domingo, 10 de novembro de 2013

Torneio Clausura 2013 - Décima Quarta Rodada - 10/11/2013

Domingo de sol forte e céu limpo, perfeito para a prática do futebol de butaum, perfeito para o encerramento da temporada regular do Torneio Clausura 2013, com um jogão que fez jus à alta qualidade do campeonato.

ESTUDIANTES 3x3 INDEPENDIENTE

O Estudiantes, dono de bela campanha no segundo turno e já com o quinto lugar garantido, não tinha muito a aspirar neste jogo. Seu treinador, Cristaldo, chegara a cogitar colocar os reservas em campo, mas a promessa de um bom encerramento de campeonato para dar moral para o Apertura 2014 o fez botar os titulares em campo e os reservas no segundo tempo. Já o Independiente precisava de um empate marcando, no mínimo, 2 gols para se garantir como segundo colocado e ter vantagem nas semifinais. Além disso, Nestor Silvera está na briga pela artilharia, o que levou Bayer a colocar o time que jogou o campeonato inteiro no campo. No primeiro turno, Independiente 5x4 Estudiantes.

Pode-se dizer que foi um jogão pela alta qualidade das jogadas, bons arremates e bolas na trave. O primeiro gol saiu aos 5 minutos e foi uma pintura, que vale ser narrada em sua totalidade. Hilário Navarro cobrou tiro de meta para Busse, que tocou de cabeça para Montenegro.  O camisa 5 tocou na esquerda para Mareque, que avançou e procurou Nestor Silvera. O camisa 11 devolveu para Mareque, que tocou para Gracián. Mesmo marcado, o camisa 19 conseguiu inverter o jogo e encontrar Facundo Parra dentro da área. O camisa 17 chutou de primeira e a bola ainda tocou no travessão antes de ir parar no fundo das redes: Independiente 1x0.

Se tocava bem no ataque, o Independiente vacilava algumas vezes na defesa. Foi assim que cedeu o empate aos 8 minutos, quando Navarro quis repor para Vella na direita, mas acabou jogando para lateral. Marco Rojo tocou para Mauro Boselli na intermediária. O camisa 9 devolveu ao lateral esquerdo, que devolveu novamente a Boselli. O centroavante invadiu a área e chutou forte, de bico, para fazer seu primeiro gol com a camisa do Estudiantes: 1x1.

As duas equipes continuaram jogando bem, para cima, trocando passes, até que o Independiente conseguiu o segundo gol antes do intervalo. Nos acréscimos, Gracián deu novo passe para Parra na área. O camisa 17 dividiu com o goleiro e a bola sobrou nos pés de Gracián, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio: Independiente 2x1.

No intervalo, os treinadores cumpriram suas promessas. Cristaldo sacou Rodrigo Braña e Gastón Fernandez e pôs Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. Com isso, dava moral a Boselli pelo gol marcado. Já Bayer não teve a mesma ideia e sacou Facundo Parra e Vella para colocar Gandin e Acevedo. Silvera se mantinha em campo, para buscar a artilharia, mesmo com a boa partida de Parra. Já Acevedo entrava para atuar na lateral direita.

As mudanças não diminuíram o alto nível do jogo, as duas equipes se mantiveram num ritmo frenético. Infelizmente para o Independiente, as falhas da defesa custaram caro. Em uma delas Acevedo tentou passe para Silvera e errou. Mathias Sanchez interceptou e tocou para Enzo Perez, recebendo de volta na ponta direita, indo à linha de fundo e cruzando para a área, onde Leandro Benítez esperava sozinho para cabecear para o fundo do gol, em linda jogada coletiva aos 4 minutos: 2x2.

O Independiente não se acanhou e conseguiu ficar na frente novamente aos 6, em mais uma bela jogada coletiva. Silvera chamou Mareque na esquerda e o lateral mandou no meio para Montenegro. O camisa 5 jogou na direita para Busse, que avançou em diagonal e chutou cruzado, acertando o ângulo de Andujar: Independiente 3x2.

Quando parecia que o Independiente sairia vitorioso, eis que nova falha da defesa decretou o empate. Aos 8 minutos, Leandro Benítez driblou Tuzzio e invadiu a área, sendo derrubado por Navarro. Verón cobrou o pênalti no canto direito, enquanto o goleiro foi para o esquerdo e a bola morreu no fundo das redes: Estudiantes 3x3.

Silvera ainda teve a chance da vitória nos acréscimos, mas o chute explodiu no travessão, em jogo de altíssimo nível que mereceu os aplausos dos torcedores que compareceram em ótimo número ao Itaquá Dome.

Destaque do jogo: Leandro Benítez. Talvez tenha sido o jogo mais difícil para escolher o destaque, tamanho o nível da apresentação. Mas Benítez fez um gol e sofreu o penal que decretou o placar fina e saiu com a honraria final.

CLASSIFICAÇÃO

1° River Plate - 26 pontos, 12 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 42 gols pró, 23 gols contra
2° Independiente - 21 pontos, 12 jogos, 6 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 38 gols pró, 33 gols contra
3° Boca Juniors - 21 pontos, 12 jogos, 7 vitórias, 0 empate, 5 derrotas, 36 gols pró, 29 gols contra
4° Huracán - 18 pontos, 12 jogos, 6 vitórias, 0 empate, 6 derrotas, 25 gols pró, 38 gols contra
5° Estudiantes - 14 pontos, 12 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 6 derrotas, 32 gols pró, 38 gols contra
6° Racing - 11 pontos, 12 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 7 derrotas, 28 gols pró, 34 gols contra
7° San Lorenzo - 10 pontos, 12 jogos, 3 vitórias, 1 empate, 8 derrotas, 26 gols pró, 32 gols contra

ARTILHARIA

1° Martin Palermo (Boca Juniors) - 12 gols
2° Nestor Silvera (Independiente) e Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 11 gols
3° Daniel Cigogna (Huracán) e Leandro Gracián (Independiente) - 10 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • A temporada regular se encerra e, com isso, sobram 4 equipes na disputa: River Plate, Independiente, Boca Juniors e Huracán.
  • As semifinais começarão, muito provavelmente, nesta quinta, com Huracán x River Plate e Boca Juniors x Independiente.
  • Os jogos de volta ocorrerão no fim de semana, com Independiente x Boca Juniors e River Plate x Huracán.
  • River Plate e Independiente jogam por resultados iguais, o que significa jogar por dois empates ou vitória e derrota por mesma diferença de gols, o que significa que gol como visitante não é critério de desempate.
  • O Independiente leva a vantagem mesmo empatando em pontos com o Boca, pois o segundo critério de desempate é gols pró e a equipe de Avellaneda levou vantagem (38 x 36).
  • Em 42 jogos, 227 gols foram marcados, o que deu à temporada regular uma média de 5.4 gols por jogo.
  • Os cartões amarelos não são zerados para as semifinais, o que significa que os jogadores Daniel Cigogna e Ruben Masantonio (Huracán) e Leandro Gracián (Independiente) podem ser suspensos se levarem o terceiro amarelo. Mas não há cumulação para campeonato seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!