quarta-feira, 28 de maio de 2014

Torneio Apertura 2014 - Primeira Rodada dos Playoffs Semifinais - 28/05/2014

Nesta quarta-feira chuvosa e de muito frio, foi iniciada a primeira das três rodadas do playoff semifinal, com dois jogos de pura emoção. Vamos a eles!

INDEPENDIENTE 4x3 RIVER PLATE

Dono de melhor campanha na temporada regular, o Independiente chega aos playoffs como franco favorito ao título. Mas Bayer quer evitar o oba-oba e focar seus jogadores na conquista do título. Lembrou que o River perdia para o Huracán por 2x0 na última rodada e conseguiu virar e chegar aos playoffs. Do lado do River, Francescoli usava o mesmo jogo para incentivar seus jogadores. Dizendo que playoffs são um novo campeonato, o treinador queria mostrar que quando o River colocava a bola no chão, era imbatível. Nos dois jogos na temporada regular, o Independiente empatou em 3x3 e venceu por 4x3.

Bastou a bola rolar e o Independiente mostrou por que é o favorito ao título. Com apenas 22 segundos, Gracián tocou para Busse, que driblou Gallardo e levou para a ponta. Com um leve toque, ele continuou puxando a zaga para a ponta direita e a bola ficou parada, à espera de Vella. O lateral veio como elemento surpresa e chutou de primeira, acertando o ângulo de Carrizzo e fazendo um golaço em jogada ensaiada: Independiente 1x0.

O gol assustou o River, que não conseguiu se organizar e viu o Independiente continuar tocando bem. Aos 2 minutos, Mattheu desarmou Buonanotte e tocou a Vella na direita. O lateral deu mais à frente para Fredes, que avançou pela ponta e deu um leve toque para o meio. Facundo Parra recebeu e chutou cruzado. Carrizzo fez golpe de vista e a bola entrou no cantinho: Independiente 2x0.

2x0, com apenas dois minutos, é para assustar qualquer um. O River continuou vendo o Independiente dominar a partida sem dar chance. Forçando a equipe de Nuñez a se desfazer da bola e saindo com velocidade pelas pontas, o time de Avellaneda mostrava todo seu poderio. E, aos 5 minutos, o terceiro gol surgiu em jogada de contra ataque. Montenegro tocou a Busse na esquerda e o camisa 7 inverteu para Vella na direita. Com um passe no corredor, o camisa 2 encontrou Facundo Parra, que invadiu a área pelo bico e chutou cruzado para vencer Carrizzo e fazer Independiente 3x0.

A partir daí, o temor era uma goleada que tornasse impossível reverter nos dois próximos jogos. Então, o River começou a plantar jogadores na defesa para tentar segurar o ataque do Independiente e, se possível, encaixar um contra ataque. E foi assim que, aos 8 minutos, o River encontrou seu gol. Placente rebateu bola para a frente, Trezeguet puxou a marcação para o meio e Barrado encontrou Gallardo na direita. O camisa 11 recebeu na entrada da área e contou com o zagueiro Paz a atrapalhar o goleiro para chutar no canto e descontar: River 1x3.

No intervalo, Bayer trocou Montenegro por Acevedo para evitar lesões. Já Francescoli procurou acertar o posicionamento, fazer alguma mudança tática e tirar Trezeguet para colocar Funes Mori.

As mudanças de Francescoli deram resultado e o River voltou muito melhor para o segundo tempo. Com a zaga mais adiantada para impedir os avanços, a equipe de Nuñez passou a ter o controle do jogo e rondar mais a área do Independiente. Aos 2 minutos, Paz forçou o Independiente a se desfazer da bola e tocou para Berizzo. O camisa 6 tocou a Placente, que buscou o passe para Funes Mori.  O camisa 9 perdeu, mas a bola voltou para Placente, que tocou para a esquerda, encontrando Diego Armando Barrado. O camisa 19 dominou, avançou e, da entrada da área, deu um toque de categoria que surpreendeu Navarro e fez River 2x3.

Vendo o filme do último jogo do River se repetir, o Independiente se acovardou e passou a ver o placar com bons olhos. Mas o River queria mais e pressionou a equipe de Avellaneda para o seu campo. Aos 5 minutos, uma blitz termina em empate. Gallardo tentou e a zaga bloqueou. Funes Mori tentou e a zaga bloqueou. Ferrari pegou o rebote e tocou para Ortega já dentro da área. Desta vez a zaga não bloqueou e o camisa 10 deu um belo toque para empatar a partida: River 3x3.

O jogo pegou fogo e as duas equipes passaram a ter chances. O River partiu para uma virada histórica e o Independiente passou a jogar para não pagar vexame. O jogo ficou aberto e sobrou emoção. Até que, aos 9 minutos, Tuzzio desarmou Ortega e tocou para Acevedo. O camisa 12 tocou mais à frente para Gracián, que deu um toque para a esquerda, encontrando Silvera. Apagado no jogo, o camisa 11 avançou pela ponta e invadiu a área, chutando cruzado e mostrando que precisa de apenas uma bola para decidir: Independiente 4x3.

Destaque do jogo: Facundo Parra. Com os dois gols que marcou no primeiro tempo, o camisa 17 foi a principal força ofensiva da equipe e cimentou a vitória no primeiro jogo dos playoffs.

ESTUDIANTES 1x3 BOCA JUNIORS

Depois de um primeiro turno de sonhos e um segundo de pesadelos, o Estudiantes arrancou duas vitórias nos acréscimos de seus dois últimos jogos e conseguiu a vaga em segundo. Mas Cristaldo alertou seus jogadores de que as péssimas exibições não seriam perdoadas nos playoffs. Do lado do Boca, a empolgação pela temporada de recuperação que o levou a golear o Velez no último jogo (4x0) e terminar em terceiro. Na temporada regular, uma vitória para cada lado: Estudiantes 4x3 no turno e Boca 5x2 no returno.

O Estudiantes começou bem e buscou o ataque, obrigando Abbondanzieri a fazer boas defesa. O Boca, por sua vez, jogava em contra ataques e também levava perigo. O jogo ficou assim até os 5 minutos, quando Enzo Perez chutou, Abbondanzieri defendeu e Schiavi aliviou para a esquerda. Arruabarrena pegou a bola e avançou pela ponta, dando um belo passe em profundidade para Palermo. O camisa 9 invadiu a área e soltou a bomba na saída de Andujar, fazendo Boca 1x0.

O Estudiantes tentou se reorganizar, mas se desorganizou. Aos 7 minutos, Enzo Perez tentou driblar Serna e foi desarmado. O camisa 5 tocou para Arruabarrena na esquerda e o lateral avançou sem ser incomodado, driblando Desábato e chutando para Andujar defender. A bola sobrou nos pés do próprio Arruabarrena, que empurrou para o gol vazio e fez Boca 2x0.

No intervalo, Cristaldo tirou Marco Rojo (que não se mexeu) e Boselli (que se esforçou, mas pouco fez) e colocou Mathias Sanchez e Hernán Rodrigo Lopez (que ninguém entendeu por que começou no banco, se fez 3 gols no último jogo). Já Paralelo tirou Ibarra e Palácio e colocou Battaglia e Guillermo Barros Schelloto.

O Boca continuou dominando o jogo, se aproveitando de um Estudiantes desarrumado, cuja torcida vaiava Enzo Perez a cada tentativa. Mas o Boca tocava mais a bola, esperando o tempo passar e tentando um ataque aqui e outro acolá. Só que a confiança deu lugar à apreensão aos 6 minutos, quando Gastón Fernandez fez boa jogada pela esquerda e chutou para Abbondanzieri espalmar. A bola sobrou aos pés de Hernán Rodrigo Lopez e Abbondanzieri voou para tentar pegar a bola, derrubando o uruguaio. Pênalti que Federico Fernandez cobrou no meio do gol, com Abbondanzieri indo para o canto esquerdo: Estudiantes 1x2.

O jogo ganhou emoção e, mesmo desordenado, o Estudiantes partiu ao ataque, levando perigo. O Boca se limitou a defender e tentar contra ataques esporádicos. O jogo ficou assim até os acréscimos, quando Leandro Benítez cobrou escanteio e Schiavi rechaçou. A bola sobrou para Riquelme no meio e o camisa 10 lançou rápido para Palermo. O camisa 9 invadiu a área e deu um toque por cima de Andujar, vendo a bola tocar no travessão antes de entrar: Boca 3x1.

Destaque do jogo: Roberto Abbondanzieri. Palermo fez dois gols e Arruabarrena fez uma partida excepcional, mas o Boca não sairia vencedor sem seu goleiro. Sem culpa no gol de pênalti, Pato fez lindas defesas, que deram ao time xeneize a primeira vitória neste playoff.

ARTILHARIA

1° Daniel Cigogna (Huracán) - 20 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 18 gols
3° José Basualdo (Boca Juniors) e David Trezeguet (River Plate) - 13 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • O milestone da rodada vai para Facundo Parra. Os dois gols que marcou contra o River o fizeram chegar a 10 com a camisa do Independiente.
  • Os playoffs continuam no sábado. Se Independiente e Boca vencerem, não há necessidade do terceiro jogo, com a final começando no domingo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!