quarta-feira, 18 de abril de 2018

Comunicado FIFUBO 18/04/2018

Entre compromissos, viroses e crises de coluna, o que era para ficar parado por duas semanas acabou ficando por oito. Estas oito semanas ou exatos dois meses sem Torneio Apertura  prejudicaram muito o andamento da Liga. No período, apenas uma partida foi disputada, o amistoso onde a Argentina (finalmente) venceu, no 3x1 contra o Brasil, com dois de Messi e um de Di Maria (Ronaldo tinha inaugurado o marcador).

Diante de tanto tempo sem jogos e com o calendário apertado, há duas semanas atrás uma reunião na sede da FIFUBO tinha decidido por aplicar pela primeira vez o Ato Normativo 04, aquele que diz que se uma liga se atrasar de tal maneira que o calendário impedir a sua conclusão, joga-se quantas rodadas forem necessárias para se encerrar o primeiro turno, cancela-se as demais rodadas e parte-se de vez para os playoffs. Se o turno já tiver sido disputado, encerra-se a rodada em curso e parte-se para os playoffs.

Porém, mais duas semanas se passaram e os problemas continuaram impedindo o campeonato de ser retomado. Como restam 8 semanas até o início da Copa do Mundo e, para aplicar o Ato Normativo 04, encerrar a liga e disputar a Copa Olé são necessárias 9 semanas, uma nova reunião na sede da FIFUBO, com os representantes da Federação e dos clubes. Após um bom tempo de debates, um consenso foi atingido e a decisão final foi de cancelar o Torneio Apertura 2018.

É um duro golpe para os planos da FIFUBO, ainda mais depois do sucesso da temporada completa em 2017 e do ambicioso plano de expandir para os torneios de seleções. Mas oito semanas sem jogos, em um campeonato com quatorze semanas de temporada regular, é muito tempo. Se o campeonato tivesse avançado mais, até daria para fazer um esforço, mas somente duas rodadas foram disputadas até aqui.

Assim, o período de oito semanas até a Copa do Mundo serão utilizados para preparação das seleções que irão disputar o torneio. As equipes disputarão partidas amistosas e treinos, visando a melhor forma para fazer um espetáculo no torneio. Em duas semanas, será disputada a Copa Olé e, depois disso, as seleções dominarão o cenário.

Este comunicado se encerra aqui, mas uma postagem será feita até o final da semana, trazendo novidades. Mais duas seleções chegaram e a meta inicial da Copa do Mundo, de seis equipes, foi batida (a FIFUBO conta com sete, atualmente). Em maio, outra seleção deve chegar e o torneio terá oito times. Após a Copa Olé, será realizado um evento no Imperatriz Arena, com o lançamento oficial da Copa do Mundo de Futibou de Butaum, com o sorteio e o regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!