domingo, 3 de outubro de 2010

Torneio Clausura 2010 - Sétima Rodada (03/10/2010)

Finalizado o primeiro turno do Torneio Clausura 2010, a rodada dos clássicos, com mais dois para o nosso deleite!

São Paulo 4x3 Imperatriz

Este é o clássico dos favoritos. O Imperatriz campeão do Torneio Apertura, tentando levar o Clausura também; o São Paulo liderando o Clausura desde o início, tentando voltar à rotina de vitórias (vem de dois empates).

E o jogo foi fraco tecnicamente. Esperava-se muitos lances de habilidade, passes e oportunidades valiosas. Mas as equipes não conseguiam acertar muitos passes e erravam demais. Isso foi até os 6 minutos, quando uma falha fez o placar ser inaugurado. Zenden recebeu de Palermo e chutou fraco, cruzado. Mas Rogério Ceni apenas fez golpe de vista e a bola entrou mansa nas redes sãopaulinas: Imperatriz 1x0.

Na saída de bola, aos 7, o São Paulo empatou. Raí tocou para Cerezo, recebeu na intermediária e chutou de bico, acertando o ângulo de Charlie Brown: 1x1.

Na saída de bola, aos 8, o Imperatriz também marcou. Palermo tocou para Zenden, recebeu na frente e, da intermediária chutou fraco e cruzado. Rogério Ceni fez outro golpe de vista e engoliu outro frango: Imperatriz 2x1.

No intervalo, o Imperatriz trocou os dois laterais (saíram Triton e Consuelo, entraram Anderson Lima e Numan), além de tirar Denilson (que era para ser o grande destaque e não jogava nada) para a entrada de Dinei; o São Paulo trocou Hernanes e Catê (figuras nulas) por Pintado e Elivelton.

E o jogo melhorou com as substituições. Logo aos 3 minutos, o São Paulo encaixou um contra-ataque. Palhinha tocou para Elivelton, que deixou Raí dentro da área livre. O camisa 10 só teve o trabalho de tirar o goleiro e comemorar o novo empate: 2x2.

O Imperatriz não se fez de rogado e, aos 6 minutos, ficou novamente na frente. Anderson Lima tocou para Schelloto, que fez bonita jogada na direita enquanto Palermo atraía a atenção na entrada da área. Com isso, Schelloto ficou livre para chutar cruzado e fazer um golaço: Imperatriz 3x2.

Com isso, o jogo virou uma pressão só do São Paulo, enquanto que o Imperatriz se defendia. A estratégia deu certo até os 9 minutos, quando Etcheverry errou um passe bisonhamente. Palhinha tocou para Serginho, que foi livre até a entrada da área e soltou uma bomba para empatar a partida.

Quando tudo indicava o empate, eis que Etcheverry perde outra bola. Pintado toca para Elivelton na ponta esquerda e o camisa 15 chuta fraco, cruzado. Desta vez, Charlie Brown fez o golpe de vista e engoliu o frango. O São Paulo vence por 4x3 e o Imperatriz sai reclamando da lerdeza de alguns jogadores.

Destaque do jogo: Raí. Em um jogo com poucos destaques individuais, o camisa 10 fez 2 gols e sempre se apresentou como boa opção no ataque.


Vasco 2x2 Americano

O último clássico no fim do primeiro turno foi o Clássico dos Alvinegros. De um lado, o Vaco querendo encostar no São Paulo; do outro, o Americano queria surpreender mais um.

E foi um bom jogo! O Vasco tomava a iniciativa e o Americano saía em bons contra-ataques. Mas o Vasco foi tomando o espaço do time de Campos e não demorou para abrir o placar. Logo aos 2 minutos, Donizete pegou na esquerda e, de muito longe, soltou uma bomba para fazer Vasco 1x0.

A equipe continuou pressionando o Americano e logo chegou ao segundo. Em bela jogada de Leo Lima, que consertou uma jogada errada da equipe e tocou para Dominguez chutar de trivela e fazer um golaço, aos 5 minutos: Vasco 2x0.

A equipe começou a achar que o jogo estava ganho e este foi o seu erro. Aos 8 minutos, deram um contra-ataque pela direita para o Americano. Pelica tocou para Januário, que apareceu como elemento surpresa e chutou com força para descontar para o Americano: 1x2.

No intervalo, Edmundo e Allan Delon saíram para as entradas de Alex Alves e Siston; do lado do Americano, saíram Wederson, Camilo e Luciano Viana, entrando Pachola, Butti e Jack Jones.

O Vasco continuou desprezando o adversário, enquanto que o Americano tentava se organizar. O jogo continuou no marasmo até os 9 minutos, quando Januário desarmou Siston e lançou Butti. Mauro Galvão teve que fazer uma falta na entrada da área. Rondinelli cobrou com força e empatou o jogo. O Vasco ainda tentou fazer o segundo, mas Caetano fez uma defesa milagrosa no último minuto.

Destaque do jogo: Januário. Em meio à mediocridade do time de Campos, o cabeça de área se destacou com desarmes, aparições no ataque e até um gol.


Classificação:

1° São Paulo - 17 pontos, 23 gols pró, 14 gols contra
2° Imperatriz - 12 pontos, 27 gols pró, 17 gols contra
3° Vasco - 11 pontos, 27 gols pró, 20 gols contra
4° Bangu - 8 pontos, 18 gols pró, 18 gols contra
5° CROL - 8 pontos, 16 gols pró, 21 gols contra
6° Americano - 8 pontos, 15 gols pró, 16 gols contra
7° Viradouro - 7 pontos, 14 gols pró, 20 gols contra
8° Fluminense - 4 pontos, 11 gols pró, 25 gols contra

Artilharia:

1° Léo Lima (Vasco) e Zenden (Imperatriz) - 8 gols
2° Palermo (Imperatriz) - 7 gols
3° Arturzinho (Bangu), Claudio Adão (Bangu), Iverson (CROL), Leozinho (CROL), Guillermo Barros Schelloto (Imperatriz) e Toninho Cerezo (São Paulo) - 6 gols

Nota rápida:

* Milestones da rodada: Zenden (70 gols) e Donizete (20 gols)

Avaliação dos times:

* Americano - A equipe começou o campeonato apenas esperando o apito final. Um clube dividido em várias facções, muitos caciques e poucos índios, não tinha a mínima esperança de se classificar para os playoffs. Mas, tirando pontos importantes das equipes favoritas aos playoffs (São Paulo, Imperatriz, Vasco, Bangu e CROL) colocaram o time de Campos na zona de classificação, perdendo apenas nos critérios de desempate.

* Bangu - Campeão do Torneio Início, chegou cheio de vento e promessas de que ia ganhar também o Clausura. Mas demorou a engrenar, embora o discurso fosse o de que estavam pegando os principais rivais nas 3 primeiras rodadas (São Paulo, Vasco e Imperatriz). O empate com o Americano e a derrota para o Fluminense mostraram que a equipe está longe de ser favorita ao título.

* CROL - Considerada pelos especialistas a grande favorita no ano pelas exibições nos amistosos de pré-temporada, o CROL é a grande decepção até aqui. Em quinto, brigando pela última vaga nas semifinais, a equipe demonstra boa forma técnica e física, mas os jogadores são muito instáveis psicologicamente e isso derruba qualquer equipe.

* Fluminense - Em fim de carreira, o glorioso Tricolor das Laranjeiras parece não estar disposto a jogar o campeonato. Ameaçado de venda ao fim do ano, faz com que seus jogadores não se esforcem em campo. Goleado por São Paulo, Vasco e Imperatriz na sequência, levou 15 gols nestes 3 jogos. Parece que ficará no final da tabela.

* Imperatriz - O campeão do Apertura é o vice-líder, embora pareça não estar ligando muito para isso. O treinador Dircys enfatiza que o fato de já estar garantido na Supercopa FIFUBO não fará a equipe abrir mão de um título que nunca conquistou, mas o Imperatriz perde pontos importantes ao longo da temporada, como quando empatou com Americano e Viradouro. Mesmo assim, a equipe tem o ataque mais positivo (empatado com o Vasco), o artilheiro (Zenden, empatado com Leo Lima) e o vice-artilheiro (Palermo) e o terceiro artilheiro (Schelloto, empatado com outros).

* São Paulo - Estreante em competições, a equipe de Paralelo mostra por que é considerada favorita. Com 5 vitórias e 2 empates, a equipe é a única invicta no certame, tem 5 pontos de vantagem para o segundo colocado e a melhor defesa. Se continuar com essa pegada nas finais, ganha o título com sobras.

* Vasco - Tentando se recuperar da perda do Apertura, a equipe da Colina patina em certas horas. O ataque continua sendo o ponto forte e é o mais positivo (empatado com o Imperatriz), além de ostentar o artilheiro do campeonato (Leo Lima, empatado com Zenden). Mas o Vasco perde pontos importantes, além de perder contra os grandes (como a derrota de 5x3 para o Imperatriz).

* Viradouro - Se despedindo da competição, o Viradouro chegou a liderar e deu a impressão de que podia se classificar para as semifinais em sua última disputa. Mas foi só o campeonato esquentar e o Viradouro já está lá na penúltima posição, fora da disputa por vaga nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!