segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Torneio Clausura 2014 - Terceira Rodada - 11/08/2014

9 dias após sua abertura, a terceira rodada do Clausura foi encerrada. O tempo estava bom, céu limpo e temperatura em ascensão. O Itaquá Dome recebeu bom público, que foi saudado com dois jogos sensacionais. Vamos a eles!

RACING 3x5 RIVER PLATE

Sensação nas duas primeiras rodadas, o Racing queria a vitória para mostrar que vem para brigar pelo título.  Já o River recebe críticas. Seu treinador, Francescoli, é acusado como o responsável pelos altos e baixos da equipe, principalmente após o empate na semana anterior (3x3 com o Huracán), por suas mudanças e mais mudanças na equipe. O jogo ainda marcava o reencontro das duas equipes, após decidirem o Torneio Início do presente Clausura, que terminou com vitória do Racing por 2x0.

O jogo foi muito bom, com as duas equipes se alternando no ataque. O primeiro gol saiu logo a um minuto, em linda jogada de contra ataque. Gallardo cobrou escanteio e Saja segurou a bola, jogando no meio para Ruben Capria. O camisa 10 tocou a Acosta na direita e o camisa 9 tabelou com Pelletieri, recebendo na frente para invadir a área e chutar na saída de Carrizzo, fazendo Racing 1x0.

O River empatou na saída de bola, aos 2 minutos. Gallardo tabelou com Diego Armando Barrado e o camisa 19 recebeu na direita para chutar cruzado. Saja foi na bola, mas não alcançou: River 1x1.

O jogo continuou bom e as duas equipes desperdiçaram oportunidades. Aos 5 minutos, o Racing armou uma blitz e chutou umas 3 vezes para Carrizzo espalmar. Na última, a bola saiu para lateral. Acosta cobrou no meio para Martin Simeone chutar antes do bloqueio de Almeyda. A bola foi no ângulo de Carrizzo e o Racing chegou a 2x1.

O River chegou ao empate aos 9, quando Buonanotte cobrou lateral na defesa para Almeyda, que procurou Gallardo mais à frente. O camisa 11 abriu para Ortega na direita, que driblou Enrique e deu no meio para Trezeguet, que recebeu de frente e mandou lindo chute no ângulo de Saja, fazendo River 2x2.

Na saída de bola, aos 10, o Racing mostrou que tinha vindo para vencer. Ruben Capria tocou para Pelletieri, que driblou Gallardo, Almeyda e, da meia lua chutou rasteiro. Carrizzo não alcançou e o Racing foi para o intervalo vencendo por 3x2.

No intervalo, Paralelo tirou Enrique e Latorre e colocou Fariña e Hauche. Já Francescoli irritou a torcida ao tirar Buonanotte para colocar Funes Mori. A intenção era tirar Trezeguet, mas o gol do camisa 7 o manteve em campo. Mesmo assim, o camisa 30 fazia boa partida e não merecia sair.

Mal sabiam os torcedores que o dedo do técnico faria diferença dessa vez. O River chegou ao empate logo aos 2 minutos. Carrizzo cobrou tiro de meta no meio para Gallardo, que abriu na ponta para Ortega. O camisa 10 tocou no meio para Trezeguet e o camisa 7 só teve que encher o pé e vencer Saja: River 3x3.

O gol empolgou a equipe, que passou a dominar as ações. Consistente na defesa, o River saía tocando bem para o ataque, fazendo a torcida reviver os belos tempos de quando surgiu a alcunha de "Barcelona do Futibou de Butaum". Após linda jogada, Gallardo chutou e Saja fez linda defesa, mandando a córner. O próprio Gallardo cobrou no segundo pau, onde Funes Mori cabeceou no contrapé e venceu Saja, fazendo River 4x3, aos 6 minutos.

O Racing tentou sair para o empate, mas acabou esbarrando na bela marcação adversária, que estava em momento nostalgia e forçava o adversário a se desfazer da bola. Após uma recuperação de Almeyda, a bola sobrou para Ferrari na direita, que tocou a Barrado no meio. O camisa 19 deu mais à frente para Gallardo, que procurou Ortega na ponta. Sob gritos de "olé", o camisa 10 deu o último toque para Trezeguet, já dentro da área. Da marca do pênalti, o francês chutou sem chances para Saja e deu números finais ao confronto: River 5x3.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Numa tarde de gala de toda a equipe, o hat trick do camisa 7 fez a diferença para a vitória chegar. De quase substituído a herói do jogo, Trezeguet saiu nos braços da torcida.

SAN LORENZO 2x5 VELEZ SARSFIELD

O último jogo da rodada trazia um ponto de interrogação em cima do nome do San Lorenzo. A equipe venceu bem o Huracán na primeira rodada (3x1) e perdeu bem para o Racing na segunda (1x3). De positivo, seu artilheiro Romagnoli, que havia marcado os 4 gols da equipe no torneio. Já do lado do Velez, além do título da Copa Olé, o bom começo de campeonato, empatando com o Racing (3x3) e vencendo o Boca (3x1), além do futebol correto que a equipe apresenta.

A bola rolou e logo o Velez partiu ao ataque. Bastaram 40 segundos para a equipe roubar a bola do San Lorenzo e sair pela esquerda. Lucas Romero atraiu a marcação e Emiliano Papa avançou com a bola dominada mais pelo meio, chutando da intermediária e acertando o ângulo de Migliore para fazer Velez 1x0.

O time se desorganizou após o gol. O San Lorenzo foi um bando desde o início. Mas a equipe de Almagro chegou ao empate aos 4 minutos, bem no seu estilo bumba-meu-boi. Raul 'Pipa' Estevez veio para trombar com Romero e ficou com a bola, na intermediária. Deu um lindo lençol em Romero, matou a bola no peito, deixou quicar no chão e soltou uma bomba no canto direito de Sosa, fazendo um golaço aos trancos e barrancos: San Lorenzo 1x1.

O primeiro tempo terminaria sem maiores registros, não fosse a trapalhada de Reynoso e Migliore, onde o goleiro tocou na bola fora da área, levando o cartão vermelho. Raul Estevez foi o escolhido para sair em seu lugar e cumprir a suspensão na próxima rodada.

No intervalo, Nilson tirou Reynoso (pela trapalhada) e Stracqualursi (nulo) para colocar Tellechea e Bordagaray. Já Tripa Seca tirou Insua (que jogava muito mal) e Turco Assad (nulo) para colocar Cubero e Lucas Pratto. Assim, Gago sairia da entrada da área e passaria a ser o armador da equipe, com Cubero jogando de cabeça de área.

A genialidade do técnico foi visível não só nessa mudança tática, como também colocando a equipe mais na defesa. Historicamente, em jogos da FIFUBO, quando uma equipe perde um jogador por expulsão, cresce e parte para ganhar a partida. Talvez por se encher de brios e fechar mais o time, talvez porque o adversário pense que tem um a mais e se lance ao ataque, se abrindo aos contra ataques, talvez uma conjunção disso tudo. Tripa Seca colocou seu time para jogar no contra ataque, atraindo o San Lorenzo e partindo com mais espaços para criar jogadas.

Não foi surpresa quando a equipe começou a construir a goleada aos 40 segundos. Gino Peruzzi roubou bola de Romagnoli e tocou para Dario Hussain. O camisa 10 avançou pela direita e chutou mal. Gago meteu o pé na bola no meio do caminho e viu a pelota ganhar altura, encobrindo Migliore e entrando mansa no gol: Velez 2x1.

A partir daí, o San Lorenzo não jogou mais. A equipe do Velez se multiplicou em campo, forçou o erro do adversário e saiu em contra ataques letais. Aos 2 minutos, Gago desarmou Romagnoli e abriu na direita para Peruzzi. O camisa 2 tocou a Dario Hussain na ponta e o camisa 10 deu a seu irmão mais à frente. Claudio Hussain avançou sem ser incomodado, invadiu a área pela direita e chutou forte para fazer Velez 3x1.

O San Lorenzo percebeu que não ganharia. Cansado, via um Velez inteiro (contra) atacar cada vez mais forte. Aos 5 minutos, o jogo virou goleada quando Cubero interceptou bola que iria para Bordagaray. O camisa 13 do Velez tocou na esquerda para Papa, que tocou mais à frente para Gago. O camisa 5 inverteu o jogo para Romero, recebeu de volta na esquerda e chutou de trivela, vencendo Migliore novamente e fazendo Velez 4x1.

A equipe diminuiu o ritmo, talvez por piedade, talvez para descansar. Mesmo assim, ampliou aos 9 em lindo lançamento de Emiliano Papa, invertendo do campo de defesa, na esquerda, para o lado direito da área do San Lorenzo, onde Dario Hussain recebeu livre. Ele chutou prensado contra Migliore e a bola sobrou nos pés de Lucas Pratto, que mandou para o gol vazio: Velez 5x1.

Na saída de bola, o San Lorenzo descontou. Romagnoli tocou para Buffarini, recebeu de volta já na entrada da área e chutou rasteiro, vencendo Sosa e, timidamente, batendo no peito, apontando ao chão e fazendo a taunt da Paloma: San Lorenzo 2x5.

Destaque do jogo: Fernando Gago. O primeiro tempo do Velez foi ruim, com Gago na cabeça de área. No segundo tempo, o camisa 5 passou a armar o jogo e a equipe construiu bela goleada. Presença constante no ataque, distribuiu o jogo, fez assistências, marcou dois gols e foi o maestro que Insua não conseguiu ser no primeiro tempo.

CLASSIFICAÇÃO

1° Velez Sarsfield - 7 pontos, 12 gols pró
2° River Plate - 7 pontos, 10 gols pró
3° Boca Juniors - 4 pontos, 9 gols pró, 8 gols contra
4° Racing - 4 pontos, 9 gols pró, 9 gols contra
5° Huracán - 4 pontos, 8 gols pró, 9 gols contra
6° Estudiantes - 3 pontos, 8 gols pró
7° San Lorenzo - 3 pontos, 6 gols pró
8° Independiente - 1 ponto

ARTILHARIA

1° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 5 gols
2° Juan Roman Riquelme (Boca Juniors) - 4 gols
3° Enzo Perez (Estudiantes), Mauro Milano (Huracán), Acosta (Racing) e David Trezeguet (River Plate) - 3 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Ao que parece, não haverá jogos no sábado. Assim sendo, a quarta rodada deve ser iniciada ainda no meio desta semana, se encerrando no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!