domingo, 18 de fevereiro de 2018

Torneio Apertura 2018 - Segunda Rodada - 18/02/2018

Domingo de muito calor e, novamente, dia de praia. E, novamente, os banhistas foram antes da praia ao Itaquá Dome, assistir ao encerramento da segunda rodada do Apertura. Foram dois jogos onde a emoção ficou à flor da pele até o final das partidas. Vamos aos jogos!

ESTUDIANTES 3x3 VELEZ SARSFIELD

As duas únicas que não marcaram ainda neste Apertura vêm pressionadas para recuperar o bom futebol. Vice campeão do Clausura, o Estudiantes perdeu de forma inapelável para o River (0x3), mas teve tempo de treinar e ajustar o posicionamento. Terceiro colocado no mesmo campeonato, o Velez fez pior. Perdeu de forma humilhante para o Independiente (0x5) e jogou pressão sobre a nova comissão técnica, que tem que mostrar resultados imediatamente.

Bastaram 20 segundos para as coisas começarem a ficar emocionantes. Logo na saída, Verón fez o 'toca y me voy' com Enzo Perez, recebeu próximo à entrada da área, deu um lindo giro e chutou forte, no ângulo de Sosa, para fazer Estudiantes 1x0.

O gol foi um alívio para a equipe de La Plata, pois os jogadores não fizeram mais nada no resto do primeiro tempo. Errando muitos passes, mal posicionado, o Estudiantes não conseguia dar sequência às jogadas. Pior fez o Velez que, mesmo perdendo, não tinha um pingo de organização para tentar mudar o quadro. Insua se movimentava no campo inteiro e buscava tabelas, mas os jogadores ou se omitiam ou não davam sequência às jogadas.

Mesmo assim, o Estudiantes tinha mais organização, ainda que muito pouco. E se aproveitou dos erros do adversário para ampliar no último lance do primeiro tempo. Já nos acréscimos, Sebá Dominguez tentou sair jogando, foi ao campo de ataque e perdeu a bola para Angeleri. O camisa 2 tocou a Enzo Perez no meio, que deu um lindo passe em profundidade para Gastón Fernandez. O camisa 10 invadiu a área e tocou na saída de Sosa para fazer Estudiantes 2x0.

No intervalo, Cristaldo tirou Federico Fernandez e Mauro Boselli para colocar Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez em seus lugares. Já Pearl Jam perdeu a paciência com Dario Hussain e o tirou, junto com Gago, colocando Cubero e Lucas Pratto.

As mudanças fizeram o jogo ficar um pouco melhor. O Estudiantes voltou mais organizado e conseguiu rondar a área do Velez, que também tinha um pouco mais de organização e atacantes que se movimentavam mais, dando opções para Insua.

Aos 2 minutos, o camisa 11 avançou com a bola pelo meio e tocou a Turco Assad na direita. O camisa 9 procurou Lucas Pratto, mas este estava impedido, então Turco Assad foi obrigado a recuar o jogo, chamando o apoio de Gino Peruzzi. O camisa 2 avançou em velocidade pela ponta, fez o 'dois-um' com Turco Assad e, da entrada da área, chutou cruzado e descontou para o Velez: 1x2.

O gol deu à equipe de Liniers um novo gás e, assim, o Velez passou a buscar o empate de forma frenética. A grande deficiência da equipe é o passe, sempre dado para trás e obrigando os jogadores a terem que girar, atrasando as jogadas. Mas, após o gol de Peruzzi, o time começou a caprichar mais e passar a bola de pé em pé.

Assim, aos 5 minutos, conseguiram chegar à igualdade que fazia justiça à melhora apresentada em campo. Sosa repôs a bola no meio para Insua e o camisa 11 deu um lindo passe na esquerda para Turco Assad, que foi à linha de fundo, trouxe para o pé direito e cruzou no segundo pau. Lucas Pratto apareceu e cabeceou para o fundo das redes: Velez 2x2.

A partir daí, o jogo ganhou em emoção. As duas equipes buscavam a vitória, mas sem se descuidar muito para não levar o contra ataque. Mas, no Velez, sempre terá alguém para colocar tudo abaixo em um lance completamente sem noção. Já nos acréscimos, Verón perdeu o ângulo ao tentar uma jogada na lateral direita da área e usou o corpo para proteger a bola, esperando o contato. Cubero caiu na armadilha do camisa 11 e o atropelou. Verón cobrou a falta com maestria e a bola entrou no ângulo oposto de Sosa: Estudiantes 3x2.

Os torcedores do time de La Plata já celebravam a vitória, mas o Velez fez uma mistura de 'toca y me voy' com 'figura 8' na saída de bola e conseguiram a igualdade no último lance do jogo. Insua fez o 'toca y me voy' com Romero e avançou para a entrada da área. A marcação correu para bloqueá-lo e Romero passou por trás dele, recebendo a bola na direita, invadindo a área e chutando forte no ângulo esquerdo de Andujar, para dar números finais ao jogo: Velez 3x3.

Destaque do jogo: Federico Insua. Tá certo que Verón fez dois gols de pura maestria, mas foi o camisa 11 do outro time quem se destacou. Em meio à ruindade que reinava no Velez, Insua buscou o jogo o tempo todo, se movimentando e organizando as jogadas. Participou dos três gols e deu esperanças à torcida de um futuro melhor neste campeonato.

SAN LORENZO 3x4 RIVER PLATE

Com o empate entre Independiente e Racing, quem vencesse aqui iria liderar isolado. Em outros tempos, tal partida seria sinônimo de goleada pro River, mas a conquista do Torneio Início, inclusive com vitória sobre o River (2x1), fez o San Lorenzo mudar de patamar. Uma mudança no time de Almagro foi feita para esse jogo, com a saída de Buffarini e a entrada de Tellechea, para dar mais proteção ao meio de campo. Já o River manteve a equipe, mas Francescoli pediu que o toque de bola característico voltasse ao campo, já que, mesmo vencendo na primeira rodada (3x0 Estudiantes), o time não jogou bem.

Realmente, a conquista do Torneio Início e o centésimo gol de Romagnoli fizeram a equipe de Almagro mudar de patamar. O San Lorenzo dominou o jogo desde o início e inaugurou o marcador com apenas 40 segundos. Barrado recebeu de Gallardo mas, displicente, perdeu a bola para Reynoso, que tocou a Jonathan Ferrari. O camisa 2 fez um lançamento para o meio, onde Stracqualursi recebeu, invadiu a área e chutou na saída de Carrizzo para fazer San Lorenzo 1x0.

Os jogadores do River tentaram não dar importância ao gol sofrido logo no início e buscaram se reorganizar para empatar a partida. Mas algumas peças simplesmente não funcionavam e os erros de passe se sucediam. Para piorar, a marcação do San Lorenzo era muito boa e os contra ataques, perigosos.

Aos 4 minutos, Jonathan Ferrari interceptou passe que ia para Buonanotte e foi agarrado pelo camisa 30 no campo de defesa. O próprio camisa 2 cobrou a falta, fazendo novo lançamento magistral, desta vez para a ponta esquerda. Stracqualursi recebeu, invadiu a área e, de novo, chutou na saída de Carrizzo, para fazer San Lorenzo 2x0.

O River descontou já nos acréscimos, em uma modificação de sua jogada mais tradicional. Carrizzo cobrou tiro de meta, mas a bola foi forte demais para Gallardo, que preferiu não correr. Buonanotte saiu da ponta para o meio e ficou com a bola, tocando a Ortega e recebendo de volta, ainda no meio. Com um leve passe, o camisa 30 deixou a Trezeguet na meia esquerda, próximo à entrada da área. Com Reynoso a marcá-lo, o camisa 7 deu um chute seco, a bola ganhou altura e venceu Migliore: River 1x2.

No intervalo, Nilson resolveu mudar o lado esquerdo, o único setor que não funcionava. Tirou Luciatti e Erviti e colocou Buffarini e Bordagaray em seus lugares. O natural seria Tellechea ir para a lateral e Buffarini ir para o meio, mas Nilson mandou o camisa 8 para a lateral e manteve o camisa 20 na volância, pelo maior poder de marcação que poderia ter. Já Francescoli não pensou duas vezes e tirou Barrado e Gallardo, os dois piores em campo, colocando Coudet e Funes Mori em seus lugares. Coudet entraria de volante, Ortega seria deslocado para a armação e Funes Mori iria para a ponta direita.

O River voltou melhor e passou a ter mais volume de ataque. Mas o San Lorenzo continuava jogando muito bem, principalmente com a movimentação de Stracqualursi pelo campo de ataque. Assim, a equipe de Almagro conseguiu chegar ao terceiro gol aos 3 minutos, quando Funes Mori recebeu de Trezeguet e adiantou demais a bola. Migliore saiu do gol e afastou para Reynoso, que tocou a Romagnoli no meio. O camisa 10 tabelou com Stracqualursi e avançou, chutando da meia lua para vencer Carrizzo, batendo no peito, apontando ao chão e fazendo a taunt da Paloma: San Lorenzo 3x1.

Neste momento, a equipe de Almagro já dava como certa a vitória. Mas o River tem, hoje, o melhor jogador de futibou de butaum do mundo e é nessas horas que ele aparece. Logo na saída de bola, aos 4 minutos, Trezeguet fez o 'toca y me voy' com Coudet, deu um bonito giro para se livrar de Tellechea e chutou sem chances para Migliore, fazendo River 2x3.

O San Lorenzo ainda dominava as ações, mas Trezeguet resolveu que aquele jogo seria dele e, com isso, começou a movimentar-se pelo campo todo, buscando tabelas e levando a equipe à frente. Aos 7 minutos, ele voltou para buscar o jogo e recebeu de Berizzo na esquerda. Com um belo passe, encontrou Buonanotte no comando de ataque, mas o camisa 30 se atrapalhou e não conseguiu avançar. Trezeguet correu e pediu de volta, recebendo o passe e chutando da entrada da área para vencer Migliore novamente: River 3x3.

O hat-trick de Trezeguet assustou os jogadores do San Lorenzo, que tinham uma vitória fácil na mão e viram tudo desmoronar graças à genialidade do centroavante francês. Os jogadores ficaram nervosos e começaram a errar passes. Trezeguet, por outro lado, continuou correndo e incentivando seus companheiros a seguirem em frente. Aos 9 minutos, em reposição de Migliore, o camisa 7 correu e atrapalhou a saída de Tellechea, que tentou virar rápido para Luciatti, mas a bola saiu pela linha lateral. Além de apertar na marcação, Trezeguet aproveitou para já se posicionar próximo à entrada da área. Foi ali que Funes Mori cobrou o lateral e o camisa 7 recebeu invadindo a área e chutando na saída de Migliore, para virar o jogo para a sua equipe: River 4x3.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Stracqualursi fez uma partida impecável, mas os quatro gols de Trezeguet o colocam acima de qualquer outro jogador. Virou o jogo sozinho para o River, levou o time à liderança e, de quebra, assumiu a artilharia do torneio. 30 segundos após o quarto gol, começou a chover no Itaquá Dome. Não faltava mais nada para Trezeguet sair nos braços da torcida.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 6 pontos
2° Independiente - 4 pontos, 7 gols pró
3° Racing - 4 pontos, 6 gols pró
4° Boca Juniors - 3 pontos, 6 gols pró, 6 gols contra
5° San Lorenzo - 3 pontos, 6 gols pró, 6 gols contra
6° Estudiantes - 1 ponto, 3 gols pró, 6 gols contra
7° Velez Sarsfield - 1 ponto, 3 gols pró, 8 gols contra
8° Huracán - 0 ponto

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 5 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 4 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors) - 3 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • O Torneio Apertura dará uma pausa de duas semanas. Os jogos voltam após o dia 4 de março, mas ainda não se sabe se durante a semana ou no final da mesma.
  • Mesmo assim, o futibou de butaum não vai parar. No próximo domingo, as seleções entrarão em campo para partidas de preparação para a Copa do Mundo. O Japão marcou amistoso contra o Vasco, enquanto a Inglaterra aceitou o desafio do CROL.
  • O milestone da rodada vai para David Trezeguet. Não bastasse virar sozinho o jogo para o seu time e fazer chover em Niterói, o segundo gol marcado contra o San Lorenzo foi o de número 120 dele com a camisa do River. Trezeguet é o maior artilheiro da Era Profissional da FIFUBO e está distante somente 30 gols de Van Basten, o maior artilheiro da História da Federação, porém com seus 150 gols marcados na Era Amadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!