segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Torneio Clausura 2017 - Primeira Rodada - 07/08/2017

Finalmente! Depois de mais de uma semana, a primeira rodada do Clausura pôde ser finalizada. Os finais de semana foram intensos e, por isso, foi impossível realizar os jogos, mas a segunda-feira chegou como um dia de folga e o Itaquá Dome abriu as portas para um público mediano assistir a dois bons jogos. Vamos a eles!

BOCA JUNIORS 2x3 HURACÁN

Desanimados após a derrota na Copa Olé para o maior rival, os torcedores do Boca dão crédito a Sr Rússia, que diz que a equipe terá outra atitude neste Clausura. A ordem é dominar o jogo desde o início e frequentar a parte de cima da tabela sempre, vencendo os jogos e não se importando com o que vem pela frente. Já o Huracán quer apenas sair da situação incômoda em que está atualmente. Acostumado a incomodar os adversários na zona de classificação, o time fez campanha péssima no ano e jamais se portou como uma equipe que poderia ameaçar nas competições. A ordem é não se defender, mas recuperar o forte contra ataque.

A atitude pregada por Sr Rússia se fez vista no jogo todo. O Boca dominou o jogo desde o pontapé inicial e ficou com a bola. Palacio atuava como segundo atacante, mais para o meio (ao invés da ponta), dando opções de ataque. O Huracán, por sua vez, se fechava bem na defesa e esperava o Boca errar para partir para o contra ataque.

E foi assim que surgiu o primeiro gol. Aos 2 minutos, Cagna lançou Palacio, que chutou no travessão de Islas e a bola saiu para lateral. Danelon cobrou a Barrientos no meio, que inverteu a Centurión. O camisa 8 foi rápido no passe e deu no meio para Ruben Masantonio. O camisa 10 recebeu, se livrou de Serna, invadiu a área e chutou na saída de Abbondanzieri, que demorou a se mexer: Huracán 1x0.

Nem teve tempo de medir o efeito do gol, já que o Boca empatou na saída de bola, aos 3 minutos. Riquelme fez o 'toca y me voy' com Cagna, que esticou mais forte para o camisa 10. Islas saiu para fechar o ângulo, mas foi driblado por Riquelme, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: Boca 1x1.

Apesar de estar mais para pelada do que para uma partida organizada, o jogo ganhou em emoção. As duas equipes jogavam bem, para a frente, desperdiçando ótimas oportunidades num toma lá, dá cá incrível. Aos 8 minutos, no entanto, novo erro do Boca permitiu ao Huracán voltar a dominar o marcador. Riquelme abriu na direita para Palacio, para o camisa 19 procurar Palermo no meio da defesa. Mas Palacio ficou enfeitando a jogada e, a cada toque de efeito, Centurión aparecia mais perto até que conseguiu roubar-lhe a bola. Palacio o agarrou e o juiz marcou falta. Enquanto Palacio reclamava, Centurión tocou rápido para Ruben Masantonio no meio, que viu Cigogna nas costas da zaga. O passe foi preciso e o camisa 9 recebeu na entrada da área, à sua feição para mandar o scopetazzo e fazer Huracán 2x1.

Se o Boca ainda precisa de tempo e jogos para assimilar as táticas de seu novo treinador, ao menos já tem jogadas ensaiadas na saída de bola e foi assim que empatou, aos 9 minutos. Novamente, Riquelme fez o 'toca y me voy' com Cagna, mas o camisa 8 devolveu mais curto desta vez. Riquelme recebeu na intermediária, percebeu Islas adiantado e mandou um lindo chute colocado, sem chances para o goleiro, que se esticou todo: Boca 2x2.

No intervalo, Sr Rússia não perdoou a indolência de Palacio e o trocou por Guillermo Barros Schelloto. Também tirou Arruabarrena e colocou Battaglia. Já Sr Rabina tirou Danelon e Milano para colocar Erramuspe e Barrales, visando trocar Cigogna de lado.

O jogo continuou bom no segundo tempo, sendo que o Boca dominou as ações e conseguiu marcar os contra ataques do Huracán. Mesmo cansado, Riquelme ainda conseguia armar o jogo e, com a entrada de Schelloto, ganhou uma companhia na armação do jogo para Palermo. Mas, do outro lado, Islas fazia defesas impossíveis e mantinha o jogo empatado.

Isso foi até os 7 minutos, quando o Huracán armou uma jogada em tiro de meta. Islas cobrou no meio para Masantonio, que abriu na esquerda para Barrales. Recuando para sair da ponta para o meio, o camisa 11 levantou a cabeça e viu Cigogna livre do lado direito. O passe foi preciso e, novamente da entrada da área, o camisa 9 pôde soltar o scopetazzo tradicional e vencer Abbondanzieri: Huracán 3x2.

Destaque do jogo: Daniel Cigogna. Jogando livre no ataque e recebendo passes dos companheiros, o mito pôde fazer o que mais sabe. Marcou dois gols e levou seu time a uma surpreendente vitória.

ESTUDIANTES 4x1 SAN LORENZO

As duas piores equipes se enfrentavam no jogo que fechava a rodada. Em todas as competições, a disputa entre eles é ver quem será o último e quem será o penúltimo. Mesmo assim, a torcida deu crédito para este jogo. O Estudiantes tem uma meta bastante modesta para este Clausura. Ao invés de tentar vaga nos playoffs, o time de La Plata quer vencer duas partidas (já que só venceu uma no Apertura) e tentar terminar o campeonato em sexto. Os treinos de finalização se intensificaram. Já o San Lorenzo quer sair do incômodo último lugar no último Apertura e rondar a parte de cima da tabela. Sem meta fixa, quer consolidar seu esquema 4-3-3 e começar a transformar o bom futebol em vitórias e, mais importante, pontos.

O início de jogo foi o pior possível. As duas equipes erravam demais. Romagnoli resolveu jogar de centroavante e deixar a armação para Stracqualursi, o que fez com que nada fosse produzido do lado de Almagro. O Estudiantes, ao menos, tinha Verón. Após Rodrigo Braña tentar sair armando e errar um passe, o camisa 11 lhe deu uma bronca e mandou que ele fizesse a posição original de volante, marcando apenas. Melhor ainda aconteceria aos 3 minutos, quando Enzo Perez recebeu uma bola para armar o jogo em contra ataque e ficou dando toques inúteis na bola. Verón se aproximou, pediu a bola e inverteu em lançamento magistral para Boselli. O camisa 9 recebeu, invadiu a área e tocou na saída de Migliore, fazendo Estudiantes 1x0. Enquanto Boselli corria para a torcida, Verón cobrava empenho de Enzo Perez.

As broncas deram resultado e isso ficou visível aos 6 minutos. Erviti passou a Stracqualursi no meio e Rodrigo Braña, em sua posição original, roubou-lhe a bola e recuou ao goleiro Andujar, que abriu na direita da área com Federico Fernandez. O camisa 4 procurou Angeleri na direita, que procurou Verón no meio. O camisa 11 viu Enzo Perez partindo pela direita e lhe passou a bola. Perez recebeu, avançou, invadiu a área e chutou cruzado na saída de Migliore, fazendo Estudiantes 2x0. Desta vez, não houve broncas, apenas abraços.

Com 2x0, o Estudiantes dominou o jogo e jogou por música. O terceiro gol veio aos 9 minutos, quando Marco Rojo desarmou Romagnoli e tocou a Enzo Perez no meio. O camisa 7 tocou a Verón mais à frente e o camisa 11 abriu brilhantemente para Leandro Benítez na esquerda. O camisa 8 recebeu ao seu estilo, na meia esquerda, avançou e, da entrada da área, chutou colocado e fez Estudiantes 3x0.

Maravilhado com o jogo de sua equipe, Cristaldo não queria mudar. Mas sabia que sua equipe iria cansar e, por isso, escolheu Federico Fernandez e Gastón Fernandez para darem lugar a Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. Já que Federico insistia em armar jogadas e errava passes, que entrasse alguém que soubesse passar. Já Gastón passou apagado o primeiro tempo inteiro. Do lado do San Lorenzo, Nilson parecia desesperado. Desfez o 4-3-3 ao tirar Raul 'Pipa' Estevez (nulo em campo) e Stracqualursi (que insistia em jogar na armação) e colocou Bordagaray e Piatti. Assim, Erviti iria jogar como segundo atacante e, caso as coisas complicassem, podia voltar ao meio e fazer um 4-5-1.

O Estudiantes continuou jogando em altíssimo nível, apesar do cansaço. A equipe tocava a bola com inteligência e desperdiçava chances. O San Lorenzo, perdido, conseguiu um gol de honra na única vez que conseguiu armar alguma jogada. Romagnoli recebeu reposição de Migliore no meio e recuou a Piatti. O camisa 12 abriu na esquerda para Erviti, que saiu da ponta para o meio e fez um lançamento magistral para Bordagaray do lado direito. O camisa 13 invadiu a área e chutou forte na saída de Andujar, para fazer San Lorenzo 1x3 aos 6 minutos. Parecia não mais que um gol de honra...

E era só isso mesmo. O gol não desanimou o Estudiantes, que ampliou logo na saída de bola. Aos 7 minutos, a equipe fez a 'figura 8', com Verón tocando a Leandro Benítez e saindo para a esquerda. O camisa 8 tocou na direita para Angeleri, que invadiu a área e chutou na saída de Migliore. O goleiro conseguiu defender, mas a bola caiu aos pés de Hernan Rodrigo Lopez, que chutou o rebote para o gol vazio: Estudiantes 4x1.

Destaque do jogo: Enzo Perez. Verón receberia a honraria, por organizar a equipe com a bola nos pés e com as palavras. Mas o prêmio acabou indo para um dos "disciplinados" pelo camisa 11. Perez assimilou as broncas de Verón e partiu para o jogo. Após participar (ainda que desleixadamente) do primeiro gol, marcou o segundo e participou do terceiro (desta vez, ativamente). Se movimentou o tempo todo e se apresentou como legítimo armador que é.

CLASSIFICAÇÃO

1° Estudiantes - 3 pontos, 4 gols pró
2° River Plate - 3 pontos, 3 gols pró, 1 gol contra
3° Huracán - 3 pontos, 3 gols pró, 2 gols contra
4° Velez Sarsfield - 3 pontos, 2 gols pró
5° Boca Juniors - 0 ponto, 2 gols pró
6° Independiente - 0 ponto, 1 gol pró, 2 gols contra
7° Racing - 0 ponto, 1 gol pró, 3 gols contra
8° San Lorenzo - 0 ponto, 1 gol pró, 4 gols contra

ARTILHARIA

1° Juan Roman Riquelme (Boca Juniors), Daniel Cigogna (Huracán) e Pablo Ferrari (River Plate) - 2 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Diante da dificuldade de se realizar jogos, a primeira rodada só foi encerrada nesta segunda (já era para ter encerrado a segunda rodada). Mas o próximo final de semana promete ser cheio, então não há previsão de quando a segunda rodada será feita. Provavelmente, um mutirão será feito e todos os jogos poderão ser realizados no mesmo dia.
  • A mudança dos times argolados de mais de 15 anos de uso para times fechados pode render mais frutos. Depois do Imperatriz, é o Vasco quem pretende "trocar a frota". Caso seja realizado, contratará, ainda, os 3 jogadores argolados do Imperatriz que ainda atuam (Ramon, Elton e Rodrigo Pimpão). As negociações estão andando e mais surpresas podem vir por aí.
  • Dois jogadores atingiram milestones na rodada. Ao ampliar a vantagem de sua equipe, Enzo Perez chegou a 20 gols com a camisa do Estudiantes. Já o gol de honra no mesmo jogo foi o décimo de Fabian Bordagaray com a camisa do San Lorenzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!