quinta-feira, 19 de abril de 2018

Conhecendo as seleções - 19/04/2018

O ambicioso plano da FIFUBO, iniciado em 2017, é montar uma Copa do Mundo de Futibou de Butaum, que seja disputada todos os anos (nos anos de Copa, é chamada de Copa do Mundo; nos anos sem Copa, é chamada de Mundial) e vá se expandindo, adquirindo cada vez mais seleções. Antes de continuar a falar sobre as seleções, uma pequena pausa para explicar o "Projeto Copa do Mundo".

Desde 1998, quando a Coca-Cola lançou a coleção de minicraques para a Copa da França, em toda Copa do Mundo faço o que chamo "Projeto Copa do Mundo". Consiste em fazer uma coleção relacionada ao evento, se possível algo que possa ser jogado e disputado como Copa, com metas bem definidas a serem batidas até a Copa do Mundo de Futebol começar. Em 1998, o projeto consistia em fazer a coleção de minicraques da Coca-Cola. Em 2002, fazer a coleção de minicraques da Coca-Cola, Copa de 1998, da Argentina. Em 2006, a meta era fazer 16 seleções de cinco jogadores, com minicraques da Corinthian, entre Prostars e Microstars (acabei fazendo 19). Em 2010, a meta era fazer uma Copa do Mundo de Subbuteo, com 8 seleções de cinco jogadores cada. Em 2014, a meta era fazer uma Copa do Mundo de Futebol Society com prancheta e botões magnéticos. Eis que faltando exatamente um ano para a Copa do Mundo da Rússia, decidi que o projeto para 2018 consistiria em fazer seleções de futebol de botão e montar um torneio, disputado no mesmo período do de futebol. E assim nasceu aquele que, talvez, seja o Projeto Copa do Mundo definitivo, pois a ideia é ir adquirindo mais seleções para 2022, 2026, etc.

O projeto inicial consistia em 12 seleções. Mas isso implicaria em adquirir uma por mês até o certame, o que se revelou impossível. Então, a meta baixou para 6 seleções e, assim, comecei a correr atrás. Após adquirir o Brasil, com arte já pronta pela www.jogodebotao.com.br, comecei a pensar em uma forma de fazer algo mais bem detalhado do que somente botões com o escudo das seleções. Encontrei um site (desculpe o criador das artes, mas não lembro qual site era), com decoração de seleções com fotos e nomes dos jogadores. Com isso, baixei uma arte da seleção francesa e voltei ao www.jogodebotao.com.br para fazer o time. Mas ainda estava descontente, pois a seleção que mandei fazer não tinha a escalação que considerava ideal. Pois minha esposa veio com a solução. Munida de um editor de arte, ela me pediu as fotos, escudos, nomes, símbolos e cores dos jogadores que eu queria e, juntos, começamos a fazer as seleções ao meu gosto. Junto da França, veio o Japão que eu sempre sonhei, a escalação do desenho Captain Tsubasa (Supercampeões, no Brasil). Depois, vieram a Inglaterra (com Wayne Bridge na lateral direita!) e a Argentina, fechando 2017 com 5 seleções. Só faltava uma para a Copa do Mundo se tornar realidade!

Pois as coisas foram melhorando, melhorando e abril chegou com a possibilidade de adquirir não uma, mas duas seleções. Como a Copa é só em junho, ainda dá para adquirir mais uma seleção e fazer a primeira Copa do Mundo de Futibou de Butaum com 8 equipes. Esta postagem apresenta os dois novos esquadrões, com suas características, estilos e craques. Vamos conhecê-los!

ALEMANHA


Vindos da Europa e com larga tradição no futebol (com 4 títulos mundiais e 3 europeus, uma medalha de ouro em Olimpíadas e uma Copa das Confederações, entre outros), os alemães são dos mais temidos no mundo da bola. Agora, querem repetir o desempenho nas mesas da FIFUBO. Com o escudo da Casa de Hohenzollern, a família real prussiana e alemã, em suas camisas, os germânicos mostram que têm a nobreza aos seus pés. Outrora conhecidos pela força física e pelo futebol robótico, passaram por uma longa reciclagem e valorização dos jovens, o que resultou numa geração habilidosa, que encantou o mundo e culminou com o título mundial de 2014, no Brasil, formando a data base do time que irá jogar na FIFUBO.

A equipe joga no 4-4-2 tradicional, mas com um estilo próximo do futebol total holandês, de 1974. O zagueiro Hummels faz as vezes de lateral direito e Lahm faz a esquerda, mas podendo ir para a direita. No meio, Schweinsteiger e Reus são os volantes, mas podem atuar mais à frente, na armação, onde já se encontram Kroos e Muller (que também joga no ataque). Na frente, Podolski faz companhia a Klose, mas pode voltar e armar o jogo, assim como o reserva Gotze. O outro reserva, Draxler, é meio campista e pode jogar tanto de volante como de armador, mas também pode ser recuado para a lateral. Além disso, a equipe pode variar para o 3-5-2 ou até o 3-4-3 durante os jogos, com Hummels voltando para a zaga e Muller podendo avançar para o ataque. O ponto forte da Alemanha é justamente essa versatilidade, que confunde os adversários e muda num piscar de olhos. O ponto fraco também está na versatilidade, pois atuar fora de posição pode trazer alguns problemas. Como exemplo, ter um zagueiro de 1,93m como Hummels na lateral pode ser bom na hora de recompor o sistema defensivo, mas perde-se em habilidade e velocidade na hora de atacar pelas pontas.

Os jogadores da Alemanha são os seguintes: 1. Manuel Neuer, 2. Per Mertesacker, 3. Phillip Lahm (c), 4. Marco Reus, 5. Holger Badstuber, 6. Mats Hummels, 7. Bastian Schweinsteiger, 8. Toni Kroos, 9. Mario Gotze, 10. Lukas Podolski, 11. Miroslav Klose, 13. Thomas Muller, 14. Julian Draxler. O treinador é Lothar Matthaus, auxiliado por Parraguez.

Antigo líbero do FIFA Stars, Matthaus foi um jogador de muitas classe. Do centro da defesa, comandava todo o time, arrumando o posicionamento de cada jogador. Também atuava no meio de campo, dono de um passe preciso e lançamentos poderosos, além de ser um bom batedor de faltas e pênaltis. Estas características foram trazidas para o time alemão que, além de se posicionar bem em campo, troca muitos passes e lançamentos até encontrar o momento ideal para concluir. E também tem bons especialistas na hora de cobrar reposições de jogo. Este estilo de aproveitar ao máximo a posse de bola e o posicionamento faz com que até o goleiro Neuer atue, mostrando nova tendência para a FIFUBO. Matthaus também foi muito feliz na escolha de seu auxiliar. Parraguez foi recém demitido do Velez Sarsfield, onde cuidou do preparo físico dos jogadores que foram bicampeões da Copa Olé e da Supercopa FIFUBO e só saiu porque a diretoria resolveu dar novos ares ao comando técnico. Agora, com jogadores jovens e fortes, pode levar os alemães a grandes conquistas.

DESTAQUE


Thomas Muller. A camisa 13 alemã é destinada aos grandes nomes e com Muller não é diferente. Bom na condução de bola, bom nos passes e ótimo nas finalizações, pode atuar tanto no meio de campo como no ataque ou até fazer um híbrido das duas funções, levando perigo onde quer que esteja.

HOLANDA


Vindos da Europa, os holandeses representam um dos países mais queridos do futebol mundial. Poucas são as pessoas que não admiram a Laranja Mecânica, que encantou o mundo com os times de Johan Cruyff (vice campeão mundial em 1974), Gullit e Van Basten (campeões europeus em 1988) e, mais recentemente, as gerações de Bergkamp e, posteriormente, Robben. A Holanda é sinônimo de  futebol alegre e bem jogado, mas nem sempre eficiente. O primeiro time da FIFUBO, Imperatriz, sempre prestou tributo a este país, utilizando-o como base para seus times na Era Amadora (com Cruyff, Frank e Ronald de Boer, Gullit, Van Basten e o capitão do time, Reiziger) e na Era Profissional (com Stam, Numan, Zenden, Van Nistelrooy e Makaay). E foi justamente por causa desses atletas da Era Profissional que a seleção holandesa foi uma das primeiras a garantir vaga entre os originais da Copa. É a única seleção que mescla jogadores argolados com os fechados. Oito jogadores foram fabricados pela www.jogodebotao.com.br, três pela Frandian e um de fabricante desconhecido. A família real de Orange coloca seu escudo na camisa holandesa, mostrando o apoio dos monarcas ao selecionado nacional. A data base da equipe é o time de 2002 que, curiosamente, não foi ao mundial, mas deixou ótima lembrança por sua forma de jogar.

A equipe joga no 4-3-3 no estilo do River, com dois volantes e um armador centralizado, mas pode variar para o 4-4-2 tradicional, com dois volantes e dois armadores, já que três dos quatro meiocampistas da equipe são armadores e, invariavelmente, um será recuado para ajudar na saída de bola. O titular que faz esta função é Seedorf, mas ele avança para a armação no 4-4-2 e Jordi Cruyff faz a função de volante neste esquema. No 4-3-3, Bergkamp faz a ponta direita, atuando bem mais recuado e preparando as jogadas para a conclusão de Kluivert, com Overmars fazendo o mesmo do lado esquerdo. Mas no 4-4-2, Overmars vai para o banco e Bergkamp se adianta, fazendo uma dupla de frente com Kluivert. O ponto forte da equipe está na habilidade de seus jogadores de frente, capazes de jogar tanto com trocas rápidas de passes como em jogadas individuais, confundindo o adversário com tamanho repertório. O ponto fraco está no meio de campo que, além de só possuir um volante (exigindo que alguém seja improvisado na função), tem três dos seus quatro jogadores canhotos, o que deixa a equipe meio torta para o lado esquerdo.

Os jogadores da Holanda são os seguintes: 1. Edwin Van Der Sar, 2. Arthur Numan, 3. Johnny Heitinga, 4. Jaap Stam, 5. Giovanni Van Bronckhorst, 6. Edgar Davids, 7. Dennis Bergkamp, 8. Clarence Seedor, 9. Patrick Kluivert, 10. Boudewijn Zenden (c), 11. Marc Overmars, 13. Triton, 14. Jordi Cruyff. O técnico é Johan Cruyff, auxiliado por Ruud Gullit.

Jogador de classe mundial, Johan Cruyff atuou pelo Imperatriz durante muito tempo. Sua facilidade em se adaptar a qualquer posição o levou a jogar como zagueiro, uma espécie de Mauro Galvão na Era Amadora da FIFUBO. Além do bom posicionamento e da excelência no desarme, Cruyff também era um excelente armador de jogadas, com seu passe de qualidade, além de aparecer no ataque e finalizar bem. Com especialidade na defesa, no meio e no ataque, além da ótima leitura de jogo, o antigo camisa 14 do Imperatriz se aposentou quando a Era Profissional chegou e passou a atuar nos bastidores, auxiliando na parte tática da equipe e nos três setores do campo. A direção do Imperatriz não queria deixá-lo sair de jeito nenhum, mas o patriotismo falou mais alto e Cruyff foi liberado para aplicar seus conhecimentos na equipe holandesa. De quebra, ainda levou seu antigo companheiro de Imperatriz Gullit, para ser seu auxiliar. A dupla, de técnica apuradíssima, pretende transferir seus conhecimentos e estilos para os jogadores da seleção e levar o time a grandes conquistas. Cruyff ainda conseguiu emplacar seu filho Jordi, dono de um estilo parecido com o do pai (embora não tenha metade da classe dele) e bom nas bolas paradas.

DESTAQUE

Boudewijn Zenden. Um dos primeiros jogadores argolados a chegar à FIFUBO, Zenden foi contratado pelo Imperatriz para jogar a Liga do BNDES e se saiu muito bem. Dono de uma técnica ímpar, logo caiu no gosto da torcida e levou o time a inúmeras conquistas, tanto com jogadas quanto com gols. Os números precisam ser reavaliados, mas estima-se que Zenden possua 82 gols com a camisa do verde e branco de Niterói. A FIFUBO discutirá se permite que ele continue com esse número na seleção. No Imperatriz, Zenden atuava ao lado de Etcheverry, armando o jogo pelo lado esquerdo. Na Holanda, atuará majoritariamente como único armador, centralizado, distribuindo o jogo para os pontas ou, em lançamento, diretamente para o centroavante. Também chegará de trás, quando o centroavante fizer o papel de pivô, para concluir. Assim, utilizará suas principais características a serviço de seu país: o passe, o lançamento, os chutes fortes e colocados, a presença na área. Com tantas características, Zenden foi considerado o Melhor Jogador de Futibou de Butaum do Mundo, no período entre 2002 e 2012. Aposentado no ano passado quando o Imperatriz reformulou sua equipe e entrou de vez na Era Moderna, retornou da inatividade quando a Holanda o convocou e, de quebra, tirou da aposentadoria os antigos companheiros de Imperatriz Numan, Stam e Triton. Os holandeses esperam que ele volte a ser o melhor jogador do mundo e Cruyff, principalmente, aposta em seu talento. Tanto é que o nomeou praticamente o dono do time: capitão, cobrador de faltas e pênaltis.

E assim a FIFUBO apresenta mais duas seleções, chega a sete no total e garante a realização da Copa do Mundo. A próxima seleção deve chegar em meados de maio e, a partir daí, o torneio se tornará realidade de vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!