sábado, 7 de janeiro de 2017

Copa 3 Corações 2017

A bola começa a rolar em 2017 com a tradicional Copa 3 Corações, torneio triangular que reúne Imperatriz, Dallas Stars e Vasco. Pela primeira vez na História, era impossível apontar um favorito, motivo pelo qual o público compareceu em bom número ao Itaquá Dome, apesar do calor intenso. Ao final dos três jogos, a equipe com o maior número de pontos seria coroada como campeã. Caso houvesse empate em pontos, a equipe com o maior número de gols pró seria declarada vencedora e, persistindo o empate, quem tivesse sofrido menos gols levava a taça. Se ainda assim houvesse empate, as equipes disputariam nos pênaltis o título, em apenas uma disputa se houvesse empate entre duas equipes ou um triangular de penais se houvesse triplo empate. Mas nada disso foi necessário, embora tenha sobrado emoção. Vamos aos jogos!

IMPERATRIZ 4x2 VASCO

Atual bicampeão, o Imperatriz enfrenta problemas. Com a torcida pedindo pela modernização da equipe, o técnico Dircys sabe que alguns reforços são bem vindos, mas o mercado não está favorável. Por esse motivo, ele ainda deposita nos pés de Zenden a esperança de chegar ao tricampeonato. Do outro lado, problemas também aparecem. A última Copa 3 Corações expôs os problemas do Vasco, a falta de entrosamento e a deficiência física da equipe. Antônio Lopes sabe disso. Para derrotar seu oponente, armou uma cabeça de área com dois homens de marcação (Nasa e Bruno Lazaroni) e apostava em contra ataques rápidos pelas pontas.

A estratégia de Lopes deu certo e o Vasco conseguiu anular as principais jogadas de ataque do Imperatriz. Com Lazaroni marcando Zenden em cima, o Imperatriz precisava de Etcheverry na armação. Mas a marcação pesada do Vasco impedia a bola de chegar a Elton. E, assim, os contra ataques se ofereciam. Foi assim aos 2 minutos, quando Nasa interceptou bola que ia para Elton e foi puxado pelo camisa 9. Ele cobrou a falta para Petkovic, que ligou rápido na esquerda com Donizete. O camisa 13 avançou sem marcação e, da entrada da área, chutou alto e forte, sem chances para Charlie Brown, fazendo Vasco 1x0.

O Imperatriz percebeu que se expunha muito aos contra ataques e, por conta disso, recuou um pouco para se reorganizar. A equipe ganhou em saída de bola e teve mais opções para chegar ao ataque, embora o Vasco ainda marcasse bem. Aos 4 minutos, Charlie Brown repôs no meio para Etcheverry, que abriu na direita para Triton. Com belo passe em profundidade, o lateral encontrou Rodrigo Pimpão, que invadiu a área e chutou na saída de Carlos Germano, fazendo Imperatriz 1x1.

O jogo ficou emocionante e as equipes desperdiçaram boas oportunidades. Mas, aos 9 minutos, não houve como. Edmundo recebeu de Maricá na direita e chutou, com Charlie Brown espalmando para lateral. O próprio Edmundo tocou a Donizete, que invadiu a área e chutou cruzado, desta vez sem chances para o goleiro adversário: Vasco 2x1.

No intervalo, Dircys ousou. Tirou dois dos principais jogadores da equipe (Zenden e Denilson) e colocou Paulo Isidoro e Dinei. Já Antônio Lopes colocou Rogério Pinheiro e Beto nos lugares de Maricá e Bruno Lazaroni. Gilberto ia sair, mas Maricá sentiu uma lesão de pré-temporada e acabou saindo. A intenção de Lopes era se fechar mais e apostar em um ou outro contra ataque.

A jogada de Lopes continuou funcionando, mas um erro de arbitragem mudou a cara do jogo. Aos 2 minutos, Edmundo encontrou Donizete em mais um contra ataque e o camisa 13 chutou da entrada da área. A bola bateu no travessão, quicou e saiu. Os jogadores do Vasco alegaram que a bola entrou, mas o juiz disse que não e mandou o jogo seguir. Com isso, Ramon recebeu na esquerda e tocou para Etcheverry. O camisa 7 tocou mais à frente para Elton, que deixou a bola passar, encontrando Paulo Isidoro livre. O camisa 8 dominou e, da meia lua, mandou sua tradicional bomba, vencendo Carlos Germano e fazendo Imperatriz 2x2.

Os jogadores reclamaram muito, mas o jogo continuou e o Vasco se desconcentrou. Melhor para o Imperatriz, que cresceu no jogo e virou aos 5 minutos. Ramon recebeu de Stam e avançou pela esquerda. Quando a marcação chegou, ele passou a Dinei, que trouxe da ponta para o meio e chutou cruzado, fazendo Imperatriz 3x2.

Esse gol desmontou o Vasco de vez, fazendo a equipe não acertar mais nada no jogo. O Imperatriz tocava a bola à espera do fim do jogo, mas ainda encontrou aos 9 minutos uma forma de ficar mais confortável. Paulo Isidoro tocou a Elton que, de costas pro gol, tocou atrás para Dinei. O camisa 18 chutou fraco, mas Carlos Germano falhou e engoliu um frango incrível, dando números finais ao jogo: Imperatriz 4x2.

Enquanto os jogadores do Vasco cercavam o juiz, os do Imperatriz celebravam a bravura de Dircys, que tirou dois dos principais jogadores do time e seus reservas resolveram a partida.

VASCO 4x0 DALLAS STARS

Com a derrota, o Vasco desanimou de vez e passou a sonhar com o impossível. Precisava vencer fazendo, pelo menos, 3 gols no Dallas (para chegar a 5 pró) e torcer pro Dallas derrotar o Imperatriz sem fazer mais gols que o Vasco, no total. Sabendo que tal tarefa era impossível, Antônio Lopes promoveu mudanças na equipe. Saíram Carlos Germano (após a incrível falha), Maricá (por lesão), Nasa (opção tática) e Marcelinho (que não correspondeu) e entraram Márcio, Thiago Maciel, Leo Lima e Allan Delon. Já o Dallas queria uma boa campanha e só, já que seus jogadores não estavam em boa forma física, técnica e tática.

E foi isso mesmo, o Vasco dominando o jogo desde o início e o Dallas perdido em campo. O primeiro gol veio logo aos 2 minutos, quando Petkovic tocou a Donizete na ponta e o camisa 13 viu Edmundo se posicionando no meio. O passe foi preciso e o camisa 10 ainda ajeitou antes de chutar sem chances para Marty Turco, fazendo Vasco 1x0.

O gol foi bom para a equipe se acalmar, mas Lopes ainda queria pelo menos mais 2 gols, para o Vasco liderar. Assim, a equipe continuou marcando no campo do adversário e procurando chutar sempre que possível. Mas os tiros sempre paravam nas mãos de Marty Turco ou iam para fora. O nervosismo começou a bater e o time passou a errar passes. Mas a inspiração veio em Bruno Lazaroni, que já tinha parado Zenden no primeiro jogo e, agora, parava Mike Modano. Os jogadores viram a entrega do camisa 12 e resolveram botar a bola no chão. Os toques começaram a sair e, aos 9 minutos, Allan Delon deu ótimo passe em profundidade para Edmundo, que invadiu a área e chutou na saída de Marty Turco, fazendo 2x0.

O resultado já era ótimo para ir para o intervalo, mas ainda havia coelho dentro desta cartola. Após Bruno Lazaroni desarmar Mike Modano mais uma vez, a bola sobrou para Petkovic no meio e o sérvio inverteu para Edmundo na direita. O camisa 10 tocou no meio para Allan Delon e o camisa 28 deu um chute seco, que ganhou altura e morreu no fundo das redes de Marty Turco. O goleiro só viu  quando a bola já estava lá dentro: Vasco 3x0.

No intervalo, Antônio Lopes resolveu aumentar o poderio ofensivo, colocando Siston no lugar de Gilberto e Dominguez no lugar de Petkovic. Já Ken Hitchcock tentava juntar os cacos e colocar jogadores acostumados com o futebol, pois seus jogadores de hóquei apostavam muito no "dump and chase" (tática de rifar a bola e sair correndo atrás dela) e o time precisava de quem colocasse a bola no chão. Assim, saíram Mike Keane e Bill Guerin e entraram Zayas Loyola e Armstrong.

O jogo recomeçou  e foram precisos 40 segundos para o Vasco encontrar as redes. A bola foi recuada para Zayas Loyola e o meiocampista cubano furou horrendamente. Leo Lima pegou a bola na esquerda e correu. Zayas Loyola tentou se recuperar e desarmar o camisa 7, mas só serviu para tomar um drible desmoralizante. Leo Lima chutou da lateral da área, cruzado, e fez Vasco 4x0.

No final, os jogadores do Vasco se despediram do torneio e já esperavam a medalha de prata, pois era impossível que o Dallas derrotasse o Imperatriz jogando tão mal. Já o Dallas deixou a grande bomba para o fim do jogo. Ken Hitchcock avisou que sua equipe estava sentindo o peso da idade e que, por isso, esta seria a última competição oficial que o time jogaria.

DALLAS STARS 4x0 IMPERATRIZ

Ninguém sabia ao certo o que o Dallas faria, em seu último jogo oficial. Ken Hitchcock tirou Sergei Zubov e colocou Daryl Sydor, o único que não tinha entrado em campo ainda. Já Dircys, certo do título, poupou alguns jogadores, para dar oportunidade a outros. Saíram do time Triton, Stam, Ramon, Elton e Denilson, entrando Anderson Lima, Consuelo, Numan, Vander Carioca e Benjamin.

O jogo começou como uma festa do Imperatriz. A cada toque, a torcida comemorava. Com mais liberdade, Zenden tabelou e arriscou alguns bons chutes. Mas Marty Turco fazia cada defesa de ponta de dedos que irritava. O gol não saía e o Imperatriz começava a dar espaços para o Dallas, que começou a se soltar. E assim foi até os 6 minutos, quando Jason Arnott voltou ao meio de campo e foi tabelando, ora com Turgeon, ora com Morrow, até arriscar da intermediária. O forte chute encontrou o ângulo de Charlie Brown e o Dallas fez 1x0.

O gol fez os jogadores do Imperatriz ficarem apreensivos, muitos não conseguiram mais jogar. Para piorar, os que deviam acalmar os ânimos brigavam entre si. Foi assim aos 9 minutos, quando Cristóvão tocou a Etcheverry e o camisa 7 se atrapalhou com a bola, obrigando Cristóvão a fazer falta em Arnott. Enquanto Cristóvão e Etcheverry discutiam, Arnott tocou a Guerin na esquerda e o camisa 13 tocou a Mike Modano dentro da área. Sem marcação, o camisa 9 chutou forte e venceu Charlie Brown, fazendo Dallas 2x0.

No intervalo, Ken Hitchcock voltou a colocar Zayas Loyola e Armstrong, nos lugares de Mike Keane e Bill Guerin. Já Dircys teve que colocar ordem na casa, barrando Cristóvão e Etcheverry para colocar Rodrigo Souto e Paulo Isidoro. Com tantas variações táticas que ele poderia fazer, teve que punir os dois brigões. Leão passou a ser o capitão, no lugar de Etcheverry, e Dircys dizia que o time tinha 10 minutos para fazer 2 gols.

Mas quem fez os 2 gols foi o Dallas. O Imperatriz jamais conseguiu levar perigo ao gol de Marty Turco e o Dallas, desinteressado, fazia jogadas de ataque quando podia. Após um dump and chase, Mike Modano recebeu no meio. De costas pro gol, ele viu Armstrong correndo na esquerda. O passe foi preciso e o camisa 16 chutou cruzado após invadir a área, fazendo Dallas 3x0, aos 5 minutos

Ali, o Imperatriz jogou a toalha. Apenas via seus torcedores deixando o estádio e os poucos que ficaram começaram a vaiar e pedir por reforços. Por outro lado, a torcida do Vasco voltou ao estádio e começou a vibrar a cada toque dos jogadores do Dallas. Ainda celebraram aos 8 minutos, quando uma linda jogada que passou por Matvichuck, Turgeon, Zayas Loyola. Jason Arnott e Mike Modano encontrar Jere Lehtinen livre na direita, dentro da área, para tocar na saída de Charlie Brown e fazer Dallas 4x0.

Com esse resultado, pela primeira vez na História, o campeão não estava em campo após o apito final. Os jogadores do Vasco celebravam na concentração, enquanto os do Imperatriz tentava entender o que houve.

VASCO DA GAMA CAMPEÃO DA COPA 3 CORAÇÕES 2017

Na Copa mais disputada de todos os tempos, as 3 equipes venceram um jogo e perderam outro. Todas as equipes fizeram 4 gols em suas vitórias. A diferença foi que o Vasco fez 2 em sua derrota e, com 6 gols pró, interrompe a hegemonia do Imperatriz e celebra sua quarta Copa 3 Corações (2004, 2005, 2014, 2017). Curiosamente, a equipe que entrou em campo como a virtual campeã (Imperatriz) saiu de campo com a medalha de bronze (apesar dos 4 gols marcados, sofreu 6). A equipe que se despediu das competições oficiais (Dallas Stars) sai com uma medalha de prata (marcou 4 gols e sofreu outros 4) e o time que saiu de campo como derrotado voltou a campo para se sagrar campeão.

O vice presidente da FIFUBO com os atletas Donizete (Vasco), Dinei (Imperatriz) e Edmundo (Vasco), artilheiros da Copa  3 Corações, com 2 gols cada
Os jogadores do Imperatriz mostraram um desânimo total ao receberem a medalha de bronze. Ouviram vaias estrondosas e ainda tiveram que explicar como a soberba os levou à derrota.

Jogadores e comissão técnica do Imperatriz, em foto oficial após receberem a medalha de bronze
Já os jogadores do Dallas saíram ovacionados. Além do vice campeonato, foram homenageados pelas outras duas equipes.

Jogadores e comissão técnica do Dallas Stars, com a medalha de bronze e aplaudidos pelos jogadores de Imperatriz e Vasco, além de árbitros, jornalistas e dirigentes
Já os jogadores do Vasco festejavam sem ainda acreditarem no que tinha acontecido. Desacreditados, voltaram a campo ovacionados pelos seus torcedores e comemoraram muito quando a taça foi entregue.
O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, entrega a Copa 3 Corações ao capitão do Vasco, Mauro Galvão
Assim, o Vasco conquista a primeira taça entregue pela FIFUBO em 2017 e celebra a volta de um futebol envolvente, que dominou a FIFUBO na primeira década do novo milênio. O Vasco se garante nas quartas de final da Supercopa FIFUBO, no fim do ano, contra o time campeão da Copa Rio. Se o Vasco ganhar esta competição, vai às semifinais da Supercopa automaticamente.
Foto oficial dos campeões da Copa 3 Corações, com Mauro Galvão erguendo o troféu à frente
NOTAS RÁPIDAS
  • Confirmada a retirada do time do Dallas Stars, o presidente da FIFUBO, Gabriel Omar Batistuta, garantiu que a Copa 3 Corações continuará sendo disputada, com apenas duas equipes desta vez. Vasco e Imperatriz farão o jogo único que abre o calendário anual da FIFUBO e o vencedor levará o troféu. A Copa, no entanto, não dará mais vaga à Supercopa FIFUBO. O campeão da Copa Rio entrará diretamente na semifinal da Supercopa.
  • Batistuta também confirmou que o troféu de artilheiro da Supercopa FIFUBO se chamará Troféu Mike Modano, em homenagem ao maior artilheiro da FIFUBO, o único que passou da casa  dos 100 gols.
  • Outra homenagem ao Dallas Stars confirmada por Batistuta foi um jogo, em data ainda a ser marcada e contando como oficial, entre o Dallas Stars e uma seleção da FIFUBO, composta tanto pelos times brasileiros quanto pelos argentinos.
  • Neste domingo será realizado o Torneio Início do Apertura 2017, em data única. Assim sendo, no próximo fim de semana já começa o Torneio Apertura 2017.
    Jogadores e comissão técnica do Vasco dão a volta olímpica com a Copa 3 Corações. Os jogadores Rogério Pinheiro e Beto erguem o treinador, Antônio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!