebendo na entrada da área e dividindo com Carrizzo. A bola sobrou nos pés de Enzo Perez, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: Estudiantes 2x2.

No intervalo, Cristaldo tirou Rodrigo Braña e Mauro Boselli, colocando Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez em seus lugares. Já Francescoli sacou Barrado e Gallardo, colocando Coudet e Funes Mori. O camisa 9 iria para a ponta direita e Ortega faria a armação.

Se o jogo foi bom no primeiro tempo, o segundo tempo seria melhor ainda. As duas equipes jogaram para a frente e a partida ficou eletrizante. O Estudiantes conseguiu virar o jogo aos 3 minutos, quando Angeleri desarmou Buonanotte e reiniciou o jogo com Verón. O camisa 11 abriu na direita para Enzo Perez, que fez o passe em profundidade para Gastón Fernandez. Nas costas de Almeyda, o camisa 10 saiu da ponta para o meio, invadiu a área, driblou Carrizzo e tocou para o gol vazio, fazendo Estudiantes 3x2.

O River se assustou com a virada e começou a jogar de forma atabalhoada. O Estudiantes se aproveitava nos contra ataques. Aos poucos, o time de Buenos Aires foi se acalmando e colocando a bola no chão. E foi assim que conseguiram o empate. Aos 6 minutos, Ferrari recebeu na direita e avançou, tocando a Ortega no meio. O camisa 10 viu Funes Mori na ponta direita e lhe passou a bola. O camisa 9 recebeu, se livrou de Marco Rojo e chutou cruzado, da entrada da área, para fazer River 3x3.

O jogo ficou emocionante de vez e as duas equipes se lançaram em busca da vitória. Um festival de chutes de lado a lado obrigou os dois goleiros a operarem milagres. Quando o empate parecia certo, a sorte começou a sorrir para as bandas de La Plata. Aos 9 minutos, Marco Rojo recebeu de Verón na esquerda e se lançou ao ataque. Ele passou para Leandro Benítez, recebeu de volta e passou a Hernan Rodrigo Lopez. O camisa 13 devolveu mal, mas Almeyda não conseguiu cortar. Rojo ficou com a bola na entrada da área e, com belo chute, venceu Carrizzo, fazendo Estudiantes 4x3.

O River saiu desesperado em busca do empate. Trezeguet fez o 'toca y me voy' com Coudet, mas Verón isolou para longe. O jogo já estava nos acréscimos quando Placente pegou o rebote e tocou a Ferrari. Trezeguet voltou ao meio de campo para buscar o jogo, girou bem em cima de Leandro Benítez e, da intermediária, arriscou. A bola ganhou velocidade e entrou no ângulo de Andujar, dando números finais a um jogo espetacular: River 4x4.

Destaque do jogo: Enzo Perez. O camisa 7 esteve numa forma genial, anotando dois gols e participando dos outros. Se movimentou pelo campo de ataque, buscando tabelas e organizando o jogo. Aparecia nas pontas e no meio, conseguindo extrair o máximo de seus companheiros.

NOTAS RÁPIDAS

  • Em sessão após a rodada, o TJB decidiu absolver o árbitro Wilson Neca da reclamação do Boca Juniors, de um suposto pênalti não marcado contra o Independiente.
  • O milestone da rodada vai para Ariel Ortega. Ao completar a linda tabela com Trezeguet, ele chegou a 50 gols com a camisa 10 do River.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!