quarta-feira, 27 de maio de 2020

Arte e Botões - Irlanda 2002 e 1990 - 27/05/2020

Quarta-feira é dia de arte. Como este é um dia de sorte, vamos postar duas versões diferentes da mesma seleção. História em dose dupla! Vamos falar da Irlanda!


A Irlanda é uma ilha que fica ao lado da Grã Bretanha. Aliás, são as terras britânicas que separam as ilhas irlandesas da Europa. As duas ilhas eram reinos independentes até 1801, quando resolveram se unir e formar o Reino Unido. Entre 1919 e 1921, houve um conflito armado entre o Reino Unido e o exército republicano irlandês e, em 1922, um tratado deu a independência aos irlandeses, que formaram uma república. Porém, um ano antes, houve uma lei que dividiu o território irlandês, para dar à minoria do norte uma independência. Daí, surgiram a Irlanda e a Irlanda do Norte. Em 1937, os republicanos do sul publicaram uma Constituição, cujo artigo 4º dizia que "o nome do Estado é EIRE, ou Irlanda, em inglês". Ok, chega de história política. Vamos ao futebol!

Fundada em 1921, a Football Association of Ireland se filiou à FIFA dois anos depois, mas foi só em 1954 que conseguiu se juntar à UEFA. Sua primeira participação nas Copas do Mundo só se deu em 1990 e, depois disso, participou em 1994 e 2002. Na Eurocopa, participou também em 3 ocasiões (1988, 2012 e 2016).

Apesar de poucas participações nas maiores competições e de nenhum título ou campanha memorável, os irlandeses são conhecidos por terem bons jogadores nos principais clubes europeus (a maioria, na Inglaterra) e por complicarem a vida de alguns selecionados tradicionais.

Em 1988, na Eurocopa, a Irlanda caiu no grupo 2 e surpreendeu ao vencer a Inglaterra por 1x0. Depois, empatou com a União Soviética por 1x1 e perdeu para a Holanda por 0x1, sendo eliminada na fase de grupos (somente os dois melhores de cada grupo avançavam).

Em 1990, a Irlanda caiu no grupo F da Copa, com Inglaterra e Holanda. Empatou seus três jogos (1x1 Inglaterra e Holanda, 0x0 Egito) e se classificou em segundo, na moedinha, pois empatou em todos os critérios com a Holanda. Nas oitavas de final, empatou em 0x0 com a Romênia e ganhou nos pênaltis por 5x4, no jogo em que Pat Bonner pegou a penalidade que ele mesmo já admitiu ser o maior momento de sua carreira. Nas quartas de final, perderam para os anfitriões italianos (0x1) e saíram da competição sem vencer um jogo sequer.

Em 1994, caiu no grupo E da Copa dos EUA e já começou surpreendendo a Itália (1x0). Depois, perdeu pro México (1x2) e segurou a Noruega (0x0), avançando às oitavas de final, quando perdeu para a Holanda (0x2) e deixou a competição.

De fora em 1998, voltou à Copa em 2002. No Japão e na Coreia do Sul, caiu no grupo E, com um adversário difícil. Na estreia, empatou com Camarões (1x1) e repetiu o resultado no jogo seguinte, quando pegou a poderosa Alemanha. Ao bater a Arábia Saudita (3x0), avançou às oitavas de final, quando pegou a Espanha e empatou em 1x1, sendo eliminada nos pênaltis ao perder por 2x3.

10 anos se passaram até os irlandeses voltarem a uma grande competição. A Eurocopa de 2012 os jogou no grupo C. Perdeu os 3 jogos (1x3 Croácia, 0x4 Espanha e 0x2 Itália), sendo eliminada na primeira fase.

Na Euro seguinte, a de 2016, caíram no grupo E e estrearam empatando com a Suécia (1x1). No jogo seguinte, derrota para a Bélgica (0x3) e uma difícil decisão na partida seguinte, pois enfrentaria a Itália. A Irlanda aprontou novamente, venceu por 1x0 e avançou à fase eliminatória. Nas oitavas, teriam a chance de se vingar das eliminatórias para a Copa de 2010, mas a França venceu por 2x1 e eliminou os irlandeses.

Em 2010, Irlanda e França disputavam a repescagem para a Copa do Mundo da África e os irlandeses venciam o jogo até o último minuto. Um cruzamento na área passou por todo mundo e sairia pela linha de fundo. Mas Thierry Henry esticou a mão, colocou a bola para dentro do campo e fez o gol que selou o empate em 1x1 e a classificação francesa para o torneio. Aquele roubo descarado do árbitro pôs fim ao sonho irlandês de voltar à Copa e causou comoção no mundo inteiro. Chegou-se a cogitar um torneio com 33 equipes, para não fazer injustiça com nenhuma equipe. Mas a eliminada era a Irlanda e a classificada, a França. Então, foi preferível deixar como estava.

Mas chega de papo, vamos às artes!


A seleção de 1990 era comandada pelo grande Jack Charlton e tinha nomes que eram famosos no futebol inglês, como Andy Towsend, Keith Aldridge, John Sheridan, Mark Stapleton e o craque do time, Toni Cascarino.


A seleção de 2002 era muito mais badalada, do ponto de vista do "star power". O goleiro Shay Given jogava no Newcastle e foi campeão no Manchester City. O lateral Steven Finnan foi campeão europeu pelo Liverpool. Roy Keane, pivô de uma polêmica com o então treinador no Incidente de Saipan (saiba mais clicando aqui), foi campeão europeu e mundial com o Manchester United, enquanto seu irmão Robbie, era o grande artilheiro do Tottenham. Damien Duff jogou no Chelsea e no Newcastle... só para citar os principais. O técnico escolhido foi Martin O'Neill, que assumiu a equipe após o Mundial de 2002.

Então é isso! Mais uma seleção postada, mais uma boa história contada. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!