quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Arte e Botões - Madureira - 24/01/2019

Os estaduais estão começando, mas o charme acabou. Houve tempos em que eu gostava mais de ver campeonato carioca do que de brasileiro. Ver os times grandes apresentando seus reforços e os pequenos mostrando novos talentos, de cidades do interior ou do subúrbio. Foi-se o tempo em que um Madureira apresentava Muriqui ou um Friburguense vinha com Ziquinha. Ou até a Cabofriense e seu camisa 10 Teti. Hoje, os grandes agem como pequenos e os pequenos... bom, esses quase não existem. Cheios de veteranos ou jogadores de qualidade pra lá de duvidosa, dando a impressão que foram apanhados ali no mercado da esquina ou no posto de gasolina para montar o time às pressas. Para os grandes, importa é reclamar do calendário inchado. Para os pequenos, reclamar do calendário que se encerra tão logo acabe a competição. Mas eu ainda gosto da história do cariocão e, particularmente, amo de paixão duas equipes: Americano e Madureira. Escolhi fazer uma arte do tricolor suburbano por acreditar no celeiro de craques que já foi e, também, por adorar quando o Vasco estreia em Conselheiro Galvão (ou Aniceto Moscoso, ou Arena Madureira) lotado (3 mil pessoas!), vencendo com um 1x0 apertado. E aí entra a segunda parte da história de hoje.

Football Manager é um dos meus jogos favoritos de videogame. Nele, você é somente o manager do time, gerenciando desde a formação do time (escolhendo jogadores e táticas) até a contratação de atletas e profissionais, passando pelo merchandising da equipe e a infraestrutura do clube. Na hora do jogo, você não faz nada, apenas fica vendo o seu time armado enfrentar os adversários. Você pode escolher uma entre várias ligas do mundo e um entre os vários times distribuídos nas divisões daquela liga. Sempre escolho o Vasco como time para jogar sério e o Madureira, para brincar de Roman Abramovich. Uso o editor do jogo para deixar as duas equipes com (muito) dinheiro. Com o Vasco, contrato os principais jogadores, vejo a formação tática, escolho os melhores profissionais e parto em direção às conquistas.

Com o Madureira, coloco uma quantidade suficiente de dinheiro para poder contratar bem e fazer do time uma potência no futebol nacional. Faço um perfil secundário, contrato bons jogadores, monto a estrutura e, com tudo pronto, peço demissão e excluo aquele perfil. Assim, a diretoria contrata um treinador aleatório (normalmente, um bom nome do nosso futebol) e este toca o clube numa boa. Assim, o Madureira já chegou a ganhar Copa do Brasil e chegou ás semifinais da Libertadores (!). Uma diversão extra no jogo...

Então a brincadeira hoje é essa. Nada contra os profissionais do clube hoje, que ralaram muito debaixo do sol de Madureira para vestir a camisa e disputar o estadual. Mas vamos fazer de conta que um grupo de investidores se reuniu com Elias Duba (presidente do clube) e resolveu despejar dinheiro no Madureira. Reformulando Conselheiro Galvão, hoje o estádio comporta 30 mil pessoas. O dinheiro de contratações serviu para trazer bons jogadores do cenário nacional, com o objetivo de ganhar a série D, depois a C, depois a B e levar o clube à elite do futebol nacional. E, com as peças que vamos apresentar, talvez até conquistar a Copa do Brasil.

Lembrem-se, estamos falando de futibou de butaum. Brincadeira, fantasia, sonhos, diversão. Um pouco de imaginação não faz mal a ninguém. O Madureira do faz de conta tem dinheiro e bons jogadores. Abram a mente...


Começamos pelo goleiro. Do Sul veio Muriel, um bom nome que surgiu no Internacional, mas não teve a mesma sorte que seu irmão, Alisson. Muriel é um bom goleiro, seguro e capaz de fechar o gol.

A defesa começa com Nei na lateral direita. Jogador com bom porte físico, defende bem, chega bem ao ataque, é bom nos cruzamentos e tem um chute forte. Polivalente, joga nas duas laterais, na zaga e até de volante. Na dupla de zaga, o primeiro nome é um jogador que os investidores despejaram mais dinheiro, para ser a cara da equipe. Miranda veio da Europa para comandar a zaga e ser o capitão do time. Ao seu lado, Réver estava sem contrato com o Flamengo e veio de graça. Uma dupla boa no jogo aéreo, de bom posicionamento e muito segura. Na lateral esquerda, também de graça, veio Fabrício. O Vasco (o Inter e o Cruzeiro) não teve paciência com ele, mas Fabrício encontrou aqui um bom ambiente, acertou o posicionamento e virou uma arma constante pelo lado esquerdo. Para a defesa, Dudu Cearense é o reserva. Joga de volante, mas pode fazer a lateral direita também. Chega bem ao ataque, é bom cabeceador e arrisca uns golzinhos.

O primeiro volante é mais um dos que os investidores gastaram mais. Lucas Leiva veio da Europa para tomar conta da entrada da área e ajudar na saída do jogo. É o vice capitão da equipe e tem ao seu lado Ralf. Contratado junto ao Corinthians, é um jogador seguro, que dá boa proteção na entrada da área. Na armação, Paulo Henrique Ganso foi trazido da Europa em baixa e encontrou o ambiente (e o esquema) ideal para, enfim, desenvolver seu futebol. Dono de bom passe, é o cérebro da equipe. Ao seu lado, a pedido do treinador, a aposta é em Toró. O "craque" que começou fazendo muitos gols no Fluminense foi recuado para a armação no Flamengo, depois virou volante, chegou a atuar de zagueiro até que o campo acabou e ele foi mandado embora. O Madureira apostou no seu futebol e o trouxe para ser o meiocampista que encosta nos atacantes, como elemento surpresa.

O ataque tem uma disputa interessante. O único garantido é o centroavante Alecsandro. Com bons jogadores chegando tanto pelo meio quanto pela ponta, Alecgol pode ficar na área esperando a bola chegar para empurrar para o gol. O segundo atacante é que é o problema. Contratado pela experiência, Kleber Gladiador largaria na frente. Jogador forte, habilidoso, incansável e que sabe fazer gols, foi uma boa aposta. Mas a diretoria abriu o cofre e conseguiu tirar Luan do Atlético Mineiro. Um jogador de velocidade, que pode atuar tanto no meio quanto no ataque, é habilidoso e vem para brigar com Kleber pela segunda vaga.

E a quem cabe decidir isso? Ele mesmo, nosso querido Renato Gaúcho! Escolhi esse nome para ser o treinador porque, em 99% dos casos no Football Manager, era o escolhido pela diretoria do Madureira. Aqui, tem a missão de pegar todos esses talentos e fazê-los jogar. E isso, nosso Renatão tem toda a capacidade.

ARTE BÔNUS

Leu a postagem até o final? Parabéns, vamos ter uma arte bônus hoje! A arte da semana passada, do handebol, fez muito sucesso. Talvez pelo mundial, talvez porque muitos fãs do esporte se identificaram, talvez porque meu sonho esteja se realizando e os brasileiros estão com mais interesse, mas o que importa é que fez sucesso.

Muita gente falou comigo, dizendo o quanto gostou da iniciativa e da boa gama de jogadores brasileiros, além da poderosa França. E foi justamente a França que causou estranheza, pois foram 3 times formados por brasileiros e um francês, completamente fora de contexto. Coloquei a França por serem eles os melhores do mundo.

Como me pediram um bis de handebol, vou colocar a seleção por quem mais nutro simpatia, então vamos conhecer a seleção da Suécia de handebol! A Suécia está para o handebol assim como a Inglaterra está para o futebol. Uma liga forte, bons jogadores brotando da terra, torcedores fanáticos e um apoio maciço da mídia. Mas, na hora que a seleção se reúne e vem como favorita nas competições, é uma decepção atrás da outra. Parece que há espíritos rondando a quadra, impedindo a bola sueca de entrar. Mesmo assim, gosto muito do estilo sueco e aqui está a seleção, baseada na última convocação antes do mundial, inclusive com o treinador, o lendário Staffan Olsson. Não vou explicar jogador por jogador, até porque não conheço a história deles direito. Vou colocá-los na posição de defesa, com o treinador ao lado do goleiro.


A brincadeira do handebol tá ficando boa. Já consegui formar 6 equipes nacionais, uma francesa e uma sueca. Se continuar com boas entradas, as seleções da Alemanha e da Croácia podem pintar, com grandes chances também para Dinamarca e Islândia. Quem sabe não montamos uma Copa do Mundo de Handebol de Butaum qualquer dia desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!