Na tarde deste sábado, o Imperatriz Arena abriu as portas para receber todas as dez equipes que irão disputar a Liga FIFUBO 2019. O público lotou o estádio para assistir à apresentação oficial das equipes no Torneio Início!
Relembrando as regras, o Torneio Início é disputado de forma eliminatória, com partidas de um tempo só de dez minutos. Vence quem fizer mais gols. Se houver empate, avança quem teve mais escanteios e, persistindo o empate, o vencedor é definido nos pênaltis. Substituição só ocorre em caso de lesão (ou seja, quebrar ou lascar um botão que o impeça de jogar) e, de resto, segue a regra da FIFUBO com relação a sorteio de árbitros e suspensões. Em caso de reclamação de uma equipe ao TJB, uma sessão é convocada sumariamente para decidir antes da partida seguinte.
Nesta edição, além das oito equipes argentinas, Vasco e Imperatriz também participam. Desta forma, foram escolhidas as seis equipes mais bem classificadas no Apertura do ano passado para avançarem direto às quartas de final. Vasco, Imperatriz e os dois últimos colocados quando o Apertura parou (Velez e Huracán) disputariam oitavas de final e os vencedores avançariam para encontrar as outras equipes. Com isso, as oitavas e quartas foram realizadas neste sábado. No domingo, as semifinais e a final. Outra novidade é que, finalmente, o Torneio Início dará um troféu ao seu campeão, a Taça das Bolinhas. Mas o caráter amistoso continua. Por isso, vamos ver, de forma bem resumida, como foram os jogos.
VASCO 2x1 VELEZ SARSFIELD
Campeão da Supercopa FIFUBO 2018, o Vasco enfrenta problemas. Após perder a Copa 3 Corações para o Imperatriz (1x3), a equipe fez um jogo treino com a seleção brasileira e perdeu, também por 1x3. Antonio Lopes continua acreditando na equipe e, para a partida contra o Velez, a ordem era fazer com que Juninho e Felipe se revezassem na marcação a Insua. Já o Velez nada num sucesso absurdo após vencer a Copa Olé pela terceira vez. A equipe está leve e buscando, também, o título do Torneio Início, coisa que poucos assumem.
O Vasco abriu o marcador logo a um minuto. O Velez fez uma jogada de saída, Anderson Martins interceptou e tocou a Diego Souza. O camisa 10 inverteu para Juninho na meia direita e o camisa 8, com um lançamento sensacional, encontrou Felipe na entrada da área, pelo lado esquerdo. O camisa 6 dominou a bola, deu seu característico drible para fora em cima de Sabia, invadiu a área e chutou cruzado: Vasco 1x0.
O Velez não se acanhou e foi pra cima, conseguindo a igualdade aos 4 minutos. Dario Hussain tocou a Insua no meio e correu para a área pelo lado direito, atraindo a marcação. Abriu-se um buraco pelo meio e foi ali que o camisa 11 tocou a bola, encontrando Claudio Hussain livre. Com um chute rasteiro no canto direito de Carlos Germano, ele fez Velez 1x1.
Adriano resolveu jogar e começou a buscar a bola e tentar conclusões. Com tanto esforço, acabou invadindo a área aos 7 e sendo derrubado por Sosa. O próprio Adriano cobrou o pênalti à meia altura, mas Sosa voou no canto direito e fez a defesa. O Velez se inflou e foi para o ataque, mas aos 8 minutos, Juninho recebeu de Fagner pelo meio, viu que Adriano atrapalhava Sosa e fez que ia tocar por cobertura. O goleiro do Velez começou a correr para fechar o ângulo, mas no último instante, o Reizinho da Colina virou o pé e mandou rasteira do lado esquerdo, da meia lua, levando sua equipe à fase seguinte: Vasco 2x1.
HURACÁN 0x1 IMPERATRIZ
Uma equipe completamente desmotivada, tentando se acertar. Este é o Huracán, que vê do outro lado o Imperatriz, campeão da Copa 3 Corações, em ótima forma física e recheado de grandes estrelas.
O Imperatriz dominou o jogo todo, mas tinha um trio de ataque muito mal postado. Na hora do último passe, a equipe errava a jogada e se abria aos contra ataques. Ruben Masantonio e Cigogna levaram perigo nos contra ataques, mas a trave e o goleiro Charlie Brown salvaram o Imperatriz.
Vendo que daquele mato não sairia cachorro, a grande estrela que surge neste Imperatriz resolveu dar as caras. Aos 9 minutos, Claudio Winck tocou a Mendieta na direita e o camisa 14 viu Suker na entrada da área. O passe veio e o croata, de costas, só ajeitou para Douglas, que vinha de trás. O camisa 10 acertou um lindo chute e decidiu a parada: Imperatriz 1x0.
IMPERATRIZ 2x0 VASCO
O sorteio das quartas de final colocou frente a frente as duas equipes que avançaram nas oitavas. E justamente no primeiro jogo! Dircys surpreendeu ao manter Suker na equipe mesmo o camisa 9 estando tão mal. Yago Pikachu e Dagoberto ganhavam sua chance, mas nos lugares de Mendieta e Maikon Leite. Pikachu faria a volância pelo lado direito, com Emerson cobrindo o lado esquerdo. O Vasco também aproveitou para colocar os reservas em campo. Feliz com o desempenho de Eder Luis no jogo passado, Antonio Lopes o manteve na equipe. Allan e Bernardo entraram nos lugares de Fagner e Diego Souza. Allan faria a lateral direita e Bernardo entraria com duas funções. Com a bola, seria ponta esquerda; sem a bola, o meia centralizado num 4-4-2 losango, com Juninho pela direita, Felipe na esquerda e Nilton na cabeça de área. Além deles, Márcio entrava no gol, no lugar de Carlos Germano.
Difícil dizer como as equipes se movimentariam, porque o Imperatriz abriu o marcador logo na saída de bola. Douglas fez o 'toca y me voy' com Yago Pikachu, recebeu na meia esquerda, driblou Dedé e chutou cruzado e rasteiro para vencer Márcio e fazer Imperatriz 1x0, logo aos 25 segundos. Douglas se virou para a torcida do Vasco e pediu silêncio...
O Vasco teve que correr atrás do prejuízo e até fez boas jogadas. Eder Luis era bem acionado pelo lado direito, mas errava as finalizações. Bernardo armava bem o jogo pelo meio e, quando jogava pela ponta esquerda, levava perigo. Mas o Imperatriz tinha o placar a seu favor e tocava com inteligência. Ainda tinha em Douglas e Dagoberto seus principais jogadores, criando jogadas e mais jogadas em tão pouco tempo. Yago Pikachu fez ótima dupla pelo lado direito com Robinho e, com isso, Suker recebeu mais bolas em condições. Melhor fisicamente, o camisa 9 mostrou que Dircys acertou ao mantê-lo no time.
Aos 8 minutos, após um belo chute do croata e Márcio mandar a escanteio, Dagoberto cobrou no primeiro pau. Suker correu mais que a zaga e desviou, deslocando o goleiro vascaíno e fazendo Imperatriz 2x0. Mesmo se o Vasco empatasse, com dois escanteios a favor, o time de Niterói avançaria.
BOCA JUNIORS 1x1 SAN LORENZO
Se Imperatriz, Vasco e Velez fizeram boas partidas, Boca e San Lorenzo fizeram um jogo sofrível. Erros de passe, erros de posicionamento, conclusões tortas... uma verdadeira pelada. A torcida do Boca vaiava cada vez que Palacio pegava na bola e isso só enervava o jogador. Ele errou aos 9 minutos um passe para Palermo e, enquanto a torcida protestava, Tellechea tocava a Romagnoli no meio. O camisa 10 viu um corredor até o campo de ataque e tocou a Stracqualursi, que chutou forte da meia lua e acertou no canto esquerdo de Abbondanzieri: San Lorenzo 1x0.
A tragédia só não ocorreu porque na saída, aos 10, Riquelme fez o 'toca y me voy' com Cagna, recebeu de volta na meia esquerda, foi até a entrada da área e acertou um lindo chute para vencer Migliore, fazendo Boca 1x1. Como ninguém teve escanteios, a partida iria para os pênaltis.
O Boca fez cobranças perfeitas, como as de Riquelme e Basualdo, que foram no ângulo do goleiro. Schiavi chutou a terceira e Migliore defendeu. O San Lorenzo só acertou a primeira, com Romagnoli acertando a parede da rede, no ângulo direito. Stracqualursi e Tellechea acertaram a trave e Raul 'Pipa' Estevez chutou para defesa de Abbondanzieri. Com os 3x1, o Boca avançou.
RIVER PLATE 2x1 ESTUDIANTES
Um grande jogo se seguiu, para apagar a pelada anterior. O Estudiantes não se acanhou diante do River e jogou pra frente. O River fez o seu famoso toque de bola e também levou perigo em várias ocasiões.
O Estudiantes abriu o marcador aos 3 minutos, num erro de Ortega e Trezeguet, que tiveram três oportunidades de tabelar pelo lado direito da área do Estudiantes e foram desarmados por Federico Fernandez. O camisa 4 tocou a Verón na cabeça de área e o camisa 11 tocou a Enzo Perez na meia direita. Invertendo para o lado esquerdo, o camisa 7 encontrou Leandro Benítez, que tocou por trás dos zagueiros e encontrou Mauro Boselli. O camisa 9 invadiu a área e chutou na saída de Carrizzo, fazendo Estudiantes 1x0.
O River manteve seu plano de jogo e continuou tocando a bola, em busca do empate. E ele veio aos 6 minutos, em linda jogada coletiva. Gallardo tocou a Ortega na direita, o camisa 10 deu a quebra pro meio e tocou a Trezeguet na entrada da área. Marcado, o camisa 7 tocou atrás, mais pro lado direito, onde Gallardo chegou chutando de primeira e acertou o ângulo de Andujar, fazendo River 1x1.
O jogo ficou bom. O Estudiantes tinha mais calma, pois vencia em escanteios (1x0), mas não abdicava do jogo ofensivo. Carrizzo teve que intervir em um par de oportunidades e, numa delas, a virada veio. Corriam os 9 minutos de jogo, quando Leandro Benítez esticou para Boselli na área. Carrizzo saiu no desespero e conseguiu tirar a bola nos pés do camisa 9, tocando a Barrado na entrada da área. O camisa 19 procurou Buonanotte na ponta esquerda e viu o camisa 30 partir para a linha de fundo, como se fosse entrar na área. De última hora, Buonanotte voltou e tocou atrás, no bico da área. Gallardo pegou de primeira, de pé esquerdo, e venceu Andujar, fazendo River 2x1 e levando sua equipe às semifinais.
RACING 0x0 INDEPENDIENTE
O Clássico de Avellaneda era o jogo mais esperado da rodada e as duas equipes mostraram por que tamanha ansiedade existia. O Independiente levou os primeiros 3 minutos de jogo na área do Racing, com Saja salvando do jeito que podia. Silvera, Gracián e Facundo Parra se fartaram de perder oportunidades, mas foi o chute do camisa 19 quem rendeu o escanteio único do jogo, que classificou o Independiente.
O Racing também tentou, várias vezes. Acosta recebia na área e Navarro salvava; Latorre fazia jogada pela ponta esquerda, mas Navarro salvava; Ruben Capria era quase um terceiro atacante e via Navarro salvar. Pode-se colocar na conta do goleiro esta classificação.
NOTAS RÁPIDAS
- As semifinais acontecerão neste domingo, com a final sendo jogada na sequência. O sorteio nos traz logo no primeiro jogo o Superclássico entre Boca e River. Depois, Independiente e Imperatriz jogam.
- Seguindo a parceria entre a FIFUBO e a LMC, um ciclista será convidado para entregar o troféu do Torneio Início ao campeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A FIFUBO quer te ouvir!