domingo, 24 de novembro de 2019

Supercopa FIFUBO 2019 - 24/11/2019

Hoje é dia de decisão

O domingo foi nublado, ameaça constante de chuva e vento gelado. Mas o público não quis saber de frio e lotou o Imperatriz Arena. 150 mil pessoas foram ao estádio, ver a grande decisão da Supercopa FIFUBO 2019.


O Imperatriz ganhou duas das três competições que classificam para a Supercopa. Por esse motivo, jogava por dois dos três resultados possíveis, levantando o troféu com vitória ou empate. Campeão da Copa 3 Corações e da Liga, o verde e branco de Niterói também lutava pela Tríplice Coroa.

O Imperatriz foi a campo com 1. Charlie Brown; 2. Claudio Winck, 3. Victor Ramos, 4. Luan, 6. Juan; 5. Emerson (c), 14. Mendieta, 10. Douglas; 7. Robinho, 9. Suker e 17. Maikon Leite. O técnico Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, com Frômio como preparador físico e MST como médico, tinha no banco 8. Yago Pikachu e 11. Dagoberto. Os ciclistas Primoz Roglic e Rafael Andriato não foram relacionados para a decisão, preferindo focar na Liga das Nações de Ciclismo.
O Velez levou uma das três competições, a Copa Olé. Para ser campeão, precisa derrotar o Imperatriz. Uma Liga muito ruim (terminou a competição em nono e penúltimo lugar) e sendo massacrado pelos rivais nas duas partidas naquela competição (1x4 e 0x3) faziam a missão do Velez ser quase impossível. Mas a equipe de Liniers cresce em jogos eliminatórios, tanto que é conhecido como o Rei de Copas. E é nisso que os torcedores se agarram para ver seu time campeão.

O Velez foi a campo com 1. Sosa; 2. Gino Peruzzi, 4. Juan Sabia, 6. Sebá Dominguez, 3. Emiliano Papa; 5. Fernando Gago, 8. Claudio Hussain (c), 7. Lucas Romero, 11. Federico Insua; 10. Dario Hussain e 9. Turco Assad. O técnico Pearl Jam, auxiliado por Ledbetter, tinha no banco 12. Lucas Pratto e 13. Fabian Cubero.

Com o Imperatriz jogando por vitória ou empate e o Velez jogando por vitória, o campeão seria decidido no tempo regulamentar. A tensão cresce quando não há pênaltis como alternativa e, por isso, a arbitragem deveria estar atenta.

O árbitro da partida foi Leonardo Gaciba, auxiliado por Chris Kavanagh.

Antes do jogo, o ciclista colombiano Fernando Gaviria (Quickstep) foi ao centro do gramado para dar o pontapé inicial, honraria concedida após o título da Settimana Ciclística Internazionale.

O ciclista Fernando Gaviria dá o pontapé inicial da partida.

Com torcedores fazendo barulho e atletas em campo, só faltou a bola rolar para conhecermos o campeão da Supercopa FIFUBO 2019!

Equipes em campo, a saída pertenceu ao Imperatriz.

IMPERATRIZ 2x2 VELEZ SARSFIELD

Apesar de toda a emoção e expectativa, o jogo não foi um primor de técnica. O Imperatriz parecia cansado após a decisão da Liga e o All Star Game, enquanto o Velez exibia a desorganização que imperou na Liga. O Velez marcava bem, mas não tinha criação, dependendo de arrancadas infrutíferas de Dario Hussain. O Imperatriz, mesmo não estando na melhor das formas, tinha a bola e tentava criar.

O primeiro gol só veio aos 5 minutos, quando Charlie Brown cobrou tiro de meta para o meio de campo e Douglas colocou a bola no chão. Com um passe para o comando de ataque, o camisa 10 encontrou Suker, próximo à meia lua e de costas para o gol. O camisa 9 fez o pivô e devolveu a Douglas na meia direita. O camisa 10, então, acionou Robinho na direita. Livre, o camisa 7 cortou para dentro, invadiu a área e olhou o posicionamento do goleiro. Com um lindo chute com a parte de fora do pé, Robinho encobriu Sosa e fez Imperatriz 1x0, na jogada clássica de Euller, que Dircys tanto quis repetir.

Precisando fazer dois gols na equipe que vem embalada e sem conseguir criar, o Velez tinha uma missão praticamente impossível e era criticado por não apresentar alternativas para mudar o panorama da partida. Mas, aos 8 minutos, um lampejo de organização trouxe o empate. Sosa cobrou tiro de meta no meio para Insua, que avançou com a bola dominada e chamou a marcação. Com um passe para a esquerda, encontrou Turco Assad livre, no meio da zaga. O camisa 9 chutou cruzado, de primeira, pegando Charlie Brown no contrapé e fazendo Velez 1x1.

No intervalo, Dircys tirou Juan e Maikon Leite para colocar Yago Pikachu e Dagoberto. Juan errava muitos passes e deixava um buraco na defesa, enquanto Maikon Leite novamente não conseguiu exibir a sua classe. Pearl Jam também mudou, tirando Romero e Dario Hussain para colocar Cubero e Lucas Pratto. Romero também errava passes e também deixava buraco na defesa. Dario Hussain, embora muito voluntarioso, atuava longe da área, não levando perigo algum ao arco do rival.

A entrada de Dagoberto sempre incendeia o jogo e, aqui, não foi diferente. Com 30 segundos, já havia sido acionado na ponta e chutado por cima, com perigo. Com movimentação constante, o camisa 11 dava opções a seus companheiros de frente e os servia para boas conclusões. O Velez exibia má forma física e não conseguia criar nada. Esticava bolas, mas seus atletas não tinham pernas para chegar nelas.

Justamente quando eram vaiados, os atletas do Velez encontraram um gol praticamente espírita. O Imperatriz havia desperdiçado boa chance quando Yago Pikachu criou na esquerda com Dagoberto, aos 5 minutos. Mas a zaga afastou para o lado esquerdo do campo do Velez, onde Cubero recebeu. O camisa 13 levantou a cabeça e fez um lançamento para o outro lado, encontrando Insua. O camisa 11 abriu na direita para Lucas Pratto, que viu uma avenida onde Pikachu deveria estar. O camisa 12 invadiu a área e tocou na saída de Charlie Brown, fazendo a taça mudar de mãos: Velez 2x1.

O gol serviu como injeção de adrenalina aos jogadores do Imperatriz. Relaxados, tocavam a bola de um lado para o outro para gastar o tempo. Na desvantagem, tiveram que correr em busca da igualdade. E ela veio aos 8 minutos. Victor Ramos interceptou bola que ia para Turco Assad e tocou a Emerson na cabeça de área. O camisa 5 tocou a Douglas no meio e o camisa 10 puxou o contra ataque em velocidade. Com um passe para a entrada da área, encontrou Suker, que fez o pivô novamente e rolou atrás para Douglas chutar de primeira, rasteiro. Sosa voou no canto esquerdo e conseguiu a defesa, mas a bola voltou para a marca do pênalti, onde Suker estava para empurrar para o gol vazio: Imperatriz 2x2.

A partida ganhou em emoção. O título era do Imperatriz, mas um gol dava a taça ao Velez. Aos 9 minutos, Turco Assad fez boa jogada em cima de Claudio Winck e chutou, mas a bola tocou na trave após Charlie Brown desviar e o empate se manteve.

IMPERATRIZ CAMPEÃO DA SUPERCOPA FIFUBO 2019

O Imperatriz soube jogar com o regulamento. A equipe não fez uma partida brilhante, mas conseguiu dominar as ações e fazer o relógio correr. Na desigualdade, teve calma suficiente para buscar o empate e sair com o título. Victor Ramos foi um gigante na defesa; Douglas novamente foi um maestro; Robinho e Suker, decisivos mais uma vez. A equipe conquista o título com inteira justiça.

O Velez sai decepcionado, mas mostrou que pode jogar de igual para igual. Foi preciso ao atacar duas vezes e conseguir dois gols, exibindo seu estilo de jogo de copas. Perdeu a competição faltando dois minutos e saiu de cabeça erguida.

Jogadores do Velez, após receberem a medalha de prata .

A Supercopa não tem prêmios individuais, por isso, o cerimonial foi curto e a taça logo chegou às mãos dos jogadores do Imperatriz, campeões da Supercopa pela quarta vez (2003, 2010, 2015 e 2019).

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu de campeão da Supercopa ao capitão do Imperatriz, Emerson.

Com a conquista da Copa 3 Corações, da Liga FIFUBO e da Supercopa FIFUBO, o Imperatriz também fez jus à conquista da Tríplice Coroa, a terceira da sua História (2003, 2010 e 2019). Com isso, o Imperatriz é o maior vencedor da Tríplice Coroa, já que o Vasco conquistou duas vezes (2004 e 2005) e o River, uma (2017). De quebra, o Imperatriz aumenta mais ainda sua liderança em títulos na FIFUBO, com 20 conquistas.

O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu da Tríplice Coroa ao capitão do Imperatriz, Emerson.

NOTAS RÁPIDAS

  • O calendário oficial da FIFUBO se encerra neste ano de 2019. Faltam apenas partidas amistosas, que são disputadas sem cobertura do blog. Teremos o Jogo dos Campeões Brasil x Imperatriz, além da tradicional pelada Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane x Amigos de Beckham. Se houver tempo, outras partidas festivas poderão ocorrer.
  • O milestone da rodada vai para Robinho. Ao inaugurar o marcador na Supercopa, ele chegou a 10 gols com a camisa do Imperatriz.
  • Na LMC, a disputa da Liga das Nações continua. No GP da Argentina, a vitória foi do belga Tom Boonen (Quickstep), com o norueguês Thor Hushovd (Credite Agricole) em segundo e o inglês Mark Cavendish (T-Mobile) em terceiro. A próxima prova será o GP do Japão.
  • O blog ainda terá duas postagens neste ano, com o balanço final da Liga FIFUBO e a última arte do ano, encerrando 2019 em grande estilo. O Bootecon, que abre o calendário da FIFUBO, sofrerá um atraso. Deve começar só na segunda quinzena de janeiro, mas trará grandes novidades.


Jogadores e comissão técnica do Imperatriz, com os troféus da Supercopa FIFUBO e a Tríplice Coroa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!