domingo, 15 de janeiro de 2017

Torneio Apertura 2017 - Primeira Rodada - 15/01/2017

O domingo de sol trouxe um bom público ao Itaquá Dome, para o encerramento da primeira rodada do Apertura 2017. Aqueles que compareceram ao estádio viram os dois melhores jogos da rodada. Vamos a eles!

HURACÁN 3x3 VELEZ SARSFIELD

Empolgados pelo vice campeonato do Torneio Início, inclusive com a vitória sobre o mesmo Velez nas semifinais (1x0), o Huracán queria manter a marcação forte no meio de campo, a fim de impedir a liberdade que Insua precisa para jogar. Do outro lado, a ordem é esquecer o Torneio Início e se concentrar no Apertura. O Velez é temido e respeitado pelos seus oponentes, mas quer vencer uma liga longa, para mostrar a sua superioridade também em campeonatos onde a regularidade precisa aparecer.

Os torcedores que compareceram ao Itaquá Dome viram aqui o melhor jogo da primeira rodada. As duas equipes se multiplicavam em campo, criando jogadas de pé em pé, com todos os jogadores participando, tanto em armação de jogada quanto em desarmes. Mas faltava o gol e ele só apareceu aos 6 minutos, após o Huracán encontrar uma falha na defesa do Velez, pelo lado esquerdo. Apesar do bloqueio na entrada da área, Centurión conseguiu driblar Claudio Hussain e tocar para Cigogna dentro da área. O mito chutou e Sosa defendeu, com a defesa afastando. No rebote, Danelón tocou a Ruben Masantonio no meio e o camisa 10 tocou por cima de Claudio Hussain, no mesmo lugar onde Cigogna estivera. Desta vez, quem recebeu dentro da área foi Centurión que, com um chute forte, venceu Sosa e fez Huracán 1x0.

O gol premiava a eficiência defensiva do Huracán, mas uma falha no minuto seguinte quase pôs tudo a perder. Na saída de bola, aos 7, Insua fez o "toca y me voy" com Romero, recebendo na frente e em condições de chutar. O chute saiu fraco, mas Islas falhou e morreu abraçado com a bola no fundo das redes: Velez 1x1.

O gol até devolvia um pouco de justiça à partida, pois se o Velez não era sombra daquele time temido (fruto da boa marcação em cima de Insua), o Huracán também não era dominante. Mesmo assim, a equipe do globo conseguiu ir para o intervalo em vantagem, após uma jogada de contra ataque, onde Danelón tocou a Masantonio, que tocou na direita para Centurión. O camisa 8 se livrou de Sebá Dominguez com facilidade e invadiu a área, sendo agarrado por Sosa. Pênalti que Cigogna cobrou, no ângulo direito de Sosa, que até acertou o canto, mas não alcançou: Huracán 2x1.

No intervalo, Sr Rabina previu que o Velez ia intensificar os ataques pela ponta e, por isso, mudou o lado esquerdo. Tirou Minici e Milano e colocou Erramuspe e Barrales. Já Tripa Seca tirou os irmãos Hussain, completamente nulos em campo, para colocar Cubero e Lucas Pratto. Gago passou a ser o capitão da equipe.

A mudança de Tripa Seca deu resultado e o Velez passou a ocupar mais o meio de campo, abafando a saída do Huracán e saindo rápido em contra ataque. Também houve a inversão dos jogadores, com os armadores participando da armação e os volantes aparecendo no ataque, com Insua recuando para ajudar na saída de bola. Assim, aos 3 minutos, veio o empate. Insua reiniciou o ataque invertendo para Peruzzi na direita. O camisa 2 tocou a Lucas Pratto no meio, que viu Cubero se deslocando para a área. O passe foi preciso e o camisa 13 recebeu de frente, tocando na saída de Islas e fazendo Velez 2x2.

O gol incendiou a equipe do Velez, que partiu com tudo para buscar a virada. E, para isso, contou com o Huracán se abrindo mais. Aos 6 minutos, o Velez engatou uma boa jogada de contra ataque, quando Sebá Dominguez rebateu bola que ia para Cigogna. A bola sobrou para Gago na entrada da área, que abriu na esquerda para Emiliano Papa. O camisa 3 avançou pela ponta e, com um belo passe, deixou Turco Assad livre dentro da área, para tocar na saída de Islas e fazer Velez 3x2.

Com o gol, o Velez passou a tocar a bola e procurar os contra ataques, já que o Huracán saía enlouquecidamente. Mas a retranca que Sr Rabina armou no intervalo ao tirar um lateral e colocar mais um volante, impedia que os contra ataques do Velez terminassem em gol. Com isso, o jogo ganhou intensidade, com um toma lá, dá cá eletrizante. Após Sosa impedir um gol do Huracán, o Velez saiu em contra ataque, mas Pratto acertou a trave. Na tréplica, o Huracán chegou ao empate, com Cigogna. O mito recebeu passe de Villarruel, invadiu a área e chutou na saída de Sosa, fazendo Huracán 3x3 aos 9 minutos.

O Velez ainda teve a bola do jogo no último lance, mas Islas se esticou para espalmar o chute de Insua e impedir que no melhor jogo da rodada alguém saísse vitorioso.

Destaque do jogo: Centurión. Em um jogo em que Cigogna fez dois gols e todos jogaram bem, fica difícil escolher o melhor, mas este foi Centurión. Com um gol e um penal sofrido, ele ajudou a sua equipe. Além disso, sua movimentação constante resultava em marcação forte na defesa e armação no ataque.

ESTUDIANTES 2x3 RACING

O último jogo da rodada era uma incógnita total. O Estudiantes jogou bem no Torneio Início, mas foi eliminado logo de cara. Não se sabe ao certo o que eles farão no campeonato, mas a expectativa é a de que não se classificarão pros playoffs. Para mudar esse paradigma, é essencial que os armadores participem intensamente da partida e que os dois atacantes joguem, uma vez que quando um se destaca, o outro se omite. Já o Racing é incógnita total por conta de seus últimos jogos. O amistoso no fim de ano contra o Bangu (vitória de 2x1) e a eliminação precoce no Torneio Início acendem a luz amarela em Avellaneda, pois seus principais atletas não parecem estar em boas condições. Mas o Clássico de Avellaneda, na próxima rodada, seria combustível para começarem o campeonato com o pé direito.

A incógnita se traduziu num jogão de bola, com as duas equipes ocupando o campo e trocando passes. Todos os atletas participavam, tanto no ataque, quanto na defesa. O único problema é que as jogadas terminavam em chutes tortos ou fracos, para defesas fáceis dos goleiros. O primeiro gol só saiu aos 6 minutos, em linda jogada coletiva do Racing. Marcado por três jogadores, Acosta voltou para buscar o jogo e se movimentou para o lado oposto, fazendo a jogada conhecida como Figura 8 após tocar a Ruben Capria, que tocou a Latorre e este devolveu a Acosta. Agora, o camisa 9 recebia sem marcação, mas com os seus três marcadores a bloquearem a visão de Andujar. O chute de Acosta ganhou efeito e Andujar só percebeu quando a torcida do Racing já comemorava: 1x0.

O Estudiantes continuou jogando bem, mas não conseguia furar o bloqueio do time de Avellaneda, que encontrou o segundo gol no único ponto fraco do Estudiantes, que abre o meio de campo para jogar pelos lados. Aos 8, Saja cobrou o tiro de meta no meio para Ruben Capria, que recebeu e avançou sem oposição. Com isso, Rodrigo Braña teve que sair da marcação a Latorre para impedir o avanço do camisa 10 do Racing. Inteligentemente, Capria percebeu a liberdade dada a Latorre e abriu o passe na esquerda. O camisa 11 recebeu dentro da área e tocou com extrema categoria na saída de Andujar, fazendo Racing 2x0.

O resultado já era ótimo para o Racing e injusto com o Estudiantes, mas podia se dilatar ainda mais. Nos acréscimos, Verón chutou e a bola bateu na zaga, sobrando para Martin Simeone, que tocou no meio para Ruben Capria. O camisa 10 abriu na direita para Acosta, que atraiu a marcação e deu na esquerda para Latorre. O camisa 11 recebeu livre, invadiu a área e chutou rasteiro na saída de Andujar, fazendo Racing 3x0.

No intervalo, Cristaldo tentava juntar os cacos. Sua equipe jogava como nunca e perdia como sempre. Ele mudou o lado esquerdo, tirando Marco Rojo e Mauro Boselli, para as entradas de Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. A entrada de Sanchez servia para fechar mais o meio, por onde o Racing iniciou os 3 gols. Já Paralelo tirou Pelletieri e colocou Fariña só para dar ritmo ao seu defensor reserva.

Outra coisa que foi combinada no intervalo foi uma jogada ensaiada na saída de bola. Verón fez um toque para Enzo Perez e correu para a esquerda. Perez tocou mais na ponta para Gastón Fernandez e o camisa 10 começou uma tabela com Verón de um lado a outro do campo. Esse pingue-pongue deixou a defesa do Velez perdida, correndo de um lado para o outro, até que Verón deixou Gastón Fernandez livre dentro da área para chutar na saída de Saja e fazer Estudiantes 1x3 logo aos 30 segundos.

O Estudiantes começou a tomar conta do meio de campo e ocupar a intermediária defensiva do Racing. Mas a equipe de Avellaneda defendia com unhas e dentes o seu arco e se organizava em perigosos contra ataques. Porém, o Estudiantes estava mais organizado e, com isso, o Racing não levou muito perigo. O jogo ganhou contornos dramáticos aos 7 minutos, quando o Estudiantes tentou duas jogadas seguidas, para Gastón Fernandez e Hernan Rodrigo Lopez, que a defesa afastou. Enzo Perez pegou o rebote da última jogada e abriu para Verón na esquerda. Com seu giro característico, o camisa 11 ajeitou a bola para um chute preciso, no ângulo de Saja, para fazer Estudiantes 2x3. O Racing segurou o resultado até o final e saiu com uma boa vitória em sua estreia.

Destaque do jogo: Diego Latorre. O camisa 11 se movimentou bem e se apresentou como a principal peça de ataque do Racing, marcando dois gols e ajudando sua equipe a sair com a vitória.

CLASSIFICAÇÃO

  1. River Plate - 3 pontos, 5 gols pró
  2. Boca Juniors - 3 pontos, 4 gols pró
  3. Racing - 3 pontos, 3 gols pró
  4. Huracán - 1 ponto, 3 gols pró
  5. Velez Sarsfield - 1 ponto, 3 gols pró
  6. Estudiantes - 0 ponto, 2 gols pró
  7. Independiente - 0 ponto, 0 gol pró, 4 gols sofridos
  8. San Lorenzo - 0 ponto, 0 gol pró, 5 gols sofridos

ARTILHARIA
  1. David Trezeguet (River Plate) - 3 gols
  2. José Horácio Basualdo (Boca Juniors), Martin Palermo (Boca Juniors), Daniel Cigogna (Huracán) e Diego Latorre (Racing) - 2 gols

NOTAS RÁPIDAS
  • Após o jogo, a Federação se reuniu e decidiu mudar o sistema de sorteio de arbitragem. Atualmente, o árbitro que apita um jogo é excluído dos dois sorteios seguintes. Mas isso não impediu o juiz Dula Rápio de apitar o primeiro jogo do campeonato e voltar, ainda nessa rodada, para apitar o último. Com a nova regra, além de ficar impedido de participar dos dois sorteios seguintes, o árbitro também é impedido de apitar na mesma rodada.
  • Também após o jogo, em caráter experimental, a Federação nomeou um novo auxiliar. Agora, o quadro de auxiliares conta com 4 profissionais, com a chegada do ex jogador do Imperatriz e do Itacoatiara Surfers Rosálvio.  Ele irá participar de alguns jogos e a Federação avaliará se sua contratação será permanente ou se outro auxiliar será contratado.
  • Dois jogadores alcançaram milestones na rodada. Ao virar o jogo para a sua equipe contra o Huracán, Turco Assad chegou a 20 gols com a camisa do Velez. Já o giro espetacular e o chute preciso fizeram Verón chegar a 30 gols com a camisa do Estudiantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!