quarta-feira, 9 de abril de 2014

Torneio Apertura 2014 - Oitava Rodada - 09/04/2014

Devido a uns problemas no final de semana e na terça-feira, a primeira rodada do returno do Apertura só pôde ser finalizada nesta quarta. Mas não faltou emoção aos dois jogos desta tarde!

RACING 2x3 ESTUDIANTES

O último contra o primeiro, um panorama bem diferente do início do campeonato, onde tínhamos os papéis invertidos. Outrora favorito ao título, vindo da conquista do Torneio Início, o Racing é a única equipe que ainda não venceu no campeonato. Mas os últimos jogos mostraram uma evolução aos comandados de Madeirite e a esperança estava em alta para este duelo. Outrora uma incógnita, o Estudiantes venceu 5 dos seus 7 jogos no primeiro turno e virou na liderança. Hoje, é a equipe a ser batida graças a um esquema eficiente. No primeiro turno, Estudiantes 6x2 Racing.

Quando a bola rolou, a perspectiva de um jogo equilibrado se fez presente. O Racing marcava bem e saía em bons contra ataques, em velocidade. A proposta era muito boa e surpreendeu o Estudiantes, que não conseguia se organizar em campo.
 
O gol era questão de tempo, mas infelizmente não foi para a equipe que pressionava. O Estudiantes aliviou uma bola no meio de campo, por falta de opções de jogada. A bola foi parar na área do Racing, onde Gamboa tocou a Diego Capria na direita. O camisa 2 deu a Quiroz no meio, para ele reiniciar o ataque. Mas o camisa 5 quis levar a bola pela ponta e saiu com bola e tudo. Marco Rojo cobrou rápido o lateral para Hernán Rodrigo Lopez, que invadiu pela esquerda e chutou forte da entrada da área para vencer Saja, aos 4 minutos: Estudiantes 1x0.

Podia-se esperar que o Estudiantes abrisse a porteira e o Racing se perdesse, como foi visto inúmeras vezes no certame. Mas o Racing continuou agindo, pressionando e rondando o ataque. De tanto pressionar, foram premiados com o empate. Aos 7 minutos, Saja saiu e dividiu com Hernán Rodrigo Lopez. A bola foi isolada até a esquerda, na linha central, onde Latorre dominou. Ele inverteu o jogo para a direita para Pelletieri, que fez lindo passe em profundidade. Acosta recebeu, invadiu a área e chutou na saída de Andujar para empatar: Racing 1x1.

O gol dava justiça ao placar e o jogo ficou bom. Andujar salvou o Estudiantes algumas vezes, enquanto Saja se desdobrava na meta do Racing para não deixar mais nada passar. Mas o Estudiantes não é o líder do campeonato à toa. A inteligência de seus jogadores se faz presente. Pelletieri chutou da entrada da área e Andujar defendeu. Ao invés de ficar estirado no gramado, o goleiro levantou rápido e correu para cima de Pelletieri no momento em que o camisa 7 tentava o rebote. A bola dividida viajou até a intermediária do Racing, onde Diego Capria não conseguiu o domínio e a bola saiu para lateral. Marco Rojo cobrou para Leandro Benítez no meio, na entrada da área, e o camisa 8 aproveitou que Saja estava fora de posição para empurrar para o gol vazio aos 9 minutos: Estudiantes 2x1.

No intervalo, Madeirite mudou. Tirou Quiroz (responsável direto pelos dois gols adversários) e Latorre (que, embora tenha iniciado a jogada do gol, atuava muito longe da área) e colocou Fariña e Hauche. Já Cristaldo, contente com o desenvolvimento de sua equipe em campo, manteve a mesma formação.

O problema do Racing no campeonato reside nas falhas individuais. A equipe joga bem, mas um jogador falha e o time perde. Foi assim com apenas um minuto. Ruben Capria deu a saída tocando para Martin Simeone. O camisa 8 tentou driblar Verón e perdeu a bola. O camisa 11 tocou para Leandro Benítez, que deu passe muito esticado para Enzo Perez. O camisa 7 invadiu a área, tocou de lado e a bola sairia mansa pela linha de fundo. Mas Saja tentou tirar a bola dele e acabou derrubando-o. Chico Lírio não pensou duas vezes e anotou o penal, que foi muito bem cobrado por Federico Fernandez. O zagueiro chutou no canto esquerdo e Saja ainda tocou na bola, mas ela entrou mansa: Estudiantes 3x1.

Dono do jogo, o Estudiantes marcava bem e saía em bons contra ataques, mas Saja se redimiu da falha e começou a fechar o gol. Contente com o resultado, o time de La Plata começou a tocar a bola para passar o tempo. Mas, aos 8 minutos, tomaram um tremendo susto. Gastón Fernandez foi ao fundo e cruzou, mas Gamboa afastou. Fariña reiniciou tocando a Martin Simeone na intermediária, que procurou Enrique na esquerda. Angeleri deu um carrinho e mandou a bola para lateral. Enrique cobrou rápido para Hauche, que avançou em velocidade, invadiu a área pela esquerda e tocou na saída de Andujar para fazer seu primeiro gol com a camisa do Racing e dar números finais ao confronto: Racing 2x3.

Destaque do jogo: Rodrigo Braña. Ele não fez gol, não deu assistências, nem foi visto no ataque. Mas é passar da linha do meio de campo para ver como esse jogador se agiganta. Ele tomou conta da intermediária, não deixou o Racing se aproximar da área, desarmou vários jogadores do time de Avellaneda e saiu nos braços da torcida.

VELEZ SARSFIELD 1x1 SAN LORENZO

Passado o período de experiências e balançando no cargo, Valdir Espinoza disse a seus jogadores que é hora de decidir, se o Velez quiser alguma coisa no campeonato. Em penúltimo, com apenas 4 pontos no campeonato, o time começou a delinear seu esquema. Com Insua se movimentando pelo meio, para buscar opções, os laterais apoiando o tempo inteiro e os volantes chegando de trás de quando em quando, a proposta do Velez era para somar o máximo de pontos possíveis e tentar uma vaga nos playoffs.
 
Já o San Lorenzo precisava se encontrar. Depois de um início arrasador, com 3 vitórias nas 3 primeiras rodadas, a equipe desandou e perdeu os 4 jogos seguintes, saindo da zona de classificação e terminando o turno em sexto lugar. Muito disso se deve ao sumiço do futebol de Romagnoli, o que Nilson tentava recuperar. A ordem era para Buffarini ficar mais fixo na entrada da área, a fim de impedir os avanços de Lucas Romero. No primeiro turno, San Lorenzo 3x2 Velez Sarsfield.

Pois bastaram 2 minutos para o San Lorenzo mostrar que a equipe do início do campeonato estava de volta. Amelli pegou uma bola descartada pelo Velez e tocou na esquerda para Luciatti. O lateral esticou para Stracqualursi livre e o camisa 9 tinha a bola à sua feição. Adiantou para soltar uma bomba da entrada da área e vencer Sosa: San Lorenzo 1x0.

Aos poucos, no entanto, o San Lorenzo foi se retraindo e o Velez começou a ganhar terreno. O jogo ficou bom, com várias chances de lado a lado, mas o empate só saiu no último minuto. Aos 9, Emiliano Papa pegou a bola no meio de campo e ficou procurando opções. Vendo todo mundo marcado, o camisa 3 resolveu arriscar, mesmo de muito longe. O chute saiu à lá Adhemar. A bola subiu alto e desceu dentro do gol, surpreendendo Migliore. É o primeiro gol de Papa com a camisa do Velez: 1x1.

No intervalo, os dois treinadores ousaram. Espinoza sacou Insua e Turco Assad e colocou Cubero e Lucas Pratto. A genialidade veio na mudança tática. Cubero passou a primeiro volante e Gago saiu lá de trás para ser o armador. Já Nilson cansou de esperar uma boa partida de Romagnoli e o sacou, junto com Reynoso (que dava espaços para os ataques do Velez), colocando Erviti e Tellechea.

O jogo continuou muito bom. Embora o San Lorenzo ainda atacasse, as melhores chances vieram do Velez, principalmente dos pés de Gago, que soube aproveitar a chance como armador. Mas o gol não saiu e o placar ficou na mesma.

Destaque do jogo: Emiliano Papa. O camisa 3 foi importantíssimo para desafogar o time, em uma partida onde o armador não atuou bem. Saindo em velocidade pela esquerda ou aparecendo no meio, Papa foi a melhor opção de ataque, municiando seus companheiros e fazendo o gol de sua equipe.

CLASSIFICAÇÃO

1° Estudiantes - 18 pontos
2° Independiente - 15 pontos
3° River Plate - 14 pontos
4° Boca Juniors - 11 pontos, 23 gols pró
5° San Lorenzo - 11 pontos, 15 gols pró
6° Huracán - 10 pontos
7° Velez Sarsfield - 5 pontos
8° Racing - 2 pontos

ARTILHARIA

1° Daniel Cigogna (Huracán) - 11 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 10 gols
3° Juan Sebastian Verón (Estudiantes), Leandro Benítez (Estudiantes), David Trezeguet (River Plate) - 7 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • O sábado desta semana não terá partidas. Assim sendo, a Federação estuda colocar os dois primeiros jogos da rodada na sexta e o encerramento no domingo. Caso não seja possível, a abertura será no domingo e o fechamento durante a semana.
  • Apesar da polêmica em jogo em que voltava de suspensão (não validou gol em bola que poderia ter batido dentro do gol), o árbitro Wilson Neca não foi a julgamento. A falta de denúncia por parte do San Lorenzo é entendida como uma aceitação de que a bola não entrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!