quarta-feira, 16 de abril de 2014

Torneio Apertura 2014 - Nona Rodada - 16/04/2014

Foi na tarde chuvosa e fria desta quarta-feira que a nona rodada do Apertura 2014 se encerrou. Não faltou emoção e gols nos dois ótimos jogos. Vamos a eles!

INDEPENDIENTE 4x3 BOCA JUNIORS

Empolgados pela derrota do Estudiantes nessa rodada, os jogadores do Independiente sabiam que dependiam de si para alcançar a liderança. Confiante no bom futebol que levou a equipe a golear o Huracán na rodada anterior (6x3), Bayer mantinha o time e pedia atenção à movimentação de Riquelme. Do lado do Boca, apesar do empate no Superclássico (4x4), a moral estava alta pelo futebol de superação apresentado. Paralelo manteve Palácio no ataque, o destaque contra o River. No primeiro turno, Boca Juniors 3x2 Independiente.

Pois bastou a bola rolar e o Independiente já tomou as rédeas da partida. Gracián tocou para Fredes, que driblou Riquelme, avançou pela intermediária e chutou com efeito. Abbondanzieri voou, mas não alcançou e, aos 33 segundos, o placar estava inaugurado: Independiente 1x0.

Apesar do susto inicial, o Boca não se acanhou e começou a construir seu jogo. Aos 2 minutos, a bola saiu pela lateral na intermediária. Cagna foi ao lado esquerdo e cobrou para Basualdo no meio. O camisa 11 inverteu o jogo pela direita e Ibarra apareceu chutando cruzado para acertar o ângulo de Navarro e fazer Boca 1x1.

O gol deu emoção e equilibrou a partida, com ambas as equipes desperdiçando chances. Qualquer uma podia chegar ao segundo gol e foi isso que aconteceu aos 5 minutos, quando Vella pegou uma bola pela direita e tocou no meio para Fredes. O camisa 8 tocou para Facundo Parra na direita e o atacante recuou para Vella. O camisa 2 trouxe para o meio e chutou forte e cruzado para fazer Independiente 2x1.

Se esperava uma reação imediata do Boca, mas o Independiente acertou a marcação e não deixou a equipe xeneize chegar próxima à área. E isso ainda permitia à equipe de Avellaneda sair em contra ataques, como o que fez aos 7 minutos. Tuzzio recuperou bola rifada e tabelou com Montenegro para sair da área. Depois, tabelou com Fredes para chegar ao meio e fez um passe com precisão cirúrgica para Gracián na entrada da área. O camisa 19 dominou, viu Abbondanzieri voltando desesperadamente e, da meia lua, mandou um chute de cobertura com extrema categoria. O goleiro do Boca caiu de bunda no chão ao ver a bola entrando: Independiente 3x1.

A partir daí, a porteira estava aberta para o Independiente, certo? Errado! Aos 8 minutos, Basualdo tabelou com Riquelme, avançou pela direita e chutou rasteiro. Navarro se esticou todo, mas não alcançou e o Boca diminuiu: 2x3.

Aos 9 minutos, Gracián recebeu de Busse e tentou o chute, mas atingiu 3 adversários e foi expulso.

No intervalo, Bayer sacou Facundo Parra e colocou Acevedo para recompor o meio de campo, formando um quadrado defensivo, com quatro volantes. Já Paralelo tirou Arruabarrena e Palácio e colocou Battaglia e Viatri. O Boca viria para cima!

E foi isso que aconteceu. Aos 2 minutos, Abbondanzieri cobrou tiro de meta na direção de Cagna. O camisa 8 tocou mais ao centro para Riquelme, que deu seu ar de maestria ao passe preciso para Viatri, no meio de três dos quatro volantes que fechavam a entrada da área. O camisa 7 recebeu, invadiu a área e chutou na saída de Navarro para empatar o jogo: Boca 3x3. Viatri não entra em campo há muito tempo, mas foi só receber a bola para mostrar que tem faro de gol...

O jogo ficou no toma lá, dá cá. O Boca pressionava, mas o meio de campo do Independiente se acertou. E os contra ataques passavam pelos pés de Fredes, sempre procurando Silvera. O camisa 11 atuava longe da área, mas isso não é problema para quem sabe encontrar o caminho do gol. Aos 7 minutos, ele recebeu de Mareque de muito longe, quase no meio de campo, e resolveu arriscar. A bola ganhou altura e caiu dentro do gol de Abbondanzieri, que se esticou, mas não achou: Independiente 4x3.

Destaque do jogo: Hernán Fredes. Depois que revelou estar jogando lesionado, o futebol do camisa 8 só cresceu. Como volante, foi um marcador implacável, que ajudou a fechar a entrada da área quando sua equipe era pressionada. Como armador foi um desafogo, no jogo em que o armador da equipe foi expulso. As principais jogadas de ataque passavam pelos seus pés, assim como a autoria do primeiro gol lhe é creditada.

RIVER PLATE 5x1 VELEZ SARSFIELD

O desespero começa a bater à porta do River. Há 4 jogos sem vencer (com 4 empates), começava a ver os líderes se distanciando e o pessoal de baixo chegando. Para evitar isso, Francescoli deu muito ênfase à defesa nos treinamentos da semana, para evitar novo empate no certame. Já o Velez é, ainda, a incógnita do campeonato. Embora seja visível a evolução do jogo da equipe e o começo de um padrão, a ameaça de demissão de seu treinador ao fim do campeonato incomoda. O time joga bem, mas não consegue transformar o bom jogo em vitórias. No primeiro turno, Velez Sarsfield 1x2 River Plate.

O Velez começou o jogo tomando a iniciativa e partiu ao ataque. Criticado na rodada passada, Insua se movimentava e dava opções à equipe. Turco Assad recebeu do camisa 11 logo a um minuto e avançou pela esquerda, chutando para Carrizzo defender com os pés. A bola sobrou para Almeyda, que reiniciou o ataque tocando a Ferrari na direita. O camisa 2 tocou para Trezeguet no meio, que descobriu Ortega na ponta direita. O camisa 10 recebeu, foi trazendo para o meio e chutou de trivela. A bola fez um curva e entrou no ângulo direito de Sosa, num golaço: River 1x0.

O gol assustou o Velez, mas ainda assim a equipe buscava o ataque. Aos 4 minutos, a jogada parou por impedimento. Placente foi extremamente inteligente e mandou a reposição para longe. Ortega recebeu livre, invadiu a área, tirou Sosa e empurrou para o gol vazio, para fazer River 2x0.

Com o jogo dominado, o River passou a tocar a bola e ver o Velez se desorganizar cada vez mais. Com isso, surgiu o futebol do maior destaque da equipe até então. Aos 6 minutos, Emiliano Papa recebeu de Lucas Romero e foi avançando pela esquerda. O camisa 3 ainda estava bem longe da área quando resolveu arriscar e, tal qual na rodada anterior, acabou fazendo um golaço: Velez 1x2.

Vendo o filme do empate se repetindo, o River tratou de jogar e afastar esse fantasma. O Velez, por sua vez, se inflamou e partiu para o ataque, mas de forma desorganizada. Aos 7 minutos, após Dario Hussain chutar de longe, a bola foi pela linha de fundo assustando Carrizzo. O goleiro cobrou o tiro de meta para Gallardo no meio, que recuou a Barrado. O camisa 19 tocou na direita para Ortega. Ortega, por sua vez, tocou no meio para Trezeguet, que dominou com facilidade e, da entrada da área, chutou forte e venceu Sosa, na típica jogada do River Plate: 3x1.
 
Ainda empolgado pelo gol de Papa, o Velez continuou tentando diminuir o prejuízo, mas novamente pagou alto o preço de Gago abandonar a cabeça de área. O camisa 5 participou de uma frustrada tentativa de ataque, que saiu em lateral. Berizzo jogou para a frente, pois não havia ninguém do Velez para cortar. Trezeguet dominou, driblou Sebá Dominguez duas vezes e chutou cruzado para vencer Sosa aos 9 minutos e fazer River 4x1.

No intervalo, o River não quis mudar, para não desmanchar o bom esquema e ver o Velez empatar no segundo tempo. Já o Velez tirou Gago (pelas falhas na marcação) e Turco Assad (pelas falhas na conclusão) e colocou Cubero e Lucas Pratto.

O Velez melhorou e até rondou a área, mas não conseguia concluir devido à ótima marcação do River que, por sua vez, tocava a bola e esperava o jogo passar. Aos 8 minutos, em erro do Velez, o River ainda encontrou as redes. Paz afastou a bola para o meio. Gallardo pegou e partiu pela direita, arriscando um chute de muito longe. A bola saiu mascada, mas Sosa resolveu só acompanhar com o olhar e ver a bola entrar mansa no cantinho: River 5x1.

Destaque do jogo: Ariel Ortega. O River inteiro voltou a jogar bem e teve uma tarde/noite de gala. Mas o camisa 10 foi o grande destaque. Fez os dois primeiros gols de sua equipe, deu assistências e foi um perigo constante nas jogadas de contra ataque da equipe de Nuñez.

CLASSIFICAÇÃO

1° Independiente - 18 pontos, 30 gols marcados
2° Estudiantes - 18 pontos, 29 gols marcados
3° River Plate - 17 pontos
4° Huracán - 13 pontos
5° Boca Juniors - 11 pontos, 26 gols marcados
6° San Lorenzo - 11 pontos, 19 gols marcados
7° Racing - 5 pontos, 19 gols marcados
8° Velez Sarsfield - 5 pontos, 13 gols marcados

ARTILHARIA

1° Daniel Cigogna (Huracán) - 13 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) - 11 gols
3° David Trezeguet (River Plate) - 9 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Por um erro de comunicação, o jogador do Huracán Alexis Ferrero, que devia cumprir suspensão nesta rodada, não cumpriu e atuou normalmente. Com isso, cumprirá a suspensão normalmente na próxima rodada.
  • A décima rodada seguirá os moldes das duas últimas, com um jogo no final de semana e outro durante a semana, por conta do feriado de Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!