sábado, 9 de novembro de 2019

Liga FIFUBO 2019 - Final - 09/11/2019

Nove de novembro de dois mil e dezenove. O sábado foi de chuva e vento frio, daqueles dias de se ficar em casa. Mas para 150 mil pessoas que lotaram o Imperatriz Arena, o dia era de  ver quem seria coroado campeão da Liga FIFUBO 2019, o campeonato que começou em fevereiro e foi, um a um, derrubando os times até sobrarem Imperatriz e River Plate na disputa do título.

O Imperatriz Arena pronto para receber a grande final da Liga.

O Imperatriz começou muito bem o ano. Campeão da Copa 3 Corações e do Torneio Início, veio como favorito para o título da Liga. Mas uma derrota logo na primeira rodada (2x3 Huracán) colocou a equipe de volta no mundo real. Na temporada regular, foram 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com 28 gols marcados e 18 gols sofridos. Sempre entre os três primeiros, encerrou a fase de classificação em terceiro e, nas semifinais, despachou o Vasco após empatar em 1x1 no primeiro jogo e golear por 4x1 na partida decisiva. O título mantém vivo o sonho da Tríplice Coroa.
O Imperatriz foi a campo com 1. Charlie Brown; 2. Claudio Winck, 3. Victor Ramos, 4. Luan, 6. Juan; 5. Emerson (c), 14. Mendieta, 10. Douglas; 7. Robinho, 9. Suker e 17. Maikon Leite. O técnico Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, com Frômio como preparador físico e MST como médico, tinha no banco 8. Yago Pikachu, 11. Dagoberto, 31. Primoz Roglic e 32. Rafael Andriato.

O River fez o caminho oposto ao do Imperatriz. Só foi vencer na terceira rodada, ficou em último na tabela durante boa parte do campeonato e fez um primeiro turno muito ruim. No segundo turno, uma reviravolta impressionante, a melhor campanha e o bom futebol de volta. A melhor campanha no returno fez com que a equipe se classificasse em quarto lugar na tabela, com 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com 16 gols marcados e 16 gols sofridos. Nas semifinais, o azarão despachou o favortíssimo Racing com duas vitórias (3x1 e 2x0). O título faria com que a equipe entrasse para a História da FIFUBO, com uma arrancada nunca antes vista.
O River foi a campo com 1. Carrizzo; 2. Ferrari, 3. Placente, 4. José Maria Paz, 6. Berizzo; 5. Almeyda (c), 19. Diego Armando Barrado, 11. Gallardo; 10. Ortega, 7. Trezeguet e 30. Buonanotte. O técnico Francescoli, auxiliado por Blue Steel, tinha no banco 8. Coudet, 9. Funes Mori e 23. Ponzio.
A arbitragem ficou a cargo de Leonardo Gaciba, com Aristeu Tavares como auxiliar.
A partida é o tira-teima. No turno, o Imperatriz venceu por 2x1 (dois de Maikon Leite e um de Trezeguet) e, no returno, o River venceu por 1x0 (gol de Ortega). Também é o clássico "criador x criatura", já que o treinador do River, Francescoli, foi o volante do Imperatriz comandado por Dircys e usou o esquema daquela equipe para montar a sua, com uma modificação no número de volantes. O treinador Dircys gostou da mudança e aplicou na sua própria. Então, as duas equipes vão jogar num 4-3-3 de toque de bola. Prenúncio de um jogão!
Antes da partida, os ciclistas Mark Cavendish (britânico da T-Mobile) e Murilo Fischer (brasileiro da Français De Jeux) foram ao centro do gramado, para o pontapé inicial. Os dois dividiram o título do Tirreno Adriático e, por isso, foram convidados pela diretoria da FIFUBO para irem ao Imperatriz Arena.

Com tudo pronto, torcedores enlouquecidos e uma atmosfera incrível, o árbitro Leonardo Gaciba apitou o jogo e deu início à final da Liga FIFUBO 2019!
Equipes em campo, a saída pertenceu ao Imperatriz.

IMPERATRIZ 2x0 RIVER PLATE

Desde o início, os jogadores do Imperatriz voaram em campo. A equipe atacava pelas pontas e, também, pelo meio. Concluía de qualquer lugar e levava Carrizzo à loucura. O River não conseguia repetir a boa atuação dos últimos jogos. Gallardo estava muito mal, errando passes e impedindo a equipe de ir à frente. A única conclusão no primeiro tempo foi após boa jogada de Ortega pela ponta, aos 4 minutos. O camisa 10 chutou cruzado e a bola passou na frente do gol de Charlie Brown, sem perigo.

Com tanto domínio, não foi surpresa o Imperatriz abrir o marcador ainda no primeiro tempo. Aos 7 minutos, a zaga do River saiu com um chutão, mas Emerson se antecipou no meio de campo e ficou com a bola. Com um passe para a direita, encontrou Juan. O lateral esquerdo estava armando o jogo pela ponta direita, confundindo a marcação adversária. Quando a zaga chegou, Juan tocou no meio para Suker. O camisa 9 invadiu a área e, da marca do pênalti, acertou um lindo chute colocado, no canto esquerdo de Carrizzo, para fazer Imperatriz 1x0.

No intervalo, Dircys ousou. Tirou Victor Ramos e Mendieta para colocar Yago Pikachu e Dagoberto. Emerson iria para a zaga, Pikachu ficaria como primeiro volante e, pasmem, Dagoberto seria o volante pelo lado esquerdo. A promessa era de um ataque mais letal.

Francescoli também fez mudanças, visando dar alguma qualidade à equipe. Tirou Gallardo e Buonanotte e colocou Coudet e Funes Mori. Ficaria com 3 volantes, mas Coudet atuaria mais à frente, armando o jogo, enquanto Funes Mori ficaria mais próximo a Trezeguet.

O River melhorou muito no segundo tempo. Coudet deu mais movimentação à equipe e ajudou Ortega a criar boas jogadas. Trezeguet finalmente recebeu bolas em condição de finalizar, mas mandou duas boas oportunidades por cima do gol e parou nas mãos de Charlie Brown na outra.

O Imperatriz também manteve o bom ritmo. Dagoberto era muito mais armador do que volante e, com isso, Douglas ganhou companhia para levar a bola à frente. Robinho e Maikon Leite infernizavam pelas pontas e Suker concluía com perigo. O placar permanecia inalterado e a emoção aumentava. O relógio corria, o River buscava o empate e o Imperatriz esperava um contra ataque para matar o jogo.

E ele veio aos 10 minutos. Claudio Winck interceptou um passe que ia para Trezeguet e saiu pela ponta. Com um passe para o meio, o camisa 2 encontrou Douglas. O camisa 10 avançou com a bola até o campo de ataque e a zaga do River se posicionou para impedi-lo de avançar. Mas, com um gesto e um toque de mestre, o camisa 10 deu um passe para a direita e encontrou Robinho livre na área. O camisa 7 tocou na saída de Carrizzo e deu números finais ao confronto: Imperatriz 2x0.

Destaque do jogo: Douglas. O camisa 10 é um gigante. Se movimentou o tempo todo, organizou a equipe, distribuiu  o jogo para tudo quanto era lado, deu opções e, com a classe de um maestro, deu o passe que resultou no gol do título. O público aplaudiu de pé a genialidade de Douglas.

IMPERATRIZ F. B. CAMPEÃO DA LIGA FIFUBO 2019

A equipe de Niterói entrou em campo focada no título. Não deu espaço para o perigoso toque de bola do River e acabou com a arrancada impressionante do rival. Jogadores como Claudio Winck e Juan foram incríveis não só na defesa, mas na saída de bola; Emerson foi monstruoso à frente da zaga; Douglas foi o nome da partida; Maikon Leite, Suker e Robinho infernizaram a defesa do River. O resultado não poderia ser outro.

O River vê o sonho do título e a incrível recuperação serem bruscamente interrompidos com a derrota. A equipe demorou muito a entrar no jogo e, quando o fez, o adversário já dominava completamente.
Jogadores e comissão técnica do River, em foto oficial após receberem a medalha de prata.

PREMIAÇÃO

  • Bola de Prata de Artilheiro - Acosta (Racing) - 11 gols.
O camisa 9 do Racing, Acosta, recebe a Bola de Prata de artilheiro da Liga FIFUBO 2019 das mãos do Diretor Técnico da FIFUBO, Sr. Alemanha.
"Fico feliz pelos gols que marquei. O Racing ganhou muitos jogos com eles. Agradeço a meus companheiros pelos passes e pela ajuda ao longo dessa campanha." - Acosta, após receber a Bola de Prata como artilheiro da Liga.

  • Bola de Prata de MVP da Liga - Acosta (Racing) - 5 vezes destaque do jogo.
Já com a Bola de Prata de artilheiro em mãos, Acosta volta para receber o prêmio de MVP da Liga das mãos do vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz.
"Artilheiro e melhor jogador da Liga... realmente foi uma temporada sensacional. Estou maravilhado com esse reconhecimento. Mas trocaria isso tudo pelo título..." - Acosta, após receber a Bola de Prata  como MVP da Liga FIFUBO 2019.
  • Seleção da Liga FIFUBO 2019 - O critério para escolha da Seleção do campeonato é, num esquema 4-4-2 losango, os jogadores escolhidos como destaque nas partidas. Assim, são escolhidos um goleiro, um lateral direito, dois zagueiros, um lateral esquerdo, um primeiro volante, dois segundos volantes, um armador e dois atacantes. Assim, é escolhido para a posição aquele com mais indicações como destaque de jogo. Caso haja empate em alguma posição, a Junta Técnica da FIFUBO escolhe o atleta, sendo que, no caso do goleiro, o escolhido é o que menos gols sofreu e, no caso dos atacantes, o critério é quem marcou mais gols. Se não houver alguma posição sem um jogador escolhido como destaque em alguma partida, a Junta Técnica escolhe com base nas atuações. Neste caso específico, somente um zagueiro teve que ser escolhido pela Junta Técnica. Desta forma, a Seleção da Liga FIFUBO 2019 foi a seguinte: Andujar; Claudio Winck, Victor Ramos, Anderson Martins, Ramon; Diego Armando Barrado, Juninho, Felipe, Ruben Capria; Acosta e Maikon Leite. Os reservas são Villarruel (defesa) e Gracián (ataque).
"O nível técnico da Liga foi alto. Você pode reparar que há destaques do campeonato, como Acosta e Ruben Capria, bem como jogadores que chegaram aos playoffs, casos de atletas de Imperatriz, River e Vasco. Mas há nomes do Estudiantes, do Huracán, do Independiente... foi uma boa seleção." - Sr. Alemanha, diretor técnico da FIFUBO.
  • Campeão - Imperatriz F.B.
O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, entrega o troféu de campeão da Liga FIFUBO 2019 ao capitão do Imperatriz, Emerson.
"Três competições, três títulos. Cheguei ao Imperatriz nesse ano e não parei de erguer troféus. Se eu quero parar? Claro que não! Fico com cãibras nos braços, mas não paro de levantar taças!" - Emerson, capitão do Imperatriz, após erguer o título da Liga FIFUBO 2019.

O Imperatriz precisou reformular sua equipe para a Era Moderna da FIFUBO. Com elenco defasado, montou uma comissão especial, que analisou o esquema e as necessidades do técnico Dircys e debateu, um a um, os nomes dos atletas que iriam compor a equipe. Critérios como adaptabilidade ao esquema, habilidade, preparo físico e viabilidade financeira levaram a esta equipe que, em três competições, levou as três e não quer parar. O mesmo critério foi aplicado na montagem da equipe de ciclismo, que já trouxe pódios, vitórias e até títulos. Um trabalho campeão não poderia ficar sem títulos!

"Agradeço a todos. A diretoria atendeu aos meus pedidos sem questionar; a comissão técnica deixou os jogadores em condições de brilhar; os atletas se entregaram ao máximo,mesmo na adversidade; os torcedores tiveram paciência e nos apoiaram. Esse título é para vocês!" - Dircys, técnico multicampeão com o Imperatriz, após mais uma conquista.
Jogadores e comissão técnica do Imperatriz F.B., na foto oficial com o troféu da Liga FIFUBO 2019.

NOTAS RÁPIDAS
  • O Imperatriz conquista o título da Liga FIFUBO e amplia ainda mais seu domínio como maior campeão da Federação, com 18 títulos. O Vasco tem 14 títulos e o River, 11. Essa vantagem pode aumentar ainda mais após a reunião da FIFUBO durante a próxima semana, quando será decidido se os títulos da LMC entram nessa contabilidade.
  • O título da Liga também dá ao Imperatriz enorme vantagem na disputa da Supercopa FIFUBO, que será no próximo final de semana. Por ter vencido a Liga e a Copa 3 Corações, a equipe de Niterói decide a Supercopa com o campeão da Copa Olé, o Velez Sarsfield, jogando por vitória ou empate. O título só vai para o Velez se vencer a partida. Se o Imperatriz conquistar a Supercopa, levará também sua terceira Tríplice Coroa na FIFUBO.
  • Durante a semana, teremos o All Star Game da Liga FIFUBO 2019. A partida festiva será entre o campeão da Liga, o Imperatriz, e a Seleção do campeonato. Os atletas do Imperatriz na Seleção serão substituídos por outros, já escolhidos pelo diretor técnico da FIFUBO, Sr. Alemanha.
  • O relatório final da Liga será apresentado em data posterior ao All Star Game.
  • Na LMC, o calendário também se aproxima do final. No Tirreno Adriático, houve o primeiro título dividido da LMC. Mark Cavendish e Murilo Fischer empatarem em pontos e com uma vitória cada, não tendo subido ao pódio em outras ocasiões. Por este motivo, seguindo o Regulamento Geral de Competições, ficaram os dois com o título da competição. O brasileiro da Française De Jeux também terminou como campeão de montanha. Aliás, foi no Tirreno Adriático que começou a festa do Imperatriz. O ciclista brasileiro Rafael Andriato venceu a quarta etapa e conseguiu subir ao pódio na classificação final, com um terceiro lugar.
  • Na última Clássica do ano, a Lombardia, o vencedor foi o italiano Vincenzo Nibali (Astana), com o inglês Chris Froome (Sky) em segundo e o holandês Bauke Mollema (Rabobank) em terceiro. Os ciclistas, agora, se preparam para a Settimana Ciclística Internazionale, fechando o ciclo festivo italiano.
O pódio do Tirreno Adriático 2019. No alto, o inédito título dividido entre o britânico Mark Cavendish (T-Mobile) e o brasileiro Murilo Fischer (Française De Jeux), com o segundo colocado, o italiano Fabio Aru (Liquigás) e o terceiro colocado, o brasileiro Rafael Andriato (Imperatriz).

Jogadores e comissão técnica do Imperatriz dando a volta olímpica com o troféu da Liga FIFUBO 2019.

Parabéns, Imperatriz F.B., campeão da Liga FIFUBO 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!