sábado, 18 de janeiro de 2020

Bootecon 2020 - 17/01/2019

Um feliz ano novo, comunidade botonesca! A FIFUBO começa o novo ano com o tradicional Fórum Internacional de Futibou de Butaum, o Bootecon 2020! Esta foi a maior edição da História, lotando o ginásio de futsal do Imperatriz Arena. Então vamos conferir os principais assuntos debatidos neste evento!

Imperatriz Arena lotado para o Bootecon 2020



Abertura – Gabriel Batistuta – Presidente da FIFUBO

O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, faz o discurso de abertura do Bootecon 2020
O presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, abriu o fórum. Em seu discurso de abertura, neste 17/01/2020, Batistuta deu as boas vindas a todos e apresentou a mesa de honra. Fazem parte da mesa, além do próprio Batistuta, o vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz; o diretor técnico, Sr Alemanha; o diretor de seleções, Sr Concha Marítima; e o presidente da Liga Mundial de Ciclismo, Lothaire Bluteau. 

Relembrando o ano de 2019, o calendário parecia acomodado para as competições previstas. Mas algumas dificuldades surgiram, a Liga FIFUBO chegou a ficar parada por longos períodos e teve, inclusive, que invocar o Ato Normativo Número 04, cancelando duas rodadas para poder encerrar o campeonato dentro do ano. Mesmo assim, não faltou emoção. Todas as competições foram realizadas; seus campeões, coroados; os torcedores tiveram espetáculos de primeira grandeza e a FIFUBO completou mais um ano de vida emocionando. Que em 2020 possamos repetir o sucesso do ano anterior, sem apertar o calendário, mostrando ao mundo a arte do Futibou de Butaum!

Batistuta, então, chamou à mesa principal os capitães das equipes que conquistaram títulos em 2019, para que devolvessem as taças já que, na FIFUBO, a posse é transitória e os troféus são devolvidos no início da temporada. Da esquerda para a direita, os troféus são destinados às seguintes competições: Copa Olé, Copa 3 Corações, Supercopa FIFUBO, Torneio Início e Copa do Mundo de Futibou de Butaum (que será disputada em 2022), Liga FIFUBO, Bolas de Prata de artilheiro e MVP da Liga, Mundial de Futibou de Butaum (os dois troféus seguintes), Bolas de Ouro de artilheiro e MVP do Mundial e Supercopa Mundial da FIFUBO.

Os atletas e os troféus que foram distribuídos em 2019.

Os troféus que serão distribuídos em 2020. Da esquerda para a direita: Copa Olé, Copa 3 Corações, Supercopa FIFUBO, Torneio Início, Copa do Mundo (que só será disputada em 2022), Liga FIFUBO, Bolas de Prata de artilheiro e MVP da Liga, os dois troféus do Mundial de Futibou de Butaum, Bolas de Ouro de artilheiro e MVP do Mundial, Supercopa Mundial FIFUBO.
A seguir, Batistuta chamou os atletas Zinedine Zidane, autor do último gol do ano de 2019, e Bauke Mollema, campeão da LMC, para homenageá-los pelo encerramento com chave de ouro do ano que acabou.
Batistuta ladeado por Zinedine Zidane e Bauke Mollema.

Calendário e regulamento de competições – Ruben Paz – Vice presidente da FIFUBO

O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, apresenta o calendário 2020 da entidade
Excepcionalmente, o Bootecon não ocorreu na primeira semana do ano, mas sim na segunda quinzena. Desta forma, o calendário oficial da FIFUBO só começou neste 17 de janeiro. A seguir, a tradicional competição que abre o calendário de competições é a Copa 3 Corações e ocorrerá no próximo final de semana (18 ou 19/01). Imperatriz e Vasco disputarão em uma partida o título da Copa 3 Corações, com mando dividido e troca de lado no intervalo da partida. Se houver empate, o campeão será decidido nos pênaltis. O campeão terá lugar garantido na Supercopa FIFUBO.

Após a Copa 3 Corações, o Torneio Início da Liga FIFUBO será disputado. Serão 9 equipes, sendo que duas terão que disputar uma partida para definir vaga nas quartas de final. As outras 7 já estarão naquela fase. As partidas serão disputadas em um tempo de 10 minutos. Em caso de empate, avançará aquele que tiver mais escanteios e, persistindo o empate, disputa de pênaltis. A regra para sorteio de partidas e árbitros e de suspensões segue o padrão das competições, sendo que os árbitros são sorteados por rodada.

Encerrado Torneio Início, será disputada a Liga FIFUBO. Em 2020, a competição terá seleções no lugar dos clubes. As 9 equipes jogarão todas contra todas em turno e returno, com os quatro melhores times ao término da temporada regular disputando semifinais em ida e volta, no sistema primeiro contra quarto e segundo contra terceiro, com as equipes de melhor campanha podendo jogar por resultados iguais em saldo. A final será em jogo único e não haverá vantagem para quem tiver melhor campanha; esta equipe terá apenas o mando de campo na final. Se a partida terminar empatada, o campeão será decidido nos pênaltis.

A Liga FIFUBO será paralisada no meio do ano, quando se encerrar o primeiro turno, para a disputa da Copa Olé. O torneio terá os oito times argentinos jogando partidas eliminatórias em uma mão. Os duelos são decididos por sorteio em todas as fases, onde o time que sair primeiro no sorteio terá o mando de campo na partida. Este critério vale, inclusive, para a final. O campeão da Copa Olé garante vaga na Supercopa FIFUBO.

Encerrada a Copa Olé, será disputado o Mundial de Futibou de Butaum, no mesmo formato da competição de 2019. As 9 equipes se dividirão em 3 grupos de 3, com cabeças de chave, divisão 1 e divisão 2 escolhidos com base na colocação das seleções no último Mundial. Sorteio definirá os grupos de cada equipe. Se classificam para as semifinais os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado. Os critérios de classificação serão os seguintes: pontos, gols pró, gols contra, vitórias, empates, derrotas e sorteio. O campeão mundial terá vaga na Supercopa Mundial FIFUBO. O artilheiro e o MVP do Mundial receberão um troféu Bola de Ouro, com critérios de escolha iguais ao dos últimos anos.

Coroado o campeão do Mundial, a Liga FIFUBO retorna e avança até consagrar seu campeão. Ao término da Liga FIFUBO, será disputado o All Star Game, entre a equipe campeã e a seleção do campeonato, composta por doze jogadores de linha e um goleiro, obedecendo o esquema 4-4-2 normal. Os reservas serão um para a defesa e outro para o ataque. Os escolhidos serão aqueles que tiverem sido eleitos como melhor em campo mais vezes, sendo que cada atleta só pode competir na posição em que joga. Se houver empate, uma junta composta pelo presidente da FIFUBO, o vice presidente e o diretor técnico escolherá o jogador. O artilheiro da Liga e o MVP receberão um troféu Bola de Prata. Os critérios para a escolha daqueles se mantêm.

Em dezembro, será disputada a Supercopa FIFUBO, entre os campeões da Copa 3 Corações e da Copa Olé. A decisão será em partida única, com mando de campo dividido e troca de lado no intervalo (o lado inicial será decidido por sorteio antes do dia da partida. Também será disputada, ao término desta, a Supercopa Mundial FIFUBO, a novidade do calendário. Seguindo o padrão da Supercopa, a partida será disputada entre o campeão da Liga FIFUBO e o campeão do Mundial de Futibou de Butaum.

Aspectos técnicos de 2019 – Sr Alemanha – Diretor Técnico da FIFUBO
O diretor técnico da FIFUBO, Sr. Alemanha, discursando sobre as novidades técnicas, táticas e físicas do futibou de butaum em 2019.
O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, leu o relatório sobre as inovações táticas, técnicas, físicas e outros aspectos do jogo que surgiram na FIFUBO e no exterior em 2019, apresentando as novas tendências em cada setor. Destacou o novo tipo de preparo físico e a área de aquecimento. Cada ônibus, agora, é equipado com aparelhos deste tipo, para melhor comodidade dos atletas. Também destacou as dúvidas sobre a utilização de goleiro avançado, participando da marcação, algo que nem todas as equipes utilizam.

Seleções – Sr  Concha Marítima – Diretor de Seleções da FIFUBO

O diretor de seleções da FIFUBO, Sr. Concha Marítima, falando sobre o jogo entre aquele tipo de equipes.
O diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, falou sobre a consolidação do jogo de seleções. As partidas entre equipes nacionais despertaram muito mais o interesse do público do que o jogo entre times, o que levou a FIFUBO a modificar a Liga, colocando as seleções para disputá-la. Ressaltou o interesse do público por este tipo de jogo com a lembrança do gol de Roberto Carlos na final do Mundial, considerado o gol do ano de 2019. Parabenizou o Brasil pela conquista do Mundial e destacou que, a princípio, 2020 terá 9 seleções, mas que não está descartado o aumento para 10 até o Mundial.

Aspectos disciplinares do campo – José Roberto Wright – Diretor de Arbitragem da FIFUBO

O diretor de arbitragem da FIFUBO, José Roberto Wright, apresenta um resumo da atuação dos árbitros em 2019.
O diretor de arbitragem da FIFUBO, José Roberto Wright, leu o relatório sobre o papel da arbitragem em 2019. O ano que se encerrou foi de consolidação para os novos árbitros da FIFUBO, inclusive aumentando o seu quadro para 10 e ampliando suas fronteiras com a chegada de dois árbitros britânicos. Disse Wright que 2019 foi um ano de poucos erros e pouca discussão sobre o papel da arbitragem, fruto das novas diretrizes da Direção de Arbitragem da FIFUBO e do diálogo constante entre os árbitros e o diretor, agora exclusivo na função.

Aspectos disciplinares no TJB – Paraguaio – Diretor e auditor do TJB da FIFUBO

O auditor do TJB, Paraguaio, lê o relatório sobre a atuação do TJB e as causas julgadas em 2019
O auditor chefe do TJB, diretor da entidade, Paraguaio, leu o relatório dos casos julgados pelo Tribunal em 2019, destacando o número minúsculo de casos que chegaram para apreciação e agradecendo o bom senso das equipes em não levar pequenas causas ao crivo dos julgadores. O diretor disse que as questões têm sido resolvidas em campo, com a autoridade do árbitro prevalecendo, sem pressão por parte de atletas e membros de comissão técnica.

O papel da imprensa – Jorge Mario Trasmonte – Diretor de Imprensa da FIFUBO e do Grupo Olé

O jornalista Jorge Mario Trasmonte fala do papel da imprensa na cobertura esportiva de 2019.

Diretor de imprensa da FIFUBO, o narrador e diretor do Grupo Olé Jorge Mario Trasmonte falou acerca do papel da imprensa na FIFUBO, elogiando Federação, equipes, atletas, comissões e dirigentes por facilitarem o acesso dos veículos cadastrados e agradecendo a cooperação de todos os jornalistas para levar aos torcedores as informações de tudo o que acontece dentro da FIFUBO e também da LMC, que conta com equipe própria para transmissão de corridas, entrevistas e análises.

Liga Mundial de Ciclismo – Lothaire Bluteau – Presidente da LMC

O presidente da LMC, Lothaire Bluteau, com os troféus que serão distribuídos em 2020. Da esquerda para a direita: troféu de vencedor de etapa, troféu de campeão de etapa ou clássica, campeão da LMC, campeão mundial (abaixo), campeão do Giro D'Italia, campeão do Tour de France e campeão da Vuelta a Espanha.
O presidente da Liga Mundial de Ciclismo, o canadense Lothaire Bluteau, falou sobre o ano de 2019, como o primeiro em que a LMC apresentou um calendário completo e o cumpriu. Falou sobre os campeões coroados, sobre os vencedores de corridas e destacou os quatro campeões presentes no Bootecon: Bauke Mollema (campeão da LMC), Luciano Pagliarini (campeão do Giro D’Italia), Oscar Freire (campeão do Tour de France) e Damiano Cunego (campeão da Vuelta a Espanha).

O presidente da LMC falou que o ano de estreia da LMC teve grande retorno junto aos fãs, fruto da dedicação dos atletas e equipes, mas também da parceria com a FIFUBO, que forneceu troféus e espaço em suas partidas para apresentação dos campeões do ciclismo. Agradeceu ao presidente da FIFUBO pela oportunidade e desejou que a parceria se mantenha em 2020, como forma de continuar evoluindo não só o ciclismo, mas também o futibou de butaum.


Lothaire Bluteau finalizou seu discurso apresentando o calendário da LMC em 2020 que, entre provas por etapas e clássicas, terá 23 eventos ao longo do ano. Começará com a Real Liga de Ciclismo e terminará com a Liga das Nações de Ciclismo. Ao final desta postagem, estará disponível o relatório geral de 2019. Também prometeu esforços para a aquisição de mais ciclistas.

Mesas Redondas


O Bootecon encerra suas atividades com as mesas redondas, onde são debatidos diversos assuntos. Na mesa principal, a diretoria da FIFUBO. O presidente Batistuta e o vice, Ruben Paz, convidaram Sr. Alemanha, Sr. Concha Marítima, Paraguaio, Jorge Mario Trasmonte e José Roberto Wright como membros da FIFUBO; São Paulo, Quiñonez, Bolinha de Ouro e Brasil, como membros do Imperatriz F.B.; Sr Katagiri e Fan Ziyhi como membros do Projeto Supercampeões.

Abaixo da mesa principal, à esquerda, está a mesa dos clubes, debatendo os aspectos táticos, físicos e técnicos dos jogos entre clubes. Compuseram a mesa o técnico Julio Falcioni (Boca Juniors); o técnico Francescoli e seu auxiliar, Blue Steel (River Plate), o técnico Sr. Rabina e seu auxiliar, Sr. Ripper (Huracán), o técnico Madre Pérola e seu auxiliar, Cinzerado (CROL); o técnico Pearl Jam e seu auxiliar, Ledbetter (Velez Sarsfield); o auxiliar Douradino e o técnico Cristaldo (Estudiantes); o auxiliar Edds e o técnico Nilson (San Lorenzo); o técnico Sérgio Cosme (membro do Grupo de Observadores Técnicos da FIFUBO); o técnico Antonio Lopes (Vasco); o técnico Dircys, o auxiliar Etcheverry, o preparador físico Frômio e o médico MST (Imperatriz).

Logo abaixo, a tradicional mesa dos irmãos Buchanan’s, com os jogadores que participaram do Bootecon. Ao fundo, a mesa dos técnicos de seleções, debatendo os aspectos táticos, físicos e técnicos dos jogos entre essas equipes, além da disputa da Liga. Compuseram a mesa o técnico Dorival Junior e seu auxiliar, Ivo Wortmann (Brasil); o auxiliar Kevin Keegan e o técnico Alex Ferguson (Inglaterra), o técnico Zlatko Dalic e seu auxiliar, Neil Warnock (Camarões); os técnicos Sam Allardyce, Jimmy Frizzell, Terry Venables e Roy Hodgson (membros do Grupo de Observadores Técnicos da FIFUBO); o auxiliar David Moyes e o técnico José Mourinho (França); o técnico Sr. Mikami e seu auxiliar, Tadashi (Japão); os técnicos Shiroyama e Takeshi (membros do Projeto Supercampeões); o auxiliar Minato Gamo e o técnico Kozo Kira (Coreia do Sul); o auxiliar Parraguez e o técnico Lothar Matthaus (Alemanha); o auxiliar Alfio Basile e o técnico Carlos Bianchi (Argentina).

Do outro lado da mesa da diretoria, está a mesa com os árbitros e demais membros do TJB, debatendo os aspectos disciplinares do jogo dentro e fora das quatro linhas e a melhor forma de abordá-los.

Abaixo desta mesa, está a mesa da LMC, com o presidente Lothaire Bluteau conversando com os ciclistas presentes ao Bootecon e mostrando o calendário para 2020.


E assim se encerra o Bootecon 2020. A FIFUBO e a LMC iniciam oficialmente suas atividades e, agora, se preparam para ir ao palco e começar o espetáculo para seus fãs!
As mesas redondas formadas após o final do ciclo de palestras do Bootecon 2020.

LMC – RESUMO DE 2019
CICLISTAS
Títulos
  • F. Gaviria - 3
  • L. Armstrong, F. Schleck, D. Cunego, V. Nibali, F. Aru, R. Bardet - 2
  • O. Pereiro Sio, O. Freire, A. Schleck, M. Cavendish, B. Mollema, L. Pagliarini, D. Di Luca, T. Pinot, F. Chamorro, M. Fischer, R. Andriato - 1
  • A. Contador, T. Hushovd, S. Chavanel, P. Gilbert, P. Sagan, M. Kittel, T. Dumoulin, J. Alaphilippe, P. Roglic - 0
Títulos de montanha
  • F. Cancellara, O. Pereiro Sio, T. Boonen, V. Nibali, C. Froome, A. Greipel, F. Aru, R. Bardet, D. Pozzovivo, F. Chamorro, M. Fischer, R. Andriato
Vitórias
  • B. Mollema - 10
  • F. Gaviria, F. Aru - 7
  • D. Cunego, A. Greipel - 6
  • O. Pereiro Sio, T. Boonen, F. Schleck, L. Pagliarini - 5
  • L. Armstrong, O. Freire, M. Cavendish, S. Chavanel, V. Nibali, T. Pinot, R. Bardet, R. Andriato - 4
  • T. Hushovd, D. Di Luca, P. Gilbert, C. Froome, F. Chamorro, M. Fischer - 3
  • F. Cancellara, A. Schleck, A. Contador, P. Sagan, T. Dumoulin, J. Alaphilippe, D. Pozzovivo - 2
  • M. Kittel - 1
  • P. Roglic - 0
Segundos lugares
  • M. Cavendish - 10
  • M. Fischer - 9
  • T. Hushovd, L. Pagliarini - 8
  • O. Freire, T. Dumoulin - 7
  • O. Pereiro Sio, T. Boonen, F. Chamorro - 6
  • L. Armstrong, F. Cancellara - 5
  • D. Cunego, V. Nibali, C. Froome, R. Bardet - 4
  • A. Contador, F. Gaviria, J. Alaphilippe - 3
  • A. Schleck, B. Mollema, F. Schleck, S. Chavanel, M. Kittel, F. Aru, P. Roglic - 2
  • D. Di Luca, P. Gilbert, T. Pinot, A. Greipel, D. Pozzovivo - 1
  • P. Sagan, R. Andriato - 0
Terceiros lugares
  • B. Mollema, F. Schleck - 7
  • V. Nibali - 6
  • A. Contador, T. Hushovd, P. Gilbert, C. Froome, F. Aru - 5
  • T. Boonen, O. Freire, L. Pagliarini, D. Di Luca, A. Greipel, T. Dumoulin, J. Alaphilippe, F. Chamorro, M. Fischer, R. Andriato - 4
  • F. Cancellara, A. Schleck, M. Cavendish, S. Chavanel, D. Cunego, F. Gaviria, P. Sagan, M. Kittel, R. Bardet, D. Pozzovivo - 3
  • L. Armstrong, T. Pinot - 2
  • O. Pereiro Sio, P. Roglic - 1

EQUIPES

Títulos
  • Liquigás, Quickstep, Saxo Bank – 3
  • AG2R, Astana, Française De Jeux, Lampre, Rabobank, USPS – 2
  • Caisse D’Epargne, Credite Agricole, Imperatriz, Saunier Duval, T-Mobile - 1

Títulos de montanha

  • AG2R – 2
  • Astana, Caisse D’Epargne, Credite Agricole, Française De Jeux, Imperatriz, Liquigás, Lotto Belisol, Quickstep, Saxo Bank, Sky - 1

Vitórias

  • Quickstep – 18
  • Rabobank – 14
  • Liquigás – 10
  • Lotto Belisol, Saxo Bank – 9
  • AG2R, Française De Jeux – 7
  • Astana, Credite Agricole, Lampre – 6
  • Caisse D'Epargne, Saunier Duval – 5
  • Imperatriz, T-Mobile, USPS – 4
  • Sky – 3
  • Bora, Sunweb – 2
  • Katusha - 1

Segundos lugares

  • Credite Agricole, Quickstep – 14
  • Française De Jeux, T-Mobile – 10
  • Rabobank, Saxo Bank – 9
  • Saunier Duval – 8
  • Astana, Sunweb – 7
  • Caisse D’Epargne – 6
  • AG2R, USPS – 5
  • Lampre, Sky – 4
  • Liquigás – 3
  • Imperatriz, Katusha, Lotto Belisol – 2
  • Bora - 0

Terceiros lugares

  • Quickstep – 14
  • Saxo Bank – 13
  • Astana, Rabobank – 11
  • Credite Agricole, Liquigás, Lotto Belisol – 9
  • AG2R, Française De Jeux – 6
  • Imperatriz, Sky – 5
  • Saunier Duval, Sunweb – 4
  • Bora, Katusha, Lampre, T-Mobile – 3
  • USPS – 2
  • Caisse D’Epargne - 1

PAÍSES

Títulos

  • Itália – 7
  • Brasil, Colômbia, França, Luxemburgo – 3
  • Espanha, Estados Unidos – 2
  • Argentina, Holanda, Inglaterra – 1

Títulos de montanha

  • Itália – 3
  • Brasil – 2
  • Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça - 1

Vitórias

  • Itália – 22
  • França – 14
  • Brasil, Holanda – 12
  • Espanha – 11
  • Bélgica – 8
  • Alemanha, Colômbia, Inglaterra, Luxemburgo – 7
  • Estados Unidos – 4
  • Argentina, Noruega – 3
  • Eslováquia, Suíça – 2
  • Eslovênia - 0

Segundos lugares

  • Brasil – 17
  • Espanha – 16
  • Inglaterra – 14
  • Itália – 12
  • França – 10
  • Holanda – 9
  • Noruega – 8
  • Bélgica – 7
  • Argentina – 6
  • Estados Unidos, Suíça – 5
  • Luxemburgo – 4
  • Alemanha, Colômbia – 3
  • Eslovênia – 2
  • Eslováquia - 1

Terceiros lugares

  • Itália – 21
  • Brasil, França – 12
  • Holanda – 11
  • Espanha, Luxemburgo – 10
  • Bélgica – 9
  • Inglaterra – 8
  • Alemanha – 7
  • Noruega – 5
  • Argentina – 4
  • Colômbia, Eslováquia, Suíça – 3
  • Estados Unidos – 2
  • Eslovênia - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!