sábado, 3 de fevereiro de 2018

Copa Stanley Rous 2018 - Final - 03/02/2018

Sábado típico de verão, com céu azul e muito calor. Com uma final entre seleções sendo disputada no Itaquá Dome, os torcedores adiaram por algum tempo a praia e lotaram o estádio, para ver tão esperado duelo. Era a final da Copa Stanley Rous, o segundo torneio entre seleções da História da FIFUBO!

A Inglaterra é a única dentre todas as seleções a ter vencido todos os seus jogos até aqui. Em partida amistosa, derrotaram a Argentina (2x1) e o Japão (4x2). Na Copa Stanley Rous, avançaram à final com novo triunfo sobre os argentinos (3x2). As esperadas mudanças não ocorreram, com o treinador, David English, repetiu a equipe que atuou nas três partidas anteriores.

A Inglaterra foi a campo com 1. Paul Robinson; 2. Wayne Bridge, 5. Rio Ferdinand, 6. John Terry (c), 3. Ashley Cole; 7. David Beckham, 4. Steven Gerrard, 8. Frank Lampard, 11. Joe Cole; 10. Michael Owen, 9. Wayne Rooney. A equipe, treinada por David English e que tinha Marcelo Balboa como auxiliar, tinha no banco de reservas 12. Jamie Carragher e 15. Peter Crouch.
Se os adversários estão invictos, a França pode se gabar de ser a única seleção campeã na FIFUBO. O único torneio entre seleções disputado até agora foi a Jarra Tropon 2017 e os franceses triunfaram na competição. A França é, também, a única seleção a chegar às finais dos dois torneios, mas não teve vida fácil. Derrotou o Brasil nos pênaltis (4x3), após empate em 3x3 no tempo normal. Consolidado, o forte esquema francês é o grande trunfo. O entrosamento dos jogadores é a arma para conquistar mais um troféu.

A França foi a campo com 16. Fabien Barthez; 2. Lilian Thuram, 8. Marcel Desailly, 5. Laurent Blanc, 3. Bixente Lizarazu; 4. Patrick Vieira, 7. Didier Deschamps (c), 10. Zinedine Zidane, 11. Robert Pires; 9. Stephane Guivarch, 12. Thierry Henry. A equipe, treinada por François Zidane e com Paulo Miranda como auxiliar, tinha no banco de reservas 6. Yuri Djorkaeff e 13. David Trezeguet
E assim chegamos ao duelo entre seleções mais esperado pelos fãs da FIFUBO. Inglaterra e França, decidindo a Copa Stanley Rous 2018!

A saída do jogo pertenceu à Inglaterra

INGLATERRA 3x0 FRANÇA

Quem vê o resultado do jogo imagina um passeio inglês, mas a verdade é que o jogo foi bastante equilibrado e emocionante. Curiosamente, a Inglaterra dominou do início ao fim a partida em que venceu a Argentina por 3x2 e, no jogo onde encarou um desafio verdadeiro, terminou vencendo por 3x0.

Desde o início, o torcedor ficou de pé nas arquibancadas do Itaquá Dome. As chances se sucediam de lado a lado e os goleiros eram obrigados a operar verdadeiros milagres para impedir o gol do adversário. As coisas poderiam ser muito diferentes aos 3 minutos, quando uma linda jogada coletiva francesa fez a bola sair do lado esquerdo, com Thierry Henry, até o lado direito, onde Thuram apareceu como elemento surpresa na área e foi derrubado por Paul Robinson. Zidane cobrou o pênalti no ângulo esquerdo do goleiro, mas Robinson se esticou todo e espalmou, em uma defesa espetacular.

A perda da penalidade deixou os franceses meio perdidos e a Inglaterra se aproveitou para ocupar o campo de ataque. Foi neste momento que um candidato a melhor do mundo se fez notar no campo de jogo. Até então bem marcado, Michael Owen começou a se movimentar e buscar o jogo. Aos 6 minutos, o camisa 10 arrancou com a bola pelo meio, se livrou de dois marcadores em velocidade e tocou a John Terry na esquerda da área. O camisa 6 devolveu de primeira para Owen, que invadiu a área trazendo a bola pro pé direito e chutou cruzado para vencer Barthez, fazendo Inglaterra 1x0.

Os franceses não se abateram com o gol, muito pelo contrário. As tabelas continuaram aparecendo e os bleus ganharam campo de jogo. Henry, Zidane, Guivarch e Thuram surgiram para concluir jogadas de todos os lados do campo, mas Robinson esteve muito bem e conseguiu afastar as bolas que chegavam à sua meta. No último lance do primeiro tempo, Henry foi ao fundo e cruzou para Guivarch cabecear no travessão inglês.

No intervalo, David English sacou Rio Ferdinand e Wayne Rooney, para colocar Carragher e Crouch. Já François Zidane optou por sacar Pires e Henry, colocando Djorkaeff e Trezeguet em seus lugares. A equipe iria jogar no 4-4-2 losango, optando por ter dois atacantes na área para tentar o empate.

O jogo continuou eletrizante no segundo tempo, com as equipes se revezando nas chances perdidas. Os franceses se lançavam ao ataque e Robinson afastava. Os ingleses partiam no contra ataque e Barthez salvava. Esta situação tornava impossível prever se os franceses empatariam ou os ingleses aumentariam o placar.

A segunda opção surgiu como a mais viável depois de Vieira procurar Zidane e Lampard interceptar o passe. O camisa 8 pegou a bola no meio e fez ótimo lançamento para a ponta esquerda, onde Peter Crouch recebeu. O camisa 15 avançou pela ponta, deu um drible desmoralizante em Desailly e cruzou para a área. Mesmo marcado, Owen subiu mais que Blanc e acertou uma cabeçada espetacular no ângulo, para derrotar Barthez novamente e fazer Inglaterra 2x0, aos 5 minutos.

A partir daí, os franceses partiram desesperados para tirar a desvantagem e, com isso, se abriram aos contra ataques. Quem pensa que Zidane estava mal após o pênalti perdido, se enganou. O camisa 10 francês se movimentava pelo campo todo, buscando tabelas e concluindo a gol. Aos 6, ele acertou o ângulo de Paul Robinson, que se esticou todo e mandou a córner.

Mas o nervosismo e os buracos deixados no campo de defesa eram pontos que jogavam contra os franceses. Aos 8 minutos, Vieira tocou a Desailly na direita e correu para receber de volta o passe. Mas a bola correu demais e saiu a lateral. Joe Cole cobrou rápido no buraco deixado pelo lado esquerdo da defesa e encontrou Peter Crouch livre. O artilheiro inglês recebeu a bola já dentro da área e tocou na saída de Barthez, para dar números finais ao jogo: Inglaterra 3x0.

INGLATERRA CAMPEÃ DA COPA STANLEY ROUS 2018

A Inglaterra conquista um título na sua primeira competição e mostra que, realmente, é a força a ser batida na Copa do Mundo de Futibou de Butaum. A vitória mostra a consolidação do esquema em linha, que dificultou bastante a vida dos franceses durante o jogo, além de mostrar a quantidade de jogadores de primeira linha vestindo a camisa inglesa. Paul Robinson fez defesas espetaculares, mas os zagueiros também apareceram muito bem no desarme. Os meio campistas trocam passes com facilidade e, no ataque, um Michael Owen fenomenal é a certeza de gols. Owen, inclusive, foi premiado como artilheiro do torneio, com 3 gols marcados.

O artilheiro da Copa Stanley Rous, Michael Owen, é parabenizado pelo vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, pelos 3 gols marcados no torneio

A próxima competição entre seleções é só no meio do ano, mas será o ápice da temporada. A Copa do Mundo de Futibou de Butaum começa a surgir no horizonte, com os ingleses como favoritos e Owen, apontado como futuro melhor jogador do mundo. Mas, até lá, as outras seleções vão trabalhar muito para corrigir suas deficiências e buscar partidas para apresentar variações de seus jogos.

O capitão inglês, John Terry, recebe do presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, o troféu da Copa Stanley Rous 2018

E assim os ingleses celebram sua primeira conquista na FIFUBO. Agora, o futebol de seleções dá uma pausa e os argentinos entrarão em campo para a primeira liga da temporada, o Torneio Apertura 2018. Neste domingo, os clubes apresentarão suas equipes no Torneio Início e, até o carnaval, muita bola vai rolar no gramado do Itaquá Dome. Até lá, parabéns à Inglaterra, campeã da Copa Stanley Rous 2018!

Jogadores e comissão técnica da Inglaterra posam com o troféu da Copa Stanley Rous 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!