sábado, 12 de março de 2011

Torneio Apertura 2011 - Oitava Rodada (12/03/2011)

O segundo turno do Apertura 2011 se iniciou neste sábado, com emoção de sobra.

Vasco 1x1 Imperatriz

O quarto colocado vinha empolgado, após vencer o até então invicto River Plate. O líder do campeonato queria vencer para se manter na liderança. No primeiro turno, Imperatriz 6x2 Vasco.

Foi um jogão, apesar do placar minúsculo. O Imperatriz partia para o ataque de forma ordenada e parava nas mãos de Carlos Germano ou na trave. Já o Vasco partia pelas pontas, mas sem organização. Não conseguia concluir com tanta frequência quanto o Imperatriz.

O primeiro gol saiu aos 4 minutos. Bruno Lazaroni cobrou falta para Mauro Galvão, que estava desatento e foi desarmado por Elton. O camisa 9 avançou pela direita, trouxe para o pé esquerdo e chutou cruzado para vencer Carlos Germano e fazer Imperatriz 1x0.

O Vasco empatou aos 8 minutos, em lance polêmico. Mauro Galvão dividiu com Rodrigo Pimpão, mas o juiz não marcou falta. Galvão lançou para Donizete, que avançou pela esquerda e sentou o pé para vencer Charlie Brown e fazer Vasco 1x1.

No intervalo, as mudanças de Bruno Lazaroni e Maricá por Nasa e Thiago Maciel, do lado do Vasco, e Anderson Lima e Etcheverry (Leão passou a ser o capitão) por Triton e Romagnoli, pelo Imperatriz, não mudaram o panorama da partida. Os dois goleiros continuaram fechando o gol, a despeito das inúmeras chances, e o jogo foi para os pênaltis.

Do lado do Imperatriz, as 5 cobranças foram acertadas. Mas, do lado do Vasco, Marcelinho cobrou para fora e o Imperatriz venceu por 5x3. Mais duas rodadas e o Imperatriz se garante nos playoffs com antecedência.

Destaque do jogo: Carlos Germano. Se o Vasco levou o jogo para os penais, a culpa foi do goleiro. Carlos Germano salvou a equipe em, pelo menos, 5 oportunidades, evitando gols de Elton, Zenden e Romagnoli.


Bangu 3x4 São Paulo

Duas equipes desesperadas. O Bangu, por saber que pode ser sua última temporada, ainda buscava a vitória, para tentar se aproximar do Vasco. O São Paulo é o último colocado no campeonato e tem que ganhar 6 das 7 partidas do returno, para continuar sonhando com a classificação. Para piorar, o clima da diretoria, jogadores e torcida com o treinador Paralelo azedou de vez durante o jogo. No primeiro turno, São Paulo 2x1 Bangu.

E o São Paulo indicava que ia deixar no passado o péssimo primeiro turno. Logo com um minuto de jogo, Hernanes tocou para Palhinha na meia esquerda. O camisa 9 avançou e chutou fraco, mas Ricardo Cruz falhou bisonhamente e o São Paulo fez 1x0.

O Bangu foi equilibrando as coisas, em um jogo fraco tecnicamente. Na jogada mais bonita da partida, Macula avançou pela direita e tocou para Mendonça. O camisa 10 inverteu o jogo maravilhosamente e pegou Arturzinho livre na entrada da área. O camisa 8 chutou forte e empatou, fazendo Bangu 1x1 aos 4 minutos.

A qualidade do jogo se deteriorou completamente, com muitos erros de passe, mas os gols saíram. Aos 7 minutos, o São Paulo fez o segundo. Müller arrancou pela ponta direita e chutou cruzado. Ricardo Cruz não alcançou e o São Paulo fez 2x1.

Quando tudo indicava que o São Paulo sairia em vantagem, aos 9 minutos, o Bangu fez o segundo. Claudio Adão recebeu, adiantou dentro da área e Rogério Ceni abafou. No rebote, Eduardo Cachaça acertou o ângulo e fez um golaço: Bangu 2x2.

A torcida começou a vaiar os jogadores e, nominalmente, o treinador Paralelo. O jogo continuou rolando até ultrapassar 5 minutos regulamentares, continuando sem intervalo. Na primeira parada de bola, 30 segundos após, o São Paulo fez o terceiro. Raí recebeu de Palhinha, avançou pela direita e chutou de bico. A bola veio rasteira e surpreendeu Ricardo Cruz: São Paulo 3x2.

Com isso, as duas equipes mudaram. No Bangu, saíram Marinho e Borçato e entraram André Biquinho e Messias. No São Paulo, saíram Serginho e Rivaldo e entraram Pintado e Elivelton.

O Bangu melhorou e passou a dominar o jogo. Aos 7 minutos, Palhinha fez falta em Paulo Paiva. Messias cobrou com um lançamento primoroso, do seu campo de defesa para a entrada da área sãopaulina até encontrar o pé esquerdo de Mendonça, que chutou de primeira e empatou o jogo: Bangu 3x3.

Quando tudo indicava penais, aos 9 minutos Elivelton fez o que Rivaldo não fez o campeonato inteiro: avançou pela ponta esquerda, do seu campo de defesa até a área do Bangu, tocando na saída de Ricardo Cruz e fazendo São Paulo 4x3.

Nos acréscimos, Macula recebeu de Mendonça, avançou pela direita e sentou o pé. A bola tocou na trave, saiu e o São Paulo venceu a segunda no campeonato.

Destaque do jogo: Arturzinho. Em um jogo fraquíssimo técnica e taticamente, o camisa 8 banguense foi uma ilha de talento. Organizou jogadas, fez um gol e participou ativamente do jogo.


Notas rápidas:

* Após o encerramento da rodada, o Imperatriz entrou com recurso no TJB contra o árbitro Wilson Neca, pelo lance que resultou no gol vascaíno. A decisão dos três juízes foi a seguinte: "Tendo em vista que: 1. O árbitro tem discricionariedade para dirimir quaisquer dúvidas; 2. Que o lance não foi claro; 3. Que sua conclusão não resultou em fator determinante para mudar o resultado do jogo - Não resta dúvidas de que o árbitro é inocente do recurso contra ele impetrado. Sendo assim, pela ordem de 1 a favor e 2 contra, o Tribunal de Justiça Botonesca decide por absolver o árbitro Wilson Neca.

* Antes do jogo entre Bangu e São Paulo, tornou-se público e notório o interesse do Boca Juniors no treinador Paralelo, do São Paulo. O time argentino fará uma proposta para contar com o treinador tão logo se encerre o Torneio Apertura 2011. Após o jogo, Paralelo comentou sobre as vaias do público e o descontentamento de alguns jogadores, dizendo que se tiver que sair, sairá de cabeça erguida. No entanto, este anúncio público do Boca na véspera de um Superclássico pode influir negativamente no desempenho de sua equipe. A diretoria do São Paulo não comentou nada. O jogador Müller disse que o que é da diretoria, a diretoria decide.

* Há um projeto para acolher diversos jogadores argentinos em fase de estudos. O chamado "Projeto Imperatriz - Buenos Aires" visa trazer jogadores argentinos e colocá-los para jogar no Imperatriz até poder ser formado um novo time, que se chamaria Buenos Aires F.B. Stracqualursi, centroavante do Tigre, Formica, meia do Chacarita, Raul 'Pipa' Estevez, atacante do São Lorenzo, e Niell, atacante do Argentinos Jrs, seriam os primeiros nomes. A conferir.

* Por outro lado, há uma corrente que defenda mais uma equipe argentina a partir do ano que vem, podendo ser Estudiantes de La Plata, Racing Club Avellaneda, Chacarita Junior, San Lorenzo de Almagro ou Newells Old Boys. A equipe eleita poderia entrar no lugar do São Paulo. Também a conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!