domingo, 1 de março de 2020

Arte e Botões - Imperatriz do Maranhão - 01/03/2020

O carnaval chegou ao fim, mas ainda dá tempo de postar uma arte unindo carnaval e futebol. Então, vamos conhecer a minha versão do Imperatriz do Maranhão!


Quem acompanha este blog sabe da minha paixão pela Imperatriz Leopoldinense, a escola de samba de Ramos que veste verde e branco e tem o ouro no seu coração. Tanto é que meu time de butaum, desde sempre, é o Imperatriz F.B., usando as mesmas cores e o escudo. No ano passado, a escola foi rebaixada no carnaval carioca e, após uma vergonhosa (e frustrada) tentativa de virar a mesa, acabou aceitando disputar o grupo A, o grupo de acesso do carnaval, a segunda divisão.

Pois, na divisão de acesso deste ano, a Imperatriz tirou notas 10 em todos os quesitos e ganhou o campeonato, além do retorno à elite do samba em 2021. Esse título me deixou tão feliz, que resolvi fazer uma arte sobre o tema. Acontece que já tenho o Imperatriz F.B. e já fiz uma arte sobre o samba (que você pode conferir clicando aqui). Foi daí que surgiu uma conjunção de ideias que tenho há muito tempo. Juntei tudo em uma coisa só.

Em primeiro lugar, tinha jogado mais cedo na Liga FIFUBO, com a seleção brasileira que comprei pronta. Olhando para os jogadores, pensei em quem eu substituiria ali ou que números colocaria, se fizesse uma seleção do zero. Em segundo lugar, estava jogando Football Manager e vendo os jogadores à minha disposição e um esquema de 4-5-1 com dois volantes e três meias encostando no centroavante. Em terceiro lugar, sempre quis fazer um time do Imperatriz do Maranhão. Desde o dia em que descobri essa equipe, ela ganhou um lugar no meu coração. Então, vamos à história!

A Sociedade Imperatriz de Desportos é um clube desportivo situado no município de Imperatriz, o segundo mais populoso do estado do Maranhão (o primeiro, lógico, é São Luis). Fundado em 4 de janeiro de 1952, é carinhosamente chamado de Cavalo de Aço e tem um estádio para 12 mil pessoas, chamado de Frei Epifânio. O diretor técnico e treinador é o famoso Paulinho McLaren. Mas a nossa história é mais fantasiosa. Vamos à ela...

Na nossa brincadeira, a escola de samba ganhou tanto dinheiro, que resolveu "apadrinhar" o time de futebol homônimo do Maranhão. O patrono da escola, Luizinho Drummond, virou mecenas da Sociedade Imperatriz de Desportos e começou a injetar dinheiro. Construiu um moderno estádio, com capacidade para 30 mil pessoas, chamado Drummondzão (ou Arena Luiz Pacheco Drummond). E saiu contratando jogadores consagrados no futebol nacional, para poder conquistar o campeonato maranhense, a Copa do Brasil e a série C. No ano seguinte, além de repetir a dose (sendo que a série seria a B), a Libertadores surge como horizonte. A ideia é colocar a cidade de Imperatriz no mapa!

Vale lembrar que futibou de butaum é fantasia. Os jogadores aqui citados sempre foram considerados futuros craques e, mesmo que alguns não tenham vingado, na minha brincadeira eles foram mesmo aqueles grandes nomes projetados. Outra coisa que eu queria pedir é para desconsiderarem o número que aparece na camisa de alguns. O número é o do butaum, que eu selecionei para cada atleta.


Sim, todos jogadores de seleção brasileira e o treinador, o meu eterno favorito Dorival Junior. Esta é a primeira arte de futebol que eu faço em 2020 e ela vem com novidades. A partir de agora, o goleiro também virá representado em um butaum. A arte no formato do goleiro do jogo (retangular) era muito difícil de se fazer e ocupava muito espaço na folha A4, o padrão que uso para as artes do blog. Então, decidi fazê-lo no mesmo nível dos demais, assim cabe mais. Com isso, vem uma outra novidade.

Normalmente, faço os dez jogadores de linha, o goleiro, o treinador e dois reservas (um para a defesa e outro para o ataque), totalizando 14 nomes. Como o goleiro abriu espaço, agora posso fazer 15 butaums, de maneira que teremos os 11 titulares, o treinador e 3 reservas. Vou tentar manter o padrão dos reservas, fazendo um para a defesa, um para o meio e um para o ataque. Se alguém se interessar pelas artes (de vez em quando, recebo uns pedidos), tenho como reverter o goleiro para o formato retangular. Esse é o padrão FIFUBO 2020!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!