sábado, 5 de outubro de 2013

Torneio Clausura 2013 - Décima Rodada - 05/10/2013

Neste sábado de céu encoberto e vento gelado, um único jogo abriu a rodada de número 10 do Clausura, ante à impossibilidade do mesmo jogo ter ocorrido no meio da semana. Mas, além deste jogo, tivemos uma grande surpresa, que saberemos a seguir.

ESTUDIANTES 4x1 RACING

O Estudiantes, fazendo campanha de recuperação no segundo turno, era o favorito. Além do bom futebol que vem desenvolvendo, ainda contava com a empolgação de uma vitória sobre o Boca (4x2) em seu último jogo. Já o Racing, em clima de fim de festa, jogava todas as suas fichas nesta partida, pois uma derrota significaria o fim do sonho da classificação à fase final. No primeiro turno, Racing 2x2 Estudiantes.

E o Racing começou a mil por hora, com velocidade e bons toques. Antes de um minuto, Ruben Capria já havia chutado para a defesa de Andujar e, no rebote, havia tocado para Latorre invadir a área e tirar o goleiro da jogada, para fazer Racing 1x0 logo aos 48 segundos.

O gol relâmpago surpreendeu o Estudiantes, cujos jogadores nem haviam saído de suas posições iniciais. Ao errar uma saída de bola, o time de La Plata viu o Racing voltar em velocidade a armar boa jogada de ataque, desperdiçando com Ruben Capria. A equipe tocava bem, seus jogadores envolviam o time de La Plata, mas um erro lhes causou o empate. Pocchetino saiu da defesa para ajudar no ataque e tocou para Enrique, que tocou a Latorre. O camisa 11 quis recuar para Quiroz, mas errou o passe. A bola caiu aos pés de Enzo Perez, que girou, adiantou a bola e chutou forte para vencer Saja e fazer Estudiantes 1x1, aos 2 minutos.

O gol foi bom para o Estudiantes, que conseguiu frear o ímpeto do Racing e equilibrar as ações. As duas equipes tocavam a bola com qualidade, mas os jogadores foram saindo de suas posições e ocasionando uma zorra no campo. Melhor para o time de La Plata, que mesmo assim conseguiu marcar bem. Em dado momento, Pocchetino virou atacante e deixou novo buraco na defesa, mas o ataque do Estudiantes se adiantou e obrigou o Racing a rifar a bola. Desábato pegou, tocou para Angeleri na direita, o lateral encontrou Rodrigo Braña no meio e este deu belo passe em profundidade para Federico Fernandez. O zagueiro, que se aventurava na ponta direita, recebeu, invadiu a área e chutou na saída de Saja para fazer Estudiantes 2x1 aos 5 minutos.

No intervalo, Cristaldo trocou Boselli (figura nula em campo) e pôs Hernan Rodrigo Lopez, sendo criticado por manter Leandro Benítez em campo, pois este tinha encontrado uma faixa passiva do campo e permaneceu ali. Já Madeirite não suportou as duas falhas de Pocchetino e a passividade de Acosta (que destoava do resto do time) e pôs Fariña e Hauche.

A genialidade de Cristaldo foi vista na saída de bola, quando Verón tocou e Benítez deu bela matada na direita, trazendo a bola para o pé esquerdo e chutando para difícil defesa de Saja. Os dois times continuaram jogando bem, mas os goleiros aparavam as bolas que lhes vinham.

Isso ocorreu até o 7° minuto, quando Enzo Perez recebeu na direita e deu lindo passe entre dois marcadores para pegar Marco Rojo livre na esquerda. O lateral chutou de primeira e venceu Saja para fazer Estudiantes 3x1.

A partir daí, o Racing desanimou e o Estudiantes passou a tocar a bola, sob os gritos de "olé" de sua torcida. E foi assim que chegou à goleada, aos 9 minutos. Em linda trama que contou com toques de Verón, Braña, Marco Rojo, Gastón Fernandez e Enzo Perez, o camisa 7 chutou no travessão e, no rebote, Leandro Benítez mandou para o gol vazio, para fazer Estudiantes 4x1 e mostrar que seu treinador acertou em mantê-lo em campo.

O belo futebol coletivo do Estudiantes fez a equipe encostar no grupo de cima, enquanto que a derrota eliminou o Racing do campeonato. A partir de agora, seus três próximos jogos serão apenas para cumprir tabela e começar a pensar no ano que vem.

Destaque do jogo: Mariano Andujar. O excelente trabalho coletivo do Estudiantes os levou a marcar 4 gols. Mas a vitória só veio graças aos milagres operados por seu goleiro. Em três lances no fim do primeiro tempo, o camisa 1 voou e tocou com a ponta dos dedos para mandar a bola a corner, sendo que o último foi um milagre, com Latorre concluindo dentro da área. Quando a bola passou por ele (no lance que originou o último gol do jogo), o chute de Ruben Capria encontrou a trave. No fim, no último lance da partida, ainda espalmou chute de Martin Simeone e saiu ovacionado pela torcida.

CONHECENDO A NOVA EQUIPE DO CAMPEONATO ARGENTINO

A felicidade deste sábado ficou completa quando, antes da bola rolar, o novo time que irá disputar as competições da FIFUBO se apresentou no gramado do Itaquá Dome.

VELEZ SARSFIELD
Os atletas do Velez são: 1. Sebastian Sosa, 2. Gino Peruzzi, 3. Emiliano Papa, 4. Juan Sabia, 5. Fernando Gago, 6. Sebá Dominguez, 7. Lucas Romero, 8. Claudio Hussain (c), 9. Turco Assad, 10. Dario Hussain, 11. Federico Insua, 12. Lucas Pratto, 13. Fabian Cubero, Treinador: Valdir Espinoza, Auxiliar técnico: Parraguez
Equipe composta somente por botões fechados, o Velez disputará os torneios Apertura, Clausura e a Copa Olé. Seu treinador, Valdir Espinoza, confirmou os rumores de que deixaria o cargo de observador técnico da Federação para assumir a equipe (seu último trabalho havia sido à frente do Fluminense) e, auxiliado por Parraguez (que deixou o comando do São Paulo), utilizará o esquema 4-4-2 losango, sendo que utilizará 3 volantes mais defensores, deixando a cargo de Insua a armação livre e a missão de municiar o ataque. Além disso, contará com os avanços dos laterais constantemente, principalmente na esquerda, por onde Papa passará em velocidade. Ainda sem partidas oficiais, a equipe não contabiliza nenhum título.

DESTAQUE
Claudio Hussain. Em um time recheado de craques, o capitão e volante é o grande destaque pela sua versatilidade. Além de marcar, sabe sair para o jogo e pode jogar nas laterais (principalmente na direita) e na zaga. Ao lado do irmão, Dario, forma uma dupla que atua com muito entrosamento.
Assim sendo, o Velez atuará em alguns amistosos, pois só poderá disputar competições oficiais a partir do ano que vem. O primeiro jogo será ainda nesta semana, contra o São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!