domingo, 24 de janeiro de 2016

Torneio Início Apertura 2016 - 24/01/2016

O domingo chegou e, com ele, as semifinais e a grande final do Torneio Início do Apertura 2016. O tempo bom fez o público comparecer em bom número ao Itaquá Dome e os atletas responderam à altura, com ótimos jogos.

VELEZ SARSFIELD 1x1 HURACÁN

Empolgados pela vitória sobre o San Lorenzo (3x1) e firmes  no propósito de conquistar o título do Torneio Início, os jogadores do Velez queriam partir para cima e eliminar logo o adversário. Mesmo assim, Tripa Seca trocou os dois artilheiros do jogo anterior (Romero e Turco Assad) por Cubero e Lucas Pratto, para colocá-los em forma para o Torneio Apertura. Do outro lado, apesar do desinteresse inicial, a vitória sobre o Independiente (3x0) fez os jogadores do Huracán acreditarem na possibilidade de título. Mesmo assim, Sr Rabina também trocou peças. Saíram Villarruel e Milano e entraram Erramuspe e Barrales.

O Huracán  mostrou bem o seu estilo de contra ataques e abriu o marcador logo com um minuto. O Velez foi obrigado a se desfazer da bola e Minici pegou, tocando a Masantonio no meio. O camisa 10 tocou na esquerda para Centurión, que avançou e chutou cruzado, sem chances para Sosa, fazendo Huracán 1x0.

O Velez tentou impor seu estilo de toque de bola, mas a marcação do Huracán era implacável e, volta e meia, o Velez tinha que se desfazer da bola. Sem poder contar com os armadores e atacantes, coube ao Velez atacar com os laterais. Após Emiliano Papa desarmar Masantonio na esquerda, ele devolveu a Sebá Dominguez, que tocou para a frente. Gino Peruzzi dominou, tabelou com Claudio Hussain, e chutou da entrada da área. Islas tocou na bola, que bateu no travessão, quicou depois da linha e saiu. Os jogadores do Huracán bem que tentaram pressionar o juiz, José Roberto Wright, mas o árbitro validou o gol, aos 8 minutos.

Por ter tido dois escanteios contra um do Huracán, o Velez avançou à final com o empate.

Destaque do jogo: Gino Peruzzi. Em um jogo onde os jogadores de ataque do Velez foram anulados por uma marcação eficiente, coube ao lateral direito assumir o protagonismo. Ele se mandou ao ataque, organizou jogadas, se apresentou e fez o gol que levou seu time à final.

RACING 0x1 RIVER PLATE

O Racing impôs metas no torneio. Primeiro, avançar à final para poder  colocar todos os atletas em campo. Depois, derrubar o gigante River Plate, seu algoz na final do Torneio Clausura 2014. Por fim, conquistar o título do Torneio Início. Paralelo tirou Pelletieri e Latorre para colocar Fariña e Hauche. Já o River não se importa com Torneio Início. Sua meta é sempre se classificar às semifinais, para poder colocar todos os atletas em campo. E isso veio de forma maravilhosa, com vitória de 3x0 sobre o Boca. Barrado e Trezeguet saíram, para as entradas de Coudet e Funes Mori.

O jogo foi sensacional, uma típica partida entre dois gigantes. Marcação eficiente, bom toque de bola e lindas tramas de ataque permearam a partida, com grandes defesas e bolas na trave em ambos os lados. O gol da vitória veio aos cinco minutos, em linda jogada coletiva. Gallardo pegou na meia esquerda e perdeu o ângulo. Vendo que não tinha a quem passar, ele reiniciou a jogada atrás para Berizzo. O camisa 6 passou a Coudet no meio, que inverteu para Ortega  na direita. O camisa 10 recebeu, se livrou da marcação de Pocchetino e, do bico da área, mandou belo chute cruzado para vencer Saja e fazer River 1x0.

Destaque do jogo: Ariel Ortega. Novamente, o camisa 10 foi a grande figura da equipe. Com uma jogada de gênio, deu a vitória à equipe. Fora isso, sempre se apresentou para concluir as jogadas de ataque de sua equipe.

VELEZ SARSFIELD 3x3 RIVER PLATE

E chegou o momento da grande final! O Velez tem dois objetivos neste torneio e pode realizá-los com um único jogo: ser campeão e mostrar que é superior ao River Plate. Turco Assad e Romero voltavam, nos lugares de Lucas Pratto e Cubero. Já o River comemorava a passagem à final apenas para dar o último apronto na equipe titular. Trezeguet e Barrado voltavam, nos lugares de Funes Mori e Coudet.

A bola rolou e as duas equipes começaram a mostrar suas habilidades. Ambos marcavam forte e puxavam contra ataques em velocidade. Quando Gallardo disputou com Juan Sabia na área do Velez e fez falta, era apenas uma falta normal no campo de defesa. Mas Romero começou a correr pela direita e Sabia fez o lançamento magistral. Romero recebeu, invadiu a área e tocou na saída de Carrizzo, fazendo Velez 1x0 logo a um minuto.

O River não parecia se importar com o resultado adverso e tentava encaixar suas jogadas. Mas Ortega não estava inspirado e a marcação do Velez era implacável. Assim, não demorou para o Velez encaixar novo contra ataque e chegar às redes. Aos 3 minutos, Insua recebeu na direita, passou a Dario Hussain e o camisa 10 inverteu para a esquerda. Turco Assad recebeu livre, invadiu a área e chutou antes de Carrizzo tentar sair do gol: Velez 2x0.

Com o resultado ampliado, o Velez se segurou e tentou conseguir alguns escanteios, já sabendo que o River podia empatar num piscar de olhos. Com dois escanteios seguidos, o Velez se protegeu bem. E eles tinham razão quanto a esta estratégia. O River descontou aos 7 minutos, quando Ortega enfim conseguiu tabelar com Trezeguet. O cruzamento foi para o segundo pau e Barrado entrou para completar, livre de marcação: River 1x2.

O River se empolgou com o gol e apertou a marcação, forçando o erro do Velez. A bola foi recuperada por Barrado, que tocou a Berizzo na esquerda. O camisa 6 tocou a Buonanotte, que viu a marcação do Velez se deslocando para fechar seu lado. O camisa 30 inverteu magistralmente o jogo e encontrou Ortega livre. O camisa 10 trouxe para o meio e tocou a Gallardo, que chutou sem chances para Sosa, fazendo River 2x2 aos 8 minutos, em linda jogada coletiva.

O empate ainda dava o título ao Velez, mas as coisas melhoraram ainda mais na saída de bola, em outra jogada coletiva  maravilhosa. Insua deu a saída a Claudio Hussain, que driblou Gallardo e viu Almeyda chegar para bloqueá-lo. Com um passe para trás, Hussain deu a Romero, que viu Insua se desmarcando pela esquerda. O passe foi preciso e o camisa 11 ainda ajeitou antes de chutar com precisão, fazendo Velez 3x2, aos 9 minutos.

O River ainda empatou na saída de bola, quando Gallardo tocou a Trezeguet, que fez a figura oito e devolveu a Gallardo na direita. O camisa 11 chutou sem chances para Sosa, mas era o último lance do jogo.

VELEZ SARSFIELD CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO APERTURA 2016

O empate coroou a bela estratégia do Velez, que foi campeão vencendo apenas um jogo (3x1 San Lorenzo), mas empatou os outros dois (1x1 Huracán e 3x3 River) por ter jogado com o regulamento dos escanteios debaixo do braço. Ao evitar o bicampeonato do River (que havia vencido o Torneio Início do Apertura em 2015), a equipe ainda conquistou seu primeiro título deste gênero e mostrou que é forte candidato ao título do Torneio Apertura.

Destaque do jogo: Lucas Romero. Novamente, o camisa 7 foi grande peça na equipe. Marcando com firmeza, anulou o grande destaque do River (Ortega), abriu o marcador e ainda participou dos outros gols da equipe, mostrando que é grande candidato a craque do campeonato.

NOTAS RÁPIDAS

  • A artilharia do Torneio Início foi de Cigogna (Huracán), Ortega (River) e Romero (Velez), todos com 3 gols.
  • Após o campeonato, houve a reunião da presidência da Federação com os membros do TJB e da arbitragem e ficou decidido que não há mais a primeira advertência a treinador por invasão de campo. Eles se submeterão às mesmas regras disciplinares dos jogadores, levando o cartão amarelo na primeira advertência e o vermelho na segunda. Antes, havia uma primeira advertência antes dos cartões.
  • Também houve uma reunião da presidência da Federação com o diretor técnico da mesma, Sr Alemanha, onde foi elaborado um relatório sobre o goleiro reserva do Estudiantes, Agustin Silva, que tem altura e comprimento um pouco maiores que os demais goleiros, impedindo-o de atuar no Torneio Início. O relatório não apontou ganho real, pois a diferença dele para os demais goleiros não é tão relevante assim. Neste caso, o goleiro está liberado para atuar no Torneio Apertura, mas com a ressalva de que o Estudiantes tem que revezar os goleiros, para demonstrar que não quer apenas um goleiro maior, mas sim uma opção a mais.
  • O Torneio Apertura se inicia no próximo final de semana, com Boca Juniors x Independiente e Estudiantes x River.
O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, parabeniza os jogadores do Velez Sarsfield pelo título do Torneio Início. Os jogadores do River Plate aplaudem o time campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!