domingo, 27 de outubro de 2013

Torneio Clausura 2013 - Décima Segunda Rodada - 27/10/2013

Domingo de tempo estranho. Ora fazia sol forte, ora ficava nublado, às vezes uma chuva fraca caía. Mas nada impediu os torcedores de irem ao Itaquá Dome para assistirem à abertura da décima segunda rodada do Clausura 2013, pois os dois jogos do dia poderiam embolar o campeonato, classificar mais um time, dois ou todos os quatro para as semifinais. Vamos aos jogos!

RACING 2x0 HURACÁN

O Racing, já desclassificado, era uma incógnita. Ninguém sabia ao certo o que a equipe de Avellaneda poderia aprontar no jogo, já que podia muito bem entrar sem pressão e fazer um bom jogo, ou entrar sem nenhuma responsabilidade e deixar o jogo rolar. A única certeza é que Madeirite iria fazer todas as substituições a que teria direito, para dar chances a todos os jogadores. Já o Huracán precisava empatar ou vencer para garantir a vaga nas semifinais com antecipação. Vindo de uma virada épica contra o Estudiantes (6x5) e com Cigogna voltando a marcar, a equipe de Buenos Aires tinha uma empolgação extra para o jogo. No primeiro turno, Huracán 2x5 Racing.

O Racing marcou logo aos 20 segundos. Na saída de bola, Ruben Capria esticou para Pelletieri. Walter Ferreiro correu para interceptar, pisou na bola e caiu. A bola sobrou limpa para Pelletieri, do bico da área, chutar forte e cruzado para vencer Islas e fazer Racing 1x0.

O gol desestruturou o Huracán e empolgou o Racing, que foi para cima com belos toques e boas jogadas. Aos 2 minutos, Ruben Capria recebeu e se preparou para invadir a área. No desespero de bloquear o lance, Daniel Islas empurrou Pelletieri e o juiz Dula Rápio marcou pênalti. Ruben Capria cobrou no canto direito, mas Islas voou e conseguiu fazer a defesa. Era o que o Huracán precisava para entrar no jogo. Porém, uma marcação forte do Racing impedia os avanços do time de Buenos Aires e o primeiro tempo terminou mesmo 1x0 para o time de Avellaneda.

No intervalo, Madeirite cumpriu o prometido. Tirou Diego Capria e Diego Latorre (duas figuras nulas) e colocou Fariña e Hauche. Já Sr Rabina trocou Villarruel e Mauro Milano por Erramuspe e Diego Barrales.

O jogo continuou da mesma forma. O Huracán, desinteressado, não conseguia furar a bela marcação do Racing, que buscava tocar a bola na espera de um contra ataque mortal. E este só veio aos 6 minutos, em jogada magistral da equipe de Avellaneda. Pocchetino recuperou bola na defesa e tocou para Martin Simeone, que conseguiu um domínio difícil e tabelou com o camisa 6. Com um lançamento magistral, ele conseguiu inverter o jogo e encontrar Acosta livre na direita. O camisa 9 só ajeitou e chutou forte, na saída de Islas, para dar números finais ao confronto: Racing 2x0.

Destaque do jogo: Martin Simeone. O camisa 8 jogou sua melhor partida até aqui. Marcando com aplicação e desafogando a equipe na saída de bola, foi o gigante que se esperou o campeonato inteiro. O lançamento para o segundo gol foi de uma maestria ímpar.

ESTUDIANTES 1x5 RIVER PLATE

Para o jogo de fundo, o Huracán jogou a batata quente nas mãos do Estudiantes, pois um empate tirava a equipe de La Plata do campeonato. O Estudiantes, empolgado pelas boas partidas (mesmo com derrota em algumas), jogava nesta partida a sua sorte no campeonato. Cristaldo resistia à pressão da torcida, que pedia Hernan Rodrigo Lopez no lugar de Boselli, que não fez um gol no campeonato. Mas o artilheiro uruguaio permanecia no banco. Já o River, único classificado e empolgado com a vitória no Superclássico (3x2), tinha problemas para a partida de hoje. Com Gallardo e Almeyda suspensos no lugar de Carrizzo, era óbvio que Coudet e Funes Mori entrariam, pois eram os únicos reservas da equipe. O problema era a alteração tática. Ortega passava a atuar na armação e Funes Mori (centroavante de origem) jogava na ponta direita. Com Coudet, Barrado atuaria mais recuado. Ferrari era o capitão da equipe, na ausência de Almeyda. No primeiro turno, River Plate 5x1 Estudiantes.

Em nenhum momento do jogo, o Estudiantes tomou a dianteira. Tocando a bola com inteligência (para não cansar os jogadores) e marcando forte, o River deixava para a equipe de La Plata a missão de abrir buracos para tentar armar jogadas de ataque. Assim, a equipe de Nuñez tinha os contra ataques à sua disposição e foi assim que conseguiram o primeiro gol logo aos dois minutos. Paz recuperou bola na área e saiu pela esquerda com Berizzo. O camisa 6 tocou no corredor para Buonanotte, que avançou pela esquerda e chutou forte, da entrada da área. A bola ainda tocou no travessão antes de quicar para dentro: River 1x0.

O Estudiantes tinha dificuldades e contava com Veron para armar a equipe, pois Leandro Benítez era figura nula em campo. Mesmo assim, aos 5 minutos, eles conseguiram o empate, em jogada parecida com a do gol do River. Federico Fernandez recuperou bola na área e saiu pela esquerda com Marco Rojo. O camisa 6 tocou no corredor para Enzo Perez, que avançou e chutou da intermediária. Carrizzo espalmou com dificuldades para o meio da área e a bola, pererecando, sobrou para Veron. O capitão do time mergulhou de peixinho e tocou de cabeça para o fundo das redes. Os jogadores do River reclamaram impedimento, mas José Maria Paz dava condições a Veron: 1x1.

No minuto seguinte o River conseguiu voltar a ficar na frente. Diego Armando Barrado saiu com a bola dominada da sua intermediária, tabelou primeiro com Berizzo, depois com Trezeguet, e da entrada da área chutou com força para vencer Andujar, aos 6 minutos: River 2x1.

No intervalo, somente o Estudiantes fez alterações (o River não tinha reservas à disposição). Cristaldo trocou Leandro Benítez e Mauro Boselli por Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. Com isso, Veron passava a ter liberdade total na armação. Cristaldo sabia que o campeonato seria jogado em apenas 10 minutos...

Mas a mudança não surtiu efeito. O River continuou dominando. Marcando forte e saindo em contra ataques, encontrou o terceiro gol logo a um minuto, quando Ferrari recuperou bola esticada na direita, tocou para Coudet e o camisa 8 descobriu Trezeguet livre no meio. O camisa 7 francês ganhou no pé de ferro contra Mathias Sanchez e, com chute forte, venceu Andujar, fazendo River 3x1.

Este gol derrubou a equipe de La Plata de vez, pois dava a impressão de que nada que fizessem seria bom o suficiente para derrubar o gigante River Plate. E, realmente, nada poderia derrubar a forte marcação e o contra ataque mortal, como ficou provado aos 4 minutos. Angeleri, assustado com a presença de Buonanotte em seu encalço, jogou a bola para lateral na intermediária. Berizzo tocou, Buonanotte deixou para Ortega e o camisa 10 chutou cruzado para vencer Andujar, fazendo River 4x1.

Este gol, além de sepultar qualquer chance de classificação do Estudiantes, ainda trouxe de volta o fantasma da goleada sofrida no primeiro turno. Piedoso quanto a isso, o time do River passou a tocar a bola com muita lentidão, para fazer o jogo passar e o Estudiantes não sofrer mais. Mas Angeleri estava assustado e, vendo Trezeguet em seu encalço, jogou a bola para fora novamente, desta vez a corner, aos 6 minutos. Berizzo tocou para Trezeguet curtinho e o camisa 7, vendo o goleiro adiantado, chutou por cobertura, fazendo um golaço sem ângulo, praticamente um gol olímpico: River 5x1.

Destaque do jogo: Diego Armando Barrado. Apesar dos dois gols de centroavante marcados por Trezeguet, o destaque do jogo foi o volante Barrado. Peça fundamental na marcação forte e principal armador da equipe, o camisa 19 foi o responsável por dar velocidade aos contra ataques da equipe. E ainda marcou um belo gol.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com a vitória do River em cima do Estudiantes, a equipe de La Plata não pode mais se classificar para as semifinais, pois só pode chegar aos 16 pontos, enquanto o Independiente (o quarto colocado) já tem 17 pontos.
  • Com isso, River, Boca, Huracán e Independiente garantem vaga nas semifinais, restando agora decidirem a posição de cada um na tabela final.
  • O milestone da rodada vai para David Trezeguet. Com o primeiro gol marcado contra o Estudiantes, o atacante francês chega a 10 na carreira.
  • A péssima campanha do Racing no campeonato tem um dado curioso. Suas duas únicas vitórias no certame foram em cima do Huracán, terceiro colocado e já classificado para as semifinais.
  • A rodada se encerra no meio da semana, com Boca Juniors x San Lorenzo e um amistoso do Velez, com adversário ainda a ser definido, como jogo bônus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!