sábado, 15 de abril de 2017

Torneio Apertura 2017 - Décima Rodada - 15/04/2017

O sábado também é de Aleluia. O belo dia de sol, com temperatura amena, levou muitos torcedores ao Itaquá Dome, para a conclusão da décima rodada do Apertura. E estes torcedores foram brindados com os dois melhores jogos da rodada. Vamos a eles!

SAN LORENZO 2x2 ESTUDIANTES

O duelo entre os dois piores times do campeonato acabou se revelando o melhor jogo da rodada. O San Lorenzo não conseguiu acertar seu esquema tático até agora. Decididos a jogar no 4-3-3, ainda não sabem se utilizam dois volantes mais defensivos, dois mais ofensivos ou um equilíbrio. Já há até quem peça a volta  do 4-4-2 losango. Já o Estudiantes não consegue criar nada, efetivamente. Com um esquema definido no 4-4-2 tradicional, vê um de seus armadores (Enzo Perez) jogando mais como volante e seu primeiro volante (Rodrigo Braña) se lançando ao ataque, ou seja, a culpa é mais dos jogadores que do esquema. No primeiro turno, Estudiantes 1x4 San Lorenzo.

Mas bastou a bola rolar e os gols foram saindo. Com apenas 27 segundos, o Estudiantes ficou na frente. Na saída de bola, Verón fez o 'toca y me voy' com Leandro Benítez. Quando recebeu na frente, no entanto, preferiu virar de costas pro gol e devolver ao camisa 8, que ajeitou para o pé esquerdo e, da meia lua, soltou belo chute para vencer Migliore: Estudiantes 1x0.

O San Lorenzo tentou sair jogando, mas os jogadores do Estudiantes encurtavam espaços e roubavam a bola logo. Assim, aos 2 minutos, saiu o segundo gol. Leandro Benítez voltou para desarmar Stracqualursi e deixou atrás para Federico Fernandez, enquanto saía correndo para o ataque novamente. O camisa 4 tocou a Marco Rojo na esquerda, que tocou de primeira para Leandro Benítez. O camisa 8 partiu sem oposição pela ponta esquerda e desferiu ótimo chute cruzado, vencendo Migliore novamente e fazendo Estudiantes 2x0.

 Com essa desvantagem, o San Lorenzo se perdeu de vez. O time de La Plata dominava as ações, tanto ofensiva quanto defensivamente, e tabelava com incrível maestria, perdendo gols incríveis. No jogo inteiro, Gastón Fernandez mandou 4 bolas na trave. Uma dessas foi aos 8 minutos, após uma tabela incrível que começou lá atrás com Rodrigo Braña desarmando Stracqualursi e tocando para Federico Fernandez. O camisa 4 tocou a Leandro Benítez, que passou na direita para Enzo Perez. O camisa 7 tocou a Gastón Fernandez já no bico da área e o chute do camisa 10 tocou no travessão, saindo a lateral. Johnathan Ferrari cobrou na direita para Raul 'Pipa' Estevez, que percebeu o buraco deixado na zaga do Estudiantes após essa troca de passes. O camisa 7, então, viu Stracqualursi se movendo para o espaço vazio e passou-lhe a bola. O camisa 9 recebeu já dentro da área e chutou sem chances para Andujar, fazendo San Lorenzo 1x2.

No intervalo, Nilson fez apenas uma substituição. Tirou Bordagaray e colocou Erviti. Já Cristaldo sacou Enzo Perez (apagado) e Boselli (que não se esforçou muito) para colocar Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. A intenção era colocar 3 volantes no meio, reforçando a marcação, mas com Verón mais adiantado para armar o jogo.

As mudanças mantiveram o padrão do jogo altíssimo e ambas as equipes se lançaram ao ataque, desperdiçando ótimas chances. O Estudiantes, aos poucos, foi cansando e diminuindo suas jogadas, mas recuou para diminuir também os espaços e tentar um contra ataque. Porém, este não veio e o San Lorenzo passou a rondar a área em busca do empate, até consegui-lo aos 8 minutos. Luciatti tocou a Piatti, que se lançou para armar o jogo. Tabelando com Romagnoli, o camisa 12 ficou em melhores condições para passar a bola na esquerda para Erviti. Stracqualursi correu para receber o passe na área e a marcação foi junto, mas Erviti percebeu, segurou a bola e resolveu arriscar um chute. A bola veio rasteira e surpreendeu Andujar, que nem se mexeu: San Lorenzo 2x2.

Destaque do jogo: Leandro Benítez. O camisa 8 se multiplicou em campo. Marcou na defesa, armou o jogo no meio e ainda concluiu no ataque, fazendo os dois gols de sua equipe.

RACING 4x2 VELEZ SARSFIELD

O último duelo da rodada colocava frente a frente o segundo e o terceiro colocado, com expectativa de um jogão. Do lado do Racing, a equipe começou a jogar no esquema pretendido por Paralelo. Com todos os jogadores atuando o tempo todo, a equipe foi vencendo e subindo na tabela, até chegar à vice liderança. A vitória no Clássico de Avellaneda (3x1 Independiente) era o combustível necessário para o time seguir adiante. Do lado do Velez, problemas. Na vitória sobre o Estudiantes (4x1), Sosa foi expulso e Insua foi o sorteado para cumprir a suspensão automática em seu lugar. Assim, Cubero iria para o jogo e o Velez teria 4 volantes em campo, com Gago mais adiantado para armar o jogo. No primeiro turno, Velez 3x2 Racing.

Quando a bola rolou, ficou claro que o Racing dominaria as ações. Bem equilibrado, o time tinha Pelletieri e Martin Simeone na saída de bola, dando liberdade para Ruben Capria correr o campo de ataque e criar jogadas para Latorre e Acosta. Já o Velez, embora tivesse Gago em condições de armar o jogo, pecava justamente por causa do estilo do camisa 5. Enquanto Insua corre o campo todo em liberdade, Gago cadencia mais o jogo e isso prejudicou o andamento da equipe.

Melhor para o Racing, que abriu o marcador aos 6 minutos. Após cobrança de tiro de meta, Ruben Capria recebeu no meio e recuou para Pelletieri. O camisa 7 devolveu mal a Capria, no meio de 4 jogadores, mas o camisa 10 consertou tudo, com um passe magistral para Acosta. O camisa 9 recebeu livre na área e Sosa não teve outra alternativa a não ser derrubá-lo. Ruben Capria cobrou o pênalti no alto do canto direito e, embora Sosa tenha ido na bola, jamais a alcançaria: Racing 1x0.

O gol era justiça ao melhor futebol do time de Avellaneda, mas mesmo na dificuldade de dar velocidade às jogadas, o Velez conseguia criá-las e levar perigo. Assim, aos 8 minutos, conseguiu o empate. Gago deu passe para Dario Hussain na direita e o camisa 10 invadiu a área, chutando cruzado. Saja espalmou para o lado, mas Lucas Romero pegou o rebote e empurrou para o gol vazio, fazendo Velez 1x1.

Tudo indicava que o primeiro tempo terminaria empatado, mas Gago fez falta em Ruben Capria, na intermediária, pelo lado esquerdo. Com o tempo esgotado, este seria o último lance e o camisa 10 resolveu tirar outro coelho da cartola. Quando a barreira pulou, ele cobrou por baixo e se aproveitou do buraco deixado pela mesma. A bola entrou mansa no canto de Sosa, que nada pôde fazer: Racing 2x1.

No intervalo, Paralelo sacou Pelletieri, que errava muitos passes e não ajudava tanto na defesa, além de Latorre, que era pouco acionado. Colocou, em seus lugares, Fariña e Hauche. Já Tripa Seca, tendo apenas Lucas Pratto no banco, colocou-o no lugar de Turco Assad, que era uma figura nula em campo.

Tripa Seca aproveitou o intervalo para marcar uma jogada na saída de bola. Assim, Gago e Romero fizeram a chamada "figura 8" na saída e foram tabelando, até que Gago recebeu do camisa 7 na meia lua. Driblando Quiroz, o camisa 5 ficou de frente pro gol e, com um belo chute de cobertura, venceu a marcação de Saja, fazendo Velez 2x2 logo aos 18 segundos.

O gol incendiou de vez o jogo e as duas equipes passaram a jogar um futebol aberto, com chances de ambos os lados. Aos 5 minutos, Ruben Capria recebeu de Enrique no meio e percebeu que a marcação vinha para impedi-lo de avançar. Com um toque para trás, encontrou Martin Simeone, que foi trazendo da esquerda para o meio e viu um campo aberto do lado direito. Ele deu um belo passe em profundidade e Acosta recebeu livre, sem nenhuma marcação. O camisa 9 avançou em diagonal e deu um lindo chute cruzado, que entrou no ângulo de Sosa e colocou o Racing novamente na frente: 3x2.

Com o gol sofrido, o Velez voltou a se lançar para o ataque, mas de forma inteligente. Adiantou a marcação para evitar o contra ataque e chegou muitas vezes à área do Racing, mas quando a defesa não afastava, era Saja quem defendia. Aos 8 minutos, após Pocchetino afastar da área, Ruben Capria recebeu no círculo central. Marcado por 3, o camisa 10 repetiu o feito do gol anterior e tocou atrás, desta vez para Fariña. O camisa 12 recebeu sem oposição, levantou a cabeça e viu Acosta correndo livre pela direita. O passe em profundidade foi preciso e o camisa 9 chutou de primeira, já dentro da área, na saída de Sosa, dando números finais ao confronto: Racing 4x2.

Destaque do jogo: Ruben Capria. O camisa 10 teve uma tarde de gala no Itaquá Dome. Fez dois gols em cobranças magistrais de pênalti e falta e participou dos outros dois, com passes de gênio. Além disso, se movimentou o campo todo, buscando a bola e criando jogadas para seus companheiros.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 22 pontos
2° Racing - 21 pontos
3° Velez Sarsfield - 15 pontos, 25 gols pró
4° Independiente - 15 pontos, 23 gols pró
5° Huracán - 13 pontos, 23 gols pró, 23 gols contra
6° Boca Juniors - 13 pontos, 23 gols pró, 25 gols contra
7° Estudiantes - 7 pontos
8° San Lorenzo - 6 pontos

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 16 gols
2° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 9 gols
3° Juan Roman Riquelme (Boca Juniors) - 7 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Ainda não se sabe como será feita a próxima rodada, já que o final de semana já está rifado. Uma alternativa é os jogos se realizarem durante a semana, mas é muito difícil. O mais provável é a segunda alternativa, de realizar os jogos durante a semana seguinte.
  • Após o surpreendente pedido de demissão de Madeirite, após a derrota de seu time (1x3) para o Huracán no sábado, a diretoria do Boca Juniors acelerou a negociação e anunciou o novo treinador. É Sr Rússia,, que já assume a equipe visando o próximo duelo, contra o Estudiantes.
  • Ex meiocampista do FIFA Stars, Sr Rússia terá seu primeiro trabalho como treinador e um enorme desafio, de conciliar não só a pressão da torcida, mas também da diretoria e o trabalho hercúleo de unir os jogadores em prol de um único trabalho. Mas, a contar pelo seu perfil mais técnico, de toque de bola, é isso que se deve esperar do Boca Juniors daqui para a frente. Porém, não se sabe se estes resultados serão vistos ainda no Apertura, já que faltam apenas quatro rodadas para o fim da temporada regular e a equipe está em sexto lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!