domingo, 2 de fevereiro de 2014

Torneio Início Apertura 2014 - Fase final

Neste domingo foram realizadas as semifinais e a grande final do Torneio Início do Apertura 2014. Com a presença de autoridades políticas ao Itaquá Dome, três grandes jogos, muita emoção e polêmica na final!

SAN LORENZO 1x0 INDEPENDIENTE

Jogando um futebol vistoso (goleou o Boca por 4x1), o San Lorenzo vinha embalado e com mudanças na equipe. Saíram os laterais Johnathan Ferrari e Luciatti e o atacante Raul 'Pipa' Estevez e entraram Tellechea, Erviti e Bordagaray. Com Erviti na lateral esquerda, a equipe ganhava mais um armador para ajudar Romagnoli. Já Bordagaray fazia com que a equipe jogasse com os atacantes em linha, sendo que Stracqualursi jogaria do lado direito desta vez. Bem menos badalado, o Independiente só se classificou por ter um escanteio a favor (empatou em 1x1 com o Velez), mas não parecia se importar muito com a classificação, somente em dar ritmo a seus jogadores. Para isso, Bayer tirou Mattheu e Facundo Parra e colocou Acevedo e Gandin. As mudanças se justificavam. No caso de Acevedo, testá-lo na zaga e não desfazer o meio de campo, tão bem armado. No caso de Gandin, colocar um atacante de velocidade para auxiliar Silvera.

O jogo foi bom, com as duas equipes marcando bem e organizando boas jogadas. O Independiente acertou a trave duas vezes (com Silvera e Gracián), contra uma do San Lorenzo (de Stracqualursi) até o gol sair, aos 8 minutos. Romagnoli recebeu bola roubada por Reynoso e avançou pela direita. Ele tirou um chute cruzado e a bola fez uma curva incrível, com velocidade, até entrar no ângulo de Hilário Navarro, fazendo San Lorenzo 1x0 e garantindo a vaga na grande final, além de bater no peito, apontar pro chão e fazer a taunt da Paloma.

RACING 3x1 RIVER PLATE

O Racing, vindo de bom jogo contra o Estudiantes (vitória por 2x1), queria manter o bom futebol e derrotar o campeão do Clausura 2013. Para isso, além da substituição de Pelletieri e Latorre por Fariña e Hauche, Madeirite exigiu marcação forte de seus jogadores. Já o River, com o intuito de preparar todos os jogadores para o Superclássico na abertura do Torneio Apertura, mas sem descuidar de uma possível vaga à final do Torneio Início, tinha suas mudanças. Saíram Barrado e Trezeguet e entraram Coudet e Funes Mori. Muitos achavam que Francescoli tinha dado um tiro no pé...

E o pior é que tinha mesmo. Desorganizado, o River não conseguia articular jogadas. Era comum ver 3 ou 4 jogadores se atrapalhando no mesmo lado, o que abria buracos no campo. Além disso, uma marcação eficiente liderada por Martin Simeone travou as principais opções de saída do River, obrigando a equipe de Nuñez a tentar armar com Coudet, que errava passes em profusão. Numa dessas jogadas, aos 3 minutos, Coudet perdeu para Fariña e teve que fazer a falta. Embora fosse de longe, Ruben Capria ajeitou e chutou por cima da barreira, vencendo Carrizzo e fazendo Racing 1x0.

O River tentava, mas ainda estava desarticulado, sucumbindo à marcação do Racing. E isso foi letal aos 4 minutos, quando Quiroz pegou bola descartada pelo River e tocou para Ruben Capria. O camisa 10 tocou para Fariña na direita e, mais ou menos do local onde havia saído o primeiro gol, o camisa 12 chutou, vencendo Carrizzo e fazendo Racing 2x0.

A essa altura, com 2x0 no placar e um escanteio a favor, o jogo era todo do Racing e o River passou a tentar chutes de longe, sem surtir efeito.  Aos 6 minutos, o golpe de misericórdia. Em bola rifada, Pocchetino tocou para Enrique na lateral esquerda. O camisa 3 encontrou Martin Simeone e tabelou com ele. Enrique recebeu de novo e chutou rasteiro da entrada da área, contando com falha de Carrizzo para ampliar: Racing 3x0.

Entregue, o River conseguiu o gol de honra aos 9 minutos, quando Funes Mori tocou para Coudet chutar de muito longe e surpreender Saja, que não se mexeu, mas já era tarde demais. A derrota por 3x1 e o péssimo futebol apresentado pelos reservas acende a luz de alerta para o River, em semana de Superclássico.

SAN LORENZO 1x1 RACING

A grande final colocava em campo as duas equipes que apresentaram o melhor futebol, fazendo justiça ao futebol arte que se prega na FIFUBO. Com a volta dos titulares, o San Lorenzo ia a campo com 1. Migliore, 2. Johnathan Ferrari, 3. Tula, 4. Ameli e 6. Luciatti; 5. Reynoso, 8. Buffarini, 12. Piatti e 10. Romagnoli (c); 9. Stracqualursi e 7. Raul 'Pipa' Estevez. O Racing vinha também com seus titulares de volta: 1. Saja, 2. Diego Capria, 4. Gamboa, 6. Pocchetino, 3. Enrique; 5. Quiroz, 7. Pelletieri, 8. Martin Simeone e 10. Ruben Capria (c), 9. Acosta e 11. Latorre.

E foi um jogão, digno do futebol apresentado pelos times neste Torneio Início. Logo aos 2 minutos, Ferrari cobrou lateral para Stracqualursi, que deu belo drible em Pocchetino e chutou cruzado para fazer San Lorenzo 1x0.

Aos 4 minutos, foi a vez do Racing marcar um gol desta forma. Diego Capria cobrou lateral para Acosta, que driblou Ameli e chutou cruzado para fazer Racing 1x1.

O jogo continuou num nível altíssimo, com os dois camisas 9 levando perigo, mas os goleiros foram eficientes e fizeram ótimas defesas para garantir o empate. O título, no entanto, foi decidido no último lance, quando Piatti não conseguiu o domínio e Ruben Capria estourou a bola, que tocou em Piatti e saiu em corner. Com um escanteio contra nenhum do adversário, o Racing saiu de campo vitorioso. Os jogadores do San Lorenzo partiram para cima do árbitro José Roberto Wright, mas sem razão, pois a bola desviou em Piatti escandalosamente.

RACING CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO APERTURA 2014

O título, embora apenas simbólico, foi muito comemorado pelo Racing que, em 5 competições, conquistou 3 e foi vice em uma, consolidando-se como o maior campeão da fase argentina da FIFUBO (River e Independiente têm dois títulos cada e o Boca tem um só). A respeito da conquista, o capitão Ruben Capria disse o seguinte: "Dizem que Torneio Início só vale como preparação e apresentação, mas conta como título e nós sabíamos disso desde o início. O trabalho de pré-temporada focou na preparação a longo prazo e os resultados apareceram de imediato. Agora, vamos com tudo para conquistar o Apertura também!"
 
Já o treinador Madeirite foi mais realista: "É lógico que estamos contentes com a conquista deste título, é o terceiro do Racing desde que começamos a disputar competições, no meio do ano passado. Mas se formos parar para pensar, os títulos (Copa Olé, Supercopa FIFUBO e Torneio Início) são torneios de tiro curto. Temos que nos preparar melhor para competições longas, como é o caso do Apertura que se inicia na semana que vem. Vamos embalados para nos classificar aos playoffs".

Lamentando a decisão do árbitro, Romagnoli preferiu exaltar o bom campeonato de sua equipe: "Ficamos muito tristes com este escanteio dado pelo árbitro no último momento. Era a nossa chance de conquistar o primeiro título. Mas estou muito feliz pela campanha de nossa equipe. Quando ficamos em último no Clausura, todos diziam que nosso time era fraco, mas fizemos uma pré-temporada muito forte, visando tornar o San Lorenzo grande. Vencemos dois jogos com autoridade e empatamos o último. Saímos de cabeça em pé.  Saio como artilheiro (3 gols), mas trocaria pelo título. Vamos com tudo para o Apertura!".

O Torneio Apertura começa no próximo sábado, com o Superclássico River Plate x Boca Juniors e a partida entre Independiente x Huracán. No domingo, completam a rodada Estudiantes x Racing e San Lorenzo x Velez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!