domingo, 12 de agosto de 2018

Arte e botões - Oldham Athletic A.F.C. 1996 - 12/08/2018

Domingo, dia dos pais, mais uma arte da FIFUBO para vocês! Desde o início desta seção aqui no blog, é a primeira vez que vamos apresentar uma equipe internacional, com uma história divertida. Senhoras e senhores, aqui está o Oldham Athletic!

Fundado em 1895 em Pine Ville, o Oldham tem 123 anos de idade. É de Oldham, Greater Manchester, um condado metropolitano do nordeste inglês e, atualmente, disputa a quarta divisão do futebol inglês (League Two). Manda seus jogos no Boundary Park, com capacidade para 13.512 torcedores. Foram campeões da terceira divisão na temporada 90-91, da quarta divisão nas temporadas 52-53 e 73-74, da Lancashire Combination (uma liga do nordeste inglês) na temporada 1906-07 e tricampeões da Lancashire Senior Cup, nas temporadas 1907-08, 66-67 e 2005-06.

Mas por que o Oldham ilustrará esta postagem? Aí é que entra a história divertida. Corria o ano de 1996, minha mãe teve a oportunidade de realizar um sonho e, finalmente, pôde conhecer Londres. Antes de ir para o aeroporto, perguntou ao meu irmão e a mim qual camisa de time nós queríamos que ela trouxesse. Meu irmão fez o básico e pediu o atual bicampeão inglês, Manchester United. O diferentão aqui resolveu inovar e pediu do Leeds United, uma simpática equipe, que na época era uma das melhores do país. Minha mãe entrou na loja esportiva e logo viu a camisa do Manchester United, uma bela versão que tinha o Old Trafford decorando o fundo da camisa. Na hora da minha camisa, não lembrava o nome do time de jeito nenhum. Então, perguntou ao vendedor se algum time era patrocinado por aquela loja (JD Sports). O vendedor coçou a cabeça, foi lá dentro e voltou com a camisa do Oldham. Um belo exemplar, todo laranja e com o escudo com a corujinha em azul marinho, com o nome da JD Sports no centro e o símbolo da Umbro no canto. Quando voltou ao Brasil, me entregou aquela camisa e eu fiquei com cara de besta, sem entender por que eu ganhava justo a de um time que jamais ouvi falar na vida.

Acontece que, naquele mesmo ano, o clipe "Garota Nacional" do Skank chegava aos televisores, virava febre e subia rápido nas paradas de sucesso. E o vocalista, Samuel Rosa, cantava a música com uma camisa de time. Qual time? Justamente o Oldham Athletic! Minha mãe atirou no que viu, acertou no que não viu e, até hoje, só vi Samuel Rosa e eu com a camisa deste desconhecido clube inglês.

Na temporada 96-97, o Oldham nem estava tão mal. Jogava a segunda divisão inglesa, chegou à terceira rodada tanto na Copa da Inglaterra quanto na Copa da Liga Inglesa e teve bom público a temporada inteira. Infelizmente, ao final da Liga, terminou 23° e penúltimo lugar, sendo rebaixada para a terceira divisão. Stuart Barlow terminou a temporada com 12 gols e como artilheiro da equipe. Na terceira divisão, fez temporadas medianas, sempre ali entre o décimo terceiro, décimo quarto lugar, jamais ameaçando o grupo de cima e tornando impossível se tornar uma sensação no futebol inglês, como vemos surgir de vez em quando (vide o Leicester campeão inglês recentemente).

Mas a paixão por aquela camisa (que tenho até hoje) e a internet me fizeram procurar os jogadores que atuaram naquela temporada 96-97 para montar a arte. Selecionei o goleiro, os já tradicionais 12 jogadores de linha e, como novidade, o treinador. Assim, quem quiser montar a equipe pode selecionar uma palheta ou um botão que não seja bom de jogar, colar a arte do treinador e o deixar na beira do campo, aumentando a diversão na hora de jogar.

O Oldham que eu montei joga no estilo da maioria dos times ingleses, aquele 4-4-2 em linha, com os laterais e zagueiros formando a linha defensiva, os quatro meiocampistas formando uma linha média e os dois atacantes jogando lado a lado na frente.

O time base fica com 1. Gary Kelly; 2. Scott McNiven, 4. Shaun Garnett, 5. Richard Graham, 3. Carl Serrant; 7. Paul Rickers, 6. Lee Duxbury (c), 8. Lee Richardson, 9. Mark Allott; 10. Andy Ritchie, 11. Stuart Barlow. O técnico Neil Warnock tem como opções no banco 13. Steve Redmond para a defesa e 12. Ronnie Jepson para o ataque.

Escolhi como destaques nesta equipe o capitão Lee Duxbury e os atacantes Stuart Barlow e Andy Ritchie. Duxbury jogou no Oldham, de 1997 a 2003, 248 partidas e 32 gols. Teve outras equipes, mas nenhuma outra tanto quanto no Boundary Park. Um meio campo com características mais defensivas, mas um senso de organização grande. Guardadas as devidas proporções, seu estilo pode ser comparado ao de Steven Gerrard, de jogar mais defensivamente, mas saindo para armar o jogo e pegando bem de fora da área.

Barlow dispensa maiores apresentações. Artilheiro do Oldham naquela temporada, jogou de 1995 a 1998 no Oldham, atuando em 93 partidas e marcando 31 gols. Antes, entre 1990 e 1995, atuou pelo Everton em 71 partidas, marcando 10 gols. Depois, em menores escalões, rodou até encerrar a carreira em 2009. Jogava tanto no meio quanto no ataque, mais como segundo atacante do que como armador. Apesar de ter uma boa movimentação, não era propriamente um artilheiro e isso dinamitou suas chances na Premier League.

Andy Ritchie era, talvez, a maior esperança da equipe. Jogou no Manchester United e no Leeds, chegando ao Oldham cercado de expectativa. No total, teve duas passagens pela equipe do nordeste inglês. Entre 1987 e 1995, jogou 250 partidas e marcou 104 gols. Saiu para o Scarborough e retornou em 1997, encerrando a carreira no Oldham em 1999. Nesta segunda passagem, jogou 32 partidas e fez 3 gols. Conhecido como "Stitches", foi o artilheiro da equipe na mágica temporada de 1989-90, quando a equipe chegou ao vice campeonato da Copa da Liga e às semifinais da Copa da Inglaterra, anotando 28 gols na temporada. Considerado um dos maiores ídolos do Oldham, até hoje tem seu nome lembrado pela torcida, na canção "Andy Ritchie's Magic".

Então, eis a equipe do Oldham Athletic e sua fantástica história. Esta arte está disponível aqui e, um dia, ainda irei fazer a equipe para poder jogar. Quem sabe, um dia, os Latics não dão o ar de sua graça nos campos da FIFUBO?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!