sábado, 30 de setembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Oitava Rodada - 30/09/2017

O último dia do mês foi de chuva, mas também foi o dia da abertura do returno do Clausura 2017. Os torcedores driblaram o mau tempo e compareceram em bom número ao Itaquá Dome. Vamos aos jogos!

RACING 2x3 RIVER PLATE

Com uma campanha muito irregular, o Racing decepciona seus torcedores. Em quinto na tabela, com 3 vitórias e 4 derrotas, o relatório da comissão técnica mostrou que é hora dos jogadores começarem a jogar, se quiserem reeditar o bom futebol do primeiro semestre. O problema é que, do outro lado, está o líder do campeonato. O River quer se distanciar cada vez mais dos times abaixo e garantir o quanto antes sua classificação para as semifinais. Aos poucos, a equipe de Nuñez começa a reeditar o bom futebol que lhes permitiu conquistar todos os títulos no ano. No primeiro turno, River 3x1 Racing.

O jogo começou embolado. As duas equipes marcavam no meio de campo e se anulavam, impedindo que uma ou outra saísse para o ataque. Aos poucos, os jogadores foram encontrando seus espaços em campo e, com isso, o jogo melhorou. O primeiro gol do segundo turno veio aos 4 minutos, quando Trezeguet tentou dominar a bola e empurrou Quiroz, na intermediária defensiva do Racing. Ruben Capria voltou para cobrar a falta, passou a Pelletieri e pediu de volta mais à frente. O camisa 10 foi avançando pelo meio de campo, levantou a cabeça e percebeu Latorre livre. O passe foi preciso, nas costas da defesa e o camisa 11 ajeitou o corpo para bater de primeira, no ângulo de Carrizzo, fazendo Racing 1x0.

A essa altura, o time de Avellaneda era melhor em campo. Bem postado, marcava forte as investidas do River e ainda saía organizado nos contra ataques. O River tinha um bom sistema defensivo, mas não conseguia furar a marcação adversária. Mas o time não é líder só por competência, a sorte também dá as caras de vez em quando. Aos 9 minutos, o time de Buenos Aires montou a sua tradicional jogada. Carrizzo cobrou tiro de meta para Gallardo no meio, o camisa 11 girou e abriu o passe na ponta direita para Ortega. O camisa 10 dominou, trouxe para o meio e passou a Trezeguet, mas o passe não foi tão preciso. O camisa 7 teve que correr atrás da bola, conseguiu dominar o passe, mas ficou desequilibrado e chutou fraco. Saja foi encaixar a bola, mas acabou falhando e a mesma passou por entre as suas pernas, em um frango incrível: River 1x1.

No intervalo, Paralelo tirou Pelletieri e Acosta para colocar Fariña e Hauche. Já Francescoli tirou Almeyda e Ortega e colocou Coudet e Funes Mori. Ferrari seria o capitão no segundo tempo.

Não foram só mudanças de jogador. Francescoli armou uma nova tática para o River arrancar de vez para a vitória. Com apenas um minuto de jogo, Gallardo e Buonanotte haviam chutado para Saja defender. No último chute, a bola saiu para lateral. Berizzo repôs no bico da área para Buonanotte, que recebeu sem oposição e chutou colocado, sem chances para Saja, virando o jogo para o River: 2x1.

O Racing não se acanhou e continuou em cima. Fariña e Hauche entraram muito bem e ocuparam o campo de ataque, ajudando Ruben Capria a criar as jogadas de perigo. Aos 4 minutos, Fariña cobrou córner na cabeça de Hauche. O camisa 13 deu uma raspada na bola para trás e Ruben Capria pegou livre, de frente para o gol. Carrizzo saiu, esticou a perna e derrubou o camisa 10. O próprio Ruben Capria cobrou o penal no canto direito, mas Carrizzo se esticou e defendeu.

Com isso, o River se empolgou de vez e partiu para o ataque, criando inúmeras oportunidades. O Racing também partiu pra cima, em busca do empate, mas se abriu para os contra ataques. Em uma jogada de ataque, aos 8 minutos, Latorre foi desarmado por Placente e fez falta no camisa 3. O próprio Placente cobrou para Barrado no meio e o camisa 19 tocou a Coudet na direita. Com um lançamento magistral, o camisa 8 inverteu para Buonanotte na esquerda e o camisa 30 avançou, invadindo a área e rolando para o outro lado, onde Gallardo apareceu e chutou sem chances para Saja, fazendo River 3x1.

A vitória estava assegurada e o Racing acusou o golpe. Mesmo assim, conseguiram uma bela jogada coletiva para marcar o gol de honra. Aos 9 minutos, Ruben Capria deu a saída para Martin Simeone e correu para o lado esquerdo. O camisa 8 inverteu para o lado direito e fez a 'figura  8' com Gamboa, que surgiu como elemento surpresa. Mas o camisa 4 não chutou, preferindo ir ao fundo e cruzar para trás. Ruben Capria recebeu da marca do pênalti e chutou no ângulo, desta vez vencendo Carrizzo: Racing 2x3.

Destaque do jogo: Marcelo Gallardo. O camisa 11 esteve cotado para sair no intervalo, por conta da baixa produtividade. Francescoli bancou sua permanência e não se arrependeu. Com Coudet a lhe ajudar, Gallardo pôde se movimentar pelo campo de ataque e distribuir o jogo. Foi premiado com o gol da vitória.

VELEZ SARSFIELD 3x1 INDEPENDIENTE

Duas equipes que decepcionaram seus torcedores no primeiro turno e prometiam uma atitude diferente no segundo turno. Apesar de tudo, o Velez conseguiu 4 vitórias no primeiro turno e o quarto lugar na classificação, mas o futebol pobre não permite sonhar com voos mais altos. Tripa Seca pediu a seu principal jogador, Claudio Hussain, que não saia para ajudar na armação, pois o Independiente tem um Silvera em excelente fase nas costas de seu camisa 8. Os jogadores do Independiente tiveram uma depressão profunda durante a semana. As palavras do comentarista Quique Wolff de que em todo o campeonato o Independiente promete dominar e vencer, mas acaba decepcionando, pegaram fundo nos jogadores. Para piorar, veio a confirmação de que o prometido reforço para a armação não virá neste Clausura. Bayer, então, disse a seus jogadores que mostrassem no campo que o comentarista da Rádio Olé está redondamente enganado. No primeiro turno, Independiente 1x2 Velez.

Mas nada do que foi prometido apareceu aqui. Foi um dos piores (se não o pior) jogos do ano. As duas equipes erravam passes em profusão, os jogadores não chegavam na bola e os torcedores de ambos os lados vaiavam intensamente. Insua não conseguia dar sequência às jogadas e Claudio Hussain não podia sair para ajudar. Do outro lado, Gracián não conseguia dar sequência a uma jogada e, com isso, Silvera e Parra não recebiam a bola para concluir. À exceção de uma boa trama, que Silvera chutou e Sosa defendeu, o Independiente não concluiu.

O Velez ainda conseguiu seu gol em um golpe de sorte. Sosa cobrou o tiro de meta e Insua passou errado. Mas Gracián não estava em sua posição e não pôde recuperar a bola. Gino Peruzzi correu e se esticou todo para ficar com a bola e abrir um passe na direita. Dario Hussain correu até o fundo e cruzou para a área, onde Turco Assad chutou de primeira e pegou Navarro no contrapé, aos 9 minutos: Velez 1x0.

No intervalo, Tripa Seca tirou Insua, que saiu de campo debaixo de vaias para a entrada de Cubero. Com isso, Gago seria o responsável pela armação e o Velez jogaria com 4 volantes. Também debaixo de vaias saíram os jogadores do Independiente. Bayer tirou Gracián e Facundo Parra para colocar Acevedo e Gandin. Montenegro passaria para a armação e o Independiente também jogaria com 4 volantes.

O jogo melhorou um pouquinho, pois o Independiente teve mais posse de bola e conseguiu chegar mais vezes. Mas toda a empolgação do torcedor (que já apoiava o time) veio por água abaixo aos 5 minutos. Fredes e Busse se adiantaram, para formar uma primeira linha de 3 no meio de campo e, com isso, Cubero tocou a Gago, que lançou nas costas da defesa para Turco Assad. O camisa 9 recebeu no buraco deixado por Fredes, invadiu a área e chutou de pé esquerdo na saída de Navarro, para fazer Velez 2x0, aos 5 minutos.

O torcedor do Independiente se calou e sentou nas arquibancadas para ver o restante da partida. O time acusou o golpe e não conseguiu mais jogar. O Velez passou a tocar a bola e esperar o jogo passar. E foi assim, de pé em pé que Cubero tocou a Gago e o camisa 5 tabelou com Claudio Hussain. Ao receber de volta, Gago lançou a Dario Hussain na direita e viu o camisa 10 ir ao fundo e cruzar para a marca do pênalti, onde Turco Assad chutou de primeira e, numa repetição do primeiro gol, celebrou seu hat trick: Velez 3x0, aos 9 minutos.

Os torcedores do Independiente começaram a deixar o estádio e nem viram o gol de honra de sua equipe. Montenegro fez o 'toca y me voy' com Busse, recebeu na frente, girou e trouxe a bola para o lado direito. Sosa se plantou para o chute no alto, mas Montenegro chutou rasteiro, entre o goleiro e a trave, para marcar nos acréscimos: Independiente 1x3.

Destaque do jogo: Turco Assad. Num jogo tão pobre tecnicamente, em que as duas equipes foram vaiadas, o camisa 9 saiu aplaudido de campo. Marcou um incrível hat trick e ajudou sua equipe a sair com os 3 pontos.

NOTAS RÁPIDAS

  • A rodada se encerra neste domingo, com Huracán x Boca e San Lorenzo x Estudiantes. Mas a próxima rodada não será disputada no final de semana. Há negociações para que os jogos sejam durante a semana.
  • A FIFUBO promete uma grande surpresa para o próximo mês, um projeto grandioso para o próximo ano está em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!