quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Arte e botões - Seleção Feminina de Futebol - 01/08/2018

Virada de mês é uma ótima ocasião para estrear uma nova seção no blog. Como explicado em outras postagens, não haverá liga no segundo semestre e, por isso, as publicações aqui serão mais escassas. Para não deixar o blog parado, resolvi criar uma nova seção, chamada "Arte e botões", onde postarei sobre uma ou mais equipes, um pequeno texto e a arte da equipe escolhida ao final, para ser colocada em botões fechados (ainda não aprendi a fazer para botões argolados). A primeira escolhida é a seleção brasileira de futebol feminino 2018!

Em uma sociedade como a nossa, onde o mimimi impera, é mais do que comum a cada edição da Copa do Mundo de Futebol algumas pessoas infelizes reclamarem que os olhos do mundo estão voltados à competição, enquanto as mulheres estão esquecidas. A comparação entre o salário do Neymar e o da Marta, as informações equivocadas, a reclamação por qualquer coisa... a fila para comparar o futebol feminino com o masculino dá voltas no quarteirão, enquanto a fila para assistir aos jogos de futebol feminino são bem vazias. Por que, ao invés de fazer essas reclamações que não levam a lugar nenhum, as pessoas não começam a assistir os jogos? Seria ótimo termos duas Copas do Mundo (a feminina e a masculina) para assistirmos, fazer festa, pintar ruas...

Mas quem reclama só quer polemizar, só quer algo para dividir ainda mais o país e disseminar o ódio. Essas pessoas que reclamam não sabem que está rolando um campeonato, chamado Torneio das Nações de Futebol Feminino, que termina no dia 02 de agosto. Austrália, Brasil, Estados Unidos e Japão estão na América do Norte, disputando o troféu. Por que não param de reclamar da Copa do Mundo da Rússia e dão audiência para as meninas dos quatro países?

Quem reclama da falta de apoio ao futebol feminino sabe que, ainda neste ano, teremos a Copa do Mundo sub-20? Sim, será na França, entre 05 e 24 de agosto e o Brasil está no grupo B, enfrentando Coreia do Norte, Inglaterra e México. Vamos torcer pelas meninas que levarão nosso país às glórias no futuro?

Por que reclamar da Copa do Mundo 2018 se, em 2019, as meninas também terão seu mundial? Também será na França, entre 7 de junho e 7 de julho. Vice campeã em 2007, a seleção brasileira é favorita dentre as 24 participantes...

Então vamos parar de reclamar e começar a ver as 13 convocadas por mim para esta postagem? Antes de apresentar as jogadoras, uma pequena explicação sobre por que faço sempre 13 jogadores (1 goleiro e mais 12 botões). Além dos 10 jogadores de linha, é sempre bom ter reservas para mudar o rumo da partida. Assim, a FIFUBO exige em suas regras que cada equipe tenha, no mínimo, 2 reservas (um para a defesa e outro para o ataque), já que só 2 substituições podem ser feitas em cada jogo. Explicada a situação, vamos conhecer a seleção brasileira de futebol feminino!


As 12 jogadoras são as seguintes: 1. Bárbara (goleira), 2. Mônica (zagueira), 3. Daiane (zagueira), 5. Thaísa (meio de campo), 6. Tamires (lateral esquerda), 7. Debinha (atacante), 8. Formiga (meio de campo), 9. Andressa Alves (meio de campo), 10. Marta (meia atacante), 11. Cristiane (atacante), 13. Erika (zagueira), 14. Poliana (lateral direita), 17. Andressinha (meio de campo).

Com uma boa mescla de jogadoras, que atuam tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, na Europa e na China, a seleção feminina de futebol pode ser escalada tanto no 4-4-2 tradicional quanto no losango, variando quase para um 4-3-3. Tudo vai depender da situação de Marta.

Solta em campo, a camisa 10 pode atuar ao lado de Andressa Alves na armação, como pode ser o "enganche" num meio de campo em que Thaísa fica de primeiro volante, Formiga e Andressa Alves fazem a função de volante pelos lados e Marta fica mais centralizada, ou vir como atacante, de duas formas. Na primeira, enquanto Debinha cai pela ponta direita, Marta fica na ponta esquerda e Cristiane vem como centroavante. Na segunda, a camisa 10 vem de trás, com Debinha caindo pela ponta direita e Cristiane, pela esquerda, mais à frente. Lá atrás, Poliana, Mônica, Daiane e Tamires formam a defesa.

Também existe a possibilidade de formar o time num 3-4-3, com Bárbara no gol; uma linha de três zagueiras composta por Mônica, Daiane e Erika (ou Poliana); Thaísa, Formiga, Andressa Alves e Tamires compondo o meio; Debinha, Marta e Cristiane no ataque. Nesta situação, a camisa 10 pode voltar para buscar o jogo e ter mais opções de passe para chegar ao gol adversário.

Desde que comecei a pensar em personalizar o jogo de botão, tive a ideia de montar uma seleção feminina, composta por "botonetas". Esta é apenas a primeira, já há até um projeto para montar a seleção que foi vice campeã olímpica em Atenas 2004. Na Copa do Mundo, uma pesquisa mais detalhada poderá fornecer outras equipes. Mas, até lá, um time feminino pode ser uma ótima oportunidade para fazer as meninas se interessarem não só por Marta e companhia, mas também pelo futebol de botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!