domingo, 18 de novembro de 2018

Arte e Botões - Leeds United

Final de semana sem jogos, mas não sem postagem. Vamos a mais uma arte especial. Eis o Leeds United!

Fundado em 1919, o time da cidade de Leeds, em Yorkshire (centro norte inglês) foi precedido pelo Leeds F.C. que entrou em crise após suspeita de pagamentos ilegais a jogadores durante a Primeira Guerra Mundial. Dissolvido, o Leeds F.C. deu lugar ao Leeds United, que fez fama na Inglaterra e na Europa.

A equipe venceu três vezes o campeonato inglês (1968-69, 1973-74 e 1991-92), a Copa da Inglaterra (1971-72), a Copa da Liga Inglesa (1967-68), a Supercopa da Inglaterra (1969 e 1992) e a segunda divisão do campeonato inglês (1923-24, 1963-64 e 1989-90), além da Taça das Cidades com Feiras (1967-68 e 1970-71), um torneio entre cidades europeias que tinham feiras com comércio, precursor da UEFA Europa League. Em 1974-75, ainda chegou à final da UEFA Champions League, mas perdeu para o Bayern de Munique. Entre os grandes nomes que vestiram sua gloriosa camisa, Rio Ferdinand, Robbie Fowler, Paul Robinson, Alan Smith, Ian Rush, Robbie Keane e Eric Cantona.

Na virada do século, o Leeds entrou em uma crise financeira fortíssima e, em 2004, foi rebaixado à segunda divisão, chegando a cair para a terceira. Em 2010, voltou à segunda divisão e, desde então, permanece lá. A tradição de sua camisa mostra que divisões inferiores não são o seu lugar. Desde o rebaixamento, diretores e torcedores buscam formas de fazer o Leeds voltar a ser grande e sonham com uma volta à primeira divisão, onde pode enfim reencontrar seus grandes rivais do Manchester United, no chamado Clássico das Flores, devido à rivalidade dos condados de Devonshire e Yorkshire, onde se encontram as equipes.

Atualmente, a equipe está na terceira colocação da Championship, a segunda divisão do futebol inglês, três pontos atrás do líder, Norwich. Em 11/08, a vitória fora de casa sobre o Derby County (4x1) foi um dos melhores jogos do ano no mundo. Muito disso se deve ao fato de o treinador ser Marcelo Bielsa. El Loco conseguiu uma boa geração de jogadores e um esquema que varia do 4-5-1 para o 4-3-3, passando pelo 3-4-3, baseado em bom toque de bola, jogadas pelos flancos e muita gente aparecendo para concluir. A arte a seguir conta com 13 jogadores de linha, o goleiro e o treinador. Vamos conhecer um pouco dos eleitos:

No gol, o jovem Peacock-Farrell é a garantia de segurança. Com apenas 22 anos, mas 1,93m de altura, é bastante ágil e seguro. As laterais estão a cargo de Luke Ayling (direita) e Barry Douglas (esquerda), que podem jogar na linha de quatro ou, no 3-4-3, como meias abertos pelas pontas. Pontus Jansson é o gigante sueco de 1,94m e, ao lado de Liam Cooper, forma uma dupla de zaga que se completa, afastando as ameaças pelo alto e pelo chão.

Os volantes são Kalvin Phillips e o polonês Mateusz Klich. Kalvin é quase um terceiro zagueiro, protegendo a frente da defesa, enquanto Klich é responsável por reiniciar as jogadas, papel que desempenha muito bem. Mais à frente, o espanhol Samu Saiz se encarrega de armar o jogo, enquanto o macedão Ezgjan Alioski é o camisa 10, meia esquerda e craque da equipe. Ele encosta nos atacantes e é a ameaça constante ao adversário.

No ataque, Patrick Bamford veste a camisa 9, mas é um jogador de cair pelas pontas, preparar a jogada. O homem-gol da equipe é Kemar Roofe, um jogador de apenas 1,78m, mas de ótimo posicionamento de área e com um fôlego infinito. Roofe já desperta a atenção de alguns clubes de ponta, entre eles o Chelsea.

A reserva tem três jogadores, um para cada setor do campo. A defesa fica a cargo de Tom Pearce, jovem de 20 anos que é lateral esquerdo de origem, mas pode atuar como zagueiro. Apesar do sobrenome, da posição e da habilidade, não tem parentesco com o ex lateral e treinador Stewart Pearce. Mas já marca presença em seleções de base e pode, num futuro próximo, ter o mesmo destaque que seu xará na equipe principal de seu país.

O reserva do meio é Jamie Schackleton, um inglês de apenas 19 anos, mas que atua pela faixa central do campo e sabe distribuir o jogo muito bem, além de ser bom na recomposição defensiva.

O nome do ataque é Jack Harrison, de 21 anos. Emprestado ao Leeds pelo Manchester City, é um jogador que cai pelas duas pontas, sabe armar um jogo e usa a velocidade como principal arma.

Como se vê, parece que o Leeds tem um bom elenco e um treinador muito bom, que soube dar uma cara à equipe. A posição atual lhes permite sonhar com a primeira divisão e a volta aos dias de glória. Nos resta torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!