sábado, 29 de julho de 2017

Torneio Clausura 2017 - Primeira Rodada - 29/07/2017

E chega o momento de darmos o pontapé inicial da última Liga do ano, o Torneio Clausura 2017! Um belo sábado de céu claro, porém com vento frio. Mesmo assim, o público lotou o Itaquá Dome para assistir ao início do campeonato. O sentimento é de que é um torneio 'todos contra o River' e, justamente, a equipe a ser batida iria para a partida inaugural. Vamos ver como se desenvolveu esta jornada esportiva.

RIVER PLATE 3x1 RACING

Campeão de tudo o que foi disputado até agora (Torneios Início do Apertura e do Clausura, Torneio Apertura e Copa Olé), o River é o time a ser batido neste Clausura, mas não é uma tarefa fácil. Ao poupar os titulares no Torneio Início, Francescoli conseguiu 'recarregar as baterias' e entrar com o time descansado e pronto para o longo campeonato. Já o Racing quer acabar com o sentimento de ser apenas um time para entreter. Dono de um futebol envolvente, com cinco jogadores na seleção do Apertura, o time passa o ano sem registrar nenhum título e quer neste Clausura acabar com esse sentimento. Ao perder o Apertura pro River empatando os dois jogos finais, o time de Paralelo percebeu que se tivesse a melhor campanha, poderia ter saído campeão, então este é o objetivo: dominar desde o início.

Mas não foi isso que aconteceu. Embora o River demorasse a se posicionar no campo, o Racing não oferecia perigo, pois seus jogadores pareciam fora de forma, algo comum em início de campeonato. Assim, o River foi dominando o jogo desde o início, embora não levasse perigo algum. Somente aos 5 minutos, quando Ortega resolveu incomodar sozinho a defesa do Racing, a equipe chegou ao gol. O camisa 10 driblou dois adversários e chutou da entrada da área, para boa defesa de Saja, que espalmou para lateral. O próprio Ortega cobrou, mandando a bola para uma zona que não tinha ninguém. Barrado apareceu de surpresa, pegou a bola e invadiu a área, sendo rasteirado pelo goleiro adversário. Ferrari cobrou o pênalti no ângulo direito de Saja, que até foi na bola, mas não evitou o primeiro gol do campeonato: River 1x0.

O gol parecia prenunciar o Racing saindo pro jogo e o River se aproveitando nos contra ataques, mas nada disso aconteceu. A equipe de Avellaneda ainda estava mal fisicamente e nada produzia. O time de Buenos Aires, contente com o resultado, tocava a bola. Mas, já nos acréscimos, o Racing teve a oportunidade de se organizar, quando teve um tiro de meta a seu favor. Saja cobrou no meio de campo para Ruben Capria que, pela primeira vez no jogo, pôde colocar a bola no pé e levantar a cabeça para organizar sua equipe. Assim, percebeu Acosta se movimentando livre na direita. O passe foi preciso e o camisa 9 recebeu já levando para dentro da área, para deslocar Carrizzo e empatar o jogo: Racing 1x1.

No intervalo, Francescoli tirou Gallardo e Ortega, que estavam bem mas tinham cartão amarelo, para colocar Coudet e Funes Mori. Isso obrigaria o River a mudar sua forma de jogar. Já Paralelo sacou os inoperantes Pelletieri e Latorre para colocar Fariña e Hauche.

O Racing voltou pro segundo tempo ainda às voltas com seus problemas físicos e o River, com suas dificuldades de armar. A equipe até tinha peças para chegar ao ataque, mas Coudet jogava muito recuado e isso obrigava Trezeguet a voltar e armar o jogo.

A equipe só conseguiu alguma coisa efetiva aos 4 minutos, quando Buonanotte voltou para armar o jogo e lançou Coudet na esquerda. O camisa 8 recebeu, trouxe pro pé direito e armou o chute, que não levou perigo. Mas, na preparação da jogada, Saja estava encoberto por Ferrari e empurrou o camisa 2 para melhorar a visão do lance. O juiz Juan Carlos Loustau viu o empurrão e marcou o pênalti. Ferrari cobrou novamente no ângulo direito de Saja, que se esticou todo, mas não chegou lá: River 2x1.

O Racing tentou deixar os problemas físicos de lado e partir pro ataque, o que foi perfeito pro River, que tinha o contra ataque ao seu dispor e uma equipe cansada do outro lado. Assim, aos 8 minutos, finalizaram o jogo em boa jogada. Placente protegeu no campo de defesa e sofreu falta de Hauche. O camisa 3 cobrou para Coudet no meio, que lançou Almeyda  na ponta direita. O camisa 5 recebeu, trouxe pra dentro e se aproveitou do fato de Trezeguet obstruir a visão de Saja para chutar cruzado. Quando o goleiro percebeu, Almeyda já comemorava: River 3x1.

Destaque do jogo: Pablo Ferrari. O camisa 2 não foi o melhor só porque cobrou bem os dois pênaltis, mas porque se apresentou como opção ofensiva constante. Além de ter sofrido o segundo pênalti, apareceu na armação, voltou para defender e mostrou que quando os jogadores de ataque têm dificuldades, os defensores podem resolver.

INDEPENDIENTE 1x2 VELEZ SARSFIELD

Duas das maiores decepções da temporada se enfrentariam no jogo de fundo. O Independiente prometia uma arrancada espetacular no ano, que foi derrubada logo na primeira rodada do Apertura (0x4 Boca) e, depois, fez uma campanha decepcionante. Mesmo assim, conseguiram o terceiro lugar no Apertura, para decepcionar novamente na Copa Olé. Enquanto seu esperado reforço para o meio de campo não chega, a equipe precisa de Gracián em forma. Já o Velez conseguiu fama ao conquistar o bicampeonato da Copa Olé e da Supercopa FIFUBO (2014 e 2016) e prometia ser  a sensação da temporada. Mas, apesar de fazer jogos memoráveis, o resultado positivo não vinha e, muitas vezes, um amargo empate era apresentado ao final dos jogos. O insosso quarto lugar no Apertura e a eliminação na rodada inaugural da Copa Olé mostram que a equipe vem jogando abaixo do que pode e cabe aos comandados de Tripa Seca mostrarem que podem mais.

O jogo começou maravilhoso. Com um minuto de jogo, cada equipe já tinha desperdiçado uma boa chance. Gracián corria o campo todo e parecia disposto a mostrar que será outro jogador neste Clausura. E foi de seus pés que a equipe inaugurou o marcador. Aos 2 minutos, Navarro cobrou tiro de meta e Insua ficou com a bola. Busse voou em um carrinho e roubou-lhe a bola, passando a Gracián. O camisa 19 avançou pelo meio e deu um bom passe na esquerda para Silvera. O camisa 11 recebeu de costas para a defesa, deu um lindo giro e desferiu um potente chute da intermediária. A bola ganhou altura e morreu no ângulo, surpreendendo Sosa: Independiente 1x0.

O gol deu tranquilidade à equipe de Avellaneda, que passou a dominar as ações, mas o gol não saía. Aí, aquela velha máxima do futebol resolveu dar as caras. Aos 5 minutos, Sabia desarmou Silvera e reiniciou o jogo, tocando a Gago. O camisa 5 inverteu para Sebá Dominguez na esquerda e o camisa 6 procurou Insua no meio. O camisa 11 abriu a Claudio Hussain na direita, que encontrou Turco Assad se movimentando para o meio. O camisa 9 recebeu a bola, driblou Montenegro e, da entrada da área, chutou forte de pé esquerdo, no canto de Navarro, para fazer Velez 1x1.

O jogo parecia bom, mas depois desse lance, as duas equipes recuaram e deixaram o tempo correr.

No intervalo, Bayer tirou Busse e Facundo Parra, que nada produziam, para colocar Acevedo e Gandin. Já Tripa Seca tirou Romero e Dario Hussain para colocar Cubero e Lucas Pratto.

Gracián cansou e o Independiente parou de produzir no segundo tempo. Já o Velez tinha dificuldades, pois Insua não tinha liberdade para jogar e Lucas Pratto errava tudo. A única coisa positiva foi a marcação do Velez, muito eficiente. Com isso, o jogo parecia fadado ao empate. Apenas parecia...

Aos 8 minutos, Gago fez um desarme espetacular em cima de Gandin e reiniciou o jogo para Gino Peruzzi na direita. O camisa 2 tocou a Claudio Hussain, que levantou a cabeça e olhou os atacantes. Como ambos estavam marcados nas pontas, Insua se movimentou pelo meio e foi ali que Hussain lhe passou a bola. Insua recebeu na meia lua, de frente pro gol, e mandou um ótimo chute, que tocou no travessão e quicou dentro do gol. Navarro deu um tapa para tirar, mas o juiz já anotava o gol: Velez 2x1.

Destaque do jogo: Turco Assad. Num jogo que tinha tudo para ser ótimo mas foi preguiçoso, a entrega do camisa 9 foi essencial. Marcou um gol, obrigou Navarro a ótima defesa em outro lance e se movimentou o tempo todo, mostrando ser uma boa opção para o Velez.

NOTAS RÁPIDAS

  • A primeira rodada se encerra neste domingo à noite ou na segunda-feira, já que o calendário do mês de agosto está meio apertado.
  • O milestone da rodada foi para Turco Assad. Ao empatar o jogo contra o Independiente, ele chegou a 30 gols com a camisa do Velez.
  • Em amistoso preparatório da nova equipe, o Imperatriz derrotou o CROL por 3x1, com dois gols de Ronaldo e um de Zidane, de pênalti. Leozinho fez para o time do Rio do Ouro. Os novos jogadores do Imperatriz estão passando por sucessivas sessões de aprimoramento físico, pois os botões estão "arranhando" na mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!