Domingo de céu limpo, sol forte e muito calor. Dia ideal para jogar futebol de botão. Como houve rodada no sábado, com as duas equipes que atuaram naquele dia atuando aqui também, a décima terceira rodada do Clausura só ocorreu à tarde, quando o calor já era menor. Vamos aos jogos!
INDEPENDIENTE 2x1 BOCA JUNIORS
O Independiente vinha com a obrigação de ganhar. Quarto colocado na competição, se for assim para os playoffs não conseguirá vantagem alguma. Bayer traçou para a equipe uma meta de cinco vitórias (as duas restantes pela temporada regular, as semifinais e a final) e, para isso, não poupou ninguém. Já o Boca, que jogava a última partida da temporada regular (folga na última rodada) tinha a vitória como meta, para ultrapassar o River e tentar se classificar em primeiro. Para isso, Paralelo cancelou as mudanças que faria (Acevedo no lugar de Serna, Viatri no lugar de Palermo, Palácio de volta ao ataque e Schelloto no meio, no lugar de Riquelme) e manteve a equipe que derrotou o San Lorenzo no sábado. Schelloto atuaria no ataque, para poder segurar Silvera, artilheiro do certame ao lado de Palermo. No primeiro turno, Boca Juniors 2x3 Independiente
O jogo foi sensacional no primeiro tempo, com inúmeras bolas na trave e defesas difíceis dos goleiros, mas não saiu do 0x0. No intervalo, Bayer tirou Fredes e Parra e pôs Acevedo e Gandin. Já Paralelo sacou Cagna e Riquelme (novamente nulo em campo) e colocou Battaglia e Palácio. Com isso, Schelloto iria para a armação.
E foi assim que o jogo ganhou cores. Logo aos 2 minutos, em boa jogada de contra ataque pela direita, Schelloto chutou e Hilário Navarro espalmou a corner. Na cobrança, Schelloto mandou na cabeça de Palermo, que cabeceou forte e finalmente venceu Navarro para fazer Boca 1x0.
O Independiente não se acanhou e continuou tentando o empate, mas foi graças a uma falha da defesa que conseguiu chegar lá, aos 5 minutos. Serna fez falta infantil em Silvera, próximo à entrada da área. Gracián cobrou com perfeição, no canto de Abbondanzieri. Quando o goleiro percebeu, já era tarde para pular: Independiente 1x1.
Aos 6 minutos, em nova falha, o Independiente chegou à virada. O Boca errou a saída e Gracián tocou rápido para Busse. O camisa 7 avançou e chutou prensado com Serna. Abbondanzieri preferiu fazer golpe de vista e a bola entrou mansa em seu gol, dando números finais ao confronto: Independiente 2x1.
Destaque do jogo: Hilário Navarro. Se o Independiente ganhou, pode creditar na conta do goleiro. Com grandes defesas, algumas de ponta de dedo, Navarro saiu consagrado como o melhor em campo.
SAN LORENZO 1x3 ESTUDIANTES
Se o primeiro jogo valia para a ordem dos classificados, o jogo de fundo não valia muita coisa, pois ambas as equipes já estavam classificadas. Mas com disputa pela artilharia, pois Romagnoli e Benítez estão marcando em muitos jogos. Nilson manteve Piatti no lugar de Erviti, mas lançou nova mudança neste jogo, sacando Raul 'Pipa' Estevez e colocando Bordagaray em campo, jogando assim com dois centroavantes. Já Cristaldo mantinha a equipe, pois dizia que tinha uma moral para manter em alta. No primeiro turno, Estudiantes 4x2 San Lorenzo.
O jogo foi uma pelada horrível, uma coisa de dar dó. Ninguém guardava posição ou estava preocupado em tabelar. Romagnoli atuou como volante, por opção própria, o que matou as opções de ataque do San Lorenzo. Isso foi até os 5 minutos, quando Marco Rojo lançou Verón na área e o camisa 11 foi derrubado por Migliore. Pênalti que o próprio Verón cobrou no alto, tirando do alcance de Migliore: Estudiantes 1x0.
O San Lorenzo empatou na saída de bola, aos 6. Romagnoli tocou para Buffarini, recebeu de volta e, da intermediária, chutou forte para vencer Andujar, bater no peito, apontar para o chão e fazer a taunt da Paloma: San Lorenzo 1x1.
No intervalo, Nilson tirou os laterais Jonathan Ferrari e Brian Lucatti e pôs Tellechea e Erviti. Já Cristaldo tirou Angeleri e Boselli e colocou Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez.
A mudança que surtiu efeito foi a de Cristaldo, pois logo aos 2 minutos, Enzo Perez avançou pela esquerda e inverteu para a direita, onde Mathias Sanchez pegou de primeira, cruzado, e venceu Migliore para fazer seu primeiro gol com a camisa do Estudiantes: 2x1.
A partir daí, o que se viu foi o San Lorenzo sem organização e o Estudiantes com organização, ambos esperando o tempo passar. E o tempo foi passando até os acréscimos, quando o criticado Gastón Fernandez recebeu bola vadia, avançou pelo meio e chutou. A bola desviou em Amelli e matou Migliore: Estudiantes 3x1.
Destaque do jogo: Federico Fernandez. O zagueiro da camisa 4 foi um gigante em campo. Marcou firme, desarmou e ainda se arriscou no ataque, participando da jogada do segundo gol da equipe.
NOTAS RÁPIDAS:
- Em sessão no TJB, foram julgados o árbitro Dula Rápio e o auxiliar, Promotor, por não comparecerem ao gramado antes dos atletas no jogo San Lorenzo 1x3 Estudiantes. Por unanimidade, os auditores decidiram condenar os dois a um jogo de suspensão. Assim, tanto Dula Rápio quanto o Promotor só podem participar do sorteio no último jogo da temporada regular.
- A Federação decidiu o calendário para o restante da temporada. A décima terceira rodada se encerra no meio da semana (terça, 05/11), a décima quarta rodada se inicia no final de semana (provavelmente domingo, 10/11) e se encerra no meio da semana (terça, 12/11), as semifinais ocorrerão no final de semana (provavelmente domingo, 17/11) e no meio da semana (terça, 19/11) e a finalíssima é no sábado (23/11) ou domingo (24/11). Se isso vai ocorrer ou não, é complicado saber.
- Assim, dezembro fica com apenas uma data oficial, para a disputa da Supercopa FIFUBO. Além disso, ocorrerá o Bootecon, o fórum de futebol de botão da FIFUBO, com debates sobre os mais variados temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A FIFUBO quer te ouvir!