segunda-feira, 12 de maio de 2014

Torneio Apertura 2014 - Décima Segunda Rodada - 12/05/2014

Como não houve jogos no final de semana passado e nem haverá no próximo sábado, a décima segunda rodada do Apertura começou na tarde desta segunda-feira, de céu limpo e temperaturas baixas, mas com dois jogos de muita emoção. Vamos a eles!

INDEPENDIENTE 5x2 ESTUDIANTES

O duelo do líder contra o vice líder colocava duas equipes distintas em campo. O Independiente, dono de invejável campanha e vindo de goleada sobre o Velez (5x0), queria garantir a classificação com uma vitória nesta rodada. Já o Estudiantes, vindo de 3 jogos sem vitória, a chance de redenção com uma vitória sobre o líder era o combustível. No primeiro turno, Estudiantes 3x4 Independiente.

A bola rolou e o que se viu foi um jogo de altíssimo nível, digno de um duelo entre os dois times que lideram o campeonato. Ambas as equipes jogavam com inteligência e lindas jogadas eram realizadas, com destaque para o Estudiantes, que atacava mais, porém deixava espaços na defesa. E foi assim que, aos 4 minutos, o placar foi inaugurado. Após recuperação de bola, Fredes recuou para Vella, que tocou a Facundo Parra. Como a bola veio atrás, o camisa 17 voltou tudo e deu a Gracián no meio. Com passe de pura maestria, o camisa 19 tocou para Silvera que, mesmo acossado por Desábato e Braña, chutou de pé direito e mandou para o fundo das redes de Andujar: Independiente 1x0.

A resposta do Estudiantes veio na saída de bola. Verón tocou para Leandro Benítez, que driblou Gracián e Montenegro e, da entrada da área, chutou forte e com curva para vencer Hilário Navarro: Estudiantes 1x1.

O Estudiantes continuou jogando bem, principalmente com Verón e Benítez, que armavam boas jogadas para Mauro Boselli e Gastón Fernandez, mas deixavam o time exposto a contra ataques e foi assim que, aos 7 minutos, o Independiente voltou a ficar na frente. Montenegro interceptou passe que iria para Boselli e tocou para Fredes, que lançou para Parra. O camisa 17 chamou a marcação e tocou para Gracián em linda jogada de ultrapassagem. O camisa 19 invadiu a área e chutou forte, de bico, para vencer Andujar e fazer Independiente 2x1.

Antes do intervalo, houve espaço para polêmica. Aos 9 minutos, Angeleri disputou com Busse de forma mais intensa. O árbitro Wilson Neca não deu falta e o camisa 2 tocou para Verón, que girou da intermediária, pela direita. A bola ganhou velocidade e efeito e não deu chances a Navarro: Estudiantes 2x2.

No intervalo, Bayer tirou Mattheu e pôs Acevedo. Já Cristaldo sacou Rodrigo Braña (que devia dar proteção à zaga, mas não o fazia) e colocou Mathias Sanchez em seu lugar.

A ideia de Cristaldo era, com Sanchez, ter a proteção que Braña não dava. Mas, na prática, nada mudou. O Estudiantes continuou fazendo boas jogadas, mas era exposto a contra ataques. Aos 3 minutos, Facundo Parra recebeu e avançou pela direita, cruzando para a entrada da área. Vella recebeu e chutou forte, sem marcação, para fazer Independiente 3x2.

O gol desestabilizou o Estudiantes, que passou a tentar o ataque desordenadamente. Aos 7 minutos, Angeleri fez falta em Silvera na esquerda, afastado da área. Gracián cobrou com maestria, mesmo de longe, e fez o seu segundo no jogo: Independiente 4x2.

O gol deu ao Estudiantes a certeza que a vitória não chegaria e o time iria para o quarto jogo sem vencer. O Independiente tomou conta do terreno de jogo e chegou ao quinto gol nos acréscimos. Em bola recuperada, Acevedo tocou na esquerda para Mareque, que fez lindo lançamento para Facundo Parra no outro lado do campo. O camisa 17 tocou de primeira para Fredes, que invadiu até a entrada da área e chutou rasteiro para vencer Andujar: Independiente 5x2.

Destaque do jogo: Hilário Navarro. Linda atuação de Facundo Parra (autor de 3 assistências), mas o Independiente só venceu por conta das ótimas defesas de Navarro. O Estudiantes pressionou quase que em toda a partida, mas parou nas mãos do goleiro, com excelente atuação.

RIVER PLATE 2x4 SAN LORENZO

Com péssimas atuações, o River não vence há dois jogos e desperta a desconfiança de sua torcida. Francescoli pediu a seus atletas que voltassem a se concentrar no jogo de passes e não olhassem para o outro lado do campo. Do lado do San Lorenzo, os 8 jogos sem vencer incomodaram. Romagnoli chamou a atenção nos treinamentos e pediu para os jogadores suarem sangue nas últimas rodadas, em um esforço para voltarem ao futebol de alto nível que os levou a serem considerados favoritos ao título nas três primeiras rodadas. No primeiro turno, San Lorenzo 1x1 River Plate.

Quando a bola rolou, não se via o San Lorenzo dos últimos 8 jogos. Tocando bem a bola e puxando a equipe para a frente, o time de Almagro dominava as ações, principalmente nas tabelas entre Romagnoli e Piatti. O River, por sua vez, era o mesmo dos últimos jogos: sem criatividade, sem vontade de vencer, esperando o acaso.

Mas o acaso dá as caras no Apertura várias vezes. Aos 6 minutos, Gallardo fez linda jogada e chutou. Migliore se esticou e mandou a corner. Ortega cobrou no primeiro pau e Trezeguet chegou testando forte, para mandar a bola para o fundo das redes e comemorar o primeiro gol: River 1x0.

Apesar do desanimo por ver que, novamente, jogavam bem e não venciam, os jogadores do San Lorenzo continuaram jogando, incentivados por Romagnoli. E foram compensados aos 9 minutos. Trezeguet recebeu bola esticada e dividiu com Migliore. O goleiro levou a melhor e afastou a bola, que encontrou Reynoso. O camisa 5 deu a Romagnoli na meia esquerda, que tabelou com Buffarini e recebeu de volta já na entrada da área. Romagnoli trouxe para o pé direito e chutou com efeito para vencer Carrizzo. Feito isso, bateu no peito, apontou ao chão e fez a taunt da Paloma: San Lorenzo 1x1.

Se o empate caía dos céus, o que dizer uma virada? O River errou a saída e Reynoso pegou a bola perdida, dando a Romagnoli no meio. O camisa 10 tocou para Piatti, que avançou pela esquerda e chutou próximo à entrada da área para vencer Carrizzo e fazer San Lorenzo 2x1.

No intervalo, Francescoli tirou Buonanotte e colocou Funes Mori. Já Nilson sacou Raul 'Pipa' Estevez e pôs Bordagaray, visando dar mais consistência ao ataque.

O jogo perdeu um pouco do brilho e ficou mais restrito ao meio de campo. Até que, aos 4 minutos, Gallardo tocou a Funes Mori na esquerda. O camisa 9 avançou, driblou dois marcadores, trouxe para o pé direito e chutou da entrada da área para vencer Migliore: River 2x2.

Na saída de bola, o lance que poderia ter resolvido o jogo: Romagnoli tentou chutar e fez falta tripla, recebendo o cartão vermelho. Esperava-se que o River fosse dominar e partir para a vitória, mas o San Lorenzo se multiplicou em campo. Piatti tomou conta da armação e Reynoso se agigantou na entrada da área, como não se via desde a terceira rodada.

Aos 8 minutos, Reynoso roubou bola de Trezeguet e tocou para Piatti. O camisa 12 avançou pela esquerda e, com passe de gênio, inverteu para a direita, onde Bordagaray recebeu, invadiu a área e tocou na saída de Carrizzo: San Lorenzo 3x2.

Desesperado, o River partiu em busca do empate, mas se desorganizou e viu os jogadores do San Lorenzo ganharem todas as disputas. A equipe de Almagro passou a tocar a bola, no estilo do River Plate de outrora, e chegou ao quarto gol já nos acréscimos, em linda jogada coletiva que terminou em passe de Piatti para Stracqualursi concluir de dentro da área: San Lorenzo 4x2.

Destaque do jogo: Ignácio Piatti. Romagnoli seria eleito o melhor em campo se não fosse expulso. Como foi, seu fiel escudeiro levou os louros. Após a expulsão do capitão (Amelli herdou a faixa), o camisa 12 trouxe a responsabilidade para seus pés e se desdobrou tanto na marcação quanto na armação. Fez um gol e deu assistências para tirar o San Lorenzo de uma fila de 8 jogos.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com a vitória sobre o Estudiantes, o Independiente é a primeira equipe a se classificar para os playoffs. O time de Avellaneda chegou aos 27 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Huracán (o primeiro fora do G4), que só pode chegar a 26.
  • Por outro lado, a derrota do Velez para o mesmo Independiente na rodada anterior fez da equipe a primeira a ser eliminada do campeonato. O Velez tem 6 pontos e só pode chegar a 15, enquanto o Boca (o quarto colocado) tem 17.
  • Após o jogo entre Independiente e Estudiantes, atletas de ambas as equipes reclamaram dos erros de arbitragem, o que levou o juiz Wilson Neca a ser julgado pelo TJB. Os auditores suspenderam o árbitro por uma partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!