segunda-feira, 19 de maio de 2014

Torneio Apertura 2014 - Décima Terceira Rodada - 19/05/2014

Na impossibilidade de fazer jogos no final da semana, a segunda-feira tem jogo pela décima terceira rodada. O dia meio nublado foi de dois jogos de pura emoção. Vamos a eles!

HURACÁN 5x6 BOCA JUNIORS

Vindo de uma vitória que o colocou em segundo lugar no campeonato (2x1 no Velez), o Huracán vinha disposto a derrotar seu oponente num "jogo de 6 pontos". Já o Boca, vindo de uma inesperada derrota (2x3 Racing), precisava da vitória para não ter que depender de combinação de resultados na última rodada. No primeiro turno, Boca Juniors 3x6 Huracán.
 
O jogo começou a mil por hora. O Huracán tomou a iniciativa e obrigou Abbondanzieri a fazer difíceis defesas. Mas se expôs a contra ataques e foi assim que, com um minuto, o Boca chegou ao primeiro gol. Schiavi desarmou Milano e tocou a Riquelme. O camisa 10 deu a Basualdo na esquerda e o camisa 11 teve uma avenida para avançar, chutando da entrada da área e fazendo Boca 1x0.

O gol assustou o Huracán e o Boca passou a dominar a partida. Aos 4 minutos, Palermo cobrou falta no meio de campo para Basualdo e correu para receber, no que é chamado na FIFUBO de "toca y me voy". O camisa 9 invadiu a área e soltou a bomba na saída de Islas para fazer Boca 2x0.

Se 1x0 já assustava, o que dirá 2? Desorganizado, o time do Huracán viu o Boca ganhar terreno e tocar bonito, como se espera de um time grande. Aos 7 minutos, Palermo cobrou escanteio e Basualdo testou para mandar a bola no fundo das redes: Boca 3x0.

A partir daí, o jogo virou um massacre. Aos 9 minutos, o gol mais bonito do jogo. Abbondanzieri cobrou tiro de meta para Riquelme no meio. O camisa 10 recuou para Basualdo, que fez lindo lançamento, invertendo a jogada para Palácio. Discreto no jogo, mas eficiente (marcava Cigogna até então), o camisa 19 recebeu e invadiu a área em diagonal, tocando por cobertura na saída de Islas e fazendo um belo gol: Boca 4x0.

Antes do intervalo, o Huracán descontou. Masantonio deu a saída para Villarruel, que driblou Riquelme e viu Serna se aproximar. Antes da chegada do camisa 5, ele chutou. Abbondanzieri, encoberto por Serna, não viu a bola, que entrou em seu canto direito, enquanto Villarruel comemorava seu primeiro gol com a camisa do Globo: Huracán 1x4.

No intervalo, um desesperado Sr Rabina tirou Barrientos e Milano e colocou Erramuspe e Barrales. Já Paralelo, contente com sua equipe, tirou Escudero e colocou Battaglia. Aí começava o drama...

O Huracán voltou partindo para cima e o Boca só contava os minutos para comemorar a fácil vitória. Mas começou a errar na defesa e viu o jogo dar uma guinada. Aos 2 minutos, Battaglia tentou sair jogando, mas Villarruel recuperou a bola e chutou. Abbondanzieri espalmou, a bola bateu no chão, ganhou efeito e entrou, em um frangaço do goleiro xeneize: Huracán 2x4.

Vendo que o jogo podia mudar, o Boca resolveu jogar. Mas ainda era desorganizado e via o Huracán tomar terreno. Cigogna, que passou a jogar do lado direito para segurar Palermo, teve mais movimentação e, aos 4 minutos, recebeu de Masantonio e mandou um belo chute para vencer Abbondanzieri: Huracán 3x4.

O gol desesperou o Boca, mas Basualdo tratou de acalmar os companheiros. Na saída de bola, Riquelme tocou para ele, que driblou Masantonio e Erramuspe antes de chutar da entrada da área e vencer Islas. O gol lhe deu o hat trick e o Boca respirava aos 5 minutos: 5x3.

Na saída, aos 6, nova apreensão. Masantonio tocou, Villarruel fez o corta luz e Centurión saiu com a bola dominada. Os jogadores do Boca pediram falta em Basualdo, mas Juan Carlos Loustau mandou seguir. Melhor para Centurión, que aproveitou a distração dos adversários, trouxe para o pé esquerdo e chutou com violência para fazer Huracán 4x5.

O jogo virou ataque contra defesa e o Boca, acuado, tentava contra atacar. Somente aos 8 minutos pôde respirar, quando Basualdo sofreu falta no bico esquerdo da área. Riquelme cobrou por cima da barreira e a bola ainda tocou no travessão antes de quicar para dentro do gol: Boca 6x4.

Nos acréscimos, Villarruel tocou para Masantonio, que ajeitou para Cigogna. De muito longe, o mito soltou o escopetazzo e acertou o ângulo de Abbondanzieri, mas era tarde: Huracán 5x6.

Destaque do jogo: José Basualdo. Neste jogo com muitos gols, o Boca jamais sairia vitorioso sem o apoio de seu camisa 11. Autor de um hat trick e de assistência para dois gols, além de sofrer a falta que originouo o sexto, Basualdo participou de todos os gols de sua equipe e saiu consagrado.

RACING 2x4 RIVER PLATE

O resultado do jogo anterior eliminou o Racing da disputa. Por isso, seus jogadores entraram desanimados, prontos a cumprir tabela. O River, vindo de duas derrotas e um empate, precisava voltar a vencer se não quisesse entrar na última rodada dependendo de combinação de resultados. No primeiro turno, River 3x3 Racing.

Quando a bola rolou, o Racing não demonstrava nenhum interesse em jogar, se limitando a marcar. Errando muito e com a apatia imperando, o River também não demonstrava interesse em ganhar. Com isso, o Racing foi se empolgando e dominou a partida. Aos 4 minutos, Paz se mandou ao ataque e o River perdeu a bola. Quiroz tocou a Diego Capria na direita, que tocou a Pelletieri no meio. O camisa 7 tocou para Acosta na direita e o camisa 9 deu a Ruben Capria no meio. Da entrada da área, o camisa 10 escolheu canto e mandou, sem chances para Carrizzo: Racing 1x0.

Vaiado, o River não acertava nada e ainda via o Racing chegar. Por duas vezes, o time de Avellaneda carimbou a trave do River e ainda obrigou Carrizzo a fazer outras defesas para evitar um placar maior. Assim sendo, o River só marcaria se tivesse sorte e foi isso que aconteceu. Aos 9 minutos, Saja repôs a bola e voltou displicente para o gol, derrubando Gallardo na área. O juiz Wilson Neca marcou pênalti, que Ferrari cobrou no canto esquerdo de Saja, que foi para o direito: River 1x1.

No intervalo, visando dar oportunidade a todos os jogadores, Madeirite sacou Diego Capria e Latorre e colocou Fariña e Hauche. Já Francescoli, visando melhorar a qualidade da equipe, tirou Paz e Trezeguet e pôs Coudet e Funes Mori.

O jogo continuou a mesma coisa. O Racing voltou desinteressado, mas ante o desinteresse maior do River (que levou seus torcedores a protestar), tomou conta da partida. E logo aos dois minutos, conseguiu voltar a liderar o placar. Fariña cobrou lateral, Acosta deixou a bola passar e Pelletieri, do mesmo lugar e nas mesmas condições de Ruben Capria, escolheu o canto para tirar a bola do alcance de Carrizzo: Racing 2x1.

A torcida vaiava e o River já fazia as contas para o duelo na última rodada, quando Buonanotte cobrou falta no meio de campo para Ortega, aos 5 minutos. O camisa 10 invadiu em diagonal e, da entrada da área, deu belo toque de cobertura para vencer Saja com um golaço: River 2x2.

No lance seguinte, Funes Mori fez falta tripla e foi expulso, no único lance em que tentou alguma coisa. A partir daí, mais um empate era visto com bons olhos, mas o inesperado voltou a surgir para o River. Aos 8 minutos, Barrado (que foi jogar na zaga na saída de Paz) recuperou bola rifada e tocou para Berizzo na esquerda. O camisa 6 tocou mais à frente para Coudet. O camisa 8 avançou desajeitado, sem conseguir trazer a bola para o pé direito, e chutou de esquerda. A bola ganhou efeito e venceu Saja: River 3x2.

Empolgados com a virada ante o final do jogo, os jogadores do River apertaram a marcação. Na saída de bola, aos 9, Ruben Capria tocou para Martin Simeone, que tentou driblar Almeyda. O camisa 5 o desarmou e recuou para Barrado, que fez um lançamento no corredor esquerdo para Coudet chutar, em situação idêntica à anterior e, novamente, vencer Saja: River 4x2.

Destaque do jogo: Eduardo Coudet. A torcida pede sua troca por Carbonero ou Ledesma, mas a diretoria o mantém no elenco. Vaiado ao entrar no intervalo e trocar de posição com Barrado, Coudet se desdobrou para fechar o lado esquerdo do meio de campo e tentar organizar o time. Saiu do banco para marcar dois gols e terminou nos braços da torcida.

NOTAS RÁPIDAS

  • A vitória do Boca tirou qualquer chance do Racing de chegar aos playoffs, fazendo da equipe de Avellaneda a segunda eliminada no torneio.
  • Expulso contra o Racing, o atacante Funes Mori cumprirá suspensão na próxima rodada.
  • A rodada termina amanhã, com San Lorenzo x Independiente e Estudiantes x Velez. Se tudo der certo, os jogos agora serão quarta, sábado e domingo até o final, com o campeonato se encerrando no dia 08/06.
  • O milestone da rodada vai para dois jogadores. O primeiro gol contra o Boca foi o trigésimo de Cigogna com a camisa do Huracán, enquanto Pelletieri fez o décimo com a camisa do Racing contra o River.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!