domingo, 20 de julho de 2014

Torneio Clausura 2014 - Primeira Rodada - 20/07/2014

O Torneio Clausura 2014 começou no último sábado, com apenas um jogo. Ante à impossibilidade de se fazer a resenha e com os outros três jogos no domingo, a resenha da primeira rodada será uma só. O domingo foi de sol e céu limpo, mas com temperatura um pouco baixa, condições perfeitas para o futebol, ao contrário do sábado, de tempo chuvoso, vento forte e temperatura bem baixa. Vamos aos jogos!

BOCA JUNIORS 1x1 INDEPENDIENTE

O campeão do Torneio Apertura vinha com moral pelo título, mas em baixa por não ter vencido suas duas partidas com o novo treinador. Madeirite ainda tentava dar uma cara à equipe, dizendo que o Boca vem para disputar o título. Do outro lado, um problema grande. O Independiente chegou à final dos dois campeonatos disputados em 2014, mas perdeu as duas, o que lhe rendeu o apelido de "Rei dos Vices". Vice campeão no Apertura e na Copa Olé, o time de Bayer tentava se reerguer e partir para a conquista do Clausura.

O jogo foi de um nível técnico baixíssimo, com muitos erros de passe, pouquíssimas finalizações e muito buraco deixado pelas equipes. O primeiro gol só saiu aos 6 minutos, quando Mattheu pegou bola perdida na zaga e tocou a Gracián no meio. O camisa 19 conduziu e encontrou Facundo Parra livre dentro da área. O passe foi preciso, no meio dos zagueiros, com Parra chutando de primeira e vencendo Abbondanzieri para fazer o primeiro gol do campeonato: Independiente 1x0.

No intervalo, Madeirite tirou os vaiados Cagna e Palacio e colocou Battaglia e Viatri. Já Bayer sacou Fredes (mal fisicamente) e Parra e colocou Acevedo e Gandin, indicando que iria se trancar na defesa e sair em contra ataques velozes.

O jogo continuou muito ruim. O Independiente realmente ficou no campo de defesa, mas deixava espaços para o Boca, que se armava e concluía mal. As boas chances que teve pararam nas mãos de Navarro. O empate surgiu após falha do Independiente. Basualdo passou a Viatri e Mareque o derrubou próximo à entrada da área. Riquelme cobrou a falta com precisão e deu números finais ao jogo: Boca 1x1.

Destaque do jogo: Hilário Navarro. Num jogo em que nenhum jogador de linha produziu algo decente, o goleiro do Independiente foi o destaque. As poucas bolas que chegaram pararam em defesas espetaculares. No gol de Riquelme, nada pôde fazer.

ESTUDIANTES 0x2 RIVER PLATE

Apesar do fim de Apertura ruim e das péssimas campanhas na Copa Olé e no Torneio Início, Cristaldo viu evolução em sua equipe. Do quinto lugar no Clausura ao terceiro no Apertura (depois de se classificar em segundo), a equipe de La Plata queria continuar evoluindo. Para isso, Rodrigo Braña tem que voltar a marcar bem na entrada da área, liberando Verón para ajudar na armação. Do outro lado, o River esqueceu o apelido de "Barcelona do Futibou de Butaum", passando a ser conhecido como "Rei dos Empates". Francescoli usou o Torneio Início para acertar a defesa e tentar reequilibrar o time e o vice campeonato naquele Torneio deu a impressão de que o trabalho foi bem feito.

Mas foi a bola rolar para se ver outro jogo de pouca técnica. O River dava espaços, não marcava bem, não trocava bons passes. O Estudiantes era um pouco melhor, graças ao bom futebol apresentado por Verón. Mesmo assim, errava muito e, quando chegava, Carrizzo defendia. O River era vaiado por sua torcida quando encontrou seu gol aos 7 minutos. E teve sorte para tal. Desábato tentou sair jogando, perdeu a bola e acabou derrubando Buonanotte na entrada da área. Gallardo cobrou com extrema precisão e fez River 1x0.

No intervalo, Cristaldo tirou Marco Rojo e Mauro Boselli, colocando Mathias Sanchez e Hernán Rodrigo Lopez. Já Francescoli tirou Ferrari e Trezeguet e colocou Coudet e Funes Mori.

O jogo continuou do mesmo jeito, com o Estudiantes pressionando e pecando nas finalizações e o River irritando sua torcida. Aos 5 minutos, Verón cobrou escanteio para a área e Placente recuou de cabeça para Carrizzo. O goleiro ligou rápido na esquerda para Berizzo, que tocou mais à frente para Almeyda. Sem encontrar oposição, o capitão do River avançou até a entrada da área, quando percebeu Andujar saindo do gol e tocou por baixo do goleiro: River 2x0.

Destaque do jogo: Juan Pablo Carrizzo. Se o River jogou mal e saiu com a vitória, o crédito é de seu goleiro. Com boas defesas, não permitiu que o Estudiantes marcasse. O único ponto negativo foi sua expulsão ao tocar fora da área no segundo tempo. Ortega foi sorteado para sair em seu lugar e cumprirá suspensão na próxima rodada.

HURACÁN 1x3 SAN LORENZO

Um duelo de opostos no ano. O Huracán perdeu as 3 primeiras partidas no Apertura, reagiu e quase conseguiu a vaga nos playoffs. O San Lorenzo venceu as 3 primeiras partidas no Apertura, caiu e terminou bem distante da zona de classificação. Nos torneios de meio de ano, o Huracán perdeu o ímpeto e o San Lorenzo recuperou o bom futebol. Sr Rabina queria marcação forte e queria Cigogna livre, mais próximo à área, para acabar com a má fase. Já Nilson pediu a Romagnoli que liderasse a equipe, pois foi o seu sumiço no Apertura que acabou com as chances da equipe de Almagro.

O primeiro gol saiu logo a um minuto, bem ao estilo do Huracán. Alexis Ferrero desarmou Stracqualursi e tocou na direita para Danelón. O lateral tocou no corredor para Mauro Milano, que invadiu a área em velocidade e chutou cruzado para vencer Migliore: Huracán 1x0.

O San Lorenzo passou a errar e o Huracán parecia satisfeito com o resultado e foi assim que o gênio apareceu. Romagnoli começou a procurar o jogo e atuar em dupla com os jogadores, para estimulá-los a jogar. Aos 9 minutos, ele voltou ao campo de defesa para cobrar uma falta, chamando Buffarini para receber a bola. O camisa 8 passou a tabelar com Romagnoli, dando o último passe para ele no bico direito da área. O camisa 10 chutou cruzado e venceu Islas para bater no peito, apontar ao chão e fazer a taunt da Paloma: San Lorenzo 1x1.

No intervalo, Sr Rabina sacou Centurión e Milano, colocando Erramuspe e Barrales. Já Nilson tirou Buffarini e Stracqualursi, colocando Tellechea e Bordagaray, indicando que o time ia reforçar a marcação.

A estratégia de Nilson deu certo, ao menos na parte defensiva. O time de Almagro não deixou o Huracán se aproximar da área e passou a explorar o contra ataque. Mesmo assim, não tinha ímpeto decisivo e foi necessário o gênio aparecer novamente para a vitória surgir. Aos 6 minutos, Romagnoli encostou em Piatti e o chamou para tabelar. A tabela foi sendo desenhada do lado esquerdo, terminando com o passe de Piatti para Romagnoli já dentro da área. Com um belo toque de cobertura, o camisa 10 tirou Islas da jogada para bater no peito, apontar ao chão e fazer novamente a taunt da Paloma: San Lorenzo 2x1.

O Huracán tentou buscar o empate e se abriu para os contra ataques, dando espaços para o gênio brilhar. Aos 8 minutos, Romagnoli encostou em Reynoso para ajudá-lo no posicionamento da marcação. Deu certo, pois Reynoso roubou bola de Barrales e tocou na esquerda para Piatti. O camisa 12 tocou mais à frente para Romagnoli, que chutou antes de ser bloqueado por Barrientos e acertou o ângulo de Islas para bater no peito, apontar ao chão e fazer a taunt da Paloma para comemorar o gol mais bonito da primeira rodada: San Lorenzo 3x1.

Destaque do jogo: Leandro Romagnoli. Quando um jogador faz um hat trick, dificilmente deixa de ser eleito o melhor em campo. Quando este jogador foi o responsável pela virada de sua equipe, encostando nos jogadores e instigando-os a render mais, o prêmio é dele e não se discute!

RACING 3x3 VELEZ SARSFIELD

O último jogo colocava frente a frente as duas equipes que apresentaram o melhor futebol no meio de ano, além da esperança de finalmente vermos um grande jogo nesta rodada. O Racing, de cara nova com Paralelo no comando, vinha com o título do Torneio Início do Clausura e uma nova atitude, com jogadores antes coadjuvantes atuando como protagonistas. O Velez também tinha cara nova com Tripa Seca no comando. O título da Copa Olé mostrava que a equipe vinha para disputar o título também no Clausura. Ainda é creditado aos dois times o melhor jogo deste segundo semestre até aqui, na vitória do Racing por 3x2 no Torneio Início.

A bola rolou e as expectativas do público logo foram atendidas. Ruben Capria tocou para Martin Simeone, que driblou Insua e, da intermediária, chutou antes da chegada de Gago. A bola pegou efeito e enganou Sosa logo aos 13 segundos: Racing 1x0.

O Velez se assustou com o gol e o Racing passou a sufocar o adversário no campo de defesa, principalmente com Martin Simeone. Mesmo com um a menos (Pocchetino foi expulso aos 5 minutos), o Racing continuou buscando o ataque, graças a uma mudança genial de Paralelo, que recuou Quiroz e adiantou Gamboa, colocando o primeiro volante e o zagueiro para atuarem em linha. Aos 7 minutos, o lance mais polêmico da primeira rodada. Martin Simeone disputou faltosamente com Sebá Dominguez e foi derrubado por Sosa. O juiz Chico Lírio não marcou falta (que seria passível de cartão amarelo) e deu o penal em Simeone. Ruben Capria cobrou no canto direito e marcou, mesmo com Sosa indo no canto certo: Racing 2x0.

No intervalo, Paralelo tirou Latorre e colocou Fariña, para recompor a zaga. Acosta passaria a atuar sozinho no ataque, centralizado. Já Tripa Seca tirou Romero e Turco Assad e colocou Cubero e Lucas Pratto.

O Velez voltou melhor e começou a empurrar o Racing para o seu campo, uma vez que a equipe de Avellaneda voltou mais recuada para segurar o resultado. A pressão deu certo e, aos 2 minutos, o Velez descontou. Insua tocou para Cubero, que abriu na direita para Dario Hussain. O camisa 10 viu Insua correndo e tocou para ele. O camisa 11 trouxe a bola pro pé esquerdo e chutou com categoria para vencer Saja e fazer Velez 1x2.

O Racing apertou a marcação e passou a tocar a bola para queimar o tempo, mas sem abrir mão da ofensividade. Foi assim que ampliou aos 4 minutos, em linda jogada de pé em pé que passou por Enrique, Martin Simeone, Pelletieri e Ruben Capria. O camisa 10 viu Diego Capria entrando pela direita e fez um lindo passe, entre 4 jogadores. O camisa 2 invadiu a área e chutou cruzado, vencendo Sosa e fazendo Racing 3x1.

O Velez passou a buscar o ataque desordenadamente. O time descontou aos 9 minutos, quando Gago abriu na ponta para Emiliano Papa. O lateral foi ao fundo e cruzou para a área, onde Lucas Pratto chegou cabeceando forte e vencendo Saja: Velez 2x3.

O Racing se assustou e o Velez partiu de vez ao ataque, chegando ao empate nos acréscimos. Acosta adiantou a bola e fez falta em Claudio Hussain. O camisa 8 tocou na direita para Gino Peruzzi que fez bom passe em profundidade para Dario Hussain.  O camisa 10 deu um bom drible para tirar Quiroz da jogada e chutou forte, sem chances para Saja, fazendo Velez 3x3.

Destaque do jogo: Martin Simeone. O camisa 8 fez o gol mais rápido do campeonato, sofreu o penal que resultou no segundo gol e participou da jogada do terceiro. No primeiro tempo, incansável, fez as principais jogadas de ataque de seu time, atuando por todos os cantos do campo. No segundo tempo, com a vantagem, se limitou a fechar na marcação, no que saiu bem.

CLASSIFICAÇÃO

1° San Lorenzo - 3 pontos, 3 gols pró
2° River Plate - 3 pontos, 2 gols pró
3° Racing e Velez Sarsfield - 1 ponto, 3 gols pró
5° Boca Juniors e Independiente - 1 ponto, 1 gol pró
7° Huracán - 0 ponto, 1 gol pró
8° Estudiantes - 0 ponto, 0 gol pró

ARTILHARIA

1° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 3 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Após o encerramento da rodada, o TJB já entrou em ação. A equipe do Velez entrou com ação contra o árbitro Chico Lírio, ignorando a falta de Martin Simeone que lhe renderia cartão amarelo e marcando pênalti que resultou no segundo gol do Racing. Os auditores decidiram suspender Chico Lírio por 2 sorteios. Curiosamente, o árbitro apitou duas partidas nesta primeira rodada (havia apitado o jogo de abertura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!