terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Bootecon 2016

O Imperatriz Arena foi palco de mais uma edição do Bootecon, o fórum de futebol de botão da FIFUBO que abre o ano da federação. Com delegações de todas as equipes da FIFUBO, mais botões aposentados, representantes da federação, membros do quadro de arbitragem e da imprensa, além de convidados, o fórum foi o maior já feito até aqui. Vamos ver alguns dos pontos debatidos.

ABERTURA DO EVENTO
O presidente da FIFUBO, Batistuta, e o vice, Ruben Paz, abrindo o evento.

A abertura, como de praxe, foi do presidente da FIFUBO, Batistuta. Dando boas vindas aos presentes, o presidente declarou aberto o ano de 2016 da federação. Ruben Paz leu o resumo das atividades da FIFUBO em 2015 e apresentou o calendário, já com a disputa da Copa 3 Corações para o próximo final de semana. Também foi apresentada uma proposta de  calendário enxuto, com a polêmica realização dos Torneios Apertura e Clausura em apenas um turno, a fim de viabilizá-los, bem como a garantia de esforços para a realização da Copa Olé e da Supercopa FIFUBO.

HOMENAGEADOS DE 2016
Batistuta convidou os representantes do Achrilix, Kaiser e Homem do Lateral, para serem homenageados pelos presentes.

Em 2016, a FIFUBO homenageia o Achrilix, time fundador da FIFUBO, mas que não atua mais. A equipe foi representada por dois jogadores que marcaram época: Kaiser é um dos primeiros botões da FIFUBO, tendo ingressado na federação em 1990. Já o Homem do Lateral apareceu na primeira mudança da federação, quando botões maiores passaram a ser aceitos e as primeiras regras foram unificadas.

RELATÓRIO TÉCNICO
O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, lê o relatório técnico da FIFUBO durante o ano de 2015 e apresenta tendências para 2016

Por ser um fórum de futebol de botão, a parte técnica é muito debatida. Este foi o motivo da FIFUBO ter escolhido um diretor técnico, que observa as tendências técnicas, táticas e físicas no ano que passou e sugere temas para melhorar estes aspectos  no ano que entra. Depois, as sugestões são debatidas em mesa própria.

RELATÓRIO DISCIPLINAR
O diretor do TJB, Alfredo Sampaio, e o diretor de arbitragem, José Roberto Wright, apresentam seus relatórios

Nesta parte, o diretor do TJB, Alfredo Sampaio, apresenta  os aspectos disciplinares extracampo, que pautaram os julgamentos do Tribunal em 2015, bem como as tendências para 2016. O mesmo é feito pelo diretor de arbitragem, José Roberto Wright, que aponta as mesmas coisas, só que do lado de dentro do campo. Eles ainda explicam o posicionamento tanto do Tribunal quanto dos árbitros e os critérios adotados.

O PAPEL DA IMPRENSA
O diretor de comunicação da FIFUBO, Jorge Mario Trasmonte, apresenta seu relatório

A imprensa também tem papel de destaque, levando a cobertura dos jogos e o dia a dia das equipes e atletas a seus torcedores. As limitações e liberdades dos profissionais que fazem esta cobertura foram apresentadas pelo diretor de comunicação da FIFUBO e presidente do Grupo Olé, Jorge Mario Trasmonte, que também leu o relatório final das atividades de imprensa em 2015.

NOVIDADE DO ANO
O diretor de futebol de chapas, Zé Ruela, e o jogador primordial de futebol de chapas, Jaroslav Jagr, apresentam a modalidade.

A FIFUBO busca sempre se atualizar com as diferentes modalidades de futebol de mesa praticadas no mundo, bem como trazê-las para o seu meio. Se no futebol de botão, as regras relacionadas a bola redonda, dadinho e disco já são praticadas, bem como o Subbuteo também tem seus representantes na FIFUBO, o futebol de chapas será incluído em 2016.

O futebol de chapas é uma modalidade criada na Espanha, que utiliza tampinhas metálicas de garrafas no lugar dos jogadores de linha, bem como tampinhas de garrafa pet no lugar dos goleiros. O interesse da FIFUBO na modalidade surgiu quando foi realizado um torneio aberto de futebol de mesa em Rosário, Argentina, onde o futebol de chapas teve competição, junto do Subbuteo e do futebol de botão 12 toques.

A partir daí, com a ajuda do argentino Norberto Oscar Martinez Igarzabal, criador da Asociación de Futbol de Mesa de San Justo, na Argentina, começou-se um entendimento da modalidade, bem como o envio da regra espanhola e de algumas dicas de como jogar. A FIFUBO ainda não possui jogadores suficientes para uma partida, mas já está se preparando para receber novas tampinhas e formar sua primeira partida. A intenção da Federação é criar o futebol society de chapas, com 5 jogadores na linha e um no gol, usando a regra espanhola na íntegra ou uma adaptação, dependendo de como forem transcorrendo as partidas.

MESAS DE DEBATES
As mesas formadas para os diferentes debates do Bootecon


Da esquerda para a direita, de baixo para cima, foram formadas as seguintes mesas:

  • A tradicional mesa dos irmãos Buchanan's, onde estes importantes personagens da história da FIFUBO se encontram para compartilhar histórias de suas trajetórias;
  • A mesa disciplinar, onde os membros da arbitragem e do TJB se reúnem para debater os aspectos  disciplinares de dentro e fora do campo;
  • A mesa do futebol de chapas, onde o diretor de futebol de chapas da FIFUBO, Zé Ruela, se reuniu com o diretor técnico da federação, Sr Alemanha, para  traçar  estratégias e regras para a realização das partidas desta modalidade. A mesa contou ainda com a presença de alguns jogadores e do jogador primordial, Jaroslav Jagr;
  • A mesa da imprensa, onde os profissionais debateram o papel da imprensa na cobertura do esporte, bem como partilharam histórias;
  • A mesa dos treinadores, onde os treinadores e auxiliares dos 13 times da FIFUBO (River Plate, Boca Juniors, Independiente, Racing, Estudiantes, Velez Sarsfield, San Lorenzo, Huracán, Imperatriz, Vasco, Bangu, CROL e Dallas Stars)  debateram os aspectos técnicos, físicos e táticos de suas  equipes, metodologia de trabalho, calendário  e vários  outros aspectos do futebol de botão. Destaque para a proposta apresentada de realizar as Ligas do ano com apenas um turno, a fim de viabilizá-las.
  • A mesa de honra da FIFUBO, onde o presidente e o vice da federação receberam os convidados e também os dirigentes do Imperatriz, clube fundador da FIFUBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!