sábado, 25 de janeiro de 2020

Torneio Início da Liga FIFUBO 2020 - Fase Preliminar - 25/01/2020

Um lindo sábado de sol e temperatura agradável surgiu. O Imperatriz Arena abriu as portas para a fase preliminar do Torneio Início e o público lotou o estádio, para ver a apresentação das seleções que irão disputar a Liga FIFUBO em 2020.

Relembrando as regras, o Torneio Início é uma competição eliminatória. Os jogos são disputados em tempo único de 10 minutos, vencendo aquele que fizer mais gols. Em caso de empate, avança quem tiver mais escanteios e, persistindo o empate, o vencedor é definido nos pênaltis. Por termos 9 equipes na disputa, duas precisaram disputar uma partida preliminar, para saber quem avançaria às quartas de final. Vamos ver então como foram os jogos!


FRANÇA 1x1 INGLATERRA

Um clássico mundial, seja no esporte, na guerra ou na política. O sorteio colocou na partida preliminar justamente os dois históricos rivais e, curiosamente, ambos em situação delicada. Eterna favorita nas competições que disputa, a França fez vergonha no último Mundial, quando foi eliminada logo na primeira fase e terminou a competição em oitavo e penúltimo lugar. Sam Allardyce saiu e, em seu lugar, assumiu José Mourinho. O badalado treinador português quer que a França jogue com o regulamento, sabendo exatamente o que deve fazer e tocando bem a bola, sem afobação. A Inglaterra também decepcionou no Mundial. Após o terceiro (e frustrante) lugar no Mundial de 2018, chegou como franca favorita ao título em 2019. Mas a arrogância na preparação e na competição trouxeram uma eliminação na primeira fase e o sexto (e super frustrante) lugar no Mundial. Para 2020, a ordem é jogar sério e encarar cada jogo como uma decisão.

A despeito do retrospecto ruim e da desconfiança dos torcedores, franceses e ingleses fizeram ótima partida, que levantou o público. A França assimilou bem as táticas de José Mourinho e, de pé em pé, jogavam organizadamente até terem a melhor oportunidade para concluir. E foi em um chute de Zidane, aos 2 minutos, que Robinson teve que se esticar e mandar a córner, dando à França a vantagem no placar.

Mas a Inglaterra não ficou atrás e também jogou muito bem. Foi justamente quando a França era melhor e ganhava em número de escanteios que os britânicos abriram o marcador. Aos 4 minutos, Ashley Cole desarmou Guivarch e lançou Joe Cole na esquerda. O camisa 11 avançava pela ponta quando Thuram o atropelou, na intermediária de ataque. Joe Cole cobrou rápido para Gerrard no meio e correu para a ponta esquerda, recebendo de volta nas costas do lateral. Cole trouxe para o pé direito e cruzou para a área, pouco antes da marca do pênalti. Ali, Peter Crouch subiu para cabecear e vencer Barthez, fazendo o primeiro gol de seleções em 2020: Inglaterra 1x0.

A Inglaterra passou a ter a vantagem no marcador e viu a França ocupar mais o campo de ataque, se abrindo para os contra ataques. Com Joe Cole como melhor em campo, Lampard armando o jogo e Owen e Crouch se entendendo bem, os ingleses se fartaram de perder oportunidades, obrigando Barthez a fazer milagre atrás de milagre para impedir um placar maior.

E foi justamente quando a Inglaterra dominava que a França empatou. Aos 8 minutos, Lizarazu deu um carrinho e desarmou Owen, tocando a Deschamps na cabeça de área. O camisa 7 procurou Thierry Henry na esquerda e o camisa 12 começou a puxar o contra ataque tabelando com Pires. Henry e Pires foram tocando pelo lado esquerdo de ataque e tirando, um a um, os ingleses da jogada, até que o passe de Pires deixou Henry livre na área, pelo lado esquerdo. O camisa 12 trouxe a bola para o pé direito e chutou cruzado e rasteiro. Robinson se esticou todo, mas a bola entrou no cantinho: França 1x1.

Por ter um escanteio contra nenhum do adversário, a França avançou às quartas de final.

CAMARÕES 2x2 FRANÇA

De saco de pancadas a sensação no Mundial, Camarões experimentou de tudo, até prejudicar o rival desta partida. Com um futebol alegre, os africanos conseguiram dois empates na competição e só não avançaram porque o Japão ganhou e ficou com a vaga no grupo. Para o Torneio Início, o futebol irresponsável e peladeiro pode dar certo e é nisso que os comandados de Dalic apostam. Já a França, embalada pela vitória sobre a Inglaterra, quer continuar evoluindo seu esquema e dando ritmo a seus jogadores. Para esta partida, Deschamps e Guivarch deram lugar a Djorkaeff e Trezeguet. Sem Deschamps, o capitão foi Laurent Blanc.

Camarões sentiu a volta das férias. Os jogadores pareciam travados, ainda longe da melhor forma. A França encarava a partida como o segundo tempo do jogo contra a Inglaterra e estavam em uma forma muito melhor.

Logo aos dois minutos, Lizarazu interceptou um passe que ia para Oman Biyik e se lançou ao ataque, tabelando com Pires pelo meio. Lizarazu recebeu de volta no campo de ataque, levantou a cabeça e viu Trezeguet livre, nas costas de Tataw. Com um bom passe, o camisa 3 encontrou o camisa 13, que invadiu a área em diagonal, trazendo a bola para o pé direito e dando um chute cruzado. Nkono esperava um chute no primeiro pau e fechou o ângulo ali, mas o chute cruzado passou à sua frente e entrou do outro lado: França 1x0.

Nem deu tempo de comemorar. Camarões empatou logo na saída. Mfede fez o "toca y me voy" com Oman Biyik, recebeu de volta na meia esquerda, se livrou de Thuram e acertou um lindo chute com a parte de fora do pé. A bola descreveu uma curva e enganou Barthez: Camarões 1x1, aos 3 minutos.

A França era melhor e tinha mais organização. Tocava de pé em pé e chegava com perigo. Só que o grande problema de enfrentar uma equipe que joga de forma irresponsável é que você nunca sabe o que vai sair dali. Aos 6 minutos, a França fez boa jogada de linha de fundo, mas Kunde cortou o cruzamento da área. Pagal pegou o rebote na cabeça de área e abriu a Makanaky na esquerda. O camisa 20 jogou para o campo de ataque, onde o lateral esquerdo Ebwelle aparecia como centroavante (!) na meia lua. De costas pro gol, o camisa 3 tocou a Oman Biyik na direita e a zaga francesa correu para cortar. Esperto, Oman Biyik devolveu a Ebwelle, que recebeu de frente pro gol e acertou um lindo chute no canto direito de Barthez: Camarões 2x1.

O melhor futebol era castigado pelo time peladeiro, uma injustiça que vemos com frequência no mundo do esporte. Mas a França tem um dos maiores nomes da História do futebol, que atuava de forma discreta para deixar os companheiros terem mais posse de bola. Percebendo que a eliminação se avizinhava, Zidane passou a se movimentar e pedir a bola, tabelando com seus companheiros e buscando a conclusão. Nos acréscimos, Djorkaeff pegou uma bola na defesa e tocou a Zidane na meia direita. O camisa 10 avançou com a bola dominada, driblou três marcadores e chutou. Nkono espalmou com dificuldade, Zidane brigou para pegar o rebote, tocou atrás para Pires, viu o camisa 11 se livrar de Kunde e lhe devolver na marca do pênalti. Com um toque de extrema categoria, Zidane encobriu Nkono e deu números finais ao jogo: França 2x2.

Como nenhuma das equipes teve escanteio neste movimentado jogo, o vencedor seria decidido nos pênaltis. Após Kunde e Djorkaeff converterem suas cobranças, Nkono voou no ângulo para defender a cobrança de Henry, enquanto Barthez pegou as cobranças de Mfede e Oman Biyik. Thuram e Zidane converteram para a França e Mbouh e Makanaky empataram para Camarões. Na última cobrança, Pires cobrou à meia altura no canto esquerdo de Nkono, o goleiro de Camarões não alcançou e a França venceu: 4x3.

ARGENTINA 0x2 ALEMANHA

Após terminar o Mundial em quarto mas sem brilho, a Argentina precisa provar que tem condições de andar no grupo de cima. Alario ganhou de vez a posição de Tevez na equipe, fazendo a Argentina jogar com um centroavante fixo. A Alemanha, por sua vez, é conhecida como uma equipe muito aplicada taticamente, mas com muito azar. No Mundial, tinha tudo para golear a Coreia do Sul e avançar às semifinais, mas teve o goleiro expulso e o atleta sorteado para sair foi justamente Thomas Muller, que era o melhor em campo. Com o empate, a equipe foi eliminada na primeira fase e terminou a competição em quinto lugar. Aqui, querem impor respeito e deixar o azar para trás.

As duas equipes, que decidiram a Copa do Rei em 2018 em um jogão, deram mais uma mostra de que podem trazer espetáculo aos fãs da FIFUBO. A Argentina jogou para cima desde o início, com Messi se entendendo bem com Alario no ataque e Scocco infernizando pela esquerda. Só se esqueceram de não deixar a Alemanha se organizar, pois quando os europeus conseguem se posicionar, são letais.

A Argentina dominou o primeiro minuto de jogo desperdiçando três chances, até Messi tentar acertar o canto de Neuer e mandar para fora. O goleiro cobrou o tiro de meta para Reus no meio de campo, o camisa 4 tocou a Kroos na intermediária de ataque e o camisa 8 tocou na entrada da área para Klose. Com muita facilidade, o camisa 11 driblou Gabriel Milito, invadiu a área e chutou com a parte de fora do pé para encobrir Abbondanzieri e fazer Alemanha 1x0. Simples assim.

A Argentina continuava tentando empatar a partida na base do talento. Alario chegou a acertar a trave de Neuer com um violento chute aos 3 minutos. Messi se movimentava pelo campo de ataque e desperdiçava oportunidades. Di Maria e Conca armavam o jogo e Scocco caía pelas pontas. Mas a Alemanha parecia rir do desespero adversário, esperando uma oportunidade para matar o jogo.

Aos 6 minutos, os europeus mostraram como é simples chegar ao gol. Hummels interceptou um passe que ia para Scocco e tocou a Schweinsteiger na cabeça de área. O camisa 7 tocou a Thomas Muller no meio de campo e o camisa 13 avançou com a bola dominada. Próximo à entrada da área, Muller tocou a Klose, que devolveu de primeira. A zaga da Argentina ainda tentava entender que a bola não estava com o camisa 11 quando Muller invadiu a área livre e tocou na saída de Abbondanzieri, levando a Alemanha à fase seguinte com muita tranquilidade: 2x0.

COREIA DO SUL 1x1 BRASIL

Outro jogo que marcou época no último Mundial dava as caras no Torneio Início. Estreante, a Coreia do Sul foi a grande sensação da competição ao terminar na terceira posição após cair nas semifinais justo para o Brasil, em um jogo eletrizante que só terminou nos pênaltis. Agora, os asiáticos querem se vingar e mostrar que são uma força da FIFUBO. O problema é que, do outro lado, estão os atuais campeões mundiais. Uma constelação de craques que faz com que jogadores como Ronaldinho Gaúcho tenham que ficar no banco; um monumento ao bom futebol. O Brasil quer avançar para dar ritmo a todos os jogadores.

Se a Coreia do Sul quer mostrar que é uma força dominante, começou da forma certa. Com apenas 20 segundos de jogo, Jayeon fez o "toca y me voy" com Kazuo Tachibana. O camisa 8 fez um lançamento para a ponta, Cafu não alcançou a bola e Jayeon recebeu livre dentro da área. Carlos Germano nem teve como reagir, já que o camisa 10 chutou de primeira e mandou pro fundo das redes: Coreia do Sul 1x0.

O Brasil tentou a todo custo empatar o jogo, mas os sul coreanos pareciam bem posicionados. A equipe tinha o jogador certo no lugar certo para interceptar o passe e sair no contra ataque, mas os brasileiros também tinham uma defesa bem posicionada para impedir jogadas de perigo. Quando o tradicional não dá certo, os craques mudam de posição e se entendem com o olhar...

Aos 9 minutos, Ronaldo recuou para o meio de campo para reiniciar o jogo. Denilson percebeu e resolveu sair da ponta esquerda para a direita. Isso tudo aconteceu quando a Coreia do Sul tentava mais um contra ataque, com Kazuo Tachibana esticando uma bola na direção de Joo Sung e Lee Young-Un, mas quem chegou primeiro foi Roberto Carlos. Os dois atacantes sul coreanos acharam que o lateral esquerdo ia dar um bico na bola e se protegeram, fruto da fama do chute do rival. Mas Roberto Carlos botou a bola no chão e fez um lançamento para o campo de ataque, justo na ponta direita. Denilson recebeu o lançamento alto colocando a bola no chão, com uma matada de mestre. O zagueiro Akai Tomeya veio para a marcação desesperado, uma vez que iria encarar o melhor driblador da FIFUBO. Fazendo jus à fama, Denilson deu um drible desmoralizante no adversário, invadiu a área em diagonal, trouxe a bola para o pé esquerdo e acertou um chute sensacional, vencendo Wakashimazu e fazendo Brasil 1x1.

Por ter um escanteio, contra nenhum do rival, o Brasil avançou à fase seguinte. A Coreia do Sul pagou caro, mais uma vez, pela inexperiência...

HOLANDA 1x0 JAPÃO

O último jogo do sábado tinha uma Holanda desacreditada, ainda à procura de um esquema de jogo que faça suas badaladas estrelas jogarem. O último lugar no Mundial de 2019 ainda ecoa nos súditos da Casa de Orange e o Torneio Início parece ser um bom local para reconstruir a confiança holandesa. O problema é que, do outro lado, estão os Supercampeões. O Japão passou de equipe aprendiz para uma das maiores (senão a maior) equipes da FIFUBO na atualidade. Campeões mundiais em 2018, vice campeões em 2019, tendo Hyuga como artilheiro das duas edições e Jun Misugi como MVP em 2018 e Tsubasa em 2019, o Japão é a equipe a ser batida.

Mesmo tendo tantas glórias, os jogadores asiáticos ainda são jovens e tendem a cometer erros. Foi isso que Wakabayashi fez logo a um minuto, ao sair para bloquear um chute de Zenden em que o camisa 10 não tinha a menor chance de fazer o gol. Com mais de 15 anos de FIFUBO e considerado o melhor jogador de futibou de butaum do mundo, Zenden riu da saída do goleiro adversário e, com um leve toque, fez a bola bater nele e sair para escanteio. A Holanda estava em vantagem no marcador.

O Japão sentia a falta de ritmo e o fim das férias. Os jogadores até tentavam, mas as pernas parecia não responder e, com isso, o gol que lhes traria a classificação parecia impossível. A Holanda via a dificuldade japonesa e, tocando bem a bola, fazia o relógio correr e trazia mais desespero ao rival.

Isso foi até os 9 minutos, quando Bergkamp decidiu que estava na hora de marcar o jogo. Van Bronckhorst cobrou lateral no meio do campo para o camisa 7, que foi avançando pela ponta esquerda e tabelando com Numan. Quando o camisa 4 recebeu na meia lua, de frente para o gol, a zaga correu esperando o chute. Mas Numan devolveu a Bergkamp, que invadiu a área pela esquerda e tocou na saída de Wakabayashi, classificando sua equipe à fase seguinte: Holanda 1x0.

NOTAS RÁPIDAS

  • O Torneio Início será concluído neste domingo, quando serão jogadas as semifinais e a final.
  • O sorteio na sede da FIFUBO trouxe, nas semifinais, Holanda x França e Brasil x Alemanha.
  • Dois jogadores alcançaram milestone na rodada. Ao fazer o primeiro gol de seleções em 2020, Peter Crouch chegou a 10 com a camisa da Inglaterra. Ao fechar o placar contra a Argentina, Thomas Muller chegou a 10 com a camisa da Alemanha.
  • A Inglaterra está com um projeto para formar uma Academia de Futebol. Detalhes devem ser revelados ao longo do ano.
  • Na LMC, a Real Liga de Ciclismo está a pleno vapor. Oscar Freire venceu a primeira prova do ano. Nas outras três corridas, os irmãos Andy e Frank Schleck saíram como vitoriosos, assim como Sylvain Chavanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!