quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Liga FIFUBO 2019 - All Star Game - 20/11/2019

Liga FIFUBO encerrada, campeão coroado, prêmios distribuídos. Falta apenas o jogo festivo que encerra a Liga de forma oficial, o All Star Game. A previsão era que ocorresse na semana seguinte à final, mas problemas físicos impediram a realização da partida e, somente 11 dias depois, pudemos fazê-la. Não tem problema, pois o dia 20 de novembro é um feriado e, assim, o público pôde vir ao Imperatriz Arena sem problemas. O estádio lotou, apesar do dia frio, nublado e com vento forte e gelado. Afinal, é dia de festa!

O Imperatriz Arena pronto para o All Star Game.
Campeão da Liga, o Imperatriz chega embalado para este jogo festivo. A equipe veio a campo com 1. Charlie Brown; 2. Claudio Winck, 3. Victor Ramos, 4. Luan, 6. Juan; 5. Emerson (c), 14. Mendieta, 10. Douglas; 7. Robinho, 9. Suker e 17. Maikon Leite. O técnico Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, com Frômio como preparador físico e MST como médico, tinha no banco 8. Yago Pikachu e 11. Dagoberto. Por ser um jogo oficial, somente duas substituições são permitidas. Desta forma, os ciclistas Primoz Roglic e Rafael Andriato pediram dispensa da partida, para se prepararem para a Liga das Nações.

Jogadores do Imperatriz e o treinador Dircys posam com o troféu da Liga FIFUBO 2019 antes da partida.
A Seleção da Liga é escolhida pelo critério técnico. O esquema é o 4-4-2 losango e os escolhidos são aqueles que, por posição, tiveram mais votos como destaque do jogo. Se houver empate em alguma posição ou não tiver nenhum jogador naquela posição, a Junta Técnica da FIFUBO escolhe o atleta para aquela posição. O capitão da equipe é Acosta, por ter sido o MVP da Liga. O Imperatriz teve três jogadores na Seleção da Liga, que foram substituídos por outros para esta partida.

A Seleção da Liga formou com 21. Andujar (Estudiantes); 23. Fagner (Vasco, em substituição a Claudio Winck), 3. Placente (River Plate, em substituição a Victor Ramos), 25. Anderson Martins (Vasco), 33. Ramon (Vasco); 19. Diego Armando Barrado (River Plate), 8. Juninho (Vasco), 6. Felipe (Vasco), 10. Ruben Capria (Racing); 9. Acosta (Racing, capitão da equipe) e 9. Cigogna (Huracán, em substituição a Maikon Leite). O técnico é o diretor técnico da FIFUBO, Sr. Alemanha, que tinha no banco 12. Erramuspe (Huracán) e 19. Gracián (Independiente).

A Seleção da Liga e o treinador, Sr. Alemanha.

A dupla de arbitragem foi escolhida por sorteio, uma vez que todos atuaram em todas as rodadas. Não há notas ou prêmios para arbitragem.

Salvio Spinola foi o árbitro e Aristeu Tavares, o auxiliar.

Antes do jogo, o ciclista italiano Vincenzo Nibali (Astana) foi ao gramado, para dar o pontapé inicial da partida. Tal honraria lhe foi concedia após vencer a clássica Lombardia.

Vincenzo Nibali dá o pontapé inicial do jogo e é aplaudido pelo público.

IMPERATRIZ 2x1 SELEÇÃO DA LIGA

Em um jogo festivo, espera-se jogadores preguiçosos, toques para o lado, risos e uma ou outra jogada de efeito. Aqui, no entanto, os jogadores se entregaram muito, apesar de estarem relaxados. O Imperatriz tocava a bola com inteligência, marca registrada da equipe, circulando a bola de um lado a outro do campo. A Seleção da Liga atacava em duplas, ora com Ruben Capria e Felipe, ora com Juninho e Acosta, ora com Acosta e Ramon, ora com Barrado e Cigogna... o legal da formação da Seleção da Liga é justamente isso, ver como jogadores de times diferentes conseguem se entender sem ter tido tempo de treinar. Afinal, são os craques da competição!

O primeiro gol do jogo veio aos 3 minutos. Andujar cobrou tiro de meta no meio para Ruben Capria. O camisa 10 avançou com a bola dominada até o campo de ataque e fez um passe para a esquerda, na entrada da área. Cigogna recebeu, deixou a bola correr para ajeitar o corpo e soltou o famoso scopetazzo para fazer Seleção da Liga 1x0.

O jogo continuou bom, com o Imperatriz buscando o empate em jogadas que contavam com o envolvimento de seus homens de frente. A Seleção da Liga contra atacava com perigo, por todos os lados. As defesas e os goleiros trabalhavam bem. O público aplaudia.

O empate veio aos 8 minutos, em jogada parecida com o gol do título. Charlie Brown cobrou tiro de meta para o meio de campo, onde Douglas colocou no chão e avançou com a bola dominada. Na intermediária, ele sinalizou para Robinho na ponta, mas ao invés de passar para o avanço do camisa 7, fez um passe curto. Robinho fez que ia arrancar pela direita e, quando a marcação chegou, deu um toque curto de volta para Douglas. O camisa 10 recebeu ao lado da meia lua e, com um chute de pé esquerdo, fez a bola descrever uma curva e entrar com violência no canto de Andujar: Imperatriz 1x1.

No intervalo, Dircys resolveu poupar para a Supercopa. Tirou Claudio Winck e Maikon Leite, dois destaques da equipe, para colocar Yago Pikachu e Dagoberto. Sr. Alemanha sacou Anderson Martins e Ruben Capria para colocar Erramuspe e Gracián.

O Imperatriz continuou com o bom futebol. Dagoberto entrou novamente bem e deu mais opções ao time, se movimentando pelo campo de ataque inteiro. O mesmo não se pode dizer da Seleção da Liga. Ao tirar Ruben Capria, a equipe perdeu no passe, pois Gracián entrou muito mal e errou tudo o que tentou. E Fagner continuou em campo, fazendo suas besteiras e passando maus lençóis com as investidas de Suker.

Assim, não foi surpresa quando veio a virada. Aos 5 minutos, após bom chute de Robinho, Andujar mandou a lateral. O goleiro partiu para marcar o camisa 7 do Imperatriz, mas o esperto Dagoberto repôs mais atrás, para Suker. O camisa 9 entrou de surpresa na área, driblou Andujar e empurrou para o gol vazio, dando números finais ao jogo: Imperatriz 2x1.

Destaque do jogo: Mariano Andujar. O destaque do jogo aqui não conta para o prêmio de MVP, mas é sempre bom ver quem foi o melhor em um jogo entre os melhores. Douglas e Suker fizeram uma partida incrível novamente, marcando os gols do Imperatriz e criando as melhores oportunidades, mas foi Andujar o melhor em campo. Com defesas incríveis, o camisa 21 do Estudiantes impediu um placar mais dilatado e só não evitou a derrota de sua equipe porque as bolas que entraram eram indefensáveis.

NOTAS RÁPIDAS

  • O calendário oficial da FIFUBO se encerra, muito provavelmente, neste domingo. Imperatriz e Velez Sarsfield decidem a Supercopa em jogo único. O Imperatriz ganhou a Copa 3 Corações e a Liga e, por isso, será campeão se vencer ou empatar a partida. O Velez, campeão da Copa Olé, só será campeão se derrotar seus rivais. A partida terá mando dividido e troca de lado no intervalo.
  • Digo que a Supercopa encerra o calendário oficial da FIFUBO porque ainda teremos partidas amistosas depois daquela competição. A seleção brasileira, campeã mundial, já acertou uma partida de campeões com o campeão da Supercopa e, encerrando de vez o calendário, teremos o amistoso Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane x Amigos de Beckham.
  • A LMC também vive momentos decisivos em sua temporada. Os ciclistas se preparam para a disputa da Liga das Nações, um conjunto com 12 Grandes Prêmios em cada país participante de tal Liga. A primeira prova será disputada na Argentina.
  • A última prova por etapas do ano se encerrou na última terça-feira (19/11), a Settimana Ciclística Internazionale. Considerada a grande festa do ciclismo italiano, a Settimana chegou à sexta e última etapa com três ciclistas na disputa. Para Fernando Gaviria ser campeão, precisava vencer e torcer para os outros dois não pontuarem. A mesma situação se aplicava a André Greipel, que precisava chegar em segundo. Em situação muito confortável, estava Vincenzo Nibali, que já havia vencido a clássica Lombardia (também na Itália) e levava os fãs ao delírio com a possibilidade de vencer a Settimana.
  • Na última prova, no entanto, Nibali pedalou muito mal, ficando sempre no grupo de trás do pelotão. Gaviria e Greipel fizeram força desde o início e andaram na frente. Gaviria foi quem mais se esforçou e, com a linha de chegada se aproximando, disparava na frente. O público italiano ficou de pé ao ver Fabio Aru fazendo força para alcançar o colombiano. Uma vitória de Aru significava uma vitória de um italiano e o título para outro (Nibali), mas um montanhista jamais vai alcançar um sprinter em chegada de sprint.
  • Fernando Gaviria venceu a corrida com lágrimas nos olhos e comemorou o título da Settimana Ciclística Internazionale. Aru foi o segundo e Bauke Mollema, o terceiro. Mas este foi o único momento de celebração na sexta etapa, pois vinha muita polêmica por aí.
  • Na disputa pelo quarto lugar, os ciclistas Oscar Pereiro Sio, Damiano Cunego e André Greipel estavam lado a lado e se tocaram. Cunego foi ao chão, perdendo a chance de ficar no top 6. O TCB foi acionado e decidiu que Pereiro e Greipel foram culpados do acidente, desclassificando-os da competição. Greipel ficaria em terceiro na classificação final, mas acabou alijado do pódio.
  • O título de Fernando Gaviria ficou em segundo plano. O que dominou o debate esportivo foi a suposta proteção do TCB a Vincenzo Nibali. O ciclista italiano assumiu a liderança da competição na terceira etapa, quando também se acidentou na linha de chegada e cruzou em terceiro. O Tribunal polemizou e desclassificou os dois primeiros, Lance Armstrong e Tom Boonen. Nibali não só herdou a vitória como ficou com a camisa de líder, pois Boonen era quem liderava a competição. Em entrevista após a terceira etapa, Nibali criticou muito a postura do TCB que, ao todo, desclassificou sete ciclistas ao longo da competição.
  • O que era para ser a grande festa do ciclismo italiano acabou manchada pela atuação do Tribunal, muito criticado ao longo da temporada. O público vaiou muito antes do pódio final, principalmente porque o "esforço" do TCB foi em vão. Nibali cruzou a última etapa em décimo nono, mas acabou em décimo sétimo após a desclassificação de Oscar Pereiro Sio e André Greipel, terminando com o vice campeonato.
  • O colombiano Fernando Gaviria (Quickstep) foi o campeão da Settimana Ciclística Internazionale, com o italiano Vincenzo Nibali (Astana) em segundo e o holandês Bauke Mollema (Rabobank) em terceiro. Nibali terminou a Settimana como campeão de montanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!