sábado, 10 de fevereiro de 2018

Torneio Apertura 2018 - Primeira Rodada - 10/02/2018

O sábado de calor intenso é o dia perfeito para os foliões começarem a celebração do carnaval. Mas também é a ocasião ideal para iniciarmos o Torneio Apertura 2018. As equipes argentinas saúdam o povo e pedem passagem, arrastando uma verdadeira multidão ao Itaquá Dome, para assistir à primeira liga do ano. Vamos aos jogos!

RIVER PLATE 3x0 ESTUDIANTES

A eliminação precoce no Torneio Início foi lamentada em Nuñez, mas não pela perda da oportunidade de começar o ano com um título. Francescoli lamentava o fato de não ter podido utilizar seus reservas e, assim, os jogadores estariam sem ritmo para a estreia. Do outro lado, os torcedores do Estudiantes se enchem de esperança. Após o vice campeonato no Clausura 2017, a equipe espera algo maior para este ano, ou seja, o título do Apertura. Cristaldo pede calma e diz que a meta primária é se manter entre os quatro primeiros e se classificar para os playoffs. Dali, a meta vai sendo reajustada.

Quem vê o placar acha que foi um passeio do River, mas o fato é que ninguém passeou em campo. O primeiro tempo foi uma amostra nítida do que são equipes em início de temporada. Muitos erros de passe, quase nenhuma tática e pouquíssimas conclusões. O River ainda assustou em duas bolas na trave, com Ortega e Buonanotte. O Estudiantes só chutou com perigo no finalzinho do primeiro tempo e Carrizzo mandou a córner. Assim, a primeira etapa terminou num sonolento 0x0.

No intervalo, Francescoli tirou Gallardo e Buonanotte, colocando Coudet e Funes Mori. Pretendia dar nova movimentação na frente e melhorar o passe. Já Cristaldo trocou o lado esquerdo, tirando Marco Rojo e Boselli, colocando Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez em seus lugares. A intenção era melhorar o passe e ter alguém de presença na área.

As palavras de Francescoli mudaram o River. Os jogadores voltaram mais bem distribuídos em campo e conseguiram construir o caminho para a vitória aos 3 minutos, quando Lopez recebeu a bola e tentou avançar, mas foi desarmado por Placente. Bem posicionado, o camisa 3 passou a Ortega, que avançou pela ponta, atraindo a marcação. Quando se viu sem espaços, o camisa 10 rolou no meio, encontrando Trezeguet livre. O camisa 7 não costuma desperdiçar oportunidades e, desta vez, não foi diferente. Ele invadiu a área e chutou na saída de  Andujar, fazendo River 1x0.

O gol era tudo o que o River precisava. O Estudiantes se lançou ao ataque em busca do empate e se abriu aos contra ataques do rival. Aos 5 minutos, Trezeguet recebeu de Coudet, girou e chutou, para Andujar fazer uma linda defesa e mandar a córner. O próprio camisa 7 cobrou e surpreendeu a todos, que esperavam um cruzamento para cabeceio na área. Ao contrário, ele rolou a bola no primeiro pau para Funes Mori. Quando Andujar percebeu, saiu descontroladamente para interceptar e derrubou o camisa 9. Ferrari cobrou o pênalti no ângulo direito de Andujar, que se esticou, mas não alcançou: River 2x0.

Ali, a vitória estava assegurada. O Estudiantes tentava se lançar ao ataque, mas não havia ordem em suas ações. Cansado, devido ao calor e ao início da temporada, o River tocava a bola e esperava o tempo passar. E assim, já nos acréscimos, deu números finais ao jogo. A equipe trocava passes curtos, enquanto a torcida gritava 'olé', com Ferrari, Placente, Barrado, Paz, Coudet, Funes Mori, até chegar a Berizzo. Quando se viu com a bola na intermediária de ataque, o camisa 6 não viu ninguém à frente e resolveu avançar em velocidade. Em um piscar de olhos, já estava dentro da área e tocando na saída de Andujar, para celebrar uma importante vitória logo na estreia: River 3x0.

Destaque do jogo: José Maria Paz. Tá certo que o Estudiantes não chegou muito ao ataque. Mas quando chegou, encontrou no camisa 4 um gigante na defesa. Paz afastou as bolas que chegavam, ajudou a organizar o time e ainda se arriscou no campo de ataque.

VELEZ SARSFIELD 0x5 INDEPENDIENTE

Ainda em início de trabalho, o treinador Pearl Jam e seu auxiliar, Ledbetter, pedem tempo à torcida para conhecer os jogadores. Ao definir como prioridade a recuperação física dos jogadores, a dupla os mandou para o programa de recondicionamento físico e, com isso, os atletas entraram voando em campo. Mas o trabalho de pré-temporada se esqueceu das partes tática e técnica. Já o Independiente, com seu eterno discurso de que "este ano seremos protagonistas", resolveu adotar um tom muito mais cauteloso. À espera de seu prometido reforço para a armação, Bayer mandou os jogadores se concentrarem no campo, a fim de estrearem bem e caminharem tranquilos na temporada.

E a estreia não poderia ser melhor! Logo aos 30 segundos, Insua e Claudio Hussain tentaram um 'toca  y me voy', mas Montenegro estava atento e estourou a bola em cima do camisa 11 adversário. A bola saiu em lateral no campo de defesa do Velez, onde Facundo Parra repôs para o outro lado do campo e encontrou Busse livre. O camisa 7 avançou e, da entrada da área, chutou cruzado e venceu Sosa, fazendo Independiente 1x0.

Nem deu tempo de ver se a parte física dos jogadores do Velez faria a diferença. Com apenas 30 segundos, já perdiam o jogo. Os jogadores tentaram se reagrupar e buscar a igualdade, mas aí apareceu a negligência com as partes tática e técnica. O time não conseguia se encontrar em campo e, pior, viu Silvera liderar o Independiente em uma blitz pelos próximos 3 minutos, com Sosa salvando como podia. Justamente aos 3 minutos, Insua tocou a Turco Assad na esquerda e o camisa 9 perdeu a bola. Ao tentar recompor o meio com a tática conhecida como 'Legião', os jogadores do Velez afunilaram muito a marcação e Fredes, que havia recuperado a bola, tabelou com Gracián, percebeu que as pontas estavam desmarcadas e tocou ali. Silvera recebeu nas costas da zaga, invadiu a área em diagonal e chutou na saída de Sosa, fazendo Independiente 2x0.

A torcida do Velez começou a perder a paciência. Não bastava estar perdendo, o time não tinha um pingo de entrosamento e não chutava a gol. O Independiente foi esperando o erro do adversário e saindo em contra ataques. Aos 7 minutos, Insua perdeu a bola de forma completamente bisonha e viu Montenegro abrir na esquerda com tranquilidade. Busse recebeu e tocou a Mareque, inverteu a bola em um lançamento magistral para Silvera. O camisa 11 recebeu na direita, invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para Sosa, fazendo Independiente 3x0.

No intervalo, Pearl Jam sacou Insua (que saiu vaiado) e Turco Assad e colocou Cubero e Lucas Pratto. A equipe passaria a jogar com 4 volantes. Já Bayer mudou o lado direito, sacando Vella e Facundo Parra, para colocar Acevedo e Gandin.

A mudança do Velez até surtiria efeito se os jogadores estivessem a par do que pretende o novo treinador. Melhoraram em campo, mas não tinham tática para seguir e, assim, dependiam do talento individual. Mas o Independiente estava bem arrumado em campo e marcava com maestria ímpar, à espera do contra ataque.

Aos 2 minutos, a jogada esperada veio, quando Acevedo saiu da direita para cobrir Montenegro no meio e interceptou passe que ia para Lucas Pratto. O camisa 12 do Independiente tocou a Gracián no meio e o camisa 19 abriu na esquerda para Silvera. O camisa 11 foi ao fundo e cruzou para a área, onde Busse concluiu de primeira, no canto esquerdo de Sosa e fez Independiente 4x0.

Neste momento, a torcida do Velez começou a deixar o estádio e os jogadores jogaram a toalha. O Independiente tocou a bola, à espera do apito final, pois seus jogadores estavam cansados. Mas ainda tinha tempo para a jogada mais espetacular da partida. Aos 8 minutos, Gracián lançou Silvera na ponta esquerda e o camisa 11 foi ao fundo com a bola, em velocidade. Gino Peruzzi veio para lhe marcar, mas Silvera deu um lindo drible, que fez o camisa 2 parar quase no alambrado. O drible fez Silvera ficar de costas para o gol, na lateral da área, mas o camisa 11 acertou um chute em arco e a bola entrou no ângulo oposto de Sosa, encerrando o jogo em 5x0 para o Independiente.

Destaque do jogo: Nestor Silvera. Além de marcar um hat trick e participar do segundo gol de Busse, o camisa 11 fez de tudo em campo. Armou o jogo, concluiu, ajudou na defesa e, com os 3 gols marcados, precisa de mais 6 para comemorar o centésimo de sua carreira.

NOTAS RÁPIDAS

  • A primeira rodada se encerra neste domingo, com Racing x Boca e Huracán x San Lorenzo. Até o final do carnaval, mais uma ou duas rodadas serão disputadas.
  • O milestone da rodada vai para Walter Busse. Ao anotar o primeiro gol de sua equipe no Apertura, ele chegou a 20 com a camisa do Independiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!