domingo, 29 de março de 2020

Liga FIFUBO 2020 - Nona Rodada - 29/03/2020

Por problemas operacionais, a nona rodada da Liga FIFUBO foi adiada em um dia. Por isso, a última rodada do turno só começou neste domingo. Um dia de céu azul e calor seria perfeito para lotar o Imperatriz Arena, mas a quarentena persiste e, por isso, os jogos foram realizados a portões fechados. Uma pena, pois foi uma enxurrada de gols...


HOLANDA 1x3 CAMARÕES

O primeiro jogo da rodada colocava frente a frente duas equipes que enfrentaram a Alemanha em seus últimos jogos. Na oitava rodada, a Holanda perdeu (1x3) e quer se aproveitar de seu favoritismo para encerrar o turno com uma vitória, a fim de apagar suas partidas ruins. Camarões folgou na última rodada e, na anterior, arrancou bom empate com os alemães (1x1). Os africanos querem continuar com seu bom jogo e encerrar o turno na parte de cima da tabela.

A Holanda até começou bem o jogo. Se aproveitando do fato de enfrentar uma equipe que joga com somente um atacante, Seedorf atuou mais à frente, auxiliando Zenden na armação e se aproximando dos atacantes. Foi assim que, com um minuto, acertou a trave de Nkono. O problema é que quando está tudo indo bem, alguém tem que atrapalhar...

Aos 3 minutos, Van Bronckhorst já tinha errado duas saídas de bola, quando dominou mal uma que lhe foi passada por Overmars e acabou fazendo falta em Oman Biyik, que iria livre para a área. Mfede cobrou a falta com perfeição, no ângulo de Van Der Sar, que até tocou na bola mas não conseguiu evitar o gol: Camarões 1x0.

A Holanda se desfez completamente após o gol e não conseguiu acertar mais nada no jogo. Camarões se aproveitou disso para jogar em contra ataques, dando toques rápidos e irresponsáveis. A Holanda também se desmontou taticamente e tomou o segundo gol aos 10 minutos. Em uma jogada rápida de contra ataque, 4 camaroneses vinham contra 2 holandeses. Oman Biyik passou a Makanaki, que adiantou demais a bola. Mas, à sua frente, tinha um Van Bronckhorst em tarde péssima. O camisa 5 holandês demorou a ir na bola e, quando quis, Makanaki já tinha chegado, dado um toque para o lado e chutado com força. A bola entrou no alto: Camarões 2x0.

No intervalo, Johan Cruyff tirou Van Bronckhorst e Zenden para colocar Triton e Jordi Cruyff, com Stam passando a ser o capitão. Se tivesse torcida no estádio, o camisa 5 tinha saído debaixo de uma chuva de vaias. Já Zlatko Dalic tirou Pagal e Oman Biyik para colocar Roger Milla e Ndip. Iria reforçar a defesa e jogar no contra ataque.

A estratégia de Dalic foi perfeita. Os holandeses estavam muito nervosos e erravam tudo, dando a bola de volta para os camaroneses trançarem rápido o contra ataque. Foi assim que surgiu o terceiro gol logo aos 2 minutos. Bergkamp cobrou falta no campo de ataque para Seedorf, mas o camisa 8 cochilou e não foi na bola. Ebwelle roubou a bola e tocou a Makanaki no meio. O camisa 20 foi rápido para o campo de ataque e jogou a bola no "dump and chase". Roger Milla fez o movimento em diagonal, saindo da direita para a esquerda, recebeu a bola, invadiu a área e chutou na saída de Van Der Sar para fazer Camarões 3x0.

A partir dali, os Leões Indomáveis tocavam a bola de lado a lado, enquanto os laranjas só esperavam o pesadelo acabar. A apatia holandesa era tal que, aos 6 minutos, Bergkamp fez linda jogada pela direita e foi derrubado por Nkono na área. Ninguém se apresentou para bater o pênalti, até que Kluivert pegou a bola. A cobrança foi no canto direito e Nkono pulou certo para espalmar.

O gol de honra só veio nos acréscimos, após mais uma boa jogada de Bergkamp pela ponta direita. Ele foi ao fundo, atraiu a marcação e tocou atrás. Triton recebeu, viu Nkono adiantado e mandou por cobertura: Holanda 1x3.

Destaque do jogo: Cyrille Makanaki. O camisa 20 esteve muito bem durante o jogo inteiro. Atuou mais pelo meio na defesa, ajudando a impedir os ataques holandeses pelas pontas e, na armação, auxiliou Mfede com bons passes. Fez o seu gol e deu a assistência para o terceiro.

FRANÇA 1x4 ALEMANHA

O jogo de fundo era um grande clássico do futebol mundial, com duas seleções em situações bem opostas. A França apresentava o melhor futebol da competição, mas uma sequência de três derrotas atrapalhou esta ascensão. A última (0x2 Coreia do Sul) obrigou o técnico José Mourinho a promover mudanças na equipe. Para esta partida, Pires vem no lugar de Djorkaeff. Já a Alemanha quer encerrar o primeiro turno na zona de classificação e conta com um retorno importante. Após cumprir suspensão na partida contra a Holanda (3x1), Thomas Muller volta ao time titular.

E o camisa 13 já mostrou vontade desde o início. Logo aos 30 segundos, ele fez o "toca y me voy" com Marco Reus e foi tabelando com o camisa 4 até a entrada da área francesa. Com dois toques, Muller se livrou de Blanc e Lizarazu, invadiu a área e chutou forte na saída de Barthez para fazer Alemanha 1x0.

O gol relâmpago pareceu não abater os franceses, que trataram de se reorganizar para a saída de bola. Mas ventava muito no estádio, atrapalhando a boa tabela que Zidane e Deschamps faziam. Aos poucos, os alemães foram aprendendo a jogar com o vento, enquanto os franceses não conseguiam se organizar. Por três vezes, Desailly tentou sair da defesa armando o jogo e mandou a bola para lateral.

Na quarta vez, aos 4 minutos, o passe buscava Henry no campo de ataque, mas Hummels recuperou e jogou rápido para Schweinsteiger no meio de campo. O camisa 7 driblou Desailly e tocou a Reus no campo de ataque. Com o buraco deixado pelo camisa 8 francês lá na defesa, Reus viu Thomas Muller se colocando na posição perfeita e, com um passe preciso, encontrou o camisa 13 livre. Muller invadiu a área e chutou na saída de Barthez para fazer Alemanha 2x0.

Depois desse novo baque, os franceses se desmontaram completamente. A Alemanha passou a dar show e uma chuva de gols desperdiçados foi vista. De pé em pé, os bávaros tocavam a bola e chegavam com facilidade à área francesa, enquanto os bleus assistiam passivamente.

Aos 9 minutos, Neuer cobrou tiro de meta para Thomas Muller no meio de campo. Com um giro sensacional, o camisa 13 deu um drible desmoralizante em ninguém menos que Zidane, partindo para o campo de ataque. Com um passe preciso, encontrou Podolski na esquerda, próximo à entrada da área. O camisa 10 invadiu a área em diagonal, driblou Thuram e chutou cruzado. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar: Alemanha 3x0.

No intervalo, José Mourinho teve que mudar a equipe completamente. Saíram Desailly e Guivarch para as entradas de Djorkaeff e Trezeguet. Deschamps iria para a zaga, enquanto Djorkaeff, Pires e Zidane formariam um trio de armadores ultra ofensivo. Já Lothar Matthaus tirou Toni Kroos e Miroslav Klose para colocar Draxler e Goetze.

A Alemanha continuou dando show. Draxler não mudou a forma do meio jogar, mantendo o nível altíssimo da armação. Goetze fazia com Podolski uma dupla de atacantes mais recuada, o que facilitava o jogo de pé em pé que a Alemanha tanto prezava.

Assim, foram necessários apenas 2 minutos para a goleada se desenhar. Mario Goetze recebeu de Hummels na ponta direita e trouxe para o meio. O camisa 9 tocou a Draxler um pouco mais atrás e o camisa 14 tocou a Thomas Muller na meia lua. O camisa 13 recebeu de costas pro gol, girou em cima de Blanc, driblou Deschamps e, da entrada da área, deu um lindo chute em arco, fazendo Alemanha 4x0.

Ali, o temor era de uma goleada histórica, pois a Alemanha ainda tinha 8 minutos para continuar seu massacre. Os bávaros, realmente, tiveram algumas oportunidades. Mas preferiram colocar a bola no chão e esperar o tempo passar.

A França só foi diminuir nos acréscimos, após boa tabela de Zidane e Pires pela esquerda. O camisa 11 tocou a Henry dentro da área e o camisa 12 chutou na saída de Neuer para fazer França 1x4, mas foi só um gol de honra.

Destaque do jogo: Thomas Muller. O camisa 13 voltou da suspensão em grande estilo. Fez um hat trick espetacular, que começou com apenas 30 segundos de jogo. Armou o jogo com perfeição, apareceu para tabelar e concluir, humilhou os adversários com seus dribles e deu um baile em cima de Zidane. Se tivesse público no estádio, certamente teria aplaudido de pé a atuação deste brilhante jogador.

NOTAS RÁPIDAS
  • A rodada se encerra nesta segunda-feira, com Inglaterra x Coreia do Sul e Argentina x Brasil.
  • Por conta disso e do resumo do turno, o blog vai ter algumas mudanças em suas datas de postagem, para garantir que a arte da semana não seja prejudicada.
  • Na LMC, o Giro D'Italia segue a pleno vapor, com as etapas de montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!