quarta-feira, 4 de junho de 2014

Torneio Apertura 2014 - Primeira Rodada do Playoff Final - 04/06/2014

Tarde de quarta-feira, céu limpo e temperatura baixa. Foi com essas condições que o Itaquá Dome viu o primeiro jogo da final do Torneio Apertura 2014. O público, que compareceu em bom número, estava na expectativa de um grande jogo. E, de certa forma, não se decepcionou.

INDEPENDIENTE 1x1 BOCA JUNIORS

Líder do campeonato, classificado para os playoffs com 3 rodadas de antecedência, classificado para a final com uma imponente vitória em cima do River (3x0), jogando o futebol mais bonito e organizado do certame e com apenas uma derrota no campeonato. Essas são as credenciais do Independiente para a decisão. Bayer, seu treinador, disse aos jogadores que isso não significava nada se a equipe perdesse duas partidas agora, pois o esforço teria sido imenso para o título ir para outro lado. Para isso, queria que Riquelme não tivesse liberdade, além de destacar Fredes para não deixar espaços para Palermo.

Classificado em terceiro lugar após um início ruim de campeonato, o Boca Juniors passou pelo Estudiantes com grande autoridade no primeiro jogo, empatando os dois seguintes. Sabendo que pegava uma equipe com um currículo muito mais impressionante, os comandados de Paralelo sabiam que, ao menos, a única derrota do adversário no campeonato havia sido para o Boca. A estratégia era evitar o toque de bola pelas pontas, marcando forte para evitar as chegadas de Parra e Silvera. As duas equipes se enfrentaram na temporada regular, com uma vitória para cada lado (3x2 para o Boca no turno e 4x3 para o Independiente no returno).

O jogo começou nervoso, com muita marcação e erros de passe. Gracián se limitava a ficar parado no meio de campo e mal tocava na bola. Já Riquelme até tentava se movimentar, mas errava todos os passes. Com isso, restava aos volantes e laterais tentarem levar os times ao ataque. O Boca saía pela esquerda, com Arruabarrena procurando Palermo, enquanto Schiavi fazia a cobertura, mas sem sucesso. O Independiente esperava o erro do Boca e partia ao contra ataque e foi assim que chegou ao seu gol.

Aos 5 minutos, Mattheu roubou bola, tocou a Gracián e recebeu na frente, avançando pela direita. Aproveitando-se do buraco deixado pela equipe do Boca, o camisa 4 invadiu a área, onde viu Abbondanzieri saindo desesperado. Mattheu deu um toque pro lado para driblá-lo e foi derrubado. Pênalti que Silvera cobrou no canto direito, com Abbondanzieri indo para o lado esquerdo: Independiente 1x0.

No intervalo, Bayer tirou Fredes (que parecia fora de forma) e Parra para colocar Acevedo e Gandin, visando jogar no contra ataque. Já Paralelo sacou Schiavi e Palácio e pôs Battaglia e Guillermo Barros Schelloto.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro foi jogado. Muita marcação de lado a lado, nervosismo, erros de passe. O Boca buscava o ataque e o Independiente contra atacava. O Boca jogou um pouco melhor e chegou a mandar quatro bolas na trave, com Palermo (3 vezes) e Cagna.

O Independiente já cantava vitória quando, aos 9 minutos, um vaiado Riquelme pegou a bola no meio. Ele trouxe para a meia esquerda e, com um passe de gênio, inverteu o jogo para a direita no meio de três marcadores. Schelloto percebeu que o goleiro esperava uma bola por cima e chegou batendo por baixo, mandando-a no contrapé de Navarro e empatando a partida: Boca 1x1.

Destaque do jogo: Maurício Serna. Em um jogo cujo mote foi a marcação, o camisa 5 foi o grande destaque, fechando a entrada da área, desarmando e reiniciando as jogadas.

ARTILHARIA

1° Nestor Silvera (Independiente) - 21 gols
2° Daniel Cigogna (Huracán) - 20 gols
3° David Trezeguet (River Plate) - 16 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Com o empate, fica consagrado que a final terá 3 jogos. Assim sendo, Boca e Independiente voltam a se enfrentar no sábado e Independiente e Boca decidem no domingo. A equipe que marcar mais pontos ou tiver o melhor saldo de gols é a campeã. Se persistir o empate, o campeão será decidido nos pênaltis.
  • Após o jogo, as duas equipes reclamaram muito do árbitro, Dula Rápio. Do lado do Boca, a reclamação foi sobre uma bola que tocou na trave e, segundo alegam, o goleiro Navarro tirou de dentro do gol. Do lado do Independiente, vários escanteios escandalosos não marcados. Como o juiz tem que ficar de fora de duas partidas para voltar a concorrer no sorteio, ele não pode mais atuar, o que tornaria uma suspensão algo inútil. Mesmo assim, o TJB o advertiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!