domingo, 16 de fevereiro de 2014

Torneio Apertura 2014 - Segunda Rodada - 16/02/2014

No finalzinho da tarde deste domingo, com céu nublado e chuva fraca caindo no decorrer das partidas, foi encerrada a segunda rodada do Apertura 2014, com dois jogos muito bons. Vamos a eles!

BOCA JUNIORS 3x2 INDEPENDIENTE

Com um princípio de pressão ao seu trabalho, Paralelo sabia que a vitória sobre o Independiente seria importante. Vindo de derrota para o River (2x3) na estreia no campeonato e com a torcida pressionando por mudanças, o treinador manteve o mesmo time para este novo clássico. Já o Independiente também tinha certa desconfiança pois, apesar de vencer na estreia (3x2 no Huracán), ainda não apresentou bom futebol, se salvando graças ao hat trick de Silvera na primeira rodada.

O jogo começou com o Boca tomando a iniciativa. Com Riquelme se movimentando e buscando o jogo, a equipe tinha como ir ao ataque, mas seus atacantes eram bem marcados. Com o meio congestionado, coube aos laterais buscar o avanço, conforme orientação tática de seu treinador. E foi assim que o primeiro gol surgiu, aos 5 minutos. Escudero roubou bola que seria de Silvera e partiu para o ataque, tabelando com Ibarra e deixando o lateral em boas condições para chutar e fazer Boca 1x0.

O gol acordou o Independiente, que não tinha boa organização ofensiva. Embora Facundo Parra buscasse o jogo, Gracián não jogava bem, sucumbindo à marcação de Basualdo. Assim como o Boca buscava o ataque com seus defensores, o Independiente encontrou esta solução e, nos acréscimos do primeiro tempo, Matheu desarmou Palermo e tocou para Vella na direita. O camisa 2 avançou e tocou para Gracián na esquerda. O camisa 19 puxou a bola para o pé direito e chutou bonito, sem chances para Abbondanzieri, fazendo Independiente 1x1.

No intervalo, Madeirite e Bayer não quiseram mudar, evidentemente satisfeitos com o comportamento tático de suas equipes. Talvez tenha faltado coragem para tirarem os artilheiros Palermo e Silvera, que eram marcados com eficiência. Acabariam acertando nisso também...

O jogo ficou muito bom no segundo tempo, quando começou a chover mansamente. O Independiente começou a tomar as rédeas da partida e chegou à virada aos 2 minutos, quando um bate rebate na intermediária sobrou para Mareque. O camisa 3 tocou a Fredes no meio, que puxou contra ataque na esquerda para Silvera. O camisa 11 deu lindo corte que deixou Ibarra no chão e chutou na saída de Abbondanzieri para fazer seu quarto gol no campeonato: Independiente 2x1.

O Independiente continuou dominando as ações até que começou a chover mais forte, quando o Boca acordou. Escudero se lançou ao ataque e tocou para Ibarra no dois-um, recebendo dentro da área e chutando na saída de Navarro, empatando a partida aos 5 minutos: Boca 2x2.

A partir daí, o jogo ficou aberto. Com as duas equipes tocando com categoria e buscando o gol a todo momento, só um toque dramático faria o jogo se resolver. E foi assim que, aos 9 minutos, Riquelme deu carrinho para recuperar a bola em cima de Parra, tocando para Basualdo na esquerda. O camisa 11 tocou mais à frente para Palermo que, da intermediária, acertou lindo e forte chute para vencer Navarro e dar números finais ao jogo: Boca 3x2.

Destaque do jogo: Hugo Ibarra. O lateral direito do Boca chamou a responsabilidade para si. Pela tática imposta por Paralelo, quando os volantes não puderem ajudar a armação pelo meio, cabe aos laterais abrir o jogo, deixando para os volantes a responsabilidade da marcação. Com isso, Ibarra se lançou ao ataque, fez boas jogadas, marcou um gol, deu uma assistência e foi a opção mais perigosa para o Boca numa partida em que a vitória era crucial.

VELEZ SARSFIELD 1x2 RIVER PLATE

O último jogo da rodada colocava em campo um Velez que ainda é uma incógnita. Valdir Espinoza pensou em trocar Romero por Cubero, mas manteve o camisa 7, visando dar maior ritmo antes de trocar. Além disso, pediu aos seus volantes que ajudassem a dificultar o toque de bola do River. A equipe, vinda de derrota para o San Lorenzo (2x3), não tinha motivos para pânico, por ainda estar buscando a melhor formação. Já o River, vindo de vitória no Superclássico (3x2), tinha dificuldades por não conhecer o adversário. Francescoli manteve a equipe e pediu para eles fazerem o jogo deles, sem se importar com o adversário.

A rigor foi isso que aconteceu. O River tomou a iniciativa e chegou ao seu gol logo aos dois minutos. O River forçou o Velez a se desfazer da jogada no meio. Barrado tocou para Berizzo na esquerda, que deu a Buonanotte na ponta. O camisa 30 tocou rápido a Trezeguet no meio e o camisa 7 driblou Gago com facilidade antes de chutar forte e vencer Sosa, fazendo River 1x0.

O gol desarticulou o Velez, que errou a saída e quase viu o River ampliar. Mas, em novo contra ataque aos 4 minutos, nada pôde ser feito. Novamente forçando o Velez a se desfazer da bola, Barrado tocou a Berizzo na esquerda. O lateral fez belo lançamento invertendo o jogo e pegando Trezeguet livre para chutar da entrada da área e fazer River 2x0.

A goleada parecia desenhada, mas o Velez foi reequilibrando o jogo. Com Insua saindo para o jogo com mais liberdade, as jogadas começaram a aparecer e foram empurrando o River de volta para sua área. Aos 10 minutos, finalmente encaixaram uma jogada de irmãos. Insua tocou para Claudio Hussain na direita, o camisa 8 avançou e tocou em profundidade para Dario Hussain invadir a área e tirar Carrizzo da jogada, fazendo Velez 1x2.

No intervalo, só o Velez trocou. Saíram Romero e Turco Assad e entraram Cubero e Lucas Pratto. O Velez melhorou e teve mais presença no ataque, dando o contra ataque ao River. Mas o placar não mudou.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Menção honrosa à belíssima atuação de Diego Armando Barrado, pela marcação forte e saída organizada ao ataque, Trezeguet foi o grande destaque, por ser para onde as jogadas convergiam. Marcou 2 gols e decidiu o jogo.

CLASSIFICAÇÃO

1° Estudiantes - 6 pontos, 8 gols pró
2° San Lorenzo - 6 pontos, 5 gols pró, 2 gols contra
3° River Plate - 6 pontos, 5 gols pró, 3 gols contra
4° Boca Juniors - 3 pontos, 5 gols pró, 5 gols contra
5° Independiente - 3 pontos, 5 gols pró, 5 gols contra
6° Huracán - 0 ponto, 3 gols pró, 5 gols contra
7° Velez Sarsfield - 0 ponto, 3 gols pró, 5 gols contra
8° Racing - 0 ponto, 2 gols pró, 8 gols contra

ARTILHARIA

1° Nestor Silvera (Independiente) - 4 gols
2° David Trezeguet (River Plate) - 3 gols
3° José Basualdo (Boca Juniors), Gastón Fernandez (Estudiantes), Juan Sebastian Veron (Estudiantes), Leandro Benítez (Estudiantes), Daniel Cigogna (Huracán), Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 2 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!