terça-feira, 12 de junho de 2018

Conhecendo as seleções - 12/06/2018

A oitava e última seleção da FIFUBO para a Copa do Mundo desembarcou em Niterói neste dia 12 de junho, uma romântica data para os apaixonados por futibou de butaum. Foi aos 48 do segundo tempo, bem em cima da Copa do Mundo, que terá sua solenidade de lançamento oficial nesta quarta-feira, com a apresentação das seleções, regulamento, sorteio de grupos e mais. Mas, até lá, vamos apresentar a última seleção deste torneio.

CAMARÕES

Vindos da África, os Leões Indomáveis vêm com toda a alegria e futebol "descompromissado" característicos dos africanos. Mas isso não quer dizer que eles são desorganizados. Há tática no futebol dos camaroneses, mas o estilo de jogo mais solto, envolvendo o adversário com velocidade e boas trocas de passe está aqui, com uma das seleções mais carismáticas do planeta buscando encantar o mundo da bolinha e da palheta.

A equipe joga no 4-5-1, com variações quando tem ou não tem a bola. Os quatro defensores se arriscam pouco no ataque e, a eles, se juntam dois volantes. Na armação, três jogadores têm a missão de levar a bola ao único atacante, que não fica parado no centro. Também cai pelas pontas, buscando tabelas rápidas e variando com os meiocampistas, que surgem como elemento surpresa na conclusão. Quando tem a bola, Camarões joga no que hoje se chama de 4-2-3-1, com três meias vindos de trás, para ajudar o atacante. Sem a bola, os meias abertos recuam mais um pouco, deixando somente o armador central mais à frente, para puxar os contra ataques. A equipe joga em passes curtos, tendo somente um jogador (Mfede) com habilidade para arriscar lançamentos longos. O ponto forte da  equipe é a velocidade e a troca rápida de passes. O ponto fraco é a excessiva alegria, que faz com que os jogadores não tenham tanta concentração, o que pode ser fatal.

Os jogadores de Camarões são os seguintes: 2. Stephen Tataw, 3. Bertin Ebwelle, 4. Benjamin Massing, 5. Kana Biyik, 6. Emmanuel Kunde (c), 7. François Oman Biyik, 8. Emile Mbouh, 9. Roger Milla, 10. Louis Mfede, 11. Jean Claude Pagal, 12. Viktor Ndip, 16. Thomas Nkono, 20. Cyrille Makanaky. O treinador, Arenoso, é auxiliado por Azuleiro.

Uma dupla vinda dos Botões Rogals, dos primórdios da FIFUBO, Arenoso e Azuleiro se completam e esperam trazer este entrosamento para o futebol camaronês. Antigo zagueiro daquela equipe, Arenoso se acostumou a ver o jogo lá de trás e, dono de um senso de posicionamento ímpar, cai como uma luva no esquema tático da equipe, de forte marcação. Já seu auxiliar, Azuleiro, era atacante no Botões Rogals e, com larga experiência no campo de ataque, pode ajudar no posicionamento ofensivo da equipe e nas tramas em velocidade. Como se vê, Camarões tem uma comissão técnica formada por experts tanto na defesa quanto no ataque.

DESTAQUE

Roger Milla. É até curioso que este seja o destaque da equipe, uma vez que ainda não há definição de quem será o atacante titular e, ao que parece, Oman Biyik larga na frente na disputa. Mas o veterano camisa 9 é sim o destaque da equipe, pois é a essência do futebol de Camarões. Jogador de velocidade, com bom faro de gol e movimentação constante, Milla também ajuda a equipe no desarme, aparecendo de surpresa e roubando a bola do adversário. Seu sorriso característico mostra bem o que se espera dos africanos na FIFUBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!