domingo, 31 de janeiro de 2016

Torneio Apertura 2016 - Primeira Rodada - 31/01/2016

Janeiro vai embora, o calor continua e o Torneio Apertura segue com seus grandes jogos. O domingo de sol trouxe um público modesto ao Itaquá Dome, mas os que vieram foram agraciados com as duas melhores partidas da rodada.

HURACÁN 3x2 SAN LORENZO

Duas equipes com propostas defensivas. O Huracán, fiel ao seu estilo de jogar em contra ataques, vinha empolgado pela boa pré-temporada e, principalmente, pela boa fase de Cigogna, autor de um hat trick na vitória de 3x0 sobre o Independiente no Torneio Início. O San Lorenzo vem envolto em problemas, pois Nilson não consegue fazer a equipe engrenar. A proposta de atuar no 4-5-1 retrancado não foi aplicada ainda. Nilson manteve a equipe no 4-4-2 losango e apostava no bom futebol de Romagnoli para vencer na estreia.

O San Lorenzo até começou com uma boa jogada armada por Romagnoli e Piatti, que terminou com um chute de Romagnoli no travessão e a bola saindo para lateral. Na reposição, o Huracán mostrou seu estilo de jogar em contra ataques. Danelón tocou a Villarruel, que procurou Cigogna e preparou a bola perfeita para o scopetazzo do mito. Cigogna chutou e o goleiro não alcançou: Huracán 1x0, logo a um minuto.

O San Lorenzo não se importou e partiu para cima, o que significa se abrir para os contra ataques. Após Alexis Ferrero desarmar Stracqualursi, aos 3, a bola sobrou para Barrientos, que tocou para Villarruel. O camisa 13 tocou a Masantonio e recebeu na frente, chutando da meia lua para fazer Huracán 2x0.

A essa altura, a lembrança do massacre do River sobre o Estudiantes (7x0) fazia a torcida do San Lorenzo temer um vexame e, com isso, a equipe parou de arriscar. A equipe de Almagro começou a dar a iniciativa para o Huracán e esperar os contra ataques e foi assim que conseguiu descontar. Aos 7 minutos, a  zaga afastou cruzamento na área e a bola sobrou para Reynoso. O camisa 5 tocou para Romagnoli, que mostrou toda a sua agilidade, ao dar um toque de primeira e colocar a bola em Stracqualursi dentro da área. O camisa 9 chutou de primeira e venceu Islas, fazendo San Lorenzo 1x2.

No intervalo, Sr Rabina tirou Danelón e Barrales para colocar Erramuspe e Milano, visando reforçar a marcação e sair em contra ataques. Já Nilson mudou completamente. Ao invés da retranca, a ousadia. Tirou Reynoso e Buffarini para colocar Erviti e Bordagaray, indo para um 4-3-3 suicida.

As táticas de Nilson mostraram-se acertadas. Não só o 4-3-3, que tinha o intuito de atrair a marcação, mas a chegada de Erviti como homem surpresa no ataque. O camisa 11 infernizou a defesa do Huracán e obrigou Islas a salvar o time várias vezes. Porém, aos 4 minutos, não teve jeito. Luciatti recebeu na esquerda, Stracqualursi recuou para atrair a marcação e Erviti se mandou pelo meio. O passe foi preciso e o camisa 11 invadiu a área, chutando na saída de Islas. A bola tocou no travessão e o rebote se ofereceu ao próprio Erviti, que empurrou para o gol vazio: San Lorenzo 2x2.

A partir daí, o jogo esquentou. As equipes reforçaram as marcações, mas sem descuidar de ataques bem orquestrados.  Quando o empate parecia consolidado, eis que o Huracán conseguiu encaixar um contra ataque. Cigogna voltou para ajudar a marcação e rebateu bola da área, que sobrou aos pés de Villarruel. O camisa 13 se lançou ao ataque pela direita, foi ao fundo e cruzou. Masantonio completou de pé direito aos 10 minutos e deu a vitória à sua equipe: Huracán 3x2.

Destaque do jogo: Lucas Villarruel. Erviti entrou e mudou a cara do jogo, infernizando a defesa e empatando a partida. Mas o San Lorenzo jogou como nunca e perdeu como sempre e, pelas regras  da FIFUBO, o destaque tem que vir do time vencedor. E este é Villarruel. O camisa 13 foi um gigante em campo, aparecendo como grande opção para armar jogadas de ataque. Deu o passe para os gols de Cigogna e Masantonio, fez o seu e ainda apareceu defensivamente ao anular Romagnoli.

RACING 1x3 VELEZ SARSFIELD

O jogo mais esperado da primeira rodada foi justamente o main event. As duas equipes foram, ao lado do River, os grandes destaques da pré-temporada e considerados favoritos ao título. O Racing  vem empolgado, apesar da eliminação nas semifinais do Torneio Início. Considerando esta partida como um jogo de seis pontos, o treinador Paralelo quer a equipe jogando com inteligência para começar bem o campeonato. Do lado do Velez, a empolgação é maior ainda com o título do Torneio Início. A meta é conquistar todos os campeonatos que aparecerem na frente e, diante disso, já começaram muito bem.

Se a torcida foi ao estádio esperando ver um espetáculo, saiu com a certeza que o ingresso foi bem comprado. Os dois times deram um show, tanto de organização defensiva quanto na construção de jogadas. Jogando igual, os dois se alternavam em belas oportunidades e esperavam um erro do adversário para marcar.

Foi assim que o Racing abriu o marcador aos 2 minutos. Gago tentou sair jogando e foi desarmado por Pelletieri, que viu o buraco deixado na entrada da área e tocou a Acosta. Tabelando com Latorre, o camisa  9 recebeu dentro da área e esperou Sosa cair antes de chutar e fazer Racing 1x0, mostrando toda a movimentação do time de Avellaneda.

Sem se importar com a desvantagem, o Velez se organizava e criava oportunidades, mas o Racing também se mantinha firme. Assim, neste incrível jogo de xadrez, o erro do adversário seria crucial para o gol sair. E foi assim que o Velez empatou, aos 5 minutos. Emiliano Papa estava ajudando a proteger a entrada da área pelo meio, quando percebeu que Pelletieri e Diego Capria se descuidaram da marcação na lateral. O camisa 3, então, se mandou por ali e foi avançando em velocidade, até ir à linha de fundo e cruzar. Turco Assad chegou cabeceando com perfeição e empatou a partida: Velez 1x1.

O jogo continuou de altíssimo nível, pois a equipe que atacava não podia se desmembrar muito na defesa, o que fazia com que as peças certas tivessem que ser minuciosamente escolhidas para a jogada se consolidar. E, tal qual um jogo de xadrez, um esperava o outro vacilar para se aproveitar e dar o bote fatal. Foi assim aos 9 minutos, quando Lucas Romero recuperou bola na defesa e tocou a Insua. O camisa 11 viu novamente o buraco deixado por Pelletieri e deu o passe preciso. Turco Assad recebeu no bico da área, driblou Gamboa, invadiu a área e chutou cruzado para vencer Saja e fazer Velez 2x1.

No intervalo, Paralelo se mostrava descontente com os erros e mudou o lado direito. Saiu Diego Capria e entrou Fariña, para fazer a lateral e também ajudar no meio, visando impedir a liberdade a um inspirado Turco Assad. Tripa Seca também mudou o lado direito, tirando Gino Peruzzi e Dario Hussain para colocar Cubero e Lucas Pratto. No caso do Velez, a insatisfação era maior, pois enquanto Peruzzi não marcava bem na defesa, Hussain errava no ataque.

O jogo continuou de altíssimo nível, bom as equipes atacando com precisão e mandando bolas e mais bolas na trave. As jogadas de habilidade se multiplicaram, mas o placar permanecia inalterado. Ao menos até os 6 minutos, quando um novo erro de marcação e uma nova jogada de contra ataque deram números finais ao confronto. O apagado Martin Simeone resolveu se arriscar no ataque e foi desarmado por Gago, que tocou a Lucas Romero. Vendo o lado direito desimpedido, o camisa 7 inverteu o jogo magistralmente para seu xará, Pratto, que dominou a bola já deixando-a correr para dentro da área, só para soltar a bomba indefensável a Saja e fazer Velez 3x1.

O Velez ainda teve outra chance aos 9, quando Lucas Romero saiu driblando os adversários e foi derrubado por Saja. Gago cobrou o penal no canto esquerdo, mas Saja defendeu, como quem diz que uma goleada seria injusta para a igualdade que as equipes apresentaram em campo, no melhor jogo do campeonato.

Destaque do jogo: Turco Assad. Numa partida com 25 destaques, o artilheiro da partida fez a diferença. Seus dois gols foram a exata distância para que o rival não saísse com o empate.

CLASSIFICAÇÃO

  1. River Plate - 3 pontos, 7 gols pró
  2. Independiente - 3 pontos, 4 gols pró
  3. Velez Sarsfield - 3 pontos, 3 gols pró, 1 gol contra
  4. Huracán - 3 pontos, 3 gols pró, 2 gols contra
  5. San Lorenzo - 0 ponto, 2 gols pró
  6. Racing - 0 ponto, 1 gol pró, 3 gols contra
  7. Boca Juniors - 0 ponto, 1 gol pró, 4 gols contra
  8. Estudiantes - 0 ponto, 0 gol pró


ARTILHARIA

  1. Marcelo Gallardo (River Plate) e Turco Assad (Velez Sarsfield) - 2 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!