domingo, 9 de setembro de 2012

Copa 27 - Segunda e terceira rodadas

No sábado não houve condições para a realização da segunda rodada da Copa 27, de maneira que este domingo foi uma overdose de futebol de botão, com 4 partidas e o fim da fase de classificação. Vamos aos jogos!

BYRON 1x1 AD NITERÓI
O Byron precisava de um empate para garantir a classificação, após vencer o Rio Cricket na estréia (2x1) e tinha, em tese, uma partida fácil. Apesar de contar com ex jogadores (onde pontificam nomes como Bismarck, Jorge Luis, Hernande e Zé Ricardo), o AD Niterói fazia o seu primeiro jogo e esperava-se um efeito parecido com o do Rio Cricket em sua estréia.

O Byron começou mostrando mais entrosamento e vontade, enquanto que o AD Niterói demorou a entrar no jogo. O primeiro tempo foi uma pelada, pois as equipes logo se desorganizaram e partiram para a tática do bunda lelê. Assim, aos 8 minutos do primeiro tempo, o zagueiro do ADN Manoelzinho se arriscou no ataque, invadiu a área e chutou forte na saída do goleiro para fazer AD Niterói 1x0.

No intervalo, o Byron trocou Valter e Gonçalo por Didi e Padrone, enquanto o AD Niterói trocou o lateral esquerdo Kleber por Dodoquinha.

O AD Niterói melhorou e passou a dominar o jogo, perdendo grandes chances. Foi um festival de bolas na trave de ambos os lados até que o sumido Jorge empatou a partida aos 9 minutos, quando recebeu sua primeira bola no jogo, tabelou com Miguel e chutou no ângulo do goleiro Khan, dando números finais à partida.

FIGUEIRA 2x1 IMPERATRIZ
 O segundo jogo era prova de fogo para o Figueira, derrotado pelo Canto do Rio na estréia (1x2). Caso perdesse, estaria eliminado. Se empatasse, teria que torcer para o Imperatriz não derrotar o Canto do Rio na última rodada. Já o alviverde de Itacoatiara estreava no torneio esperando uma boa participação de seu ponta direita Euller.

Porém, o que se viu foi um Imperatriz acuado, que não conseguia trocar 3 passes seguidos. O Figueira dominou as ações com uma marcação forte do volante Cabo Frio e uma boa armação do camisa 9 Carlos e encontrou seu gol quando Lamparina lançou Naldinho na ponta direita. O camisa 7 avançou pela ponta e chutou rasteiro, contando com a falha do goleiro Americano para fazer Figueira 1x0 aos 3 minutos.

O primeiro tempo terminou assim e, enquanto o Figueira trocava Taíco e Lamparina por Natalino e Zezinho, o Imperatriz lançou Quilherme e Allan Delon nos lugares de Van Basten e Tostão.

O Imperatriz continuou sem conseguir fazer uma jogada decente, enquanto o Figueira explorava os contra-ataques com inteligência. No momento em que Euller recebeu a única bola em condições, aos 5 minutos, descobriu Quilherme livre na área e o centroavante não perdoou: 1x1.

O Imperatriz ainda celebrava o empate quando Americano falhou de novo, em chute fraco de Naldinho aos 7 minutos. O Figueira chegou ao segundo gol e saiu com a vitória.

AD NITERÓI 2x4 RIO CRICKET
A terceira e decisiva rodada foi feita na sequência, para recuperar o tempo perdido. Pelo grupo A, o AD Niterói precisava só do empate para se classificar, enquanto ao Rio Cricket só a vitória interessava.
E o ADN chegou ao gol logo aos 3 minutos, quando Hernande dominou a bola e chutou de bico, rasteiro, para vencer a marcação do goleiro Capa Preta para fazer ADN 1x0.

O Rio Cricket demorou a entrar no jogo, mas com uma armação de Fabio Augusto e Eduardo Cachaça, a equipe logo chegou ao empate. Eduardo lançou Fabio Augusto, que dominou na intermediária e viu o goleiro Higuita adiantado. Fabio, então, chutou por cobertura e acertou o ângulo, num golaço que determinou o placar do primeiro tempo em 1x1.

 No intervalo, o ADN trocou Dodoquinha por Dejair e o Rio Cricket lançou Nico no lugar de Valdetário. Fábio Augusto passaria a jogar na lateral direita e Nico iria para a armação.

E foi com essa mudança que o Rio Cricket dominou o segundo tempo. Logo aos dois minutos, Zanata tocou para Nico, que driblou Zé Ricardo e chutou rasteiro para vencer Khan: Rio Cricket 2x1.

Aos 5 minutos, Eduardo recebeu dentro da área e, ao tirar o goleiro, foi derrubado. Pênalti que Luisinho Lemos cobrou deslocando Khan e fazendo Rio Cricket 3x1.

A equipe descansou após fazer o terceiro gol e já celebrava a classificação, quando Carango recebeu lançamento de Flávio, avançou pelo meio e chutou de trivela para acertar o ângulo de Capa Preta, descontando para o ADN aos 8 minutos: 2x3.

Mas, aos 9 minutos, Nico fez um gol igual ao segundo, ao receber de Zanata, driblar Zé Ricardo e chutar rasteiro. O Rio Cricket venceu por 4x2 e ficou com a vaga, junto do Byron.

IMPERATRIZ 1x3 CANTO DO RIO
O Imperatriz precisava vencer marcando, no minimo, 2 gols. Após o número de pontos, o número de gols marcados é o critério de desempate. Se o Imperatriz vencesse por 2x1, os 3 clubes empatariam em todos os quesitos e as vagas seriam distribuídas por sorteio. O Canto do Rio entrou tranquilo, pois sabia que um empate bastava.
E o Imperatriz continuou jogando muito mal. Sem conseguir organizar-se em campo, via somente nas subidas de Frank de Boer uma oportunidade de criar alguma coisa. Já o Canto do Rio tocava a bola e esperava o tempo passar e assim o primeiro tempo terminou em 0x0.

No intervalo, o Imperatriz trocou Gullit e Reiziger por Ronald de Boer e Brasileiro (Cruyff passou a ser o capitão). Já o Canto do Rio trocou Lilico e Alcides por Mozart e Serafim.

O Imperatriz continuou jogando muito mal e o Canto do Rio resolveu não segurar o empate, saindo em boas jogadas de ataque. Além de um período em que as duas equipes amassaram as traves, o Canto do Rio dominou o jogo. Mas foi só aos 6 minutos que o placar foi inaugurado. Geraldino Neto recebeu pela direita, em contra-ataque, invadiu a área e chutou na saída de Americano para fazer Canto do Rio 1x0.

O desespero bateu a porta do Imperatriz e os jogadores se lançaram ao ataque, mas ainda sem organização. E assim, tomavam contra-ataques potentes, como aquele aos 8 minutos onde Dionísio lançou Geraldino Neto, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro para fazer Canto do Rio 2x0, num gol muito parecido com o primeiro.

O Imperatriz desistiu do jogo por completo e ainda viu o placar tomar ares de goleada, quando Dionísio bateu Euller com facilidade e chutou de longe para fazer Canto do Rio 3x0, aos 9 minutos.

Somente aos 10 minutos o Imperatriz conseguiu encaixar boa jogada.  Ronald de Boer rolou para Van Basten, que driblou Serafim e invadiu a área para chutar com força e fazer Imperatriz 1x3.

Assim, classificaram-se no grupo B o Canto do Rio e o Figueira. As semifinais serão Byron x Figueira e Canto do Rio x Rio Cricket. No dia seguinte, AD Niterói e Imperatriz fazem a disputa do 5° lugar e, na sequência, teremos a decisão do 3° lugar e a final.

Este campeonato mostrou que os jogadores atuais do Imperatriz não estão em condições de disputar de igual para igual com os botões vigentes. Aposentados há 10 anos, os atletas do Imperatriz não conseguem jogar em alto nível, de maneira que o treinador Dircys está reunido com a diretoria para traçar o perfil da nova equipe e indicar nomes. Ao que parece, será uma base vascaína, sendo mantido somente o goleiro Americano, do atual elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!