sábado, 22 de fevereiro de 2014

Torneio Apertura - Terceira Rodada - 22/02/2014

É no finalzinho de uma tarde muito quente que a temperatura sobe no Itaquá Dome. A terceira rodada do Apertura 2014 se iniciou com dois jogos de tirar o fôlego! Vamos a eles!

INDEPENDIENTE 3x3 RIVER PLATE

Vindo de derrota, o time do Independiente tinha um rival indigesto pela frente. Precisando conter o toque de bola à lá Barcelona do River, Bayer treinou seus volantes para marcar, evitando os toques para os pontas. O desejo era conseguir fazer uma vitória que, contra o River, é chamada de "el secreto de sus rojos". Do lado do River, a vitória manteria a equipe na liderança e com 100% de aproveitamento. Mas, a despeito do aproveitamento, o estilo de jogo que o levou a ser apelidado de "Barcelona do Futibou de Butaum" ainda não havia aparecido neste Apertura. Francescoli treinou muito os passes durante a semana.

E o jogo foi muito bom! Logo com 30 segundos, Gracián já havia mandado uma cobrança de falta no travessão de Carrizzo e, com um minuto, Gallardo havia obrigado Hilário Navarro a fazer uma defesa com a ponta dos dedos.

Aos 4 minutos, no entanto, Navarro nada pôde fazer. Trezeguet chutou e o goleiro espalmou para lateral. Gallardo cobrou para Ortega, que invadiu a área pela ponta e fuzilou, fazendo River 1x0.

O gol dava ao River a vantagem no placar, mas o Independiente ainda equilibrava as ações. Porém, não conseguia chegar ao gol. Aos 9 minutos, uma infantilidade de Navarro desequilibrou completamente a partida. Trezeguet recebeu de Ortega na área e tentou driblar o goleiro. Navarro o derrubou com a bola saindo pela linha de fundo. Ferrari cobrou o pênalti no ângulo esquerdo do goleiro, que escolheu o direito: River 2x0.

No intervalo, Bayer sacou Busse (que já tinha cartão amarelo e não jogava bem) e Facundo Parra (pouco acionado) e colocou Gandin e Acevedo. Francescoli, a seu turno, tirou Barrado e Buonanotte para colocar Funes Mori e Coudet, visando descansar os titulares.

As escolhas certas foram do lado vermelho. Com apenas 30 segundos, Acevedo roubou a bola de Coudet que iria para Gallardo e puxou contra ataque. Placente mandou a bola a corner. Mareque cobrou e Acevedo cabeceou no canto de Carrizzo para fazer Independiente 1x2.

O gol desestabilizou o River, que jogava tocando bem até o intervalo. Com isso, o Independiente ganhou terreno e passou a rondar a área do adversário. Aos 4 minutos, em bela jogada de contra ataque iniciada por Mattheu, passando por Acevedo e Gracián encontrou Gandin na direita. O camisa 9 driblou Coudet trazendo para o meio e tocou mais à esquerda para Silvera. O artilheiro do campeonato se livrou de Almeyda com extrema facilidade e chutou rasteiro para vencer Carrizzo e empatar o jogo: Independiente 2x2.

Quando se esperava que o River fosse se desestabilizar, a defesa do Independiente protagonizou nova lambança. Funes Mori tocou para Berizzo na esquerda. O lateral avançou, mas a bola estava mais para Mattheu. Com uma pixotada, o camisa 4 deixou a bola livre para Berizzo, que invadiu a área e chutou com força na saída de Navarro, para fazer River 3x2 aos 6 minutos.

Porém, o empate era o resultado mais justo e ele foi sacramentado aos 8 minutos. Mareque saiu da esquerda para o meio, tabelou com Gracián, foi para a direita, tabelou com Vella e, de pé direito, chutou cruzado para dar números finais ao jogo: Independiente 3x3.

Destaque do jogo: Walter Acevedo. O camisa 12 é um volante de marcação. Porém, Bayer o colocou no lugar de Busse (volante mais de armação) e ele entrou muito bem, mudando a cara do jogo. Plantado à frente da área, afastou o River. Saindo para o jogo, ajudou na armação. Fez tabelas e deixou seu gol, importante para recolocar o Independiente no jogo.

ESTUDIANTES 4x3 BOCA JUNIORS

Sabendo do resultado do jogo do River, o Estudiantes tinha todas as armas para dormir na liderança e manter os 100% de aproveitamento. Durante a semana, Cristaldo treinou com Veron mais à frente, formando um triângulo de armação. Também dava mais um chance a Boselli, embora a pressão da torcida por Hernan Rodrigo Lopez estivesse cada vez maior. Por falar em pressão, o Boca vem com muita. A vitória sobre o Independiente na última rodada (3x2) aliviou um pouco, mas o trabalho de Paralelo ainda vem sendo muito questionado. Ele treinou a semana inteira a movimentação de Riquelme, querendo que o camisa 10 participe mais do jogo para municiar o ataque.

Foi um jogo muito igual. O Estudiantes tentava tomar a iniciativa, mas o meio de campo do Boca estava impecável, impedindo os avanços da equipe de La Plata. Para o marcador ser inaugurado, somente com uma falha. E ela veio. Aos 2 minutos, Enzo Perez pegou a bola no meio, de frente para Serna, e arriscou o chute. Abbondanzieri preferiu fazer golpe de vista e viu a bola entrando mansamente em seu gol: Estudiantes 1x0.

O gol afrouxou um pouco a marcação do Boca e fez a equipe errar muitos passes, no que o Estudiantes se aproveitou para puxar perigosos contra ataques. Mas o acaso deu um gol ao time de La Plata, tinha que dar um para o de La Boca também. Aos 4 minutos, Arruabarrena resolveu arriscar de muito longe e mandou um chute forte. Basualdo meteu o pé na bola no meio do caminho e desviou totalmente sua trajetória, matando Andujar e fazendo Boca 1x1.

O jogo cresceu de nível e passou a ficar eletrizante. Aos 6 minutos, Basualdo puxou contra ataque, tabelou com Riquelme, invadiu a área e deu um toque por cima de Andujar. A bola, caprichosamente, bateu no travessão. No rebote, Federico Fernandez tocou para Leandro Benítez. O camisa 8 inverteu para Enzo Perez, que tocou para Verón no meio. O camisa 11 invadiu a área e com belo toque de cobertura venceu Abbondanzieri, para fazer Estudiantes 2x1.

O jogo era tão igual que se o maestro de um time fazia um golaço, o do outro também tinha que fazer. Na saída de bola, aos 7, Basualdo tocou mais na ponta para Riquelme. O camisa 10 foi ao fundo, encontrou ângulo e chutou com efeito. A bola entrou no ângulo de Andujar no gol mais bonito do jogo: Boca 2x2.

No intervalo, Cristaldo tirou Marco Rojo (que já tinha cartão amarelo) e Boselli (nulo novamente) e colocou Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. Já Paralelo sacou Serna (que falhou na marcação nos dois gols) e Palácio (ainda sem produzir muito) e pôs Battaglia e Guillermo Barros Schelloto. Palermo passou a ser o capitão do Boca, na saída de Serna.

O jogo diminuiu um pouco o ritmo. As equipes passaram a errar passes, fruto da boa marcação e do cansaço. Mas ainda tivemos emoção. Aos 6 minutos o jogo esquentou, quando Leandro Benítez tocou na ponta esquerda para Hernan Rodrigo Lopez. Trazendo para o meio, o camisa 13 uruguaio tocou mais à direita para Gastón Fernandez, que tentou um drible de efeito. Schiavi falhou feio ao tentar roubar a bola dele e viu o camisa 10 invadir a área e tocar na saída de Abbondanzieri para fazer Estudiantes 3x2.

Se um zagueiro falha e resulta em gol de um lado, um zagueiro tem que falhar e resultar em gol do outro também. Aos 8 minutos, Basualdo tocou para Riquelme, que deu bom passe em profundidade para Palermo. Mas a bola correu demais e ficou para Leandro Desábato. Só que o camisa 3 tentou dar um toque de efeito para driblar Palermo, perdeu a bola e viu o camisa 9 invadir a área e chutar forte para vencer Andujar: Boca 3x3.

O Estudiantes queria manter os 100% de aproveitamento e, para isso, acertou a saída de bola. Verón tocou para Enzo Perez, recebeu na frente e, da intermediária, acertou um belo chute para fazer Estudiantes 4x3. O problema foi que os deuses do futibou de butaum cansaram de igualdade e não deixaram o Boca fazer o mesmo. Riquelme tocou para Basualdo, recebeu na frente, mas Verón roubou a bola e tocou com sua equipe até o juiz apitar o fim do jogo.

Destaque do jogo: Juan Sebastian Verón. 2 gols, um deles o da vitória. Presença constante no ataque, ditando o ritmo da equipe e organizando as jogadas. Marcação forte ao atacante de movimentação do Boca. Ainda roubou a bola que Riquelme levaria para tentar empatar o jogo. Injustiça haveria se Verón não fosse indicado pela segunda vez em três rodadas como o nome do jogo.

NOTAS RÁPIDAS

  • Esta foi uma rodada de milestones. Paulo Ferrari cobrou com perfeição o penal que foi o seu décimo gol com a carreira do River; Basualdo meteu o pé para mudar a trajetória da bola e fazer o vigésimo gol com a camisa do Boca; já Verón colocou o Estudiantes na frente e chegou aos 10 com a camisa do time de La Plata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!